Ser professor hoje - Parabéns aos novos e aos antigos heróis de lide...

"Gabriel o Pensador renova as críticas que fez em 'Estudo Errado' há 20 anos (Foto: Marcio Gouveia) (...)

Na frase da letra de '175 Nada Especial', o professor reclamava 'esse não é o valor que um professor merecia'. (...)

O aumento da violência não é um problema só das escolas ou das salas de aula, é um reflexo de um aumento da violência na sociedade e da falta de valores, da diminuição da ética, da amizade, do respeito, do amor à vida."

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/08/gabriel-pensador-professor-e-heroi-do-dia-a-dia.html

Ninguém acredita até Getúlio Vargas ainda o professor era visto como autoridade na sala e tinha status quo.

Com o tempo, aliás, o salário pérfido e ridículo que o professor recebe é lamentável.

Governos e leis se passaram, o professor ainda, sendo o deixado de lado, não foi contemplado decentemente.

Até quando e por quê?

Quem o fará por ele? Digo, ele ou os que o representariam não o fizeram. Se o fizeram, por mérito de alguns e esforços de muitos, fizeram ainda uma gota do mar.

E gotas de mar são necessárias para avalanche no congresso nacional e leis éticas para elevar a categoria no patamar de respeitabilidade e sociabilidade, academicidade e projeção na carreira do magistério.

Triste saber que uma das profissões mais antigas do mundo, sofre de asfixia econômico-social e males de desprezo educacional no Brasil e em algumas nações do terceiromundismo.

Parte das respostas são apresentadas por Gabriel o Pensador - 175 Nada Especial (Clipe Oficial) sobre o professor no ônibus sem dinheiro para pagar a passagem. "Estamos no Brasil do abandono..." Escute em: https://www.youtube.com/watch?v=N4DUwKUaz0w

Solução:

- União dos professores

- Escolher líderes comprometidos com a causa dos professores

- Eleger e cobrar lideranças políticas e partidos por leis a favor do salário dos professores e sua carreira

- Agir em equipe para defender o professor contra ameaça e violação de direitos dos professores

- Agir por e em valores humanos e éticos na sala de aula

- Exigir e fazer-se respeitar e defender-se diante e na forma da lei.

- Exigir aposentadoria digna e condições de viver a velhice

- Apoiar movimentos de luta pela categoria professores

_________________

BBC

29/08/2014 07h42 - Atualizado em 29/08/2014 07h51

Gabriel Pensador: 'Professor é herói do dia a dia'

Em depoimento à BBC Brasil, rapper que causou polêmica há 20 anos ao criticar ensino no país em 'Estudo Errado' reavalia papel do educador, do estado e dos alunos.

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/08/gabriel-pensador-professor-e-heroi-do-dia-a-dia.html

J B Pereira e gabriel pensador professor canção '175 Nada Especial'
Enviado por J B Pereira em 17/04/2023
Código do texto: T7766352
Classificação de conteúdo: seguro