CÓPIA DO PLANEJAMENTO/GUIA ESCOLAR RELATIVO AOS LIVROS, TÍTULOS OU ARTIGOS: Primeiro bimestre de 2023.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Escola Estadual "Prof. Hélio Penteado de Castro", de Piracicaba, SP.

NOME: JOSÉ JOÃO BOSCO PEREIRA

FUNÇÃO: PEB II - Professor do 8º A e 9º D

Diretor: Flávia Fernanda Consentino Modolo

Vice-Diretor: Sandra Gonçalves Ferreira e Ricardo Rogério Barduzzi

Coordenadora Pedagógica: Professora Tatiana Larroca dos Santos Pissinato

02/02/2023

1 - RELATO SOBRE A ESCOLA E A COMUNIDADE EM QUE ESTÁ INSERIDA

A Unidade Escolar “Professor Hélio Penteado de Castro” atende o Ensino Fundamental – PEI (Programa Ensino Integral) e o Ensino Médio Regular (período noturno), recebe estudantes oriundos da rede municipal de ensino. Possui 18 salas destinadas a atividades pedagógicas, sendo 16 salas de aula, Em relação aos recursos pedagógicos, a escola possui os seguintes itens: retroprojetor, Tvs Smart, aparelhos de som, diversos títulos em DVD, livros didáticos, computadores, caderno do aluno, entre outros recursos.

O bairro localiza -se na periferia da cidade, é um bairro de residência popular foi em 1982, através de sorteio a população de baixa renda, com muitos alunos em situação de vulnerabilidade, a escola atende alunos de várias comunidades do entorno. O bairro é composto, principalmente por padarias, supermercado, lojas de materiais de construção e algumas lojas de comércio em geral. Possui ainda UBS Unidade Básica de Saúde, CAOF (Centro de artes e Ofícios) e um centro comunitário que devido a pandemia não está fazendo atendimento presencial , os cursos oferecidos pelo centro são Dança , crochê , inglês, que atende principalmente crianças e idosos O bairro apresenta diversos problemas, sendo os principais: tráfico e consumo de drogas, falta de emprego, falta de saneamento básico, poucas áreas de lazer e ausência de policiamento ostensivo, acúmulo de lixo e entulho nas ruas e terrenos, inclusive no entorno da escola. O perfil socioeconômico desta comunidade pode ser definido como de média-baixa e baixa renda. A renda média familiar é de 1 a 3 salários-mínimos, sendo a mãe a principal provedora da renda familiar. O perfil sociocultural pode ser classificado como vulnerável, pois muitos dos alunos são provenientes de famílias desestruturadas, com a figura materna como chefe de família, geralmente possuem irmãos menores (média de três), cujos cuidados muitas vezes são de responsabilidade dos mais velhos. Os responsáveis legais por estas famílias, em sua maioria, apresentam pouco estudo, sendo o ensino fundamental o nível de educação mais abrangente. Assim, os poucos anos de estudo dos pais refletem na sua baixa qualificação profissional, portanto sua inserção no mercado de trabalho se dá por meio de atividades terceirizadas ou autônomas. O bairro no qual está inserida a escola oferece poucas atividades de lazer ou culturais, assim os jovens são obrigados a se deslocar para participar de tais atividades, em shoppings ou no centro da cidade, que é um lazer gratuito, necessita de certo preparo e logística para frequentá-la.

Em relação aos educandos, possuem faixa etária entre 11 e 17 anos, a maioria frequentou o ensino básico municipal e está cursando fundamental em escola pública estadual. O relacionamento entre educandos, professores e demais funcionários da escola é bom, existindo uma convivência amigável, e de modo geral, respeitosa.

Neste ano temos um grande desafio, a escola foi escolhida para ingressar no Programa de Ensino Integral – PEI, de reverter os índices do IDEB e IDESP através de uma prática pedagógica inovadora e transformadora. com meta do IDEB estabelecida para 2021 de 5,8, e com a meta do IDESP de 3,99, neste sentido, com o trabalho diferenciado, primando pela excelência acadêmica, com destaque para a apoio integral do Projeto de Vida dos educandos, para a formação de um jovem autônomo, solidário e competente com base no desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, esperamos superar as prioridades e metas estabelecidas no Plano de Ação da escola. Os índices do IDEB de 2009 até 2019, são, respectivamente:

IDEB Observado IDEB - Metas Projetadas

2009 2011 2013 2015 2017 2019 2009 2011 2013 2015 2017 2019 2021

4,3 4,3 4,4 4,7 4,8 5,2 4,0 4,2 4,6 5,0 5,3 5,5 5,8

Os índices do IDESP de 2014 até 2019, são, respectivamente:

IDESP Observado IDESP - Metas Projetadas

2014 2015 2016 2017 2018 2019 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020

2,36 3,25 3.02 3,10 3,80 3,49 2,47 2,57 3,42 3,23 3,32 3,99 3,99

2 - RELATO INDIVIDUAL SOBRE O EXERCÍCIO DA SUA FUNÇÃO

Cabe-me agora na segunda edição da caminhada da nossa escola como Escola Integral, aprofundar as competências e habilidades essenciais e socioemocionais dentro das possibilidades muitas como eletivas, tutoria e a sala de aula para ministrar o português aos nossos alunos no diurno e vespertino horário determinado em pauta desde a fundação da Escola Integral (7 as 16 h). Para tal sucesso, o respeito aos meus superiores hierárquicos e aos meus professores proporcionaram troca de vivências e experiências, atenção aos ATPC em suas variadas modalidades.

