Carolina Maria de Jesus Por Me. Fernando Marinho; Por que Carolina Maria de Jesus é ícone da mulher negra escritora? J B PEREIRA

Biografia

"Carolina Maria de Jesus nasceu em 1914, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais. Mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como empregada e catadora de papel para se sustentar e sustentar seus três filhos, que criava sozinha. Carolina escrevia sobre seu dia a dia na favela do Canindé, Zona Norte de São Paulo, até que, em 1958, conheceu o jornalista Audálio Dantas, que a auxiliou na publicação de seus diários.

Seu primeiro livro, Quarto de Despejo, publicado em 1960, vendeu dez mil cópias, em quatro dias, e 100 mil cópias, em um ano. Esse livro relata suas vivências na favela, sobre como sobrevivia à fome com seus filhos. Até hoje é um relato atual da condição de vida de muitas outras mulheres nas favelas do Brasil."

__________

[22:03, 07/03/2023] José João Bosco Pereira:

Por que Carolina Maria de Jesus é ícone da mulher negra escritora?

J B PEREIRA

07/03/2023

[22:04, 07/03/2023] José João Bosco Pereira: 1. Ela viveu na pele a situação da pobreza, fome, miséria, injustiça dos afrodescendentes em Minas e SP.

[22:04, 07/03/2023] José João Bosco Pereira: 2. Aproveitou para ajudar a sua comunidade e não ficar reclamando.

[22:06, 07/03/2023] José João Bosco Pereira: 3. Conscientizou as favelas e bairros pobres sobre a luta pela sobrevivência sem armas e com respeito à família, aos pobres, aos negros e mulheres negras e homens pobres e idosos, jovens contra as drogas etc.

[22:09, 07/03/2023] José João Bosco Pereira: 4. Teve coragem de passar noites a escrever com fome e deixar de comer para dar de comer aos filhos e vizinhos. Heroísmo cristão e humanístico, solidariedade ao pegar remédios, água, comida, distribuir roupas e alimentos que conseguia aos pobres vizinhos, ajudar mães e adolescentes grávidas e violentadas, ficar na fila da pica de água bem cedo, de madrugada, para pegar água para doentes, idosos e para si mesma. Exemplo de coragem, resiliência e amor ao próximo. Escrita objetiva e descritiva de seu contexto social e urbano. As demandas e sofrências das comunidades pobres e a denúncia das injustiças.

[22:11, 07/03/2023] José João Bosco Pereira: Por esses e outros motivos, a mineira escritora, que lançou Quarto de despejo em 1961, advinda de Sacramento (MG), merece nossa consideração no rol das escritoras afrodescendentes e brasileiras.

[22:11, 07/03/2023] José João Bosco Pereira: Tenho dito!

J B Pereira e https://www.portugues.com.br/literatura/carolina-maria-de-jesus.html
Enviado por J B Pereira em 07/03/2023
Código do texto: T7735032
Classificação de conteúdo: seguro