Novo Missal Romano

No missal romano, atualizado pelo Papa Francisco, após a antiga versão de 1970.

J B Pereira

Os sinais de unidade da Igreja Católica: unicidade de poder com o Papa, consenso histórico da interpretação da Bíblia e cuidado com a mesma por 2 mil anos, escritos papais + Patrística + União do Papa com as conferências episcopais regionais ou continentais, Código de Direito Canônico, Novo Catecismo oficial atualizado de João Paulo II, organização de aprovação de novos santos e santas aprovados e mártires, agora o Novo Missal Oficial Romano atualizado pelo Papa Francisco, ritos de exorcismo, rito de ordenação sacerdotal e diaconal, aprovação de movimentos eclesiais e congregações religiosas com seus estatutos aprovados etc.

_______________________________

"O texto, que levou 19 anos para ser traduzido no Brasil, foi promulgado no pontificado de João Paulo II em 2002."

"Em relação a publicação do novo Missal ainda não há previsão. Há a possibilidade que a data seja anunciada durante a Assembleia Geral da CNBB que acontecerá no mês de abril, tanto para a publicação quanto para a obrigatoriedade do uso da nova tradução, levando em conta o tamanho do Brasil e suas realidades tão plurais."

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2023-03/aprovada-a-terceira-edicao-do-missal-romano-para-o-brasil.html

___________

"A Missa vai mudar com o novo Missal Romano?"

https://comshalom.org/a-missa-vai-mudar-com-o-novo-missal-romano/

"Mas, afinal, na prática, quais são as novidades?

Entre as mudanças inseridas no novo Missal, nós destacamos as seguintes:

– A memória dos santos

O novo Missal incluiu no Calendário Litúrgico as celebrações em memória de novos santos brasileiros, como Santa Dulce dos Pobres e Santo Antônio de Santana Galvão, e da Igreja universal, como São Cristóvão Magalhães e São Charbel Makhluf;

– A fórmula do Ato Penitencial

O Confesso a Deus agora será rezado assim: “por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa”. Essa tradução segue com maior fidelidade o texto original em latim;

– A Liturgia Eucarística

Foram acrescentados 12 prefácios (Depois da Ascensão do Senhor; Domingos do Tempo Comum X; Matrimônio; Bem-Aventurada Virgem Maria III, IV e V; Mártires II; Santos Pastores II; Doutores da Igreja I e II; Comum VII, VIII e IX);

– As Orações Eucarísticas

O texto também foi revisado minuciosamente. Uma das alterações realizadas foi inclusão do nome de São José naquelas determinadas pelo Papa Francisco (II, III e IV);

– Alterações feitas pelo Papa Francisco

As disposições realizadas pelo Papa Francisco também foram incorporadas. Além de incluir São José nas Orações Eucarísticas, o Santo Padre modificou a rubrica do rito do lava-pés na Quinta-feira da Ceia do Senhor, passando-a de “os homens escolhidos” para “as pessoas escolhidas”.

No Calendário Litúrgico Universal, foi incluído também as mudanças realizadas pelo Papa Francisco que instituiu a festividade da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, na segunda-feira depois de Pentecostes, e a dos Santos Marta, Maria e Lázaro, em substituição à memória de Santa Marta.

O Pontífice também elevou a memória de Santa Maria Madalena ao grau de festa, conferindo-lhe um prefácio próprio: “Apóstola dos Apóstolos”; e determinou que fossem incluídas as memórias da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto, de São Gregório de Narek, São João de Ávila e Santa Hildegarda de Bingen, doutores da Igreja, dos Papas São João XXIII, São Paulo VI e São João Paulo II, e de Santa Faustina Kowalska.

Além dessas, o Missal contém outras alterações que vamos conhecer ao longo do Calendário Litúrgico, como a Missa da Vigília da Epifania do Senhor e a forma prolongada na solenidade de Pentecostes."

https://comshalom.org/a-missa-vai-mudar-com-o-novo-missal-romano/

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 03/12/2023
Reeditado em 03/12/2023
Código do texto: T7946349
Classificação de conteúdo: seguro