PROJETO - Horta Escolar Integral “Jurema” Saudável e Sustentável 2021

GRATIDÃO A TODOS QUE DIRETA E INDIRETAMENTE AJUDARAM NO SUCESSO DESTA ELETIVA OU PROJETO DA HORTA ESCOLAR JUREMA.

AGRADECEMOS PRONTAMENTE A CONFIABILIDADE DA DIREÇÃO E VICE-DIREÇÃO.

AGRADECEMOS À SIMPATISÍSSIMA PRESENÇA E IDEIAS E INDICATIVIDADE E APOSTO EM NOSSO TRABALHO AO NOSSO QUERIDÍSSIMO COORDENADOR PEDAGÓGICO PROFESSOR RICARDO ROGÉRIO BADUZZI.

AGRADECEMOS A SUGESTÃO DA FERNANDA LEMOS, QUE NOS VEIO SOMAR COM E COMO PARCEIRA COMPETENTE.

AGRADECEMOS AOS PEDREIROS PELA ATENÇÃO E FEITURAS DA HORTA, CERCA, TIJOLOS E REBOCO DA COMPOSTAGEM ETC.

OBRIGADO, MEU JESUS, TUDO OFEREÇO A Deus pelas mãos da Mãe Virgem de Deus, meu bom querido São José e nossos anjos da Guarda e tudo que vivenciamos e colhemos da Horta Escolar JUREMA 2021.

Tenho dito!

Professores Benedito e João Bosco

_________

Eletiva

Título

Horta Escolar Integral “Jurema” Saudável e Sustentável 2021

Professores -

Área de Conhecimento

Professor Benedito Moreira da Silva – Educação Física

Professor José João Bosco Pereira – Português

Gestora Ambiental Fernanda Paiva Lemos – Parceria - Mestranda em Compostagem de resíduos orgânicos no setor industrial

Ementa

O conjunto das realizações se endereçam ao bem-estar do aluno e a integração das parcerias decorrentes do esforço de plantar e colher hortaliças neste segundo semestre. Outrossim, a ação será tanto quanto educativa à medida que renovar as esperanças da garotada e estreitar os laços afetivos com os educadores e o pertencimento escolar mais profundo como espaço de saudável convivialidade significativa e duradora. Sim, trabalhar o emocional e as energias do corpo e da alma ecológica se se buscar a renovação interior dos afetos e sentido da amizade, o cuidado consigo e o respeito ao ritmo da natureza como semente, crescimento, amadurecimento, colheita das verduras. A vida é uma horta em que semeamos e colhemos, vencendo as tiriricas e pragas que incomodam e detonam o sentido de viver.

Justificativa

Se se pretende otimizar novo espaço e nova horta escolar à luz da gestão democrática da Diretora Flavia Modolo e sua Vise-Diretora Sandra Gonçalves. O intuito coletivo se altaneia em horizontes de autorrealização e alegre dedicação à Escola Integral como busca do resultado das ações a favor da formação plural e autonomia das pessoas e o cuidado com a natureza e o cultivo de verduras para alimentação saudável para o consumo da comunidade escolar.

É realização honrada e empenho por edição desta gestão, sim, frente aos desafios do mundo contemporâneo em busca de alternativa alimentar, sem agrotóxicos e o manejo de compostagem natural de resíduos orgânicos para a mesma hora escolar.

A experiência de 2018 será o elo entre o passado e o desejo de envolver a comunidade escolar e os alunos no manejo de verduras e a colheita neste ano de 2021 como fruto de uma atividade educativa promissora e edificante.

Quem planta pode colher boa verdura: esperamos que a experiência do momento presente marque emocional e logisticamente o aluno ao trabalhar a terra e edificar esforço coletivo em desejos de mudança e sentido de vida.

Acolhamos os alunos e todos os benfeitores deste projeto, eletiva e protagonismo juvenil e parcerias, aos professores Benedito Moreira e João Bosco

Nossa adesão à mestranda Fernanda Paiva Lemos – parceria em Compostagem de resíduos orgânicos.