O profissional da educação é construção humano-afetiva e cognitiva constante e flexível pedagógica e socialmente. O universo do aluno requer toda a atenção e respeito para que a educação integral e ética para que os estudantes possam demonstrar frutos de sua caminhada escolar e superar defasagens em conteúdo e ausência no âmbito de suas responsabilidades, condivididas com a família dos mesmos estudantes.

Os projetos e demandas escolares, atividades afins veem para somar e complementar ou suprir (se possível for) em algumas das áreas e saberes o que a família e a sociedade não podem ensinar, oferecer e proporcionar aos aprendentes.

A busca da autonomia percorre processos densos e constantes, duros e aprofundados da superação de dificuldades em elegância, respeito, autonomia, cidadania e, antes de tudo, seres humanos melhores e corresponsáveis, democráticos e capazes de tomar decisões no projeto de vida deles.

Coloco tudo isso na atenção diária e mensal para melhorar meu perfil e ajudar o meu aluno e minha aluna em seus passos na história de sua formação intelectual, emocional, social e moral.

J B Pereira, professor.

Data: 02/05/2022.

3- ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO:

Artigo 7º - São atribuições específicas dos professores das Escolas Estaduais de Período Integral, além daquelas inerentes ao respectivo cargo ou função-atividade:

I - elaborar o seu programa de ação com os objetivos, metas e resultados de aprendizagem a serem atingidos; (NR)

II - Organizar, planejar e executar sua tarefa institucional de forma colaborativa e cooperativa visando ao cumprimento do plano de ação das Escolas;

III - planejar, desenvolver e atuar na parte diversificada do currículo e nas atividades complementares; (NR)

IV - Incentivar e apoiar as atividades de protagonismo juvenil, na forma da lei; (NR)

V - Realizar, obrigatoriamente, a totalidade das atividades de trabalho pedagógico coletivas e individuais no recinto da respectiva escola; (NR)

VI - Atuar em atividades de tutoria aos alunos;

VII - participar das orientações técnico-pedagógicas relativas à sua atuação na Escola e de cursos de formação continuada;

VIII - auxiliar, a critério do Diretor e conforme as diretrizes dos órgãos centrais, nas atividades de orientação técnico-pedagógicas desenvolvidas nas Escolas;

IX - Elaborar Plano Bimestral e Guias de Aprendizagem, sob a orientação do Professor Coordenador de Área; (NR)

X - Produzir material didático-pedagógico em sua área de atuação e na conformidade do modelo pedagógico próprio da Escola;

XI - substituir, na própria área de conhecimento, sempre que necessário, os professores da Escola em suas ausências e impedimentos legais.

Parágrafo único - As atividades de trabalho pedagógico de que trata o inciso V deste artigo, poderão ser utilizadas para ações formativas, conforme regulamentação específica. (NR)

4 – ALINHAMENTOS ENTRE ATRIBUIÇÕES

Vertical Horizontal

PCNP e PCG

Diretor e PCG

PCG e PCAs

PCG e Professores da Parte Diversificada (OE, Eletivas e Tecnologia)

PCG e Professores de Nivelamento PCG e Vice-Diretor

5 - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA DESEMPENHAR AS ATRIBUIÇÕES

PREMISSAS COMPETÊNCIAS Descrever as competências a serem desenvolvidas por premissa

PROTAGONISMO

PROTAGONISMO: Promove o protagonismo juvenil, ajudando a formar pessoas autônomas, solidárias e competentes e sendo protagonista também de sua própria atuação. “Promove o protagonismo juvenil, ajudando a formar pessoas autônomas, solidárias e competentes e sendo protagonista em sua própria atuação.”

FORMAÇAO CONTINUADA

DOMÍNIO DO CONHECIMENTO E CONTEXTUALIZAÇÃO: Domínio de sua área de conhecimento, sendo capaz de comunicá-la e contextualizá-la, relacionando-a com a realidade do aluno, à prática, às disciplinas da Base Nacional Comum, à parte diversificada, às atividades complementares e aos Projetos de Vida.” “Possui domínio de sua área de conhecimento, sendo capaz de comunicá-la e contextualizá-la, relacionando-a com a realidade do aluno, a prática, as disciplinas da Base

Nacional Comum, a Parte Diversificada e os Projetos de Vida.”

