Atividades de Eletiva - semana 08- 12. março. 2021 – Ainda cuidados com o Covid-19.

ESCOLA ESTADUAL (INTEGRAL) PROF. HÉLIO PENTEADO DE CASTRO

Não chegou a vacina e pouquíssimos foram vacinados no Brasil, menos de 4 % no dia 06/03/21.

Professor/Área de Conhecimento.

PROF. BENEDITO MOREIRA DA SILVA FILHO – PROF. DE EDUCAÇÃO FÍSICA; PROF. JOSÉ JOÃO BOSCO PEREIRA – LÍNGUA PORTUGUESA

Nome do aluno (a): __________________ Turma: 8º Ano ____

Nossa Eletiva:

VIAJANDO ATRAVÉS DO TÚNEL DO TEMPO NAS OLIMPÍADAS e NAS PAROLIMPÍADAS: PLURALIDADE DA HISTÓRIA, CURIOSIDADES DA EVOLUÇÃO E VICENCIANDO CADA MODALIDADE EM SUAS PRÁTICAS.

1ª Questão. Leia e responda abaixo, tenha atenção o texto sobre “História das Olimpíadas. A história das Olimpíadas remonta à Antiguidade, apesar de tais jogos terem se popularizado mesmo na Idade Contemporânea.”

- FONTE: Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica/historia-das-olimpiadas.htm>. Acesso em: 07/03/2021.

“As Olimpíadas, ou Jogos Olímpicos, constituem nos dias de hoje um dos eventos mais populares e prestigiados em todo o mundo. Essa popularidade e esse prestígio devem-se à grande conexão que as Olimpíadas têm com a massa de espectadores que acompanham as competições tanto presencialmente nos estádios e arenas quanto pela televisão. Entretanto, a história dos Jogos Olímpicos é um tanto complexa. A imagem que deles temos hoje em dia foi construída a partir do fim do século XIX, mas suas origens remontam à Grécia Antiga.

Origem das Olimpíadas

As Olimpíadas originaram-se por volta do século VIII a.C., no contexto da antiga Hélade, isto é, o conjunto das cidades-estado da Grécia Clássica. A realização dos jogos ocorria na cidade de Olímpia – por isso o nome “Olimpíadas” –, para onde os cidadãos das outras cidades peregrinavam a fim de participarem das competições. O primeiro atleta a vencer uma prova em Olímpia teria sido Corobeu, em 776 a.C. – a prova era de corrida.

Dentro da tradição mitológica, os jogos de Olímpia foram criados pelo herói Hércules, filho do deus Zeus com uma mortal. Hércules foi obrigado pela deusa Hera a realizar doze trabalhos considerados impossíveis. O quinto desses trabalhos consistia em limpar os currais do rei Áugias, que continha milhares de animais e não era limpo há mais de 30 anos.

Após conseguir realizar o feito, Hércules decidiu inaugurar um festival esportivo em Olímpia, em homenagem a seu pai, Zeus. Essa explicação mitológica organizava o entendimento que se tinha sobre o esporte olímpico à época. Sempre que os jogos eram abertos, havia todo um rito de sacrifício de animais a Zeus e cada competição tinha em dada medida alguma relação com o culto a essa divindade.

Modalidades esportivas antigas

Entre os esportes praticados nas antigas olimpíadas, estavam as corridas, chamadas de drómos, e suas modalidades. Em algumas delas, o atleta devia correr por cerca de 190 metros vestido com a armadura e as armas de um hoplita (soldado da linha de frente dos combates). Em termos de corridas, havia também as bigas e quadrigas. As primeiras eram carros de combate tracionados por dois cavalos; as segundas, por quatro cavalos.

Havia ainda o péntatlhon (semelhante ao pentatlo atual), que reunia cinco esportes: 1) salto, 2) lançamento de disco, 3) lançamento de dardo, 4) corrida e 5) luta.

É interessante destacar que as modalidades de lutas também eram bastante peculiares. Havia, por exemplo, a palé, que era algo próximo da atual luta greco-romana, isto é, sem socos e pontapés.

Além da palé, o pýgme, comparado ao pugilato (boxe) contemporâneo, mas mais agressivo. Destaca-se ainda o mais devastador de todos, o pancrácio, que consistia em uma espécie de “vale-tudo”, que incluía cotoveladas, joelhadas, torções, cabeçadas etc. - Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Restauração dos Jogos Olímpicos na modernidade

Após o fim da Hélade, no mundo antigo, as Olimpíadas caíram no esquecimento durante séculos.

Outros esportes foram se desenvolvendo no interior de cada civilização, mas não havia algo que tivesse a envergadura da celebração dos jogos de Olímpia.

A restauração das práticas esportivas em um festival como as antigas Olimpíadas só foi feito na década de 1890 por um aristocrata e pedagogo suíço chamado Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin.