Os alunos votaram o nome Horta Jurema hoje em 03 de agosto de 2021. “JUREMA: Significa “árvore de espinhos de odor desagradável”.

FONTE: https://www.dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/jurema-2/

Objetivos

1. Edificar a experiência peculiar no aluno ao cuidado com o plantio de hortaliças à horta escolar como parte integrada à sua formação democrática, de acordo com o currículo paulista;

2. Possibilitar aproximar e integrar o aluno ao conjunto da escola no esforço democrático e saudável de pertencimento escolar e solidário, aprofundar o conhecimento das habilidades essenciais e da escrita e leitura dos gêneros textuais e o sentido do corpo em movimento como essência da Educação Física;

3. Despertar valores da terra, cuidado e respeito ao outro e a si como instâncias axiológicas decorrentes de quem se edifica interiormente como cidadania plural; ética e ecológica, conforme os eixos temáticos propostos.

Habilidades desenvolvidas

HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA – Prof. José João Bosco Pereira

EF69LP37 - Produzir roteiros para elaboração de vídeos de diferentes tipos (vlog científico, vídeo-minuto, programa de rádio, podcasts) para divulgação de conhecimentos científicos e resultados de pesquisa, tendo em vista seu contexto de produção, os elementos e a construção composicional dos roteiros.

(EF89LP33A) Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

(EF69LP36B) Revisar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.

HABILIDADES ESSENCIAIS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: Prof. Benedito Moreira da Silva

EF07EF17 - Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito. Lutas do Brasil

EF09EF19 - Explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental. Práticas Corporais de Aventura na natureza

Eixos temáticos – Indicar quais dos seguintes eixos serão trabalhados na Eletiva

Empreenderorismo

Sustentabilidade ambiental ou ecológica e alimentação saudável pela horta escolar

Mediação e intevenção cultural

Parceria da Agrônoma Fernanda – Voluntaria à nossa Eletiva Escolar

Conteúdo programático

Tudo sobre horta escolar, compostagem, plantio e cuidado de hortaliças etc.

1. Gêneros alusivos à pesquisa online, descritivos, opinativos ou artigo científico, estatísticos, resenha, resumo etc.

TEMAS DAS PESQUISAS E INTERESSE DOS ALUNOS

Percepção de sinergia e decomposição da matéria orgânica reciclável, irrigação na horta de verduras etc.

Uso de resíduo orgânico na compostagem e sua distribuição aos canteiros, semeadura e sementeira, colheita etc.

2. Cálculo de área e figuras geométricas planas e sólidas etc.

TEMAS DE APROFUNDAMENTO

Senso ecológico e educação financeira de responsabilidade e corresponsabilidade, decisões democráticas etc.

Uso da água e irrigação em função da manutenção fértil dos canteiros etc.

Integração de temas diversos na formação integral do aluno e parceria de especialista em compostagem, sob incentivação e palestras formativas da Fernanda Paiva Lemos.

Roda de conversas e teorias ou informações e combinados em sala para o bom funcionamento da Eletiva e o conjunto de atividades na Horta Escola Jurema.

3. Por causa e para o MMR, far-se-ão registros em vídeos, fotos, cartaz, documentos etc., a tempo e a contento, para demonstrar as etapas do processo de cultivo e manutenção dos canteiros, semeadura, irrigação, crescimento e colheita de verduras etc.

Visar, cotidianamente, não só do gênero textual a ser desenvolvimento quando oportuno e habilidades essenciais em Língua Portuguesa e atividades inclusas – CORPO EM MOVIMENTO - na Educação Física sob orientação dos professor Benedito Moreira;

E a parceria proporcionada e ilustrativa dos processos de compostagem, sob orientação da Fernanda Paiva Lemos, executada por estudantes do 8 º E, sob orientação e metodologia pelos professores Benedito e João Bosco

CIDADÃO INTEGRAL E ATITUDE TRANSFORMADORA:

Pesquisar o nome Jurema e sua articulação significa com o mundo dos alunos e seu alcance social: o valor da terra e a necessidade da água em outras regiões do Brasil, cartazes e outros Gêneros sob orientação do professor João Bosco.