DISPOSIÇÃO AO AUTODESENVOLVIMENTO CONTÍNUO: Busca contínua da aprendizagem e do desenvolvimento como pessoa e profissional, apresentando predisposição para reavaliar suas práticas, tecnologias, ferramentas e formas de pensar. “Busca continuamente aprender e se desenvolver como pessoa e profissional, apresentando predisposição para reavaliar suas práticas, tecnologias, ferramentas e formas de pensar.”

EXCELÊNCIA EM GESTÃO COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO E RESULTADO: Demonstra determinação para planejar, executar e rever ações, de forma a atingir os resultados planejados. “Demonstra determinação para planejar, executar e rever ações, de forma a atingir os resultados planejados.”

CORRESPONSABILIDADE RELACIONAMENTO E CORRESPONSABILIDADE: Desenvolve relacionamentos positivos com alunos, professores, funcionários, direção, pais e responsáveis e atua de forma corresponsável tendo em vista o desenvolvimento dos alunos e profissionais da escola. “Desenvolve relacionamentos positivos com alunos, professores, funcionários, direção, pais e/ou responsáveis e atua de forma corresponsável tendo em vista o desenvolvimento dos alunos e profissionais da escola.”

REPLICABILIDADE

SOLUÇÃO E CRIATIVIDADE: Tem visão crítica e foca em solucionar os problemas que identifica, criando caminhos alternativos sempre que necessário. “Tem visão crítica e foca em solucionar os problemas que identifica, criando caminhos alternativos sempre que necessário.”

DIFUSÃO E MULTIPLICAÇÃO: Difunde e compartilha boas práticas, considerando a própria atividade como parte integrante de uma rede.

“Difunde e compartilha boas práticas, considerando a própria atividade como parte integrante de uma rede.”

6 – Prioridades, Causas, Resultado Esperado e Descrição da Atividade na Função e Premissas.

IDESP da escola 2019: 3,99 Meta simulada do IDESP da Escola para 2022:

PRIORIDADES DA ESCOLA CAUSAS RESULTADO ESPERADO DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE NA FUNÇÃO

Português

15% de alunos do abaixo do básico em português. Faltou utilizar o PV direcionando pesquisas no Bairro sobre profissões e com isso, mudar o pensamento sobre a importância da escola. Passar de 15% para 12% o número de alunos do abaixo do básico em português.

Observar atentamente cada aluno e entender suas demandas por aprendizagem a partir de iniciativas como contextualizar as habilidades em defasagem com minitextos, imagens e leituras compartilhadas.

Atividades em grupo com testes ou desenhos ou flexibilidade pedagógico-didática (com orientação da coordenadoria pedagógica, se necessário), acompanhando cada aluno com o seu universo de dificuldades e erros a fim de ajudar a superar o seu fazer e crescer no acesso de pré-requisitos básicos da leitura e escrita, produção textos.

Trocar com os outros professores (Projeto de Vida, O.E, Tutores.) para enfrentarmos juntos a desmotivação dos alunos em aprender e superar suas dificuldades concretas em cada caso, inclusive recorrendo à direção, vice-direção e à coordenação pedagógica etc.

35% para de alunos no nível básico em português. Não houve alinhamento adequado de OE dando suporte às disciplinas Passar de 35% para 38%o número de alunos básico em português.

Observar atentamente cada aluno e entender suas demandas por aprendizagem a partir de iniciativas como contextualizar as habilidades em defasagem com minitextos, imagens e leituras compartilhadas.

Atividades em grupo com testes ou desenhos ou flexibilidade pedagógico-didática (com orientação da coordenadoria pedagógica, se necessário), acompanhando cada aluno com o seu universo de dificuldades e erros a fim de ajudar a superar o seu fazer e crescer no acesso de pré-requisitos básicos da leitura e escrita, produção textos.

Trocar com os outros professores (Projeto de Vida, O.E, Tutores.) para enfrentarmos juntos a motivação ou desmotivação dos alunos em aprender e superar suas dificuldades concretas em cada caso, inclusive recorrendo à direção, vice-direção e à coordenação pedagógica, professor de sala de leitura etc.

33,4% alunos no nível médio em português, para 35% As aulas de OE e de Nivelamento não foram efetivas para as aprendizagens ativas Passar de 33,4% para 35%o número de alunos no nível médio em português.

Focar em exercícios especiais ou do livro didático ou outros recursos indicados pela escola, direção, coordenação pedagógica ou pela professor da sala de leitura como sugestões de leituras e livros do PNDL ou estudos dirigidos em grupos e correção na lousa, visualizando as dificuldades dos alunos.

Outra meta é a leitura compartilhada de minitextos, autor e obra, leitura de trechos de obras, contação de histórias e identificação de gêneros textuais diferentes.

