Horta Sustentável Escolar 2023, com professor João Paulo (Piracicaba, SP)

HORTA SUSTENTÁVEL da “Escola ESTADUAL ‘PROFESSOR HÉLIO PENTEADO DE CASTRO’ ”

Professores: José J. B. Pereira (Língua Português) e João Paulo Pires das Neves (História) - 28/02/2023.

É-nos desafiar o oportunizar a terceira edição da Horta Sustentação Escolar, que coincide com nossa também terceiro momento da experiência da gestão em Escola Integral.

GEM 2023: A tecnologia na educação analisada pela UNESCO

Este é o “Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23 (IYBSSD, sigla em inglês) foi definido pela Organização das Nações Unidas e sua agência para educação, a Unesco. O objetivo é ressaltar os possíveis impactos das ciências básicas...”

A experiência de anos anteriores nos assomam aos desafios e ao querer de conquistas na Gestão democrática escolar. Nossa equipe, contextualiza valores e competências humanos, históricos e ecológicos da vida escolar. Objetiva articular aulas teóricas e práticas das habilidades do currículo paulista e as socioemocionais como saberes à luz de outros projetos escolares. Focar autodisciplina, relacionamento humano ético, paciência de cultivo do verde como o respeito a si e aos outros, dentre outros bons propósitos e práticas da horta sustentável e da compostagem escolares.

O tema “Fraternidade e fome” (CNBB, 2023), juntamente com o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mateus 14,16), incentiva nossas comunidades a assumir suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo do Mestre Jesus. Trata-se de partilha que gera solidariedade e campanhas contra a fome e focaliza as demandas alimentares ou da agricultura familiar.

Quem planta pode colher boa verdura: esperamos que a experiência do momento presente marque emocional e intelectualmente o estudante ao trabalhar a terra, adubação e edificar esforço coletivo em desejos de mudança e sentido de vida e do respeito aos colegas.

Acolhamos os estudantes e todos os benfeitores deste projeto, eletiva e protagonismo juvenil e parcerias, aos professores João Paulo e João Bosco.

OBJETIVOS

1. Edificar a experiência peculiar no aluno ao cuidado com o plantio de hortaliças à horta escolar como parte integrada à sua formação democrática;

2. Possibilitar aproximar e integrar o aluno ao conjunto da escola no esforço democrático e saudável de pertencimento escolar e solidário;

3. Despertar valores da terra, cuidado e respeito ao outro e a si como instâncias axiológicas decorrentes de quem se edifica interiormente como cidadania plural; ética e ecológica.

Habilidades desenvolvidas e selecionadas

HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA – Prof. José João Bosco Pereira

(EF89LP33A) Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

EF69LP37 - Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.

(EF69LP36B) Revisar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

HABILIDADES ESSENCIAIS EM HISTÓRIA: Prof. João Paulo Pires das Neves

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Depois de mais 300 mil anos de nomadismo, quando os seres humanos precisavam caçar e coletar, fizeram a Revolução Agrícola. Há mais ou menos 15 mil anos a.C, no Oriente, os seres humanos começaram a cultivar os próprios alimentos. Isso possibilitou as diversas transformações na vida humana.

A Revolução Agrícola possibilitou os seres humanos se sedentarizarem e construir grandes civilizações. Os seres humanos com a produção de alimentos puderam se dedicar a outras atividades. O excesso de alimentos possibilitou o surgimento de novas profissões e do conceito de Estado (Classe dominante e classe dominada).

(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.

Na Idade Média, com a diminuição do comércio e a fuga das pessoas no campo na Europa, onde a economia agrária era a fonte de subsistência das pessoas, houve, principalmente no final do século XIV, algumas transformações nas ferramentas que possibilitaram o aumento na produtividade.

(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

Após a Revolução Industrial, com a invenção das máquinas, acontece a mecanização do campo, responsável por um grande aumento da produção e o êxodo rural.

Eixos temáticos – Indicar quais dos seguintes eixos serão trabalhados na Eletiva

Convivência solidaria, aprender fazendo, respeito pelo outro, reflexão crítico-histórica, valorização ético-ecológica da Horta Sustentável Escolar, atividades focadas com solo, adubação orgânica, aproveitamento da compostagem escolar, aguar canteiros e cultivo de verduras etc. como expressão de atitudes da cidadania responsável escolar e social.

Avaliação, autoavaliação, cartazes, vídeos, interações, formações de equipes etc.

Cada momento em si e desempenho proximal e distante do aluno e sua autoavaliação com os professores e a sua turma constituem forte conduta de aproveitamento ou displicência ou omissão ou mediana visão do seu lugar neste espaço ecologicamente sustentável escolar.

Pode-se pedir resenhas ou resumos quando necessários para pesquisa de temas em andamento relativos à Horta Escolar.

Diálogo respeitoso e democrático com os pares na ação e distribuição de atividades e comprometimento estudantil solicitado dentro dos limites de cada estudante e sua personalidade.

Contribuição pessoal e grupal de envolvimento e ações a favor da horta em si e da compostagem de matéria orgânica, quando solicitados e necessários durante os processos de semeadura, adubação, plantação, manutenção e organização dos canteiros e suas verduras, irrigação e colheita e distribuição conforme orientação professoral, da direção ou da coordenação pedagógica.

Ouvir e interessar-se por participar, acolher a boa fala, respeitar opiniões divergentes, atenção aos professores tutores, da eletiva, de palestrantes e o uso devido e cuidadoso dos instrumentos e recursos da horta e da compostagem em si, construída recentemente.

