ELETIVA 2021. BASQUETE: PAROLÍMPICO E OLÍMPICO. Prof. Benedito e João Bosco 21/06/2021

Nome completo do estudante:

Turma ou classe:

Data: 21/06/2021 a 28/06/2021.

_________________

Leia e saiba mais:

Praticado inicialmente por ex-soldados norte-americanos que haviam saído feridos da 2ª Guerra Mundial, o basquete em cadeira de rodas fez parte de todas as edições já realizadas dos Jogos Paralímpicos. No Brasil, a modalidade tem forte presença na história do movimento paralímpico, sendo a primeira a ser praticada no país, a partir de 1958, no Clube do Otimismo, no Rio de Janeiro, por iniciativa de Robson Sampaio de Almeida e pela ação do técnico Aldo Miccolis.

As cadeiras de rodas utilizadas por homens e mulheres são adaptadas e padronizadas pelas regras da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF). O jogador deve quicar, arremessar ou passar a bola a cada dois toques dados na cadeira. As dimensões da quadra e a altura da cesta seguem o padrão do basquete olímpico. São disputados quatro quartos de 10 minutos cada. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC).

Apesar da popularidade no país, o Brasil ainda não conquistou medalhas na modalidade em Jogos Paralímpicos. A estreia da Seleção masculina foi nos Jogos de Heidelberg 1972, e, da feminina, em Atlanta 1996. As melhores colocações brasileiras na modalidade foram o quinto lugar, no masculino, e o sétimo, no feminino, obtidas no Rio 2016.

A Seleção feminina também conquistou a medalha de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015 e de Guadalajara 2011.

https://www.cpb.org.br/modalidades/61/basquete-em-cr

______________

Os maiores medalhistas brasileiros em Jogos Paralímpicos

Saiba quem são os para-atletas que trouxeram cinco ou mais medalhas para o Brasil

https://www.olimpiadatododia.com.br/esportistico/232777-os-maiores-medalhistas-brasileiros-em-jogos-paralimpicos/

___________

Jogadores de destaque

O atleta Leandro de Miranda foi eleito o melhor jogador de basquete em cadeira de rodas no ano de 2014. Em competições, ele conquistou duas medalhas de bronze no Parapan, tricampeonato sul-americano, além de diversos títulos nacionais. O jogador diz ter encontrado no esporte motivos para superar o acidente que o fez perder uma perna.

Em nível mundial, Patrick Anderson é considerado o melhor jogador de basquete em cadeiras de rodas no mundo, além de ser visto como um dos melhores jogadores que o esporte já teve. O atleta canadense é reconhecido pelo talento dentro e fora de quadra, o que lhe garantiu fama internacional como modelo e embaixador do esporte.

__________________

Medalhistas olímpicos do basquetebol

Sidney 2000

BrasilBRA Brasil

Janeth Arcain

Ilisaine Karen David

Lilian Gonçalves

Helen Luz

Sílvia Luz

Cláudia das Neves

Alessandra Oliveira

Adriana Moisés Pinto

Adriana Santos

Cíntia Santos

Kelly Santos

Marta Sobral

https://pt.wikipedia.org/wiki/Medalhistas_ol%C3%ADmpicos_do_basquetebol

___________

1. Quais são as características do basquete sobre rodas

(modalidade parolimpíada)?

Como funciona o Basquetebol em Cadeira de Rodas

Nas Paralimpíadas a cesta tem a mesma altura do que nos jogos

olimpícos: 3,05 metros

Leia mais em: https://super.abril.com.br/comportamento/como-funciona-o-basquetebol-em-cadeira-de-rodas/

2. Quais são os nossos melhores atletas no basquete sobre rodas?

Veja resposta acima!

3. Quais são as características do basquete olímpico?

As regras do basquete olímpico são as seguintes: dois times de cinco jogadores disputam as partidas. As substituições são permitidas a todo momento. Ao todo, sete jogadores podem ficar no banco. A pontuação é contada por cestas. Lances livres...

https://memoria.ebc.com.br/esportes/rio2016/2016/07/conheca-regras-da-disputa-do-basquete-nos-jogos-olimpicos

4. Quais são os nossos melhores atletas no basquete olímpico?

Veja resposta acima.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 21/06/2021
Código do texto: T7283870
Classificação de conteúdo: seguro