16,6% de alunos no nível alto em português elevando para 18% no nível alto. As técnicas de OE e Nivelamento não foram suficientes para a aprendizagem efetiva. Passar de 16,6 % nível alto para 18%, o número de alunos no alto em português.

Estudante compreendendo seu processo de aprendizagem e o percurso educativo necessário para atingir sua meta de proficiência.

Possibilitar acesso de livros da escola pelo PNDL vindos da sala de leitura e aprofundar métodos de estudos e raciocínio lógicos para superação de dificuldades que ainda persistam.

Apontar sugestões específicas de técnicas de estudos a partir da experiência do aluno, que sejam bem-sucedidas ou agregar outras práticas de estudos possíveis para avançar no nível e contribuir para o crescimento de si e dos outros colegas ou da turma inteira.

Lista de dificuldades observáveis e sugestões dos alunos para vencer a suas demandas pessoas em aprendizagem e de ordem emocional que possam interferir no acesso aos saberes efetivos em português ou matemática.

Matemática

Alunos com 16,71% “Muito baixo” em Matemática. Passar de 16,71% para 15% o número de alunos no “abaixo do básico” em Matemática.

Alunos com 39,5% no “baixo” em Matemática. Passar de 39,5% para 41% o número de alunos no “básico” em

Matemática.

Alunos com 27,05% no “médio” em Matemática. Passar de 27;05% para 28% o número de alunos no adequado em Matemática.

Alunos com 14% no “alto” em Matemática. Passar de 14% para 16% o número de alunos no avançado em Matemática

Diminuir o número de faltas, reprovações e transferências. Melhoria nas taxas de rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono)

7- Ações -

ASPECTOS SUA AÇÃO PROTAGONISMO

Protagonismo

Respeito à individualidade

Debates e conversar em tom de respeito ao aluno e mostrar o que precisa para superar suas dificuldades.

Orientar os estudantes pelas regras da escola sua conduta e direcionar sua vontade para o bem fazer as atividades específicas e o bem da turma, visando sempre o resultado positivo em provas ou em trabalhos na escola ou em atividades de casa.

Dar formação linguística, gramatical contextualizadas e textos selecionados à reflexão ao estudante para que possa exercer ou se conheça como liderança crítica, conheça a si mesmo nas atividades e reflexões, tipos de raciocínio lógico, o estudo dos temperamentos básicos etc.

Promoção do Protagonismo Juvenil

Aplicar, quando possível, atividades voltadas para descobertas de seus talentos e dons ou profissão, objetivando contemplar a áreas de preferências dos estudantes e orientar seus estudos e personalidade para o bem viver e viver bem com os outros em sociedade e ocupar sabia e sadiamente seu lugar na vida como cidadão.

Protagonismo Sênior

Envolver-se nos projetos da escola e demais eventos como culminância, eletiva, feira cultural e festividades internas com o planejamento da direção e vice, coordenação ou por outros motivos pedagógicos ou didáticos.

FORMAÇÃO CONTINUADA Domínio do conhecimento e contextualização Domínio do Conhecimento Pasta com produções do aluno como amostra quando necessário como MMR ou outro fim pedagógico.

Estudos e cursos de capacitação da escola e outros parceiros da educação.

Livros e leituras da sala de leitura quando possível e em horários agendados.

Didática

Além da aula expositiva, estudos dirigidos, leituras compartilhas, aulas com atividades do projeto da escola.

Dinâmica de aulas para debates, em grupos ou duplas de estudantes para desenvolver suas atividades de nota ou de rotina, debate de projetos da escola, que possam surgir durante o ano letivo.

Contextualização

Fazer compreender os textos e atividades, exercícios e produções textuais para os estudantes, apegando-se a recursos disponíveis como livros didáticos, livros do PNDL, livros da sala de leitura, acesso à internet ou tv em sala de aula para estudos, pesquisas, trabalhos, desenhos, estudos de gêneros textuais, resenhas, resumos etc.

Orientar os estudantes sobre como fazerem os trabalhos e pesquisas escolares e a formatação dos mesmos em capa, título, sumário, paginação, estruturação, paragrafação, citação, referências etc. Isso para portifólio do professor como amostra e organização de eletiva, projetos de vida, orientação de estudos.

Disposição ao autodesenvolvimento contínuo Formação contínua Estar aberto as capacitações de aprofundamento profissional e renovação de visão sobre o conteúdo, aplicar pedagogicamente o que se sabe e aprendeu a cada dia...

Devolutivas

Facilitar após correção em sala de aula ou apresentação de gabarito, o conteúdo e respostas aos erros em cada situação para que saibam como melhorar e terem acesso às avaliações e trabalhos.

Disposição para mudança

Ler mais e refletir o que pode ser melhor com a observância das regras e combinados da escola.

Ouvir os estudantes e a analisar a realidade deles e como aplicar o aprendizado ao ensino eficaz, atual e objetivo.

