As 14 Obras da Misericórdia ---- Europa, por Juliana Bezerra - Professora de História 2021
Mar Portuguez com z é a grafia na época quando foi publicado o poema (Parodiando F. Pessoa) O DESCASO DO VERDE: S.O.S. NO BRAzIL. J B Pereira [20:14, 12/03/2021]
Sim! No céu, seremos todos irmãos eternamente.
¡Sí! En el cielo, todos seremos hermanos para siempre.
Só Deus e a oração e o bem praticado vence os pecados do mundo e as penas de nossos pecados. As penas são arranhões ou nódeas do pecado na alma.
As 14 obras vão retirando as penas do pecado na alma como roupa suja deixada de molho em homo total.
As 14 Obras da Misericórdia
7 Obras Corporais:
1ª Dar de comer a quem tem fome;
2ª Dar de beber a quem tem sede;
3ª Vestir os nús;
4ª Dar pousada aos peregrinos;
5ª Assistir aos enfermos;
6ª Visitar os presos;
7ª Enterrar os mortos.
7 Obras Espirituais:
1ª Dar bons conselhos;
2ª Ensinar os ignorantes
3ª Corrigir os que erram;
4ª Consolar os tristes;
5ª Perdoar as injúrias;
6ª Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
7ª Rogar a Deus por vivos e defuntos.
https://scmcm.pt/?page_id=684
https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/7205388
_____________
ARTIGO ABAIXO PERTENCE AO
https://www.todamateria.com.br/eu/
Europa
Juliana Bezerra
Professora de História
https://www.todamateria.com.br/eu/
A Europa é um continente que está localizado no hemisfério norte do globo terrestre. Compreende uma área total de 10.498.000 km2 e possui uma população de 744,7 milhões de habitantes.
A Federação Russa é o maior país da Europa, com 17.075.400 km2, e o mais populoso, com 143,5 milhões de habitantes.
Em seguida vem Alemanha com 357.120 km2, com uma população de 81,89 milhões de habitantes.
Localização da Europa
Mapa da Europa
A Europa se limita ao norte com o Oceano Glacial Ártico; a leste com os Montes Urais; ao sul com o Mar Mediterrâneo; e a oeste com o Oceano Atlântico.
Veja também:
Continentes do Mundo
Países da Europa
A Europa é formada por 50 países.
Há grande diversidade entre os tamanhos de cada um e podermos encontrar os pequenos Vaticano (0,44 km2), Mônaco (0,44 km2), San Marino (61,2 km2), Liechtenstein (160 km2) e o Principado de Andorra (468 km2).
Apesar de estarem entre dois continentes, Ásia e Europa, os maiores países da Europa são a Federação Russa, o Cazaquistão e a Turquia.
A ilha de Chipre, faz parte da Ásia, mas politicamente, pertence à Europa. A pequena ilha está ocupada pela Turquia e Reino Unido, que ainda mantém bases militares ali. Parte do território, o sul, foi admitida na União Europeia em 2004.
A Geórgia, o Azerbaidjão e a Armênia, sob o ponto de vista geográfico, são países pertencentes ao continente asiático. Estão localizados na região do Cáucaso, considerados países transcontinentais.
O Azerbaidjão e a Geórgia fazem fronteira com a Rússia (parte europeia), sendo que o primeiro é membro do Conselho da Europa desde 25 de janeiro de 2001.
Veja também: Países da Europa
Países transcontinentais na Europa
Rússia
Cazaquistão
Azerbaidjão
Geórgia
Turquia
Pesquise mais sobre o tema:
Leste Europeu
Escandinávia
União Europeia
A União Europeia (UE) é um bloco econômico e político, cujo objetivo principal é manter a paz no continente europeus através de programas econômicos, sociais e culturais.
Do total, 28 países participam da União Europeia, a saber:
Alemanha
Áustria
Bélgica
Bulgária
Chipre
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Irlanda
Itália
Letônia
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Países Baixos
Polônia
Portugal
Reino Unido
República Checa
Romênia
Suécia
Como este bloco possui uma moeda em comum, o euro, 19 países o instituíram como moeda oficial.
Atualmente, pela primeira vez na história desta associação, um dos seus membros, o Reino Unido, pediu o desligamento desta instituição. O processo começou em 2017 e é conhecido como Brexit.
Veja também: Mapa da Europa
Entenda mais sobre este assunto:
União Europeia
Tratado de Maastricht
Economia da Europa
A economia da Europa é diversificada, com predomínio na indústria e na área de serviços.
Indústria Europeia
Indústria na Europa
Localização das principais indústrias europeias
Entre os países mais industrializados encontram-se a Alemanha, o Reino Unido e a França.
O continente se destaca na fabricação de automóveis, calçados, indústria do luxo (cosméticos e vestuário). Apesar disso, a crise mundial de 2008, elevou a taxa de desemprego do continente europeu.
A França é o primeiro país produtor de energia nuclear do mundo, da qual extrai 76% das suas necessidades de eletricidade, além de vender parte para a Alemanha e Bélgica.
Agricultura Europeia
A agricultura, em alguns países europeus, não é suficiente para atender as necessidades da população. No Reino Unido, a agricultura ocupa pequena parte do território.