“ Não transformem em deserto esta terra maravilhosa…” Zacarias 6,14.

Metodologia

Com o empreendedorismo e mediação-intervenção cultural via ecologia e cultivo de Horta Escolar pretende-se avançar na conscientização e diálogo dos valores humanos e democráticos, escuta e respeito pelo outro e sua opinião. Vencer o egoísmo, timidez, perceber seus defeitos e limites, cultivar respeito e elegância, conhecer-se melhor como ser humano e cidadão integral, aprender a estar-com-outros e fazer atividades em grupos, a favor da comunidade escolar.

Para tal, utilizaremos o canteiros da horta escolar com o manuseio de recursos e instrumentos da agricultura como enxada, ancinho, furadores manuais, pás etc.

O uso do barbante para fazer o limite ou delimitar os canteiros ou outras atividades.

Pesquisa no Google sobre horta escolar, sementeira, compostagem etc.

Pensar e refletir com elegância e respeito aos outros sobre as etapas do processo de plantação ou cuidado das hortaliças etc.

Avaliação proposta pelo professor

Autoavaliação dos alunos quando o processo assim o exigir para o bem da turma e da escola e da horta escolar.

Recursos didáticos

Celular, registros de e com câmara do celular, pesquisa no celular, Folhas A4, chamadas dos alunos, pesquisas online, palestras e resumos, material e instrumentos da horta escolar, lousa etc.

Eixos temáticos

Empreenderorismo

Mediação e Intevenção cultural

Culminância

2021- Novembro e dezembro, ou antes, se o processo assim o permitir, a colheita se fizer necessária, a manutenção da horta e compostagem ocorrerem, há de se realizar ordem da culminância e mostras de resultados e suas análises, pesquisas, verduras em si, acondicionamentos e outros recursos didático-pedagógicos da identidade da gestão democrática e da coordenação e suas intervenções e/ou orientações vierem acontecer.

Gratidão a todos que direta ou indiretamente, incentivaram e nos apoiaram nessa saga e aventura ecológica e sustentabilidade escolares para o bem e a formação dos alunos e das famílias.

Avaliação

Cada momento em si e desempenho proximal e distante do aluno e sua autoavaliação com os professores e a sua turma constituem forte conduta de aproveitamento ou displicência ou omissão ou mediana visão do seu lugar neste espaço ecologicamente sustentável escolar.

Pode-se pedir resenhas ou resumos quando necessários para pesquisa de temas em andamento relativos à Horta Escolar Jurema.

Diálogo respeitoso e democrático com os pares na ação e distribuição de atividades e comprometimento estudantil solicitado dentro dos limites de cada estudante e sua personalidade.

Contribuição pessoal e grupal de envolvimento e ações a favor da horta em si e da compostagem de matéria orgânica, quando solicitados e necessários durante os processos de semeadura, adubação, plantação, manutenção e organização dos canteiros e suas verduras, irrigação e colheita e distribuição conforme orientação professoral, da direção ou da coordenação pedagógica.

Ouvir e interessar-se por participar, acolher a boa fala, respeitar opiniões divergentes, atenção aos professores tutores, da eletiva, de palestrantes e o uso devido e cuidadoso dos instrumentos e recursos da horta e da compostagem em si, construída recentemente.

Espírito de ecologia, gratidão, entusiasmo, respeito, amor à terra e ao verda das verduras e acolhimento ao diferente e a quem vier nos ajudar ou orientar.

Realizar slogan, pensamentos, cartazes, desenhos, produções textuais etc. Conforme as demandas do processo supracitado de início, meio e conclusão da Eletiva e seus resultados esperados ou não.

