O MACACO E A FORMIGA

Um macaco, muito alegre e sempre criativo, estava cansado de ver, a toda hora, a dona formiga trabalhando sem parar.

Todos os dias, ela se juntava às irmãs e saíam juntas em busca de alimentos, que transportavam nas costas e estocavam.

O macaco, não suportando ver aquilo diariamente, pulava forte nos galhos das árvores, para que esses se quebrassem e caíssem em cima da colheita tão bem guardada pelas formigas.

E, assim, acontecia: a formiga guardava, e o macaco destruía.

Certa vez, porém, o macaco, pulando alegremente, caiu de um dos galhos e quebrou os seus dois braços, ficando impossibilitado de procurar sua própria comida. Não perdeu tempo. Procurou a dona formiga e lhe pediu um pouco de alimento.

A dona formiga, compadecida do senhor Macaco, respondeu:

- Eu guardava alimentos para situações como essas, mas você, não suportando nos ver trabalhar, destruiu com alegria tudo o que tínhamos para viver. Agora, eu sinto muito, nós conseguimos de novo o que comer, mas não temos estoque suficiente para ajudar você.

Moral: quem mal a outro faz um dia perde a sua paz.

Nara Minervino
Enviado por Nara Minervino em 09/04/2022
Código do texto: T7491740
Classificação de conteúdo: seguro