Nomofilia ou nomofobia: dependência ao celular?

Nomofobia é o medo irracional de estar sem celular ou aparelhos eletrônicos no geral.

Ela está relacionada ao vício em outras tecnologias como computadores e videogames. Ou seja, quanto maior a dependência digital, maior a fobia.

________________

Como professor como vejo essa dependência psicopedagógica do uso do celular?

A ansiedade e outras patologias estão conexas à dependência das mídias e do celular nos adolescentes e até crianças. O ambiente familiar já tem propensão de acostumar-se às mídias.

Algum tempo passado, houve dependência da tv e não se podia visitar as famílias durante novelas.

Depois surgiram os telejornais. O melhor é o da TV cultura por causa dos comentários éticos e críticos dos especialistas.

É quando vejo os estudantes a ficar o tempo todo nos celulares e nada para focar nas aulas e refletir: que tristeza. Perde de tempo e de inteligências, talentos e gastos de energia, agora despendida para futilidades. Querem games e isso os distraem muito mesmo.

E estranho namoradinhos e adultos juntos sem conversar com celular.

J B Pereira, Flávia Passos Viana em: https://blog.psicologiaviva.com.br/dependencia-digital/#:~:text=Nomofobia%20%C3%A9%20o%20medo%20irracional e depend%C3%AAncia%20digital%2C%20maior%20a%20fobia.
Enviado por J B Pereira em 10/03/2023
Código do texto: T7737076
Classificação de conteúdo: seguro