Capacidade de ouvir, entender e ajudar e respeitar cada momento e grupos e pessoas e colegas no processo de articulação, opinação, envolvimento, sugestão etc., a que se der o processo e suas etapas em evolução.

REFERÊNCIAS

GOVERNO DE SÃO PAULO. MATERIAL DE APOIO. CURRICULO EM AÇÃO.vol. 2. p. 21 e 69.

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2021/05/EF_ES_8-ano_Curr%C3%ADculo-em-A%C3%A7%C3%A3o_2bim.pdf

Ecologia integral. A grande novidade da Laudato Si'. "Nem a ONU produziu um texto desta natureza''. Entrevista especial com Leonardo Boff.

http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/543662-ecologia-integral-a-grande-novidade-da-laudato-si-qnem-a-onu-produziu-um-texto-desta-natureza-entrevista-especial-com-leonardo-boff

Programa incentiva cultivo de hortas em escolas públicas de Piracicaba

Vegetais colhidos incrementam merenda; projeto já foi implantado em 54 escolas da cidade e envolve 19 mil alunos e 1,3 mil professores.

Por G1 Piracicaba e Região

06/05/2017 08h00 Atualizado há 4 anos

J B PEREIRA. ELETIVA: COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS: Na Horta Escolar: engaje-se nesta atitude saudável.

https://www.recantodasletras.com.br/experimental/7048684

Parabéns à Diretora Prof ª. Flávia Módulo e equipe da E. Est. Hélio Penteado de Castro por Gestão 2018-2020, reforma do prédio e escotismo & APOIO: EXPERIÊNCIA INICIAL DO PROJETO COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS nesta escola em 2020.

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7084468

EM TEMPO: Nossas atividades todas da Horta Escolar se darão todas as terças-feiras, mas poderão acontecer, quando necessárias, com aprovação da direção e da coordenação nos outros dias da semana, sem prejuízo das atividades dos alunos em outras matérias escolares e na função docente hodierna obrigatória em sala de aula. As palestras serão, gentilmente, oferecidas pela Especialista Fernanda Paiva Lemos – parceria em Compostagem de resíduos orgânicos

2021

AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

1ª semana Inaugurou-se (10/09/2021)

a HORTA ESCOLAR

JUREMA. COMPOSTAGEM RESÍDUOS ORGÂNICOS EM ESTRUTURA DE TIJOLOS: iniciativa da Diretora Flavia.

FORMAÇÃO: CANTEIROS. CERCA EM ARAMES. Diretora Flavia desloca Horta Escolar para parte abaixo do prédio da Escola.

FIM DE MÊS COM A MIXAGEM OU VIRAGEM DO MATERIAL OU RESÍDUOS DA COMPOSTAGEM EM DESCANSO POR UM MÊS. – PLANTAGEM DAS MUDAS DE VERDURAS E DUPLA IRRIGAÇÃO DIÁRIA NOS CANTEIROS NOVO MOMENTO DE RECOMPOSTAGEM E DESCANSO POR MAIS UM MÊS – IRRIGAÇÃO DOS CANTEIROS E ADUBAÇÃO E CATAÇÃO DE MATOS E TIRIRICAS.

ENTREGA DE PESQUISAS E PRODUÇÕES TEXTUAIS DO 4º BIMESTRE e observações do professor sobre o andamento das atividades escritas e atitudinais ou emocionais e sociais dos alunos na sala e na horta escolar. CUIDADOS COM OS CANTEIROS PARA TIRAR ERVAS DANINHAS E TIRIRICAS. IRRIGAÇÃO POR GALÕES DE ÁGUA …

2ª semana CUIDADOS COM OS CANTEIROS PARA TIRAR ERVAS DANINHAS E TIRIRICAS. IRRIGAÇÃO POR GALÕES DE ÁGUA … PALESTRA SOBRE COMPOSTAGEM E SEUS MÉTODOS.

