Produção textual teatral dos estudantes 8 A - narrativa de Sísifo para teatro Zeus não perdoa... (cena, rubrica, diálogos...)

Correção: Prof. J B Pereira

E E HPC

31/08/2023, 17:46.

HENRI PIETRO D. ALMEIDA - 8 A

Mito de Sísifo: Zeus não perdoa...

Cena 04

Zeus (furioso) - Hades, castigue o Sísifo, é que intrometeu em minha vida. E ainda nos fez de tolos. Enganou a morte, pois ficou sem ser enterrado e honras de exéquias.

Hades (irritado) - Sim, Zeus, o safado combinou com a mulher não enterrar seu cadáver. Agora, velho, vai morrer mesmo. Rsrsrs...

Arconte (indiferente, mas ouve Hades) - Deixe o Sísifo do outro lado do rio, até que possa passar com a moeda dos miseráveis. E assim traga-o aqui.

Hades (fingindo surpreso) - Ora, você é o famoso Sísifo?

Sísifo (fingindo inocência) - Sim, senhor!

Hades (voz irônica) - Tenho o belo trabalho para você, seu espertalhão!

Zeus (Gargalha no Olimpo, vendo pelo pequeno lado de sua morada eterna) - Até que vim o castigo fulminante chegou... Maldito Sísifo, vou ver sofrer para sempre.

Sísifo (engasgado e chorando) - Piedade, Hades, Zeus é que maquinou tudo. E eu tinha responsabilidades de ter um rio para minha cidade, por ser o prefeito.

Hades (sentenciando furioso) - Os deuses decretaram seu castigo: levará a pedra até lá em cima. E estará livre para seguir em frente. Certo?

Sísifo (esperançoso) - Isso é fácil. O quê? A pedra não para nunca. Zeus, Hades, deuses olimpianos, malditos, que humilham os mortais. Se eu fosse deus, eu os puniria pior!

_______

Samuel Alves dos Santos - 8 A -

Cena 01

Zeus discute com Sísifo:

Zeus (furioso) - Você disse sobre meu caso amoroso, então terá o que merece!

Sísifo (empalidecendo-se) - Zeus, não! Piedade! Eu apenas fiz o que não tinha domínio. É que pensei em ter água para minha cidade. Nada tenho a ver com sua vida amorosa.

Zeus (mais furioso) - Maldito, morrerás. Eu o castigarei para sempre. A montanha será sua inimiga, a pedra rolará como sua língua tagarela... E terá que descer sempre...

________

Letícia Maria - 8 A

Cena 01 - O povo descobriu a verdade

DESCONHECIDO (calmamente fala com o povo) - Vocês não fazem ideia da verdade, então eu vou contar qual é a verdade. Zeus está apaixonado por Egina, filha do deus-rio Azopo.

NARRADOR - Todos então ficam curiosos, alarmados e surpresos com a notícia repentina. Mas, Zeus fica furioso.

Cena 2 - Irritação de Zeus

Zeus (Chama Hades) - Quem foi que disse isso?

Hades (aproxima calmo) - Não sei responder a essa pergunta ainda.

Cena 3 - Atitude de Zeus

Zeus (decidido e irritado) - Encarregue-se de descobrir.

Hades (aponta a culpa de Sísifo) - Foi o prefeito Sísifo.

Zeus (levanta-se do trono): Quero-o condenado após a morte. Sísifo levará uma pedra ao alto da montanha sem que se fixe, logo cairá e descerá. Será ele obrigado a pegar e fazer tudo de novo.

Sísifo (angustiado e velho) - Agora morto, o castigo é o eterno suplício.

Hades (aceita punir tão logo)

__________________________________________

REFERÊNCIA

SLIDES CMSP REPOSITÓRIO em: Na prática

"Na aula 10, vocês adaptaram um

texto para a linguagem teatral.

Agora é o momento de revisá-lo."

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/98416/548625.pdf

PROPOSTA em: 8ºA EF INT CIE047375

Turma

josejoaobosco5693172-sp

Redação - 8º ano EF: Texto teatral

98415

redacaopaulista

31/08/2023

25779353

02/09/2023

PUBLICADO

_____________

Turma 8ºA EF INT CIE047375

josejoaobosco5693172-sp

Redação - 8º ano EF: Texto teatral

98415

redacaopaulista

06/09/2023

25498167

08/09/2023

AGENDADO

https://cmsp.ip.tv ou https://cmsp.ip.tv/tms/task

imagem em fonte: https://www.culturagenial.com/sisifo-resumo-e-significado-do-mito/#:~:text=Um%20dia%2C%20S%C3%ADsifo%20viu%20a,Zeus%20havia%20sequestrado%20a%20mo%C3%A7a.

J B Pereira e Correção dos textos dos estudantes e produção teatral cmsp repositório 31 agosto 2023
Enviado por J B Pereira em 31/08/2023
Código do texto: T7874905
Classificação de conteúdo: seguro