Espírito de ecologia, gratidão, entusiasmo, respeito, amor à terra e ao verde das verduras e acolhimento ao diferente e a quem vier nos ajudar ou orientar.

Realizar slogan, pensamentos, cartazes, desenhos, produções textuais etc. Conforme as demandas do processo supracitado de início, meio e conclusão da Eletiva e seus resultados esperados ou não.

Capacidade de ouvir, entender e ajudar e respeitar cada momento e grupos e pessoas e colegas no processo de articulação, opinião, envolvimento, sugestão etc., a que se der o processo e suas etapas em evolução.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta nova abordagem sobre a eletiva e seu aprofundamento prático nos objetiva na capacidade de ajudar os alunos em duas dimensões basilares: a escolar-pessoal e a ecológico-histórica. Ambas são convergentes à formação de equilíbrio entre escola-aluno-professores e conhecimento do potencial de cada aluno e suas demandas afetivas à medida que está no espaço da Horta Escolar.

Isso é o primor à medida que cada aluno se apercebe autor de sua plantação, cuidados, manuseio de sementes e mudas de vegetais. Ter em mira o ecológico não dispensa o pedagógico e psicoafetivo. As capacidades socioemocionais e as habilidades essenciais se alinham no bem da formação cidadã e na busca de autonomia e no sentido da vida pessoal e social dos alunos na interação com a natureza, as condutas ecológicas e éticas. O respeito a si e aos outros por vias da natureza se faz necessário, porque significa a superação gradativa e contínua do narcisismo e egolatria para uma postura altruísta e democrática. A escola democrática da qual somos adeptos nos insere na bandeira de dias mais abertos à dignidade e o respeito à pessoa humana e a busca do equilíbrio do meio ambiente. Terra é a palavra afetiva para dizer alimento, relacionamento, meditação, atividades coletivas e capacidade de rever indispensáveis para o bem da vida humana em si e na sua interação ecológica planetária, que já começa em nosso quintal, apartamento, escola, horta sustentável.

Aclimar dinâmicas e elaborar atividades que envolvam os estudantes na horta escolar é uma das opções e projetos da nossa escola, cujo sucesso depende de cada pessoa envolvida em cada semestre.

Uma utopia e uma alavanca educacional preciosa que nos remete à história da evolução da subsistência da humanidade, da revolução agrícola do Homo sapiens e dos desdobramentos dos processos do capitalismo tardio brasileiro, a apropriação da agricultura familiar, indígena, quilombola e dos afrodescendentes e como pode ser o remanejamento do solo e seu cultivo na ambiência escola ou nas casas ou moradas dos nossos estudantes.

Tais temáticas serão desenvolvidas com a presença do professor João Paulo em trabalhos teóricos ou didáticos nas comunicações e explanações em sala de aula. A prática de cultivo e compostagem fica na orientação do professor João Bosco.

Ambos agradecem o apoio da Direção e Coordenação e amigos e colaboradores da Horta Escolar Sustentável

REFERÊNCIA

HORTA ESCOLAR SUSTENTÁVEL “JUREMA” – Escola ESTADUAL PROFESSOR HÉLIO PENTEADO DE CASTRO (recantodasletras.com.br) – https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7084468

Ciências sustentáveis. Disponível em: https://ppgdjs.furg.br/noticias/419-organizacao-das-nacoes-unidas-para-educacao-ciencia-e-cultura-unesco-estabeleceu-o-periodo-de-julho-de-2022-a-julho-de-2023-como-o-ano-internacional-da-ciencia-basica-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 14/02/2023.

J B PEREIRA. ELETIVA: Caleidoscópio e origami: criatividade na escola é assim! //TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS: Na Horta Escolar: engaje-se nesta atitude saudável.

https://www.recantodasletras.com.br/experimental/7048684

Ecologia integral. A grande novidade da Laudato Si'. "Nem a ONU produziu um texto desta natureza''. Entrevista especial com Leonardo Boff.

http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/543662-ecologia-integral-a-grande-novidade-da-laudato-si-qnem-a-onu-produziu-um-texto-desta-natureza-entrevista-especial-com-leonardo-boff

UNESCO elege 2022 e 2023 como Ano Internacional das Ciências Básicas para o desenvolvimento Sustentável em:

https://www.cersuschem.ufscar.br/news/unesco-elege-2022-como-ano-internacional-das-ciencias-basicas-para-o-desenvolvimento-sustentavel

Programa incentiva cultivo de hortas em escolas públicas de Piracicaba.

Tecnologia em educação. Disponível em: https://profuturo.education/pt-br/observatorio/enfoques/gem-2023-a-tecnologia-na-educacao-analisada-pela-unesco/. Acesso em: 14/02/2023.

Vegetais colhidos incrementam merenda; projeto já foi implantado em 54 escolas da cidade e envolve 19 mil alunos e 1,3 mil professores. Por G1 Piracicaba e Região.

3 Competências

Pensamento científico, crítico e criativo

Empatia e cooperação

Responsabilidade e cidadania

Anexo para 2023: 2 Fotos

professor João Bosco apresentando bandeja de alfaces

Doação de alfaces e couves em 2022.

----------------

Professor João Bosco e Benedito com alunos em atividades de capina na horta escolar

Atividades de cuidados com a Horta Sustentável Escolar, capinagem, 2022.

Professores João Bosco e Benedito Moreira com os alunos na limpeza da Horta Sust. Escolar.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 28/02/2023
Reeditado em 22/08/2023
Código do texto: T7729316
Classificação de conteúdo: seguro