Escola e patrimônio: zelar, cuidar e manutenção. A escola é nossa!

Tema: Preservação ambiental na Escola Estadual "Prof. Hélio Penteado de Castro"

REUNIÃO PROTAGONISMO JUVENIL

J B Pereira

29/07/2023.

Gratidão ao Prof. Vice-Diretor Ricardo Rogério Buzzin

PAUTA DA AULA DE HOJE

1.CONCEITO E APLICAÇÃO

2. ESCOLA E SUA ORIGEM, PATRONO E 35 ANOS DE HISTÓRIA COM VOCÊ

HOMENAGEM AO EDUCADOR PROFESSOR HÉLIO PENTEADO DE CASTRO: pesquisa de J B Pereira em set. 2017.

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/6137874

É patrono de nossa escola, foi também vereador de Piracicaba, tem nome de rua no bairro Elite, foi professor Sud Mennucci nos anos 1919 a 1940. Veio a Piracicaba para lecionar química, entre 1919- 1935 . "Lecionou na Complementar e Normal Primária de Campinas, retorna à Piracicaba para lecionar a cadeira de Física e Química da Escola Normal."

3. IPHAN E TOMBAMENTO NACIONAL: NOVO OLHAR E RESPONSABILIDADE COLETIVA

4. CADA UM SER AGENTE DO PATRINÔNIO

5. O QUE É O LÍDER E O QUE FAZ?

6. TUTORIA EM AÇÃO: BUSQUE SEU TUTOR ...

A metodologia da Educação Patrimonial pode levar a escola com alunos e seus professores a utilizarem os objetos culturais na sala de aula ou nos próprios locais onde são encontrados, como peças “chave” no desenvolvimento dos currículos e não simplesmente como mera “ilustração” das aulas.

J B Pereira

“... O patrimônio cultural e o meio-ambiente histórico em que está inserido oferecem oportunidades de provocar nos alunos sentimentos de surpresa e curiosidade, levando-os a querer conhecer mais sobre eles.

Cada produto da criação humana, utilitário, artístico ou simbólico, é portador de sentidos e significados, cuja forma, conteúdo e expressão devemos aprender a “ler” ou “decodificar”.

Para desenvolver este aprendizado, o conhecimento especializado não é essencial.

Qualquer pessoa pode fazê-lo, desde que utilize suas capacidades de observação e análise direta do objeto ou fenômeno estudado.” ( p. 7)

FONTE: O que é patrimônio? http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/guia_educacao_patrimonial.pdf.pdf

OBJETIVOS

1. Despertar cada vez mais o saudável pertencimento à escola como espaço de convivência e respeito, mediado por estruturas humanas e materiais.

2. Contextualizar o protagonismo juvenil na condição de PV constante para Educação ambiental, patrimonial, afetiva, educativa, financeira... Tudo custa dinheiro, cuidado e tempo. Quem cuida tem. Quem organiza e zela colhe bons resultados e sabe onde achar o que precisa.

3. Conceituar cidadania corresponsável na direção de deveres e direitos para o bem comum.

4. Zelar para a manutenção do patrimônio escolar. A escola é de cada um, é minha, é sua, é de todos nós. Seus filhos podem vir estudar aqui. A nossa escola é a melhor pois aqui nos hoje estudamos. Não precisamos ficar idealizando outras escolas. Podemos, sim, aprender com outras escolas. Mas, cada escola tem sua vida e administração próprias.

5. Se estragar, não teremos dinheiro e recursos para consertar. E como fica? Ficaremos sem mesas, sem brinquedos, sem ventiladores etc.

O amor transforma e exige atos de responsabilidades.

A curiosidade e o interesse bons fazem a história ficar melhor.

Dinheiro não é fumaça... mas, se não saber gastar, evapora.

Para ganhar o dinheiro, você tem que suar a camisa, cuidado ao aplicar, gastar, investir, comprar, vender...

PARA REFLETIR

Você cuida da sua escola como cuida da sua casa e da igreja?

Por que não destrói sua casa, a igreja, o shopping, mas rabisca paredes e lousas e destrói carteiras, cadeiras etc. ?

Criado em 1935 - IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico-geográfico e Artístico Nacional analisa, registra, inventaria e faz o tombamento (em forma de lei - para conservação) de patrimônios cultural do Brasil: casas, museus, igrejas, escolas etc.

São muitos os bens tutelados e registrados, conservados e catalogados pelo Estado Brasileiro.

"O que é tombamento?

A palavra tombamento originou-se do verbo tombar que - no Direito, em Portugal - tem o sentido de registrar, inventariar, arrolar e inscrever bens. O inventário era inscrito em livro próprio que era guardado na Torre do Tombo, em Lisboa."

FONTE: http://portal.iphan.gov.br/perguntasFrequentes?categoria=9#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20tombamento%3F,Torre%20do%20Tombo%2C%20em%20Lisboa.

AGORA NA PRÁTICA

OBSERVAÇÃO PARA MUDAR

E AGIR PARA CONSERTAR, LIMPAR E DURAR ...