Especialista Fernanda Paiva Lemos – parceria em Compostagem de resíduos orgânicos

- AGRÔNOMA

EM SALA DE AULA

E NA HORTA ESCOLAR JUNTO À COMPOSTAGEM FEITA PELA DIREÇÃO FLÁVIA/SANDRA CUIDADOS COM OS CANTEIROS PARA TIRAR ERVAS DANINHAS E TIRIRICAS. IRRIGAÇÃO POR GALÕES DE ÁGUA … Estudos e combinados em sala de aula sobre resumo e resenha. Fazer uso desses recursos na pesquisa do google e outros sides.

---- TEMAS: efeitos da globalização e efeito estufas; fome e agricultura familiar; horta coltiva e sustentabilidade de grupos CUIDADOS COM OS CANTEIROS PARA TIRAR ERVAS DANINHAS E TIRIRICAS. IRRIGAÇÃO POR GALÕES DE ÁGUA ou outros recursos técnicos …

3ª semana PALESTRA SOBRE COMPOSTAGEM E SEUS MÉTODOS

Especialista Fernanda Paiva Lemos – parceria em Compostagem de resíduos orgânicos

- AGRÔNOMA

EM SALA DE AULA

E NA HORTA ESCOLAR JUNTO À COMPOSTAGEM FEITA PELA DIREÇÃO FLÁVIA/SANDRA

VISITA DA FLÁVIA E SANDRA, DIREÇÃO E VICE, PARA TER CIÊNCIA DOS TRABALHOS DA HORTA E DOS EFEITOS AS ATIVIDADES DOCENTE E DISCENTES. FAZER CARTAZES SOBRE HORTA E COMPOSTAGEM

ENTREGAR AOS PROFESSOREAS VISITA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA IN LOCO” PARA ACONSELHAR E MELHORAR O DESEMPENHO DE TODOS E AVALIAR OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NOS CANTEIROS DA HORTA ESCOLAR. AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇAO AOS ALUNOS E DESEMPENHOS DE TODOS. – COMEMORAÇÃO E CULMINÂNCIA TEÓRICA.

4ª semana PALESTRA DE COMPOSTAGEM DA Especialista Fernanda Paiva Lemos – parceria em Compostagem de resíduos orgânicos. NOSSA GRATIDÃO À FERNANDA POR SUA PRESTIMOSA CONTRIBUIÇÃO NOS MOMENTOS DE PARTILHA DE SABERES E SUA PRESENÇA A NOS FORTALEZER BEM NOS VALORES HUMANOS: ESCOLARES E ECOLÓGICOS. IRRIGAÇÃO E CUIDADOS COM OS CANTEIROS – ENTREGA DE ATIVIDADES TEMÁTICAS ESCRITAS AOS PROFESSORES E DEVOLUTIVA DOS PROFESSORES SOBRE ATITUDE E AVANÇOS DOS ALUNOS NA SALA E NA HORTA ESCOLAR. VERIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE COLHEITA.

TOMADAS DE DECISÕES E RESPEITO AO VERDE E AOS COLEGAS COMO PARCEIROS DAS ATIVIDADES DE HORTA E DE COMPOSTAGEM.

ÚLTIMA COLHEITA OFICIAL E ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES – IRRIGAÇÃO DOS CANTEIROS E ADUBAÇÃO E CATAÇÃO DE MATOS E TIRIRICAS. – CULMINÂNCIA PRÁTICA E DISTRIBUIÇÃO DAS VERDURAS SEGUNDO CONDUTA DA ESCOLA DEMOCRÁTICA. PARECER DA ESCOLA E DA COORDENAÇÃO E CONVERSA COM OS ALUNOS E PROFESSORES E HOMENAGEM À TODOS E A PALESTRANTE Especialista Fernanda Paiva Lemos – parceria em Compostagem de resíduos orgânicos.

J B Pereira e BENEDITO MOREIRA DA SILVA PROFESSOR
Enviado por J B Pereira em 12/08/2021
Reeditado em 12/08/2021
Código do texto: T7319460
Classificação de conteúdo: seguro