HORTA ESCOLAR SUSTENTÁVEL “JUREMA” – Escola ESTADUAL PROFESSOR HÉLIO PENTEADO DE CASTRO

03/08/2021

INTRODUÇÃO

Se se pretende otimizar novo espaço e nova horta escolar à luz da gestão democrática da Diretora Flavia Modolo e sua Vise-Diretora Sandra Gonçalves e apoio tácito do Coordenador Ricardo Rogério. O intuito coletivo se altaneia em horizontes de autorrealização e alegre dedicação à Escola Integral como busca do resultado das ações a favor da formação plural e autonomia das pessoas e o cuidado com a natureza e o cultivo de verduras para alimentação saudável para o consumo da comunidade escolar.

É realização honrada e empenho por edição desta gestão, sim, frente aos desafios do mundo contemporâneo em busca de alternativa alimentar, sem agrotóxicos e o manejo de compostagem natural de resíduos orgânicos para a mesma hora escolar.

A experiência de 2018 será o elo entre o passado e o desejo de envolver a comunidade escolar e os alunos no manejo de verduras e a colheita neste ano de 2021 como fruto de uma atividade educativa promissora e edificante.

Quem planta pode colher boa verdura: esperamos que a experiência do momento presente marque emocional e logisticamente o aluno ao trabalhar a terra e edificar esforço coletivo em desejos de mudança e sentido de vida.

Acolhamos os alunos e todos os benfeitores deste projeto, eletiva e protagonismo juvenil e parcerias, aos professores Benedito Moreira e João Bosco

Os alunos votaram o nome Horta Jurema hoje em 03 de agosto de 2021.

À Nossa Escola, gratidão e reconhecimento por tudo!

OBJETIVOS

1. Edificar a experiência peculiar no aluno ao cuidado com o plantio de hortaliças à horta escolar como parte integrada à sua formação democrática;

2. Possibilitar aproximar e integrar o aluno ao conjunto da escola no esforço democrático e saudável de pertencimento escolar e solidário;

3. Despertar valores da terra, cuidado e respeito ao outro e a si como instâncias axiológicas decorrentes de quem se edifica interiormente como cidadania plural; ética e ecológica.

EMENTA

O conjunto das realizações se endereçam ao bem-estar do aluno e a integração das parcerias decorrentes do esforço de plantar e colher hortaliças neste segundo semestre. Outrossim, a ação será tanto quanto educativa à medida que renovar as esperanças da garotada e estreitar os laços afetivos com os educadores e o pertencimento escolar mais profundo como espaço de saudável convivialidade significativa e duradora. Sim, trabalhar o emocional e as energias do corpo e da alma ecológica se se buscar a renovação interior dos afetos e sentido da amizade, o cuidado consigo e o respeito ao ritmo da natureza como semente, crescimento, amadurecimento, colheita das verduras. A vida é uma horta em que semeamos e colhemos, vencendo as tiriricas e pragas que incomodam e detonam o sentido de viver.

REFERÊNCIAS

Ecologia integral. A grande novidade da Laudato Si'. "Nem a ONU produziu um texto desta natureza''. Entrevista especial com Leonardo Boff.

http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/543662-ecologia-integral-a-grande-novidade-da-laudato-si-qnem-a-onu-produziu-um-texto-desta-natureza-entrevista-especial-com-leonardo-boff

Programa incentiva cultivo de hortas em escolas públicas de Piracicaba

Vegetais colhidos incrementam merenda; projeto já foi implantado em 54 escolas da cidade e envolve 19 mil alunos e 1,3 mil professores.

Por G1 Piracicaba e Região

06/05/2017 08h00 Atualizado há 4 anos

ANEXOS

J B PEREIRA. ELETIVA: Caleidoscópio e origami: criatividade na escola é assim! //TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS: Na Horta Escolar: engaje-se nesta atitude saudável.

https://www.recantodasletras.com.br/experimental/7048684

Parabéns à Diretora Prof ª. Flávia Modolo e equipe da E Est. Hélio Penteado de Castro por Gestão 2018-2020, reforma do prédio e escotismo & APOIO: EXPERIÊNCIA INICIAL DO PROJETO COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS nesta escola em 2020

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7084468

J B Pereira e outros sites
Enviado por J B Pereira em 03/08/2021
Reeditado em 03/08/2021
Código do texto: T7313256
Classificação de conteúdo: seguro