Toki Pona

Era uma vez uma menina chamada Luna Satrniia.

Luna tinha muitos amigos, todos sabiam o quanto ela gostava de Zephyr Joatrniia, o filho de um destacado membro do Conselho de Anciãos da ilha. Luna e Zephyr se conheceram na escola e desde então eram muito amigos.

Ela era apaixonada pelo violão e ele era um talentoso baterista. Luna começou a gostar do violão ao ouvir, encantada, a sua avó tocar canções antigas nas noites de verão.

Zephyr se apaixonou pela bateria desde o momento em que ganhou um tamborim aos cinco anos. Eles se encontravam com frequência para estudar, ensaiar e conversar. Luna gostava de Zephyr porque ele era leal e sempre estava disposto a ajudar os outros. Já Zephyr, gostava de Luna porque ela era inteligente, educada e bonita.

Como todo jovem, Luna e Zephyr e usavam muitas abreviações em suas mensagens de texto que começaram a causar confusão, o que fez com que procurassem alternativas de comunicação.

Por exemplo, certa vez Luna recebeu uma mensagem de Zephyr em internetês que dizia: “td bm? td q s”?

Luna, achando que Zephyr estava perguntando se ela estava bem e o que estava fazendo, respondeu: “td bm! Estudando um pouco e vendo TV e vc?” Foi então que Zephyr escreveu para ela: “Ahn, q m? Td bm td q s?”

Luna ficou confusa e, um pouco irritada, respondeu: ”Pq vc não escreve de forma mais clara? Não entendi nada.”

Zephyr então se desculpou e explicou: ”Desculpe, eu queria saber se você estava bem e o que estava fazendo. É que usei muitas abreviações.”

Essa confusão com as abreviações foi um dos motivos que levou Luna e Zephyr a procurar uma forma de comunicação mais clara e precisa.

Certo dia, ao explorar a internet, encontraram Toki Pona, um idioma criado para ser super simples. Tinha só 120 palavras, 14 letras e poucas regras gramaticais.

Zephyr e Luna acharam isso incrível e logo aprenderam algumas expressões: “sina pona” (bom dia); “mi wile tawa e palisa?” (vamos jogar bola?). Eles ficaram muito felizes quando descobriram que outras pessoas espalhadas pelo todo mundo estavam aprendendo Toki Pona. Foi aí que decidiram se juntar a elas.

No começo, Zephyr e Luna tiveram algumas dificuldades, mas riam dos erros e comemoravam cada progresso, mesmo que Toki Pona fosse diferente de tudo que haviam visto antes.

Ao final da terceira semana de estudos, tornaram-se proficientes na língua e descobriram que o novo idioma não só ajudou a evitar confusões nas mensagens, mas também aprofundou a conexão entre eles.

Uma tarde, enquanto o Sol estava se pondo, Zephyr mandou uma mensagem em internetês para Luna pelo celular:

— td bm? (tudo bem?) — Zephyr.

— td bm o q tá fzdo? (tudo bem o que está fazendo?) — Luna.

— nd d+ só vndo 1 fl (não é dada demais só vendo um filme) — Zephyr.

— top. aprdi toki pona (legal. aprendi toki pona) — Luna.

—tbm aprdi toki pona (também aprendi toki pona) — Zephyr.

— vms começ td dnvo? dvz em toki pona? (vamos começar tudo de novo? desta vez em toki pona?) — Luna.

— clro q s (claro que sim) — Zephyr.

Foi então que Luna e Zephyr decidiram testar suas novas habilidades e refizeram toda a conversa, agora em Toki Pona:

— sina pilin pona ala? (você tá bem?) — Zephyr.

— mi pilin pona (eu estou bem) — Luna.

— sina pali lu? (o que você está fazendo?) — Zephyr.

— mi wile lukin e sitelen (eu estou assistindo um filme) — Zephyr.

— pona. mi sona e toki pona (legal. eu estou aprendendo toki pona) — Luna.

Muito satisfeito e motivado, Zephyr, propôs:

— mi ken tawa e tomo sina (posso ir a tua casa?) — Zephyr.

— pona. mi wile pali e kili tawa mi en sina (claro. vou preparar algo para a gente comer) — Luna.

— mi pilin pona e kili (eu gosto de frutas) — Zephyr.

— mi pilin pona e kili palisa (eu gosto de vegetais) — Luna.

— mi pali e palisa kili, en sina pali e suko (eu farei as saladas e você fará os sucos) — Zephyr.

— pona. mi tawa (combinado. até mais) — Luna.

— mi ken tawa e mi pali wan? (eu posso levar minhas primas?) — Zephyr.

— pona. o kama sona (pode. será um prazer) — Luna.

A partir daí, Luna e Zephyr ficaram tão animados com o Toki Pona que queriam que outras pessoas também aprendessem.

Então, começaram a ensinar a língua para seus amigos na escola e vizinhos e, juntos, fundaram a primeira comunidade Toki Pona da pequena ilha Neetrniia onde moravam.

O aprendizado de Toki Pona não só resolveu o problema de comunicação entre Luna e Zephyr, mas também fortaleceu sua amizade.

Poucas semanas após a fundação da primeira comunidade Toki Pona em Neetrniia, outras foram criadas por toda a Nexônia, todas recebendo o identificador TokiPona-Tribo antes do nome da ilha.

A comunidade TokiPona -Tribo Nexenna, que se tornou a maior do país, foi criada por Luken Kaell e Mariya Khlara e inclui membros como Draven Jovan, Ellara Ember, Isla Raelyn, Ivy Nerys e Khaled Valyn. Já a comunidade TokiPona-Tribo Naxssiira foi estabelecida por Allina Vixssiira. As comunidades TokiPona-Tribo Neetrniia, TokiPona-Tribo Niccaadia e TokiPona-Tribo Nelliana foram fundadas, respectivamente, por Luna Satrniia e Zephyr Joatrniia, Cyprian Paticcaadia e Theron Thelliana.

Lysandra Verdanis
Enviado por J P Berlin Jr em 30/09/2024
Código do texto: T8163123
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.