leitor e escritor - interfaces da cultura letrada e acesso aos âmbitos profissionais e promoção da pessoa humana na escola e na sociedade em: Português só para quem gosta
Meu pai
Saudade!
Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vamos cada vez melhores e mais flexíveis.
Sebastião Pereira (1932-1991)
31 anos
sim
voaram
Não, porém, as recordações:
o dentista, pai, amigo, esposo, cajuruense...
Dentista com opção pelo campesino e o cidadão das altas horas
Pai do lado da rua e em casa com o jeito conservador, assobiador.
Esposo fiel a curtir cada momento da vida a dois
Cajuruense, MG, vislumbrar a utopia de ver sua terra a emancipar:
dedicava a lutar por pontes, estradas, escola, ônibus aos estudantes, confortar lares em luto,
dentista de plantão e vigílias no rural e na cidade, amigo de padres e religioso sincero...
Tempo breve com 59 anos de existência, tombado à relva com o derrame cerebral.
Olho o retrato, ora com o bigode, ora na sua pose ao lado da bicicleta Hallley alemã preta.
Virou estrela do meu coração!
J B Pereira - minhas memórias
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Grato a toda a generosa equipe "Português só para quem gosta"!
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Bom dia!
Sucesso ao nosso portal e às suas idiossincrasias e à sua circularidade em expansão.
Ofereço os temas que nos importam e nos instigam no dia a dia da Língua Portuguesa.
Eis aí síntese ou curiosidades aspectuais: formativos (gramaticais, literários, linguísticos, psicopedagógicos, neurocientíficos, estéticos etc.), atitudinais e educacionais da língua portuguesa disponibilizados aqui em Português só para quem gosta: leitor e escritor - interfaces da cultura letrada e acesso aos âmbitos profissionais e promoção da pessoa humana na escola e na sociedade.
Letras, letrado(a), letramento. Tais termos nos remetem aos primeiros desafios da escola, educação e participação cidadã.
Abordarmos alguns básicos conceitos de leitor que implica escritor em potencial. Ler é ampliar nossa visão (epistêmica, emotiva, logística, lógica e profissional) de mundo e de nós mesmos com os outros.
Há o pré-leitor que gagueja o ato de ler o texto simples. O leitor iniciante com avanço precário e busca melhorar. O leitor ativo, cuja fluência é-lhe meritória no esforço corajoso de "inter+legere in texto pra scriptura". Essa performance vai aprofundando até aos graus do escritor comum, amador e o profissional. Exigem-se anos para perfilar o bom leitor e o flexível escritor.
A gestão de aprendizagem forja ou engendra perfis com variados processos de apropriações dos sistemas de escritas e domínio de números e matemáticas e suas formas especificamente culturais, estéticas e éticas ( a serviços de pessoas, grupos e ideologias). A escola faz longa preparação, demorado envolvimento, didática e sondagens para agrupamentos escolares e pessoas se mostram mais ou menos aptas às esferas da letralidade, do letramento e das apropriações de vantagens e acessos aos saberes, profissões, cargos e poderes nas distintas carreiras e Universidades e titulações.
Da janela do livro ou do notebook, domina-se ou não o mundo. Ninguém avança o projeto de vida sem as capacidade leitora e escritora nas sociedades letradas.
" Vim cumprir a Torah e os profetas." Até Jesus soube se inserir como bom judeu no sistema de leitura de sua época e os apóstolos se dedicaram a pregar, os evangelistas a escrever, inclusive outros hagiógrafos e outros escritores da Bíblia dominaram a escrita.