Escola e patrimônio: zelar, cuidar e manutenção. A escola é nossa!
Tema: Preservação ambiental na Escola Estadual "Prof. Hélio Penteado de Castro"
REUNIÃO PROTAGONISMO JUVENIL
J B Pereira
29/07/2023.
Gratidão ao Prof. Vice-Diretor Ricardo Rogério Buzzin
PAUTA DA AULA DE HOJE
1.CONCEITO E APLICAÇÃO
2. ESCOLA E SUA ORIGEM, PATRONO E 35 ANOS DE HISTÓRIA COM VOCÊ
HOMENAGEM AO EDUCADOR PROFESSOR HÉLIO PENTEADO DE CASTRO: pesquisa de J B Pereira em set. 2017.
https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/6137874
É patrono de nossa escola, foi também vereador de Piracicaba, tem nome de rua no bairro Elite, foi professor Sud Mennucci nos anos 1919 a 1940. Veio a Piracicaba para lecionar química, entre 1919- 1935 . "Lecionou na Complementar e Normal Primária de Campinas, retorna à Piracicaba para lecionar a cadeira de Física e Química da Escola Normal."
3. IPHAN E TOMBAMENTO NACIONAL: NOVO OLHAR E RESPONSABILIDADE COLETIVA
4. CADA UM SER AGENTE DO PATRINÔNIO
5. O QUE É O LÍDER E O QUE FAZ?
6. TUTORIA EM AÇÃO: BUSQUE SEU TUTOR ...
A metodologia da Educação Patrimonial pode levar a escola com alunos e seus professores a utilizarem os objetos culturais na sala de aula ou nos próprios locais onde são encontrados, como peças “chave” no desenvolvimento dos currículos e não simplesmente como mera “ilustração” das aulas.
J B Pereira
“... O patrimônio cultural e o meio-ambiente histórico em que está inserido oferecem oportunidades de provocar nos alunos sentimentos de surpresa e curiosidade, levando-os a querer conhecer mais sobre eles.
Cada produto da criação humana, utilitário, artístico ou simbólico, é portador de sentidos e significados, cuja forma, conteúdo e expressão devemos aprender a “ler” ou “decodificar”.
Para desenvolver este aprendizado, o conhecimento especializado não é essencial.
Qualquer pessoa pode fazê-lo, desde que utilize suas capacidades de observação e análise direta do objeto ou fenômeno estudado.” ( p. 7)
FONTE: O que é patrimônio? http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf
OBJETIVOS
1. Despertar cada vez mais o saudável pertencimento à escola como espaço de convivência e respeito, mediado por estruturas humanas e materiais.
2. Contextualizar o protagonismo juvenil na condição de PV constante para Educação ambiental, patrimonial, afetiva, educativa, financeira... Tudo custa dinheiro, cuidado e tempo. Quem cuida tem. Quem organiza e zela colhe bons resultados e sabe onde achar o que precisa.
3. Conceituar cidadania corresponsável na direção de deveres e direitos para o bem comum.
4. Zelar para a manutenção do patrimônio escolar. A escola é de cada um, é minha, é sua, é de todos nós. Seus filhos podem vir estudar aqui. A nossa escola é a melhor pois aqui nos hoje estudamos. Não precisamos ficar idealizando outras escolas. Podemos, sim, aprender com outras escolas. Mas, cada escola tem sua vida e administração próprias.
5. Se estragar, não teremos dinheiro e recursos para consertar. E como fica? Ficaremos sem mesas, sem brinquedos, sem ventiladores etc.
O amor transforma e exige atos de responsabilidades.
A curiosidade e o interesse bons fazem a história ficar melhor.
Dinheiro não é fumaça... mas, se não saber gastar, evapora.
Para ganhar o dinheiro, você tem que suar a camisa, cuidado ao aplicar, gastar, investir, comprar, vender...
PARA REFLETIR
Você cuida da sua escola como cuida da sua casa e da igreja?
Por que não destrói sua casa, a igreja, o shopping, mas rabisca paredes e lousas e destrói carteiras, cadeiras etc. ?
Criado em 1935 - IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico-geográfico e Artístico Nacional analisa, registra, inventaria e faz o tombamento (em forma de lei - para conservação) de patrimônios cultural do Brasil: casas, museus, igrejas, escolas etc.
São muitos os bens tutelados e registrados, conservados e catalogados pelo Estado Brasileiro.
"O que é tombamento?
A palavra tombamento originou-se do verbo tombar que - no Direito, em Portugal - tem o sentido de registrar, inventariar, arrolar e inscrever bens. O inventário era inscrito em livro próprio que era guardado na Torre do Tombo, em Lisboa."
FONTE: http://portal.iphan.gov.br/perguntasFrequentes?categoria=9#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20tombamento%3F,Torre%20do%20Tombo%2C%20em%20Lisboa.
AGORA NA PRÁTICA
OBSERVAÇÃO PARA MUDAR
E AGIR PARA CONSERTAR, LIMPAR E DURAR ...
