ELETIVA 2021: O Handebol Adaptado em Cadeiras de Rodas e Handebol nos Jogos Olímpicos

E. E. PROF. HÉLIO PENTEADO DE CASTRO" - junho de 2021.

NOME COMPLETO:

DATA: 25/06/2021.

TURMA OU CLASSE: 8º ANO E

Por gentileza, queridos estudantes, leia os textos abaixo, com atenção e responda o que se pede:

TEXTO 1

O Handebol Adaptado em Cadeiras de Rodas é parecido com a modalidade do Handebol tradicional, sua maior diferença está na redução da trave para 1,60m, através da colocação de uma espécie de placa de 48 cm que possibilita a defesa do goleiro.

Essa modalidade é dividida em duas categorias:

Handebol em Cadeiras de Rodas 4 (HCR4) que tem como base as regras do Handebol de Areia, que apresenta as seguintes características: a partida é disputada em quadra de basquete, a equipe é formada por 4 jogadores, mais 4 reservas onde o goleiro não é fixo, com dois tempos de 15 minutos e 5 minutos de intervalo, após o final de cada período o placar é zerado, persistindo empate e acrescentado mais 10 minutos para decidir o vencedor através de um gol de ouro.

Handebol em cadeiras de rodas 7(HCR7) que tem suas regras semelhantes ao Handebol tradicional com algumas adaptações, é disputado na quadra oficial da modalidade, com uma equipe de 7 jogadores e 7 reservas, com dois tempos de 20 minutos cada e 10 minutos de intervalo, onde todos os jogadores podem jogar como goleiro a qualquer momento da partida, desde que não tenha dois jogadores de defesa dentro da área do goleiro, havendo tal situação a punição e um tiro de sete metros (CALEGARI, GORLA e CARMINATO, 2005).

FONTE:

https://sites.google.com/site/anaeducopedia3/origem-e-historia-do-handebol-adaptado-para-cadeirantes

________________

TEXTO 2

Handebol nos Jogos Olímpicos

O handebol foi introduzido nos Jogos Olímpicos durante a edição de Berlim 1936, apenas com o torneio masculino. Após um longo período de ausência, o esporte retornou novamente em solo alemão para os Jogos Olímpicos de 1972 em Munique. O torneio feminino foi introduzido na Olimpíada de 1976 em Montreal, Canadá.

FONTE:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Handebol_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos

____________

TEXTO 3

Handebol

História

O jogo de “Urânia” praticado na Grécia Antiga, com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos, mas sem balizas, é citado por Homero na Odisseia.

Também os Romanos, segundo Cláudio Galero (130-200 d.C.), conheciam um jogo praticado com as mãos, o “Hasparton”. Inicialmente, o handebol era jogado em campo aberto, e foi na Alemanha que o esporte chegou ao formato que se conhece hoje.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu em 1934 que a versão do handebol de campo seria incluída nos Jogos Olímpicos Berlim 1936. Seis dos 26 países então filiados participaram do evento, e a Alemanha venceu a Áustria na final por 10 a 6, diante de 100 mil pessoas. Dois anos mais tarde, também na Alemanha, foi disputado o primeiro campeonato mundial, tanto no campo (oito participantes) como no salão (apenas quatro concorrentes).

O handebol voltou aos Jogos Olímpicos em Helsinque 1952 como esporte de demonstração, mas se estabeleceu de forma definitiva no programa olímpico, e na versão indoor, em Munique 1972.

Curiosidades

- O Brasil já teve duas jogadoras eleitas as melhores do mundo na modalidade: Alexandra Nascimento, em 2012, e Duda Amorim, em 2014.

- Em sua estreia nos Jogos Olímpicos, em Berlim 1936, o handebol era disputado em campos gramados, com 11 jogadores de cada lado.

- As duas últimas edições dos Jogos Olímpicos foram dominadas por França, no masculino, e Noruega, no feminino. Franceses e norueguesas conquistaram a medalha de ouro tanto em Pequim 2008 quanto em Londres 2012.

- Brasil e Coreia do Sul são os únicos países de fora da Europa que conquistaram o título mundial de handebol.

Regras

- A quadra de Handebol mede 40m x 20m, e os gols têm 3m por 2m. Cada um dos gols é cercado por uma área de 6m, em que só os goleiros podem ficar.

- A bola para a competição feminina pesa entre 325 e 375g e mede de 54 a 56 centímetros. Na masculina, pesa um pouco mais, entre 425 e 475g, e sua circunferência deve ter entre 58 e 60 centímetros.

- A partida é disputada em dois tempos de 30 minutos com dez minutos de intervalo entre eles.

- Cada equipe consiste em 16 jogadores, sendo que apenas sete podem estar presentes na quadra de jogo ao mesmo tempo.

______________________

Caro estudante, por gentileza, responda:

1. Que atletas se destacam no Handebol olímpico? Cite 3 deles.

2. Cite 3 atletas do Handebol de rodas.

3. Desde quando o handebol se tornou olímpico?

4. Desde quando as mulheres do handebol começaram a participar das olimpíadas°

J B Pereira e https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/handebol/
Enviado por J B Pereira em 25/06/2021
Código do texto: T7286510
Classificação de conteúdo: seguro