EXCELÊNCIA EM GESTÃO

Comprometimento com o processo e resultado Planejamento Ponderar resultados e alcances que possam modificar o processo de aprendizagem.

Ajudar os estudantes a alcançar melhores níveis e acessar seus conhecimentos e novas aplicações do saber ao cotidiano e à vida.

Execução

Cumprir o conteúdo básico do Currículo Paulista, projetos, eletiva, em suas demandas ou melhorem seus níveis de resultados.

Fortalecer os elos de tutor e seus tutorados.

Reavaliação

A partir da avaliação, atividades do aluno, Plataforma CAEd, outras avaliações ou provas, trabalhos etc., rever o que o estudante aprendeu e precisa rever para alcançar objetivos das capacidades escritora e leitora do aluno, intepretação de texto e produção de textos dos estudantes.

Realiza aprofundamentos e recuperação dos estudantes, motivar a presença dos alunos que faltam.

CORRESPONSABILIDADE

Relacionamento e Corresponsabilidade

Relacionamento e Colaboração

Levar os estudantes à corresponsabilidade pelo diálogo, respeito pela opinião do outro, reflexão das aulas, melhoria do relacionamento entre eles.

Realizar diálogo com a direção, a vice-direção, a nova coordenação pedagógica sobre casos de excesso, de ausência, de indisciplina etc.

Corresponsabilidade

Cada estudante ou turma pode executar suas atividades e lições diárias em caderno ou apostila dele, ou outros meios que o professor direcionar para minitextos, desenhos, debates etc. para nota. Inclusive para entregar ao professor.

O professor pode pedir a eles o trabalho para nota ou guardar no folder do professor para apresentar à direção, coordenação ou à família ou reuniões.

REPLICABILIDADE

Solução e Criatividade

Visão crítica

Cada trabalho e momento podem ser vistos de modo contextualizado e melhorado, pois as pessoas são diferentes e têm histórias de vida diferentes.

E a crítica deve ser com base no bom senso: no respeito ou nos valores humanos, culturais e socioemocionais.

Foco em solução

Centrar cada aula na pauta de ensino e data, nome do professor, assunto do dia, página ou o livro a ser objeto de uso e de estudo do dia.

Conversar com os alunos sobre cada momento e esclarecer as dúvidas para a aprendizagem dos alunos.

Criatividade

Despertar o que o estudante tem de melhor, isso é o essencial da educação ou aprendizagem. Para isso, é preciso tempo, coragem e direcionamento do professor.

Difusão e Multiplicação

Registro de boas práticas

Lembrar aos alunos das regras e combinados quando necessário.

Organizar a agenda diário de estudos.

Organizar a sala para o estudo do dia, como foco, atenção, respeito, silêncio, reflexão, ação.

Prática de contação de histórias a partir dos poemas, minicontos, biografias, memórias coletivas na obra de J B Pereira em sala de aula para os estudantes ouvirem e desenharem em folhas A 4.

J B Pereira professor disponibilizou sua obra e seus textos para os professores da escola para trabalharem o projeto poesia na escola.

Difusão

O conhecimento como processo existe para ser apropriado ou apreendido aos poucos e continuamente. Daí os bons hábitos de estudos e rotina na vida escolar: ajudar o estudante a alcançar esse nível em cada dia e desafios na sala de aula.

Leituras compartilhadas de poemas, minicontos, crônicas, biografias, memórias coletivas, artigos diversificados publicados em Recanto das Letras e obras de J B Pereira em fev., março, abril de 2023.

Foi trabalhado, didaticamente, dentro do projeto escolar: Poesia e literatura na Escola, com os livros, títulos e artigos do professor J B Pereira em fev., março, abril de 2023, como a seguir:

- ANTHOCRÔNICAS II ANTOLOGIAS DE CRÔNICAS – Divinópolis, 2009, artigo: Sebastião Pereira: o camponês que virou odontólogo;

- Antologia ADL 2009 – Divinópolis, artigo: Revisitando a Poética de Sebastião Milagre! ;

- Ditos e Feitos, Editora Recanto das Letras, minicontos: Aurora: mirar bem a sofrência. Milagre existem?... ;

- I Antologia poética do Recanto das Letras – vol. 2, Poema I: filosófico e altruísta: -- Retorno à infância (soneto...);

- Poema II - Ao meu único filho; - Espinhos da carne; - Era um sonho;

- O melhor das antologias – Academia Divinopolitana de Letras, biografia de vida II;

- Poesia Livre 2021, poema: O descaso do verde: SOS no Bra”z”il ;

- Poesia Livre 2013, poema: Telhado de vidro;

- Estudo e revisão: Poesia Livre 2022, poema: Eu te amo, meu Filho!