A utilização da mão de obra agrícola é a mais baixa do mundo e a produção de alimentos atende apenas 40% das necessidades alimentares da população, o restante é importado.
Países como a Espanha e Itália são grande produtores de carnes, azeite de oliva e frutas. Já a França, se destaca com os vinhos e produtos lácteos.
Serviços e Finanças na Europa
O setor de serviços é o mais forte na Europa. Para se ter uma ideia, das vinte maiores empresas deste continente, 12 são do setor financeiro como o banco britânico HSBC ou a seguradora alemã Allianz.
O turismo também é essencial para manter o equilíbrio das contas. Portugal, por exemplo, recebe cerca de 12,76 milhões de visitantes no ano de 2018 e esta atividade já responde a 13,7% do PIB deste país, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.
Clima e Vegetação da Europa
O clima e as paisagens da Europa apresentam três grandes regiões naturais:
A Europa do Norte: domínio de tundra (vegetação rasteira, que suporta temperaturas muito baixas), planícies subpolares e montanhas (clima polar). Domínio da taiga e de terrenos onde se desenvolvem plantas rasteiras e silvestres; região de frio menos intenso a oeste devido à influência marítima (clima frio).
Europa oceânica e continental das planícies: região de planícies, meio natural alterado pela ação do homem e predominância da agricultura (clima temperado). Regiões montanhosas com domínio de florestas e muitos trechos modificados pelo homem e algumas regiões com clima semiárido.
Europa montanhosa do sul: região de clima frio de altas montanhas. Região mediterrânea com montanhas e lugares modificados pela ação do homem e regiões de planícies e planaltos mediterrâneos (clima mediterrâneo).
Cultura Europeia
A variedade cultural europeia se expressa nos seus monumentos
A cultura europeia é diversificada sendo a soma de vários povos, religiões e saberes que se desenvolveram nesta região.
A primeira civilização que influenciou o continente foi a grega. Apesar de serem um punhado de cidades que competiam entre si, os gregos deixaram marcas na política, filosofia, medicina, astronomia, arte, etc.
Posteriormente, foram dominados pelos romanos que copiaram vários de seus ensinamentos e expandiram seus domínios até o norte, na atual Inglaterra. Os romanos levaram seu sistema jurídico e costumes por todo continente.
Da mesma forma, com o advento do Cristianismo, os povos europeus começaram a desenvolver a pintura, arquitetura, escultura e a música sempre relacionadas ao tema religioso.
Já no século XIV e XV, a revalorização da Antiguidade Clássica, a constatação que há outras terras além do Oceano, mudam a compreensão que os europeus tem de si mesmo e do mundo.
Neste continente, igualmente, são criadas as máquinas que permitem a Revolução Industrial, o liberalismo e a luta pelo igualitarismo. A arte passa a ser um mosaico de movimentos artísticos como Impressionismo, Cubismo, Surrealismo e tantos outros que irão ser reinterpretados por artistas de todo o mundo.
Pesquise mais sobre o tema lendo:
Arte Grega
Arte Medieval
Renascimento Cultural
Impressionismo
Cubismo
Surrealismo
Este conteúdo foi útil?
Sim Não
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.
VEJA TAMBÉM
Continentes do Mundo
Mapa da Europa
Leste Europeu
Mapa-Múndi
Espanha
França
Oceania
Países da América do Sul
LEITURA RECOMENDADA
Fontes de Energia
Países da Ásia
Pontos Cardeais
Países da América do Sul
Tipos de clima
Mapa-Múndi
TÓPICOS RELACIONADOS
Geografia
Toda Matéria no YouTube Thumbnail Toda Matéria no YoutubeToda Matéria Inscreva-se
Recomendados Para Você
Por que este pequeno aparelho é tão especial?
Muama Ryoko
Famílias da tabela periódica
Médico do Brasil alerta: Pare de comer esses 3 alimentos imediatamente
Dr. Rafael Freitas
31 Cantigas de roda para brincar com as crianças
Terapeuta alerta: Se sente dores na coluna faça isso em casa (Assista)
Dr. Wilson Garves - Especialista em Dor
6 Lendas fantásticas da Região Centro-Oeste
por taboolaLinks promovidos
Biologia Filosofia Física Geografia História Língua Portuguesa Literatura Matemática Química Inglês Enem Todas as Matérias Populares Últimas Matérias
Siga-nosToda Matéria no Youtube
Artigo revisado em 14/01/21
Toda Matéria: conteúdos escolares.
© 2011-2021 7Graus
https://www.todamateria.com.br/eu/
Como Citar Contato Política de Privacidade Sobre RSS Feed
______________
SAIBA MAIS...
Geografia da Europa
Por Morôni Azevedo de Vasconcellos
Especialista em Geografia do Brasil (Faculdades Integradas de Jacarepaguá, RJ)
Mestre em Educação (Estácio de Sá, 2016)
Graduado em Geografia (Simonsen, 2010)
Clique aqui para abrir o player de áudio. Sempre abrir.
https://www.infoescola.com/geografia/geografia-da-europa/