Gravidez precoce na adolescência: corpo saudável abriga outro corpo saudável.
"Nós somos nosso corpo: a mais e mais relevante e íntima casa da gente é o nosso corpo, onde habitamos. Cuidemos dele. Sejamos dele responsáveis e é nele que tomais nossas mais importantes decisões de vida... ao longo da vida. Eu me cuido e defendo meu corpo... lugar onde abriga minhas escolhas... Aí, tem corpo liberdades e direitos..."
Edineuma Oliveira Andrade
Palestrante: Edineuma Oliveira Andrade – Psicóloga Escola
Site disponível: https://meet.google.com/waa-rcho-saz
Dia: 11/03/2021.
Horário: Das 14:00 às 15:45
Local da Palavra:
Escola Estadual Integral “Prof. Hélio Penteado de Castro”
Patrocínio e iniciativa:
Diretora Flavia Modolo, Vice-Diretora Sandra G. Ferreira
Campanha - São Paulo lança campanha “Gravidez na adolescência..."
Particularidade:
Bate-papo, professores no pátio da escola com os alunos.
Participação de toda a escola e alunos.
Reflexão: O QUE ACONTECE COM O CORPO COM O PROCESSO
GESTACIONAL NA GRAVIDEZ HUMANA?
1ª Parte
Locus e habitat da vida:
Trilhas do desafio de educar e veredas
do gerar cidadãs e cidadãos hoje!
Cinco Oikos (no grego)
ou as 5 CASAS
DA VIDA DA GENTE
COMO PESSOA
DESDE QUANDO NASCEMOS.
1. Corpo – útero – gravidez aqui acontece na menina que encontra o rapaz...
2. Lar – minha família
3. comunidade – escola - clubes- igreja – cidade – você não escolhe quase nada e conquista amigos...
4. Brasil: do Iapoque ao chuauí... Fauna e flora ... tamanho continental e tão ainda desigual e natureza desrespeitada...
5. Gaia – Nossa mãe Terra
Medidas a serem adotadas já!
1 Vencer a cultura machista por uma cultura de diálogo ...
2 Incutir a responsabilidade e a paternidade e a maternidade como valores e prevenção...
3 Educar e informar e orientar os filhos e as filhas sobre a gravidez...
4 Os meninos e as meninas desejam e são curiosos e curiosas sobre o corpo e a sexualidade e as suas funções...
5 As escolas terem projetos de educação à prevenção na adolescência ... gravidez se aprende em casa e na escola também.
6 Proteção ao corpo e à vida se ensino... Ninguém tem direito de tocar a você sem sua permissão. Sugestão da Edineuma Oliveira Andrade
2 ª Parte
Dinâmica de grupo: IMAGINAÇÃO – Estamos grávidos!
Mapa mental e atitudes ergonômicas
e educação do corpo e das escolhas.
Os alunos estão ligeiramente grávidos... E o que vou fazer...
Estamos grávidos!
Tempo: 15 minutos para escrever.
1. - Nome na folha e sua idade:
- Estamos grávidos (nome de livro) agora...
2. Que sentimento e pensamento tive pela cabeça ?
O que vou fazer agora? Estou apavorado! Angustiado... com medo...
3. - Quantas semanas terei daqui na gravidez no meu corpo?
9 meses: 9x30=270 dias. Em torno de 280 dias...
4. - Para quem vou contar?
Meu médico, meu professor...
5. - Quem vai me ajudar?
Minha irmã e minha tia.
6. - O que vai acontecer com o corpo e a mente durante a gravidez?
A necessidade do pré-natal vem nesse período da gravidez até o parto.
O corpo da mãe alimenta o embrião com o cordão umbilical, vai desenvolvendo até se tornar feto humano, vai adquirindo as características de ambos os progenitores... inchaço do seios da mãe, interrompe a menstruação, caibras, desejos, chorar,...
A mãe pode sentir e o pai também: vômito, cansaço, receios, ansiedade, insegurança, se vou sair ou não, vou à escola ou não, o que vou falar com os outros ...
O corpo está inchando ou eclâmpsia com risco de vida para mãe e do bebê...
7. Que parto acontecer?
Não sei, talvez natural ou cesariana...
8. - Que risco pode acontecer?
Troca de sangue, medo no parto, de perder o neném, ficar só, ser deixado pela mulher, ... eclâmpsia.
9. - Tenho recursos ou dinheiro?
Um pouco: plano de saúde, fraldas, remédios, leite, quarto do bebê, trabalho etc.
Lembretes
O primeiro momento da gravidez até o parto é repleto de emoções, experiências, riscos, receios, pode o bebê vir saudável ou não, viver ou morrer...
