VERBOS INTRANSITIVOS E TRANSITIVOS: 8º Ano 2023
VERBOS INTRANSITIVOS E TRANSITIVOS HOJE
Prof. João Bosco
MATÉRIA DE AVALIAÇÃO OU PROVA
PRESTE ATENÇÃO E SILÊNCIO
Vamos ver hoje os VERBOS em orações e textos
EF08LP04A "Identificar aspectos linguísticos e gramaticais (morfologia e tempos verbais) em texto."
EF08LP16A "Utilizar elementos que marquem os efeitos de sentido de uso e modalização (transitividade e verbos)."
Vamos escutar agora: CAZUZA em Poeta está vivo, cantado pela Banda Barão Vermelho:
Essa banda foi formado por:
Cazuza (no Vocal),
Roberto Frejat (guitarra),
Dé Palmeira (baixo),
Maurício Barros (teclado) e
Guto Goffi (bateria).
https://www.letras.mus.br/barao-vermelho/44427/
1. Vejamos, primeiro, o que é Verbo: é fenômeno da natureza, ação e estado do ser.
Fenômeno da natureza: Choveu, nevou, trovejou ...
Ação: nasceu, morreu, chorou, gritou...
Estado do ser: Pedro é feliz. O verbo é - verbo "é" liga Pedro a palavra "feliz". Feliz lembra felicidade: estado emocional de Pedro. Pedro está feliz, Pedro permanece feliz.
2. Vejamos o que é transitividade verbal:
TRANSITIVIDADE VERBAL: é quando o verbo precisa ou não de complemento verbal.
Exemplo: Pedro nadou.
O verbo nadou é uma ação completa então é um Verbo INTRANSITIVO. NÃO TEM COMPLEMENTO
Exemplo: Pedro comprou o celular.
Agora, comprou tem um complemento verbal "o celular". Então comprou é verbo TRANSITIVO. TEM COMPLEMENTO.
VERBOS INTRANSITIVOS
_____________
REVISÃO:
Exemplo:
Pedro nasceu.
Quem nasceu: Pedro: sujeito ou agente
O que se diz de Pedro: nasceu. Predicado
Veja que nasceu indica uma ação completa. O verbo nascer diz tudo sobre Pedro.
Por isso, o verbo NASCER é Verbo INTRANSITIVO. Por que o verbo NASCER tem sentido completo. Não precisa de complemento para o verbo "nascer".
___________________
Exemplo:
Pedro gosta de Márcia.
Gosta tem o complemento "de Márcia". Então, o verbo gosta é VERBO TRANSITIVO. por que completa o sentido do verbo gosta de...
__________________________________
ATIVIDADE EM SALA DE AULA
Em duplas, responda:
1. Faça o que se pede abaixo:
Circule os verbos, que indicam ação.
Sublinhe os verbos, que indicam Estado do ser.
Coloque um asterisco nos verbos, que indicam Fenômenos da natureza.
Texto: Escola e sua multifuncionalidade hoje.
Escola apresenta aos estudantes diferentes condições e oportunidades para desenvolver cidadania corresponsável, educação ambiental com pertencimento escolar e educação patrimonial.
Faça sol, tenha chuvas, esteja frio, passe calor...
O cuidado de si, da terra e da compostagem rendem possibilidades de como abrir janelas dos saberes e práticas educativas e socioemocionais para o relacionamento e o respeito ao outro – diferente de mim.
O cuidado com o pensar o mundo e a sociedade e suas demandas de presente e futuro quando aos acessos ao trabalho, alimentação saudável e alternativa, respeito às culturas agrárias e pecuárias diferentes seja do camponês e agricultura familiar e miniempresas, seja do indígena e do quilombola.
Abre-se o diálogo com as matérias escolares como a Educação Física em performance ou atuação pedagógica básica corpo-mente-espírito e ecologia juntos na sociabilidade e saúde integral da pessoa.
2. Complete as lacunas ou traços ao lado dos poemas para classificar os verbos intransitivos e transitivos.
Pode-se realizar pesquisas desses temas transversais.
Como disse Cazuza em uma de suas belas e provocadoras canções: O Poeta Está Vivo, da Banda Barão Vermelho
1 "Baby, compra o jornal ______________________________________________________________
2 E vem ver o sol ______________________________________________________________________
3 Ele continua a brilhar _______________________________________________________________
4 Apesar de tanta barbaridade __________________________________________________________
5 Se você não pode ser forte ______________________________________________________________
6 Seja pelo menos humana ________________________________________________________________
7 Todo mundo é parecido ________________________________________________________________
8 Quando sente dor ______________________________________________________________________
9 Mas quem tem coragem de ouvir ______________________________________________________
10 Amanheceu o pensamento ____________________________________________________________
11 Que vai mudar o mundo _______________________________________________________________
12 Com seus moinhos de vento __________________________________________________________
FONTE: https://www.letras.mus.br/barao-vermelho/44427/
3. Em duplas, responda:
Quais são os verbos INTRANSITIVOS E TRANSITIVOS no texto abaixo.
Texto: O que é Educação Patrimonial?
“... O patrimônio cultural e o meio ambiente histórico em que está inserido oferecem oportunidades de provocar nos alunos sentimentos de surpresa e curiosidade, levando-os a querer conhecer mais sobre eles.
Cada produto da criação humana, utilitário, artístico ou simbólico, é portador de sentidos e significados, cuja forma, conteúdo e expressão devemos aprender a “ler” ou “decodificar”.
Para desenvolver este aprendizado, o conhecimento especializado não é essencial. Qualquer pessoa pode fazê-lo, desde que utilize suas capacidades de observação e análise direta do objeto ou fenômeno estudado.” (p. 7)
FONTE: O que é patrimônio Cultural em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.
REFERÊNCIA
CAZUZA. O poeta está vivo. Amanhaceu o pensamento em: https://www.letras.mus.br/barao-vermelho/44427/
CURRÍCULO PAULISTA: competências e habilidades...
Materiais Digitais no Repositório em: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/
O que é patrimônio Cultural em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.
PROTAGONISMO JUVENIL para projetos escolares. Material digital. Ensino fundamental II. Minitextos adaptados à gramática contextualizada em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.
RECANTO das Letras. ferramentos. campo de publicação: juvenil em: https://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/publicacoes/editor.php?acao=ler&idt=7848855
TERRA, Ernani. Minigramática da Língua portuguesa. Agir. 1998.
Piracicaba, 29/07/2023.
Grato à Coordenadora de Área: Professora Cristiane
Grato a todos!
J B Pereira