Valorização do Educ. Patrimonial – AGENDAR PRES. PATRIMONIAL - preservação (sem verbal), conscientização
a) OLHAR ATENTO
Na sala de aula
Veja nossa sala, o que está sendo melhorado...
Deixamos as carteiras pintadas, paredes com corretivos, ventiladores estragados, vidros e cadeiras e chão lavados.
b) Depois fora da sala
Sair da sala, visitar pingue-pongue, raquete, bolinha, ver cadeira quebrada...
Escada lavada, corredores mais limpos e lavados
Destruíram mesas de concreto
c) Cuidados e saber usar Cadeira, pingue-pongue, pimbolim etc.
d) MANUTENÇÃO OU AÇÕES COMPARTILHADOS
Por que não destruo o shopping e por que destruo aqui que fico 9 horas?
PARA TER DIREITO PRECISO DE DEVERES
Líder DE TURMA
SABER ESCOLHER O LIDER DE TURMA.
VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DO LIDER DE TURMA?
VOCÊ GOSTARIA DE SER UM LÍDER DE TURMA?
VOCÊ TEM NOÇÃO DO PAPEL DO LÍDER DE TURMA?
CARACTERÍSTICAS E ATRIBUIÇÕES DO LÍDER DE TURMA
P. 61.
FONTE: Protagonismo Juvenil_6 a 9_vol1_2021.pdf
file:///C:/Users/joao%20bosco/OneDrive%20-%20Academico%20-%20Secretaria%20do%20Estado%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20S%C3%A3o%20Paulo/%C3%81rea%20de%20Trabalho/Protagonismo%20Juvenil_6%20a%209_vol1_2021.pdf
CARACTERÍSTICAS DO LÍDER DE TURMA
1 -Líder democrático (representar a turma com a cooperação e a contribuição de todos)
2 - Compreensivo (entender as dificuldades dos colegas)
3 -Educado, atento, atencioso, respeitoso
4 - Responsável
5 - Honesto
6 - Imparcial
7 - Ter iniciativa
8 - Justo
9 - Leal, tem fidelidade, compromisso com a turma e consigo mesmo.
10 - Assíduo às atividades escolares e de representação - pontual e respeita os horários e compromissos agendados.
11 - Dinâmico
12 - Estudioso
13 - Persistente
14 - Ser exemplo para todos a partir de sua conduta.
ATRIBUIÇÕES DO LÍDER DE TURMA
1- Conhecer o Regimento Escolar;
2- Representar a turma sempre que necessário ou solicitado;
3- Ser elo entre os colegas de turma, sempre buscando a harmonia;
4- Ser interlocutor entre a turma, a Direção e os Professores, levando ao conhecimento desses órgãos, as dificuldades enfrentadas pela turma, individual ou coletivamente;
5- Participar das reuniões de Conselho de Classe participativo e outras, quando solicitado;
6- Auxiliar professores em sala de aula, quando solicitado;
7- Auxiliar e motivar os colegas a zelar pelo ambiente escolar;
8- Atualizar a agenda e mural da sala de aula;
9- Informar a classe sobre os assuntos tratados em reuniões.
10- Participar das reuniões ordinárias e extraordinárias dos Líderes de Turma.
OS PROFFESSORES JÁ FALARAM COM TODOS VOCÊS SOBRE:
EM CADA SALA, os líderes de Turma afixaram os resultados da Prova Paulista:
FREQUÊNCIA,
RESULTADOS da participação e acertos– ANÁLISE DA PROVA PAULISTA
Corresponsabilidade
LEITURAS é fundamental para acertar e veja os comandos de cada questão
Cada matéria tem dicas e modos de responder ou marcar a questão - FIQUE DE OLHO E PEÇA AO SEU PROFESSOR PARA MOSTRAR COMO RESPONDER AS QUESTÕES DA PROVAS.
Escolha ou opções consciente das ELETIVAS. Isso é de sua responsabilidade.
PV - projeto de via e MATÉRIAS escolares. Isso marca toda sua vida escolar até o ensino médio e na faculdade.
PEDE AO TUTOR PARA VER SEU BOLETIM ESCOLAR: TER noção do BOLETIM - procure o seu tutor e converse sobre isso.
_________
RESPEITAR E SER RESPEITADO
CUIDADAR PARA TER SEMPRE.
1. Jogar o lixo no lixo;
2. Manter as paredes sem pichações;
3. Organizar as carteiras na sala de aula;
4. Limpar a lousa;
5. Não depredar o patrimônio escolar;
6. Preservar os trabalhos expostos pelos colegas;
7. Manter as carteiras, o chão e as paredes limpas
Em Protagonismo Juvenil : material digital (p. 119 e 200).
FONTE: Protagonismo Juvenil_6 a 9_vol1_2021.pdf
Obs.: Professor: REGISTRAR AS EVIDÊNCIAS COM OS ALUNOS E AMBIENTES
Gratidão ao Prof. Vice-Diretor Ricardo Rogério Buzzin