Sabedoria Cristã: Cinco princípios da posição interrelacional

Em Jesus, atingimos a plenitude e a essência de Deus. Podemos nos tornar santos, diferentes da mentalidade do mundo. Vivenciar as verdades do Evangelho. A capacidade de aceitar-se, conviver com diferença, perdoar-se e perdoar aos outros como Jesus nos ensinou no Pai Nosso e no Alto da Cruz:

- Pai, perdoai eles não sabem o que fazem (com o filho de Deus) !

J B Pereira

1, Meditação de si, a oração, a reflexão da Bíblia, o conhecimento da vida de Jesus e seus milagres, a intercessão da Virgem Maria e São José, a vida dos santos, a Confissão dos pecados no Sacramento da Penitência ou Confissão, aproximar-se sempre da Eucaristia na Santa Missa, oração completa da Igreja Católica Apostólica Romana, praticar o bem a todos, viver a caridade e as boas obras por amor de Deus e dos outros, dominar a língua e os olhos, desejar o bem a todos, querer bem a todos, falar bem de todos, amar a todos em nome de Jesus, mirar o exemplo dos sábios e místicos nos princípios da Sabedoria e da prudência, dominar-se emocional e moralmente, saber conviver com o mal sem aderir ao mal, suplicar a Deus fortaleza nas tentações e provações etc.

2. O cristão é seguidor de Jesus - outro Cristo para o irmão. Sejamos o Evangelho Vivo pelo Testemunho de Vida no silêncio, na oração e na palavra sábia. Escolhemos Jesus e as Bem-aventuranças, a Sabedoria de Deus, a inspiração do Espírito Santo e seus dons, frutos e carismas. Criatividade no bem, paciência, humildade e temperança. Aumente, ó Senhor Jesus, nossa fé, nossa Esperança e Nossa Caridade ou solidariedade, Amizade Social (CF 2024).

3. Jamais julgar e criticar negativamente os outros. Buscar as qualidades do outro, ter a empatia, respeito, prudência no relacionamento com o outro. Se for ofendido, perdoar. Se não puder fazer o bem imediatamente, não façamos nunca o mal a ninguém. Tenhamos uma consciência sempre em dia com Deus e com os irmãos. Não perder tempo em odiar ou vingar-se. Deus agirá melhor se fizermos nossa parte quanto ao bem. Não fazemos acordo com o mal, o maligno e provocamos inimigos quer visível e invisível. Perdoar sempre: um dia podemos também precisar do perdão de alguém. Somos todos passíveis de errar, equivocar, falhar. "Só o Deus Vivo a palavra mantém e jamais há de falhar... " Canto católico litúrgico, lindo.

4. Almejamos a alegria de viver, otimismo realista, não fujamos dos problemas, tenhamos cabeça fria para tudo resolver a tempo e não por impulso e com raiva e nem violência. Nada de negativismo e ingenuidade. Somos todos limitados e frágeis. Juntos com os bons, sábios, com Deus em Jesus, somos fortes. Rezemos a Armadura de Jesus em Efésios 6, 10 ss. Libertemo-nos da raiva, do ódio, inveja, ciúme etc. Meditação e sabedoria diante do mal e dos inimigos, diante das ofensas. Oração do perdão e da serenidade são ótimas para esses momentos de tensão. Nem sempre nas tensões e conflitos compreendemos a nós, os outros e as causas. Pedimos a Deus o autocontrole, independente das causas. A compaixão em Jesus por todas manifestação de nossa fraqueza e do erro dos outros. O ditado popular diz:

" - Quando dois não querem, não brilham. "

5. Transforme o negativo em positivo pela capacidade de perdão, respeito, ouvir, compaixão, atitude de amenizar as provocações das ofensas. Escolher o melhor caminho: o bem de si e para o bem do outro, sem ofensas, sem violências verbais , psicológicas e físicas. Amar mais, nunca se armar. Nossa arma é a oração, o Terço ou o Rosário, a Eucaristia, a Confissão como Sacramento, o exemplo dos Santos e das Santas (hagiologia: Vida dos Santos) etc. Veja o primeiro e o segundo itens acima. Vamos dar o melhor de si na prática do Amor exigente de Jesus no Evangelho. A bondade acima de tudo com a recompensa de Deus, que tudo sabe! O respeito gera respeito, está acima do ódio, brigas e maldições, palavrões, medos e valentias vãs. Seja objetivo nos conflitos, posicione-se com cabeça fria e coração bom segundo Jesus - Manso e humilde de Coração em Mateus 28, 11-12. O essencial é não se prender à opinião dos outros, nem se trata de esquecer tudo, mas dar a chance a si de libertar-se do mal e dos efeitos do mal, recompor-se na saúde mental e moral, ter o controle para a paz e nem se sentir encurralado pelo mal, nem ignorado se for capaz de amar-se, mesmo nas situações difíceis e constrangedoras, ou em momentos de sentir-se prejudicado, ofendido, humilhado. As ofensas nos atingem se as permitimos! Saber que a sabedoria sabe os Caminhos dos sábios de Deus. Tudo está na esteira das transitoriedade, só Deus e o bem são permanentes. Deus é amor, quem ama nasce de Deus. E quem pratica o bem, está em conexão com Deus, Supremo Bem. Tudo de bom provém de Deus. Em Deus, não há mal alguém. Deus não nos engana e não pode enganar-se. Com Deus, somos filhos e filhas no amor e no perdão (Mateus 28,3).

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 02/03/2024
Código do texto: T8011155
Classificação de conteúdo: seguro