Se o bebê nascer e viver, será por toda vida! É um processo de atenção total.
As roupas e tudo de bebê é muito caro...
3 ª Parte
Considerações finais da palestrante
Premissas das abordagens.
A. Corporeidade: lugar da identidade: Mente, corpo, coração, útero...
No século 19, Freud se preocupava com a sexualidade infantil e já tinha as bases da terapias contra os traumas psicológicos da criança. Os movimentos feministas lutaram pela emancipação política e social da mulher. E foram rechaçados como o 8 de março: dia internacional da mulher nascido da morte de corpos queimados em fábricas ... E ainda estamos engatinhando com a consciência do corpo e da libertação das emoções e a dignidade do corpo humano como consciência e identidade.
B. Condição epistemológica, ética, educacional, filosófica: Liberdade de escolha, pensando o corpo meu... minha responsabilidade... Ninguém escolhe nada fora de seu corpo... Quase tudo está relacionado ao corpo e ao cérebro humanos. Daí a neurociência e a cultura do corpo que flui desde o século XX.
C. Axiologia do corpo:. A mais importante é o corpo, nossa melhor e mais íntima casa... que devemos aí pensar a sexualidade e gravidez...
Eu me cuido e defendo meu corpo... lugar onde abriga minhas escolhas... Aí tem corpo liberdades e direitos... Lidar com o corpo é-nos desafio e aventura, dor e ternura... Daí os valores e o dinamismo da corporeidade como condição de ser gente entre pessoas... Nascer e morrer, existir e se realizar na história com nossas opções e relacionamentos.
Fala do Prof. Alessandro, de ciências da nossa escola.
Solicitamos que venha mais vezes no presencial da Edineuma Oliveira Andrade à escola na fala do prof. Alexandro, que descreveu o Projeto da Escola sobre Prevenção se faz na escola!: A sexualidade e prevenção da gravidez precoce. Cabem ao pai e à mãe educar e formar a formação afetiva e sexual dos filhos no lar. Temos vergonha de falar disso muitas vezes, embora vemos expostos em filmes... celulares.
Mas, alem de tantas funções acumulada historicamente pela escola, ainda a família delegou ou deslocou a educação sexual à escola.
O professor além de acolher o aluno em sua condição de inciante à alfabetização, socialização do saberes, tem que o educar para conhecer o corpo e a cidadania na responsabilidade sexual.
4 ª Parte
AGRADECIMENTO
Diretora Flavia Modolo
Escola Estadual Integral “Prof. Hélio Penteado de Castro”
A Diretora Flávia Modolo sintetiza os resultados positivos da presença da psicóloga escolar Edineuma Oliveira Andrade, na escola, hoje.
Citou alguns nome de alunos, que participaram da dinâmica (mapeando o corpo como a primeira casa), diante do desenho de um dos alunos.
E sinalizou, contente, a sensação ou a impressão que ficou ao terminar a palestra: Momento agradável e formativo!
Endossou a necessidade de eventos deste nível e de profissionais, que sejam competentes em temáticas urgentes como a educação na área da sexualidade humana e do sentido do corpo, a consciência e a libertação do corpo na história e na vida das pessoas.
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REFERÊNCIAS
Apoio familiar ajuda jovens a enfrentar desafios da maternidade precoce
11/março/2014 Publicado em: Saúde. Entrevistas realizadas após o parto reforçaram a importância do apoio familiar e indicam a necessidade de melhorar o atendimento a adolescentes grávidas. email ligialaudade@usp.br, com Lígia Gonzaga Ramos Laudade. Disponível em: <Dhttps://revista.pgsskroton.com/index.php/renc/article/view/2474ttps://www5.usp.br/noticias/saude-2/apoio-familiar-ajuda-jovens-a-enfrentar-desafios-da-maternidade-precoce/>. Acesso em: 11 de março. 2021.
Campanha - São Paulo lança campanha “Gravidez na adolescência é para a vida toda”. 28 de fevereiro de 2020. Disponível em: < https://justica.sp.gov.br/index.php/sao-paulo-lanca-campanha-gravidez-na-adolescencia-e-para-a-vida-toda/#:~:text=O%20Governo%20do%20Estado%20de,Lei%20n%C2%BA%2013.798%20de%202019.>. Acesso em: 11 de março. 2021.
Conflitos relacionados à gravidez na adolescência e a importância do apoio familiar. Marilene Prima Leite; Simone Bohry. Disponível em: <https://revista.pgsskroton.com/index.php/renc/article/view/2474
fD>. Acesso em: 11 de março. 2021.
RAPPAPORT, Clara. Encarando a adolescência - São Paulo: Ática, janeiro 2011, 112 p. (Coleção Discussão Aberta).