Competências Socioemocionais: Como se interagir na escola e melhorar sua criatividade nos estudos ?
PLANO DE AÇÃO EM AULA DE PORTUGUÊS
com presença do Coord. Prof. Ricardo Rogério Barduzzi
E. E. “PROF. HÉLIO PENTEADO DE CASTRO”
Português: José João Bosco Pereira – Português nos 8º Anos A, B e C.
03/06/2021.
1. Objetivos a alcançar. Trabalhar habilidade prioritária aos alunos
(EF89LP04A) Identificar argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos.
2. Planejamento sobre ARTIGO DE OPINIÃO
Estrutura do artigo de opinião e do texto dissertativo;
A tese: ideia geral;
Argumentação: evidências ou questionamentos;
Conclusão: geral ou proposta de intervenção.
3. Execução. executar o plano de ação.
A partir de um esquema no quadro mostrar ao aluno como realizar o artigo de opinião.
Exemplo nos textos do Material:
Aprender sempre: vol. 2, (aluno: p.34 ou 36) ou ( prof.: p. 160/164) Causando impacto ou Mesmo Assunto, Gênero textual diferente: Era dos robôs...
Currículo em ação: v. 2: Conteúdo e estrutura textual: atividade 3: Artigo 3, (leitura do texto 3: p. 26) e p. 29 (Atividade 3)
4. Monitoramento. As ações estão sendo executadas?
Tempo para alunos pensar, responder e participar. Atividade em grupos de produção textual, conforme os itens do planejamento acima.
5. Encerramento.
Cada aluno socializará o trabalho e entregará textos ao professor.
O professor registrará aula em fotos dos trabalhos em grupos e das atividades com os alunos em sala com o Coordenador Prof. Ricardo.
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
APRENDER SEMPRE: vol. 2,
Currículo em Ação: Vol. 2, Oitavo Ano. Língua Portuguesa.
GRANATIC, Branca. Técnicas de Redação, Scipione. (verbete:Dissertação. p. 76).
7. GRATIDÃO
Por sua presença do Coordenador Professor Ricardo Rogério Barduzzi, E. E. “PROF. HÉLIO PENTEADO DE CASTRO” – Piracicaba, SP.
Grato! Prof. João Bosco, hoje! Piracicaba, SP,
Para 14/06/2021.
++++++++++++
"Os itens abaixo estão nas habilidades socioemocionais em:
https://senna.ias.org.br/aplicacao/#
Outra fonte:
https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/mapeamento-socioemocional-de-educadores/
Utilizar competências verbais e de apresentação para ensinar os estudantes de forma mais eficaz.
Trazer alegria e diversão para a minha sala de aula e me conectar com meus estudantes, deixando-os entusiasmados e interessados em aprender.
Utilizar novas tecnologias para ensinar em sala de aula e no formato de ensino híbrido.
Lidar de forma eficaz com os diversos estressores do cotidiano do docente; dando conta de tudo, mas sentindo-se relaxado ao entrar em sala de aula.
Ajudar meus estudantes a tratar uns aos outros de forma respeitosa e digna.
Fazer os estudantes acreditarem que eles podem ser bem-sucedidos na escola e mantê-los motivados ao longo do ano, dando suporte para estudantes que têm dificuldades na escola.
Organizar e adaptar minhas atividades de ensino, considerando o ritmo dos estudantes, para atingir os objetivos do currículo a tempo
Organizar a sala de aula e o contexto de ensino-aprendizagem para facilitar o aprendizado e o desenvolvimento.
Inspirar o entusiasmo na sala de aula, tornando-a um ambiente dinâmico de aprendizagem onde os estudantes possam se desenvolver e aprender uns com os outros.
Ajudar meus estudantes a construírem confiança entre eles e utilizar estratégias para restaurar a confiança quando ela for quebrada.
Controlar minhas emoções negativas e que podem atrapalhar meu desempenho na aula, como não perder minha paciência quando o planejamento de aula é interrompido.
Engajar os pais e responsáveis pelo processo de aprendizagem na escola, para que o que aconteça na escola esteja alinhado com o apoio fornecido em casa.
Interagir com outros(as) professores(as), aprender com suas abordagens pedagógicas e ter ajuda prática em relação a formas de resolver problemas específicos."
Questionário acima em aberto, você pode.
Obrigado pela sua visita aqui.