2022: HORTA ESCOLAR SUSTENTÁVEL – Escola ESTADUAL “PROFESSOR HÉLIO PENTEADO DE CASTRO”

Plante novas ideias e hortas, há-de colher os resultados em bons projetos, e a ecologia e a escola agradecem.

Professores: José J. B. Pereira (Língua Português)

e Benedito Moreira Silva (Educação Física)

Revisão: 31/01/2022 a 07/02/2022.

INTRODUÇÃO

É-nos conferido oportunizar a segunda edição da Horta Sustentação Escolar, que coincide com nossa também segundo momento da experiência da gestão em Escola Integral.

UNESCO elege 2022 como Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável;

A experiência de anos anteriores nos abrem aos nossos desafios e ao querer de novas conquistas na Gestão democrática atual de nossa Escola. Nossa equipe se prima pela continuidade de valores humanos e ecológicos educacionalmente planejados à desta eletiva como uma das metas da vida escolar. Objetiva aproveitar o espaço de aprendizado e articulação de saberes para endossar a vida interna e projetos de vida dos alunos quanto à autodisciplina, relacionamento humano ético, paciência de cultivo do verde como o respeito a si e aos outros, dentre outros bons propósitos.

Quem planta pode colher boa verdura: esperamos que a experiência do momento presente marque emocional e logisticamente o aluno ao trabalhar a terra e edificar esforço coletivo em desejos de mudança e sentido de vida.

Acolhamos os alunos e todos os benfeitores deste projeto, eletiva e protagonismo juvenil e parcerias, aos professores Benedito Moreira e João Bosco

OBJETIVOS

1. Edificar a experiência peculiar no aluno ao cuidado com o plantio de hortaliças à horta escolar como parte integrada à sua formação democrática;

2. Possibilitar aproximar e integrar o aluno ao conjunto da escola no esforço democrático e saudável de pertencimento escolar e solidário;

3. Despertar valores da terra, cuidado e respeito ao outro e a si como instâncias axiológicas decorrentes de quem se edifica interiormente como cidadania plural; ética e ecológica.

Habilidades desenvolvidas

HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA – Prof. José João Bosco Pereira

EF69LP37 - Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.

(EF89LP33A) Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

(EF69LP36B) Revisar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

HABILIDADES ESSENCIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: Prof. Benedito Moreira da Silva

EF07EF17 - Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito. Lutas do Brasil

EF09EF19 - Explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental. Práticas Corporais de Aventura na natureza

Eixos temáticos – Indicar quais dos seguintes eixos serão trabalhados na Eletiva

Avaliação

Cada momento em si e desempenho proximal e distante do aluno e sua autoavaliação com os professores e a sua turma constituem forte conduta de aproveitamento ou displicência ou omissão ou mediana visão do seu lugar neste espaço ecologicamente sustentável escolar.

Pode-se pedir resenhas ou resumos quando necessários para pesquisa de temas em andamento relativos à Horta Escolar Jurema.

Diálogo respeitoso e democrático com os pares na ação e distribuição de atividades e comprometimento estudantil solicitado dentro dos limites de cada estudante e sua personalidade.

Contribuição pessoal e grupal de envolvimento e ações a favor da horta em si e da compostagem de matéria orgânica, quando solicitados e necessários durante os processos de semeadura, adubação, plantação, manutenção e organização dos canteiros e suas verduras, irrigação e colheita e distribuição conforme orientação professoral, da direção ou da coordenação pedagógica.

Ouvir e interessar-se por participar, acolher a boa fala, respeitar opiniões divergentes, atenção aos professores tutores, da eletiva, de palestrantes e o uso devido e cuidadoso dos instrumentos e recursos da horta e da compostagem em si, construída recentemente.

Espírito de ecologia, gratidão, entusiasmo, respeito, amor à terra e ao verde das verduras e acolhimento ao diferente e a quem vier nos ajudar ou orientar.

Realizar slogan, pensamentos, cartazes, desenhos, produções textuais etc. Conforme as demandas do processo supracitado de início, meio e conclusão da Eletiva e seus resultados esperados ou não.

Capacidade de ouvir, entender e ajudar e respeitar cada momento e grupos e pessoas e colegas no processo de articulação, opinião, envolvimento, sugestão etc., a que se der o processo e suas etapas em evolução.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta nova abordagem sobre a eletiva e seu aprofundamento prático nos objetiva na capacidade de ajudar os alunos em duas dimensões basilares: a escolar-pessoal e a ecológica. Ambas são convergentes à formação de equilíbrio entre escola-aluno-professores e conhecimento do potencial de cada aluno e suas demandas afetivas à medida que está no espaço da Horta Escolar.

Isso é o primor à medida que cada aluno se apercebe autor de sua plantação, cuidados, manuseio de sementes e mudas de vegetais. Ter em mira o ecológico não dispensa o pedagógico e psicoafetivo. As capacidades socioemocionais e as habilidades essenciais se alinham no bem da formação cidadã e na busca de autonomia e no sentido da vida pessoal e social dos alunos na interação com a natureza, as condutas ecológicas e éticas. O respeito a si e aos outros por vias da natureza se faz necessário, porque significa a superação gradativa e contínua do narcisismo e egolatria para uma postura altruísta e democrática. A escola democrática da qual somos adeptos nos insere na bandeira de dias mais abertos à dignidade e o respeito à pessoa humana e a busca do equilíbrio do meio ambiente. Terra é a palavra afetiva para dizer alimento, relacionamento, meditação, atividades coletivas e capacidade de rever indispensáveis para o bem da vida humana em si e na sua interação ecológica planetária, que já começa em nosso quintal, apartamento, escola, horta sustentável.

Aclimar dinâmicas e elaborar atividades que envolvam os alunos na horta escolar é uma das opções e projetos da nossa escola cujo sucesso depende de cada pessoa envolvida.

REFERÊNCIA

HORTA ESCOLAR SUSTENTÁVEL “JUREMA” – Escola ESTADUAL PROFESSOR HÉLIO PENTEADO DE CASTRO (recantodasletras.com.br) – https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7084468

J B PEREIRA. ELETIVA: Caleidoscópio e origami: criatividade na escola é assim! //TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS: Na Horta Escolar: engaje-se nesta atitude saudável.

https://www.recantodasletras.com.br/experimental/7048684

Ecologia integral. A grande novidade da Laudato Si'. "Nem a ONU produziu um texto desta natureza''. Entrevista especial com Leonardo Boff.

http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/543662-ecologia-integral-a-grande-novidade-da-laudato-si-qnem-a-onu-produziu-um-texto-desta-natureza-entrevista-especial-com-leonardo-boff

UNESCO elege 2022 como Ano Internacional das Ciências Básicas para o desenvolvimento Sustentável

https://www.cersuschem.ufscar.br/news/unesco-elege-2022-como-ano-internacional-das-ciencias-basicas-para-o-desenvolvimento-sustentavel

Programa incentiva cultivo de hortas em escolas públicas de Piracicaba

Vegetais colhidos incrementam merenda; projeto já foi implantado em 54 escolas da cidade e envolve 19 mil alunos e 1,3 mil professores. Por G1 Piracicaba e Região

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 07/02/2022
Código do texto: T7446838
Classificação de conteúdo: seguro