Projeto de vida em Moran; curso: Da Educação Integral ao Ensino Integral - 1ª Edição ...2022 janeiro dia 27.
A importância de construir Projetos de Vida na Educação
José Moran
Educador e pesquisador de projetos de inovação
www2.eca.usp.br/moran
moran10@gmail.com
Os colégios Maristas apresentam um material online com vídeos, textos e atividades, chamado Circuito Projeto de
Vida para os estudantes.
O grande desafio é como desenvolver uma visão integral de mundo, competências cognitivas e
socioemocionais como pensamento crítico, criatividade, responsabilidade, colaboração,
comunicação, autocontrole, a partir dos quatro pilares da Unesco - aprender a ser, a fazer, a
conhecer e a conviver -, que podem agrupar-se em três dimensões:
1) Dimensão da Identidade (Eu comigo, aprender a ser): Compreender-se, aceitar-se e
saber usar suas habilidades para crescer, realizar-se e buscar o seu bem-estar
2) Dimensão da Cidadania (Eu com o mundo, aprender a conviver): Relacionar-se de forma
harmoniosa e produtiva com as outras pessoas na família, na escola e na comunidade.
3) Dimensão Produtiva (Aprender a fazer): Desenvolver as competências profissionais para
empreender e contribuir para uma vida profissional realizadora.
O desafio é desenhar o Projeto de Vida dentro do modelo curricular e da cultura de cada escola,
integrando-o de uma forma peculiar e adaptando-o ao seu momento e possibilidades. O mais
importante é a mudança de mentalidade de todos e a percepção da sua relevância. Algumas
ações:
* Conhecer os modelos de integração do Projeto de Vida no currículo feito por outras
instituições educacionais.
• Desenhar uma proposta viável no curto prazo e outra de implementação no médio
prazo. Para isso é importante envolver as famílias, trazê-las para esta discussão e
também os alunos para que opinem, entendam o processo e ajudem no seu desenho.
Pode ser experimentado o modelo de Design, baseado na empatia, na chuva de ideias e
no desenho de uma solução viável no curto e no médio prazo (o que dá para
implementar agora e daqui a alguns anos).
Projetos de vida são orientações para que cada pessoa se conheça melhor, descubra seus
potenciais e os caminhos mais promissores para a sua realização em todas as dimensões.
MORAN, Jose. Aprendendo a desenvolver e orientar projetos de vida. Disponível em
www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/projetos_vida.pdf
MORAN, Jose. Construindo novas narrativas significativas na vida e na educação. Disponível
em www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2016/04/construindo.pdf
ROGERS, Carl. Libertad y creatividad en la educación. Barcelona: Paidós, 1982.
Trajetórias criativas Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental: Uma proposta
metodológica que promove autoria, criação, protagonismo e autonomia. Disponível em
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16320-sebtraj-criativas-caderno1-proposta&category_slug=setembro-2014-pdf&It
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16320-seb-traj-criativas-caderno1-proposta&category_slug=setembro-2014-pdf&Itemid=30192
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SOBRE EDUCAÇÃO E ESCOLA INTEGRAL
Da Educação Integral ao Ensino Integral - 1ª Ediçã... 27/01/2022
REFERÊNCIA
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COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Pedagogia da presença: da solidão ao encontro. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2001.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Paris: Unesco, 1996. cap. IV, p. 31. Disponível em: m: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por. Acesso em: 24 jan. 2020.
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SÃO PAULO (ESTADO). Lei Complementar n. 1.164, de 4 de janeiro de 2012 (atualizada até a Lei Complementar nº 1.191, de 28 de dezembro de 2012). Institui o Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI e a Gratificação de Dedicação Plena e Integral – GDPI aos integrantes do quadro do Magistério em exercício nas escolas estaduais de Ensino Médio de período integral, e dá providências correlatas. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/2012/lei.complementar-1164-04.01.2012.html. Acesso em: 16 jun. 2020.
SÃO PAULO (ESTADO). SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Como é estudar numa escola pública. [vídeo]
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia, 1990.