As obras acima com artigos, títulos de poemas, minicontos e artigos etc. estão articulados aos projetos escolares: Poesia Escolar 2023, literatura em gotículas 2023: estudos de gêneros textuais, projetos escolares contra o racismo e bullying, Foco em: biografia, memórias, histórias de vida e de pessoas e Histórias de famílias e pais etc.

Multiplicação

E se o estudante aprende bem pode transmitir bem. Estes momentos merecem registros, resumos e fotos pelo professor em cada situação de superação de estudantes.

Checar o que sabe e pedir que diga ou escreva o que aprendeu a partir da observação do professor ou outros recursos da escola.

Aprender a partilhar com quem menos sabe e tem dificuldade pode ser um dos motivos das duplas produtivas, leituras compartilhadas, dos grupos, oralidade, desenhos, debates etc., com e entre os estudantes.

Leituras compartilhadas de poemas, minicontos, crônicas, biografias, memórias coletivas, artigos diversificados publicados por J B Pereira em fev., março, abril de 2023.

Atividades alusivas e referentes aos textos de poemas, minicontos, crônicas, biografias, memórias coletivas, artigos de J B Pereira entre os alunos, em duplas ou em grupos de atividades, debates, desenhos e sínteses e comentários dos alunos e do professor, com a participação de outros professores da escola.

DIRETOR DE ESCOLA:

Flavia Fernanda Consentino Modolo

SUPERVISOR DE ENSINO:

Daniela Cristina Guion

DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO:

Fábio Augusto Negreiros

DATA DA ELABORAÇÃO:

02/02/2023.

DATA DA REVISÃO:

25/abril de 2023.

________________________

QUADRO RESUMIDO DE ATIVIDADES E APRESENTAÇÕES fev e março de 2023

de José João Bosco Pereira Professor

MÊS REGISTRO NO DIÁRIO TURMA TEMÁTICA PROJETO ESCOLAR LIVRO

Março 2023 08/03/2023

8 º A – LP e 9º D - OE Aurora: mirar bem a sofrência ... Milagre existem?...

- Ensino da Gramática contextualizada Tópicos gramaticais: sintaxe – introdução de oração e elementos da oração

- Sujeito e predicado a partir dos meus contos. Projeto de vida

História de Vida

Contação de Histórias

OBRA: J B Pereira: Ditos e Feitos, Editora Recanto das Letras

fevereiro 2023 17 de fevereiro 8º A - PJ

*Sebastião Pereira: o camponês que virou odontólogo

*Revisitando a Poética de Sebastião Milagre!

- Resumo e resenha

- Uso de coesão e recursos articulatórios textuais: paráfrase, citação e discursos como formas de apropriação estilística e argumentativa.

- Biografia de família

- Biografia de vida dos alunos e

- Biografia de pessoas ilustres e dos pais dos estudantes.

OBRAS:

*J B Pereira: O melhor das antologias – Academia Divinopolitana de Letras;

*J B Pereira: Antologia ADL 2009 – Divinópolis;

*J B Pereira: ANTHOCRÔNICAS II ANTOLOGIAS DE CRÔNICAS – Divinópolis, 2009.

fevereiro 2023 10 de fevereiro 8ºA Protagonismo juvenil

O descaso do verde: SOS no Bra”z”il

- Testemunho sobre a Horta Sust. Escolar e narrativas de vida dos seres vivos. Projeto poesia na escola

- Educação ambiental,

OBRA: J B Pereira: Poesia Livre 2021.

fevereiro 2023 03 de fevereiro

8º A-PJ Eu te amo, meu Filho!

- Uso de modificadores verbais

Poema I: filosófico e altruísta:

-- Retorno à infância (soneto...)

- Poema II - Ao meu único filho

- Espinhos da carne

- Era um sonho

1. - Descrição subjetiva e objetiva

2. - Uso de conjunções e conectivos

- Classificação de oração: coordenação e subordinação Projeto poesia na Escola

- História de vida

OBRAS:

J B Pereira: Poesia Livre 2022;

J B Pereira: I Antologia poética do Recanto das Letras – vol. 2.

fevereiro 2023 24 de fevereiro 8º A – Prot. Juvenil.

Telhado de vidro - Estudo e revisão:

- Uso de conjunções e conectivos

- Classificação de oração: coordenação e subordinação Projeto Poesia Escolar 2023

OBRA: J B Pereira: Poesia Livre 2013.

____________________________________________________________________________________

RECONSIDERAÇÃO PARA A ASCENSÃO NÃO ACADÊMICA do PROFESSOR JOSÉ JOÃO BOSCO PEREIRA

- ESCOLA ESTADUAL “PROF. HÉLIO PENTEADO DE CASTRO” - 15/08/2023.

1. Em anexo, LIVROS, TÍTULOS E ARTIGOS TRABALHADOS EM TEMÁTICAS POR TURMAS E SALA DE AULAS PELO MESMO PROFESSOR: SEGUNDO PROJETOS DA ESCOLA COMO POESIA NA Homenagem.