Valorização do Educ. Patrimonial – AGENDAR PRES. PATRIMONIAL - preservação (sem verbal), conscientização

a) OLHAR ATENTO

Na sala de aula

Veja nossa sala, o que está sendo melhorado...

Deixamos as carteiras pintadas, paredes com corretivos, ventiladores estragados, vidros e cadeiras e chão lavados.

b) Depois fora da sala

Sair da sala, visitar pingue-pongue, raquete, bolinha, ver cadeira quebrada...

Escada lavada, corredores mais limpos e lavados

Destruíram mesas de concreto

c) Cuidados e saber usar Cadeira, pingue-pongue, pimbolim etc.

d) MANUTENÇÃO OU AÇÕES COMPARTILHADOS

Por que não destruo o shopping e por que destruo aqui que fico 9 horas?

PARA TER DIREITO PRECISO DE DEVERES

Líder DE TURMA

SABER ESCOLHER O LIDER DE TURMA.

VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DO LIDER DE TURMA?

VOCÊ GOSTARIA DE SER UM LÍDER DE TURMA?

VOCÊ TEM NOÇÃO DO PAPEL DO LÍDER DE TURMA?

CARACTERÍSTICAS E ATRIBUIÇÕES DO LÍDER DE TURMA

P. 61.

FONTE: Protagonismo Juvenil_6 a 9_vol1_2021.pdf

file:///C:/Users/joao%20bosco/OneDrive%20-%20Academico%20-%20Secretaria%20do%20Estado%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20S%C3%A3o%20Paulo/%C3%81rea%20de%20Trabalho/Protagonismo%20Juvenil_6%20a%209_vol1_2021.pdf

CARACTERÍSTICAS DO LÍDER DE TURMA

1 -Líder democrático (representar a turma com a cooperação e a contribuição de todos)

2 - Compreensivo (entender as dificuldades dos colegas)

3 -Educado, atento, atencioso, respeitoso

4 - Responsável

5 - Honesto

6 - Imparcial

7 - Ter iniciativa

8 - Justo

9 - Leal, tem fidelidade, compromisso com a turma e consigo mesmo.

10 - Assíduo às atividades escolares e de representação - pontual e respeita os horários e compromissos agendados.

11 - Dinâmico

12 - Estudioso

13 - Persistente

14 - Ser exemplo para todos a partir de sua conduta.

ATRIBUIÇÕES DO LÍDER DE TURMA

1- Conhecer o Regimento Escolar;

2- Representar a turma sempre que necessário ou solicitado;

3- Ser elo entre os colegas de turma, sempre buscando a harmonia;

4- Ser interlocutor entre a turma, a Direção e os Professores, levando ao conhecimento desses órgãos, as dificuldades enfrentadas pela turma, individual ou coletivamente;

5- Participar das reuniões de Conselho de Classe participativo e outras, quando solicitado;

6- Auxiliar professores em sala de aula, quando solicitado;

7- Auxiliar e motivar os colegas a zelar pelo ambiente escolar;

8- Atualizar a agenda e mural da sala de aula;

9- Informar a classe sobre os assuntos tratados em reuniões.

10- Participar das reuniões ordinárias e extraordinárias dos Líderes de Turma.

OS PROFFESSORES JÁ FALARAM COM TODOS VOCÊS SOBRE:

EM CADA SALA, os líderes de Turma afixaram os resultados da Prova Paulista:

FREQUÊNCIA,

RESULTADOS da participação e acertos– ANÁLISE DA PROVA PAULISTA

Corresponsabilidade

LEITURAS é fundamental para acertar e veja os comandos de cada questão

Cada matéria tem dicas e modos de responder ou marcar a questão - FIQUE DE OLHO E PEÇA AO SEU PROFESSOR PARA MOSTRAR COMO RESPONDER AS QUESTÕES DA PROVAS.

Escolha ou opções consciente das ELETIVAS. Isso é de sua responsabilidade.

PV - projeto de via e MATÉRIAS escolares. Isso marca toda sua vida escolar até o ensino médio e na faculdade.

PEDE AO TUTOR PARA VER SEU BOLETIM ESCOLAR: TER noção do BOLETIM - procure o seu tutor e converse sobre isso.

_________

RESPEITAR E SER RESPEITADO

CUIDADAR PARA TER SEMPRE.

1. Jogar o lixo no lixo;

2. Manter as paredes sem pichações;

3. Organizar as carteiras na sala de aula;

4. Limpar a lousa;

5. Não depredar o patrimônio escolar;

6. Preservar os trabalhos expostos pelos colegas;

7. Manter as carteiras, o chão e as paredes limpas

Em Protagonismo Juvenil : material digital (p. 119 e 200).

FONTE: Protagonismo Juvenil_6 a 9_vol1_2021.pdf

Obs.: Professor: REGISTRAR AS EVIDÊNCIAS COM OS ALUNOS E AMBIENTES

Gratidão ao Prof. Vice-Diretor Ricardo Rogério Buzzin

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 29/07/2023
Reeditado em 29/07/2023
Código do texto: T7848818
Classificação de conteúdo: seguro