Filosofia e filosofar: o que é e para que serve?
Sócrates afirmava que, assim como a mãe parteira, estava preparado para ser o parteiro das ideias. Daí no grego: maiêutica: parto das ideias. Oikos é ideia, conceito...
Palavra de homem não faz curva
Renato, estudante do 9º Ano em Piracicaba, SP.
Aristóteles disse frase célebre de que amava a Sabedoria ou era apaixonado por pensar ou raciocinar com flexibilidade e profundidade.
Serve a filosofia para ajudar a pensar com cuidado os meios de ser compreendido, a convencer alguém de alguma realidade, a tomar melhor decisões, a sustentar escolhas, dividir preocupações e condividir responsabilidades.
Os sofistas resolveram que poderiam ganhar dinheiro ao ensinar os caminhos dos saberes, contudo protestou Sócrates: o saber não se reduz à prata e ao ouro.
Muitos morreram pela Filosofia antes e depois de Sócrates. Este foi condenado a tomar sicuta, cujos efeitos provocas paralisação dos músculos e o sufocamento da respiração pulmonar.
Filosofar pode ser um incômodo para os que nos escutam quando os temas não lhes são conhecidos ou não são aceitos ou diferentes em opções existenciais e pontos de vistas.
Não basta ter títulos para se dizer sábio. Sabedoria é a aceitação de si, ao mesmo tempo, que avançar na busca da verdade. Somos todos necessitados da sabedoria, porque somos marcados pela ignorância e dificuldade de pensar reflexivamente o que nos toca o real como construção de imagens, saber, sentir, sensações, concepções etc.
J B Pereira
________________
Filosofia
Pedro Menezes Pedro Menezes Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação
O que é filosofia?
Filosofia é uma área do conhecimento dedicada à construção de saberes lógicos e racionais. A filosofia produz um conhecimento sistemático a partir da argumentação e da criação de conceitos.