Peixes da Amazônia...o quê querem dizer...

Descubra a origem de nomes de peixes da Amazônia

Você com certeza já ouviu falar destes peixes:

Tambaqui, Tucunaré Matrinxã, Curimatã, Pirarucu e a Piranha

Pois é, alguns peixes famosos da Amazônia possuem nomes bastante peculiares, não é mesmo?

Mas você já se perguntou o porquê desses nomes? ou ficou curioso para saber a origem deles?

Bem, hoje vamos saciar essa dúvida, descubra qual o significado dos nomes de alguns peixes da Amazônia:

1- Pirarucu:

Este gigante famoso da Amazônia, tem seu nome originado do tupi. A palavra “pira” significa peixe e “urucum” é vermelho. Portanto Pirarucu, não significa nada mais nada menos que “peixe vermelho”.

2- Tambaqui:

Esse nome vem do tupi e é escrito “taba’ki”, significa resíduo de ‘ostra taba’ (concha) e ‘ki’ (amontoado).

3- Curimatã:

Este aqui tem um significado um tanto meigo. De acordo com o tupi, o Curimatã é um “peixe delicado”, seu nome vem da junção da palavra “curu” que quer dizer peixe e “matã” que significa delicado.

4- Piranha:

Um dos peixes mais famosos e temidos da Amazônia, a Piranha. Em tupi, “pira” é peixe e “anha” é dente. Portanto Piranha não é nada mais nada menos do que “peixe com dente” (bem apropriado, não é mesmo?)

5- Matrinxã:

Matrinxã também tem origem do tupi e significa “nas nascentes”.

6- Tucunaré:

Especula-se que seu significado seja “olho para a água” ou “olho para trás”, devido a mancha no formato de olho que este peixe possui em sua cauda. Entretanto, tudo isto são apenas hipóteses já que ninguém sabe ao certo a origem deste nome.

Fonte: Portal Amazônia

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 24/10/2024
Código do texto: T8181439
Classificação de conteúdo: seguro