PORTUGUÊS: MODIFICADORES DE ARGUMENTOS E SUBSTITUIDORES.

Bom descanso. O sol declina, jamais o meu amor por Jesus.

Good rest. The sun declines, never my love for Jesus.

Escola Estadual "Prof. Hélio Penteado de Castro"

PROFESSOR JOÃO BOSCO PORTUGUÊS - junho / 2021.

NOME COMPLETO DO ALUNO OU DA ALUNA

DATA: 14/06/2021.

A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NOS CASOS DE SUICÍDIO ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES BRASILEIROS E O SEU AUMENTO DURANTE A PANDEMIA

*O artigo foi escrito em razão do mês direcionado à campanha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo. Os coautores são o pós-doutor em Direito Constituicional, advogado e professor universitário, Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior, e a estudante de Direito, Ana Lúcia Vieira.

(...)

"Ao explorar a temática do Cyberbullying, busca-se compreender o efeito do bullying digital no contexto escolar e a sua influência sobre idealizações e realizações suicidas na vida de adolescentes.

O Efeito Copycat ou efeito de modelagem, que remete ao comportamento suicida do adolescente, vem a tona sempre que há relatos de casos de violência desencadeados a partir de casos semelhantes já divulgados. O contexto familiar é imprescindível, uma vez que pode influenciar o adolescente de forma positiva, contribuindo para o seu amadurecimento e bem-estar, ou de forma negativa, capaz de deixar sequelas que o acompanharão por toda a vida."

https://www.oabgo.org.br/oab/publicacoes/opiniao/a-influencia-das-redes-sociais-nos-casos-de-suicidio-entre-jovens-e-adolescentes-brasileiros-e-o-seu-aumento-durante-a-pandemia/

1. Procure ler o texto acima e escreva um artigo de opinião.

2. O que é "O Efeito Copycat ou efeito de modelagem"?

Resumir isso, a partir do que seja no artigo acima.

3. Procure um desenho, charges ou menes, que seja incentivo ao bem e a vencer o bullying ou Cyberbullying e contra o suicídio entre jovens.

4. Escolha três slogan ou pensamentos sobre o valor da autoestima e da vida como prioridade e sentido da vida.

5. Pesquisa objetiva sobre MODALIZAÇÕES DISCURSIVOS E SEUS TIPOS: os modificadores de argumentos e seus substituidores ou o que os podem substituir, para completar com mais 5 exemplos abaixo de modificador e o que pode o substituir, abaixo:

MODIFICADOR: O que pode ser substituido por:

Talvez eu vá! Eu não quero ir...

Certo que eu vá. Eu, infelizmente, não posso ir.

Isso é impossível ... Isso é possível para mim

etc. etc.

DÊ MAIS EXEMPLOS DE MODALIZADORES OU MODIFICADORES DISCURSIVOS:

1. 1.

2. 2.

3. 3.

4. 4.

5. 5.

COMPLETE A LISTA ACIMA COM MAIS EXEMPLOS (PELO MENOS MAIS 5)

"Como afirmam Castilho e Castilho1 (1993, p. 217), diferentes recursos linguísticos estão a serviço dessa ação argumentativa: modos verbais, verbos auxiliares, adjetivos, advérbios, entre outros."

CASTILHO, A. T.; CASTILHO, C. M. M de. Advérbios modalizadores. In: ILARI, Rodolfo (Org.). Gramática do português falado. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1993. v. II.

Por Mariana Pacheco

Graduada em Letras

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-sao-modalizadores-discursivos.htm

OU

PACHECO, Mariana do Carmo. "O que são modalizadores discursivos?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-sao-modalizadores-discursivos.htm. Acesso em 14 de junho de 2021.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 14/06/2021
Reeditado em 15/06/2021
Código do texto: T7278774
Classificação de conteúdo: seguro