Clara Zetkin sugeriu a criação do Dia Internacional das Mulheres em 1910.

Qual a origem do Dia Internacional da Mulher? | SUPER...

https://www.google.com/search?q=video+Youtube+Verdadeiro+dia+internacional+da+mulher&oq=video+Youtube+Verdadeiro+dia+internacional+da+mulher&aqs=chrome..69i57.28601j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:80bf3464,vid:042IXW_aNeE

OU

https://www.google.com/search?q=video+Youtube+Verdadeiro+dia+internacional+da+mulher&oq=video+Youtube+Verdadeiro+dia+internacional+da+mulher&aqs=chrome..69i57.28601j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:825f8a41,vid:tCahJd3i2PM

_________

"História da música Maria Maria

A música Maria Maria foi elaborada especialmente para um show do Grupo Corpo, mas se converteu em um dos principais hinos na campanha pelos direitos femininos no país. A obra surgiu a partir de uma parceria de Milton Nascimento e do poeta Fernando Brant e conquistou repercussão global no final da década de 1970."

https://versoseprosas.com.br/historia-da-musica/maria-maria-milton-nascimento/

____________

"Clara Zetkin sugeriu a criação do Dia Internacional das Mulheres em 1910.

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigir

"pão e paz" — e quatro dias após a greve o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano — e é quando é comemorado hoje.

Roxo, verde e branco são as cores do Dia Internacional das Mulheres, de acordo com o site oficial.

"Roxo significa justiça e dignidade. Verde simboliza esperança. Branco representa pureza, embora seja um conceito controverso. As cores se originaram da União Social e Política das Mulheres (WSPU, na sigla em inglês) no Reino Unido em 1908", afirmam."

Pesquisa e fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60646605
Enviado por J B Pereira em 07/03/2023
Reeditado em 08/03/2023
Código do texto: T7735034
Classificação de conteúdo: seguro