Eucaristia: vivência coerente da fé dentro e fora da Igreja: não escandalizar o povo com a vida de cada cristão.

CANTO: Toda Bíblia É Comunicação

Padre Zezinho

FONTE: https://www.letras.mus.br/padre-zezinho/1932788/

https://www.google.com/search?q=Toda+B%C3%ADblia+%C3%89+Comunica%C3%A7%C3%A3o+Padre+Zezinho+Toda+b%C3%ADblia+%C3%A9+comuni&oq=Toda+B%C3%ADblia+%C3%89+Comunica%C3%A7%C3%A3o+Padre+Zezinho+Toda+b%C3%ADblia+%C3%A9+comuni&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIGCAEQRRg80gEJMjQwN2owajE1qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:a74cecbe,vid:iuFf8OvSi9s,st:0

https://www.google.com/search?q=Toda+B%C3%ADblia+%C3%89+Comunica%C3%A7%C3%A3o+Padre+Zezinho+Toda+b%C3%ADblia+%C3%A9+comuni&oq=Toda+B%C3%ADblia+%C3%89+Comunica%C3%A7%C3%A3o+Padre+Zezinho+Toda+b%C3%ADblia+%C3%A9+comuni&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIGCAEQRRg80gEJMjQwN2owajE1qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:29359099,vid:R6NMIr-WmNg,st:0

_______________

Bíblia em leitura de fé e amor pela Igreja que criou, conservou e defendeu a Bíblia Sagrada por 2 mil anos.

J B Pereira

" 30. Se eu como com ações de graças, por que serei eu censurado por causa do alimento pelo qual rendo graças?

31.Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

32.Não vos torneis causa de escândalo, nem para os judeus, nem para os gentios, nem para a Igreja de Deus.

33.Fazei como eu: em todas as circunstâncias, procuro agradar a todos. Não busco os meus interes­ses próprios, mas os interesses dos outros, para que todos sejam salvos."

FONTE: Bíblia Ave Maria

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/i-corintios/10/#:~:text=32.,para%20a%20Igreja%20de%20Deus.

______________________

E quero ficar com ele e os que em Jesus acreditam ou vivem de Jesus e para Jesus nos irmãos. Quero manter-me unidos à Igreja de Jesus em Mateus 16, 16-19.

J B Pereira

O contexto da Primeira carta de Coríntios no cap. 10 está na resposta imediata ao desrespeito à Eucarístia. Ou a Ceia do Senhor ou Ágape. A comunidade estava acostumada à idolatria e a comer carnes vindas dos sacrificios dos deus. Então, Paulo adverte firme contra essa conduta cultural e religiosa. Não misturar os cultos dos Coríntios com o mistério cristão da Eucaristia. Advertência doutrinal paulina é contra a ideolatria e o escândalo ou exibição ou ostentação de poder pela iguaria ou comilança na igreja. Isso gerava desconforto diante dos mais pobres. O cuidado ritual deve passar pelo discernimento cristão: "... tudo que vocês façam o façam pela Glória de Deus." O porquê: "evitar escandalizar a Igreja- comunidade de fé". Essa é a mudança radical que a fé em Cristo exige dos moradores de Corinto. E de nós: jamais banalizar a Eucaristia e a fé da comunidade. A coerência está na conduta cristã dentro e fora das Igrejas, também. Isso é testemunho. Paulo teve moral e força para agir, porque era homem de Deus coerente. Eucaristia é a fonte da igreja e o apíce da fé em Jesus Eucarístico.

J B Pereira: Eu fiz filosofia e teologia sacerdotal católica romana em Juiz de Fora 1982-1988, com doutores em Bíblia.

Ver nota explicativa da Bíblia Edição Pastoral Paulus, 1990, página 1403.

_______________

Bíblia em leitura de fé e amor pela Igreja que criou, conservou e defendeu a Bíblia Sagrada por 2 mil anos.

“Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.” (2Tm 1.14)

“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência...” (1Tm 6.20)[1]

O DEPÓSITO DA FÉ: CÂNON, SUCESSÃO APOSTÓLICA, TRADIÇÃO E OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Alguns elementos da fé cristã, como o cânon ou escrituras sagradas, a sucessão apostólica, o papado e o Sola Scriptura versus tradição.

Disponível em: . Acesso em: 29/07/2017.

Publicado por: Alcides Barbosa de Amorim

FONTE: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/religiao/o-deposito-da-fe-canon-sucessao-apostolica-tradicao-outras-consideracoes.htm

_______________________

E quero ficar com ele e os que em Jesus acreditam ou vivem de Jesus e para Jesus nos irmãos. Quero manter-me unidos à Igreja de Jesus em Mateus 16, 16-19.

J B Pereira

Questão da interpretação da Bíblia e origem da mesma

J B Pereira

Santo Irineu de Lyon: Esse santo Bisco e mártir da Patrística do século II defendeu a Bíblila, foi perseguido e morto.

Sim, essa leitura isolada da bíblia ou dos textos fora do contexto ou sem suporte da exegese e da hermenêutica ou linguística bíblica ou da história da Bíblia é chamada de fundamentalismo. Leva à alienação e fanatismo entre os cristãos. Deturpa as verdades bíblicas sagradas.

Alguns pastores evangélicos correm o risco, sem formação filosófica e teológica sérias: podem cair no erro de fundamentalismos e heresias, que a Igreja Católica Romana superou ao longo de seus 2 mil anos, entre erros e acertos, concílios e cismas. Deus providenciou pelo Espírito Santo e Santos como Tomas de Aquino, Irineu de Lyon, Tertuliano, Santo Agostinho etc. e os escritos papais e de bispos para interpretar textos difíceis e complexos da Bíblia.

Só a Bíblia basta ou só a interpretação do indivíduo como requeriam os reformadores Lutero, Calvino e Zwinglio levam a dispares e enganos. As leituras entram em contradição sem suporte real com o contexto bíblico, a proposta dos autores bíblicos e seu verdadeiro sentido para o povo de Deus. Esse sentido deve e pode ser maduro, reflexivo, ético, crítico, pastoral, doutrinal, contextualizado e auxiliado por disciplinas bíblicas: exegese, hermenêutica, antropologia, arqueologia bíblica, patrística, escritos de místicos balizados e padres da Igreja e concílios que se detiveram nas matérias de fé e moral.

Minha pesquisa:

A Bíblia Sagrada

Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.

Portugese Bible- Almeida Atualizada

Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus;

Bíblia King James Atualizada Português

Não vos torneis motivo de tropeço nem para judeus, nem para gregos, nem para a Igreja de Deus.

New American Standard Bible

Give no offense either to Jews or to Greeks or to the church of God.

Source: https://bible.knowing-jesus.com/Portuguese/1-Cor%C3%ADntios/10/32

________________________

Toda Bíblia É Comunicação

Padre Zezinho

Toda bíblia é comunicação

De um Deus amor, de um Deus irmão

É feliz quem crê na revelação

Quem tem Deus no coração

Jesus Cristo é a palavra

Pura imagem de Deus Pai

Ele é vida e verdade, a suprema caridade

Toda bíblia é comunicação

Toda bíblia é comunicação

De um Deus amor, de um Deus irmão

É feliz quem crê na revelação

Quem tem Deus no coração

Os profetas sempre mostram

A vontade do Senhor

Precisamos ser profetas

Para o mundo ser melhor

Toda bíblia é comunicação

De um Deus amor, de um Deus irmão

É feliz quem crê na revelação

Quem tem Deus no coração

Vinde a nós, ó Santo Espírito

Vinde nos iluminar

A palavra que nos salva

Nós queremos conservar

Toda bíblia é comunicação

De um Deus amor, de um Deus irmão

É feliz quem crê na revelação

Quem tem Deus no coração

FONTE: https://www.letras.mus.br/padre-zezinho/1932788/

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 16/12/2023
Reeditado em 16/12/2023
Código do texto: T7955324
Classificação de conteúdo: seguro