2. Veja, no final, carta, que concerne sobre a Melhoria da qualidade do trabalho pedagógico deste projeto: Meus livros, títulos e artigos entre os estudantes e professores e reunião ATPCG. Adesão de 23 professores ao Projeto Escolar: Poesia e literatura na escola e suas implicações. A professora Stella elogiou o poema "Eu te amo, meu filho!" Stella disse ser o amor o filho a base da afetividade e saúde familiar. Sobre o mesmo poema, a Profa. Fátima reconheceu serem os filhos os tesouros dos pais.

3. Aqui, CÓPIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR RELATIVO AOS ARTIGOS RELATIVOS AOS LIVROS, TÍTULOS E ARTIGOS - Primeiro bimestre de 2023. FONTE: planejamento escolar todo em https://www.recantodasletras.com.br/juvenil/7883394

4. Em anexo, CÓPIAS DE DIÁRIOS DE CLASSES SOBRE ARTIGOS E TEMÁTICAS APRESENTADAS AOS ESTUDANTES do 9º D e 8º A, EM XEROX À PARTE. Veja a seguir o quadro sinótico das aulas, datas etc.

CÓPIA DA PARTE DO PLANEJAMENTO ESCOLAR RELATIVO AOS ARTIGOS RELATIVOS AOS LIVROS, TÍTULOS OU ARTIGOS - Primeiro bimestre de 2023. FONTE: https://www.recantodasletras.com.br/juvenil/7883394

Difusão

O conhecimento como processo existe para ser apropriado ou apreendido aos poucos e continuamente. Daí os bons hábitos de estudos e rotina na vida escolar: ajudar o estudante a alcançar esse nível em cada dia e desafios na sala de aula.

Leituras compartilhadas de poemas, minicontos, crônicas, biografias, memórias coletivas, artigos diversificados publicados por J B Pereira em fev., março, abril de 2023.Foi trabalhado os livros do professor J B Pereira em fev., março, abril de 2023:

- ANTHOCRÔNICAS II ANTOLOGIAS DE CRÔNICAS – Divinópolis, 2009, artigo: Sebastião Pereira: o camponês que virou odontólogo;

- Antologia ADL 2009 – Divinópolis, artigo: Revisitando a Poética de Sebastião Milagre!;

- Ditos e Feitos, Editora Recanto das Letras, minicontos: Aurora: mirar bem a sofrência. Milagre existem?... ;

- I Antologia poética do Recanto das Letras – vol. 2, Poema I: filosófico e altruísta: - Retorno à infância (soneto...); - Poema II - Ao meu único filho; - Espinhos da carne; - Era um sonho;

- O melhor das antologias – Academia Divinopolitana de Letras, biografia de vida II;

- Poesia Livre 2021, poema: O descaso do verde: SOS no Bra”z”il;

- Poesia Livre 2013, poema: Telhado de vidro.

- Poesia Livre 2022, poema: Eu te amo, meu Filho!

As obras acima com artigos, títulos de poemas, minicontos e artigos etc. estão articulados aos projetos escolares: Poesia Escolar 2023, literatura em gotículas 2023: estudos de gêneros textuais, projetos escolares contra o racismo e bullying, Foco em: biografia, memórias, histórias de vida e de pessoas e Histórias de famílias e pais etc.

Multiplicação

E se o estudante aprende bem pode transmitir bem. Estes momentos merecem registros, resumos e fotos pelo professor em cada situação de superação de estudantes.

Checar o que sabe e pedir que diga ou escreva o que aprendeu a partir da observação do professor ou outros recursos da escola.

Aprender a partilhar com quem menos sabe e tem dificuldade pode ser um dos motivos das duplas produtivas, leituras compartilhadas, dos grupos, oralidade, desenhos, debates etc., com e entre os estudantes.

Leituras compartilhadas de poemas, minicontos, crônicas, biografias, memórias coletivas, artigos diversificados publicados por J B Pereira em fev., março, abril de 2023.

Atividades alusivas e referentes aos textos de poemas, minicontos, crônicas, biografias, memórias coletivas, artigos de J B Pereira entre os alunos, em duplas ou em grupos de atividades, debates, desenhos e sínteses e comentários dos alunos e do professor, com a participação de outros professores da escola.

SUPERVISOR DE ENSINO:

Daniela Cristina Guion

DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO:

Fábio Augusto Negreiros

DIRETOR DE ESCOLA:

Flávia Flavia F. C. Modolo

DATA DA ELABORAÇÃO: 02/02/2023.

Professor José João Bosco Pereira

DATA DA REVISÃO: abril de 2023.

Professor José João Bosco Pereira

DATA DA REVISÃO: abril de 2023.

______________________________________________________________________________________

CÓPIA DA PARTE DO PLANEJAMENTO ESCOLAR RELATIVO AOS ARTIGOS RELATIVOS AOS LIVROS, TÍTULOS OU ARTIGOS - Primeiro bimestre de 2023. FONTE: https://www.recantodasletras.com.br/juvenil/7883394

Difusão

O conhecimento como processo existe para ser apropriado ou apreendido aos poucos e continuamente. Daí os bons hábitos de estudos e rotina na vida escolar: ajudar o estudante a alcançar esse nível em cada dia e desafios na sala de aula.

Leituras compartilhadas de poemas, minicontos, crônicas, biografias, memórias coletivas, artigos diversificados publicados por J B Pereira em fev., março, abril de 2023.Foi trabalhado os livros do professor J B Pereira em fev., março, abril de 2023:

- ANTHOCRÔNICAS II ANTOLOGIAS DE CRÔNICAS – Divinópolis, 2009, artigo: Sebastião Pereira: o camponês que virou odontólogo;

- Antologia ADL 2009 – Divinópolis, artigo: Revisitando a Poética de Sebastião Milagre!

- Ditos e Feitos, Editora Recanto das Letras, minicontos: Aurora: mirar bem a sofrência. Milagre existem?... ;

- I Antologia poética do Recanto das Letras – vol. 2, Poema I: filosófico e altruísta: - Retorno à infância (soneto...);

- Poema II - Ao meu único filho; - Espinhos da carne, - Era um sonho;

- O melhor das antologias – Academia Divinopolitana de Letras, biografia de vida II;

- Poesia Livre 2021, poema: O descaso do verde: SOS no Bra”z”il;

- Poesia Livre 2013, poema: Telhado de vidro;

- Poesia Livre 2022, poema: Eu te amo, meu Filho!

As obras acima com artigos, poemas, minicontos etc. estão articulados aos projetos escolares: bullying, biografia, memórias, histórias de família etc.

___________________________________________________________________________________

RH – DE – 2023

Solicita José João Bosco Pereira - Língua: Portuguesa - E. E. “Prof. Hélio Penteado de Castro”, no Processo Ascensão horizontal 2023, a mudança de nível.

Melhoria da qualidade do trabalho pedagógico na Escola

Diante da aplicação de meus livros, títulos e artigos na E. E. “Prof. Hélio Penteado de Castro”, meu projeto e aulas visualizaram a prática de: Poesia, minicontos e minicrônicas tiveram adesão, reflexão e atividades lúdicas como textos e desenhos entre os estudantes de minhas turmas em fev., março e abril de 2023. Experiência pedagógica constituiu em atividades: memórias de famílias, homenagens a pessoas da cultura, biografias de pais e alunos e de pesquisas, reflexão sobre valores humanos e sociais etc. Até os outros professores propuseram também realizar o trabalho em suas turmas e pediram meus livros e tiraram xérox. Fiz declamação de poema “Eu te amo, meu filho...” no ATPCGA com o aval da coordenadora pedagógica a Professora Tatiana Larroca dos Santos Pissinato, da Escola Hélio Penteado de Castro, de Piracicaba, SP.

“Em uma perspectiva sociointeracionista, os objetivos de Sequência Didática baseados nos princípios didáticos ao contextualizar os projetos e currículo paulista necessariamente são:

1. - valorização dos conhecimentos prévios dos alunos;

2. - ensino centrado na problematização;

3. - ensino reflexivo, com ênfase na explicitação verbal;

4. - ensino centrado na interação e na sistematização dos saberes;

5. - utilização de atividades diversifica, desafiadoras e com possibilidade de progressão temática e avanços ... (Leal; Brandão; Albuquerque, 2012).”

A Proposta atende ao projeto Poesia contra bullying, contra racismo, incentivo aos valores sociais, éticos, de educação ambiental etc., incluindo a memória de famílias, a história de vida dos alunos e outros gêneros textuais e literários aplicados em sala de aula pelo professor.

Tais iniciativas estão inseridos nos propósitos da Gestão Democrática Escolar da E. E. “Prof. Hélio Penteado de Castro”, conforme PLANEJAMENTO ESCOLAR RELATIVO AOS ARTIGOS RELATIVOS AOS LIVROS, TÍTULOS E ARTIGOS - Primeiro bimestre de 2023. Primeiro bimestre de 2023. FONTE: planejamento escolar todo em https://www.recantodasletras.com.br/juvenil/7883394.

Assim, sou grato!

José João Bosco Pereira

Professor da E. E. “Prof. Hélio Penteado de Castro”

Piracicaba, SP - outubro de 2023.

Em tempo: Veja, aqui, agora, no final, carta a Maíra, que concerne sobre a Melhoria da qualidade do trabalho pedagógico deste projeto: Meus livros, títulos e artigos entre os estudantes e professores e reunião ATPCG. Adesão de 23 professores ao Projeto Escolar: Poesia e literatura na escola e suas implicações.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 11/09/2023
Reeditado em 01/11/2023
Código do texto: T7883394
Classificação de conteúdo: seguro