O Barão de Coubertin acreditava que a prática do esporte devia ser estimulada na sociedade contemporânea, sobretudo entre os jovens. Além disso, era interessante que houvesse uma organização

internacional de jogos esportivos que ajudasse a promover a “paz entre as nações”, já que aquele contexto (de transição do século XX para o século XXI) estava carregado de rivalidades entre as potências imperialistas.

Como bem ressalta a pesquisadora Kátia Rubio: “O projeto de restauração dos Jogos Olímpicos como na Grécia Helênica foi apresentado em 25 de novembro de 1892 quando da ocasião do 5º aniversário da União das Sociedades Francesa de Esportes Atléticos, que teve como paraninfo o Barão de Coubertin.

Naquela ocasião ele manifestaria seu desejo e intenções com relação aos Jogos: 'É preciso internacionalizador o esporte. É necessário organizar novos Jogos Olímpicos”. [1]

Dois anos depois, continua Katia Rubio: “[…] na Sorbonne, em Paris, diante de uma plateia que reunia aproximadamente duas mil pessoas, das quais 79 representavam sociedades esportivas e universitárias de 13 nações, teve início o congresso esportivo-cultural, no qual Coubertin apresentou a proposta de recriação dos Jogos Olímpicos.” [2]

O projeto de Coubertin previa também o resgate dos símbolos das Olimpíadas antigas, como o acendimento da chama olímpica etc. Para que tudo fosse feito da melhor forma, a realização da primeira edição deveria ser na Grécia. Com a ajuda de Demetrius Vikelas, Coubertin e os demais membros do comitê geral conseguiram organizar os primeiros Jogos Olímpicos modernos no verão de 1896, na cidade de Atenas, capital da Grécia.

NOTAS ou REFERÊNCIAS

[1] RUBIO, Katia. Jogos Olímpicos da Era Moderna: uma proposta de periodização.ev. bras. educ. fís. esporte (Impr.), São Paulo, v. 24, n.1, p. 55-68.

[2] Idem."

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EXERCÍCIOS:

A). (UFRGS) - Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. Os jogos pan-helênicos, que congregavam povos de todas as cidades gregas, deram origem às Olimpíadas em 776 a.C..

Naquele contexto histórico, as Olimpíadas foram importantes porque:

I – contribuíram para a difusão de padrões de comportamento, crenças e costumes, no âmbito do território grego.

II – contribuíram para estabelecer um sistema de contagem de tempo, à medida que foi determinado que as Olimpíadas deveriam ocorrer de quatro em quatro anos.

III – acentuaram as rivalidades entre as cidades-estados, as quais foram fundamentais na difusão das guerras.

Quais estão corretas?

a) Apenas 1.

b) Apenas 2.

c) Apenas 3.

d) Apenas 1 e 2.

e) 1, 2 e 3.

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B). "A batalha de Maratona foi longa e cheia de peripécias.

Os bárbaros conseguiram desbaratar as fileiras do centro do exército ateniense, pondo em fuga os remanescentes; mas as duas alas compostas de atenienses e plateus atacaram as forças adversárias que haviam rompido o centro do exército, impondo-lhes uma derrota ir¬reparável.

Vendo-as fugir lançaram-se em sua perseguição, matando e esquartejando quantos encontraram pela frente, até a bei¬ra mar, onde se apoderaram de alguns dos navios inimigos."

(Heródoto. História)

Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, o nome da guerra em que ocorreu a batalha de Maratona bem como os bárbaros, mencionados no texto:

a) Guerra do Peloponeso – troianos;

b) Guerras Médicas – troianos;

c) Guerra do Peloponeso – persas;

d) Guerras Médicas – persas;

e) Guerras Púnicas – cartagineses.

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C). "Para os gregos antigos, a ideia de confronto entre oponentes, até que um dos contendores superasse os demais, atingindo um grau de excelência reconhecido e admirado por todos os circunstantes, era um ritual central em sua cultura. Os gregos faziam com que ele integrasse várias de suas cerimônias, as mais importantes e as mais sagradas.'

(Nicolau Sevcenko. A corrida para o século XXI. No loop da montanha-russa, 2004. Adaptado.)

O texto afirma que as Olimpíadas na Grécia Antiga:

a) tinham a função de adequar os corpos dos praticantes às necessidades do mundo do trabalho, tornando-os capazes de produzir mais.

b) permitiam que a população se divertisse, dissolvendo as tensões sociais e facilitando a dominação política por parte dos governantes.

c) estavam integradas a outros aspectos da vida social e religiosa, associando-se a momentos de festa e celebração.

d) estimulavam a competitividade e o individualismo, preparando os homens para as disputas profissionais na vida adulta. e) visavam exercitar e fortalecer os guerreiros, melhorando sua atuação política e militar nos períodos de guerra.

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2ª Questão. Leia e responda abaixo, tenha atenção o texto sobre “CURIOSIDADES OLÍMPICAS. Jogos não tinham mulheres e homens competiam nus. Apesar de ser um momento de trégua entre cidades-estado, sempre em guerra, os Jogos da Grécia Antiga eram machistas e xenófobos” -

FONTE: Disponível em: <https://www.olimpiadatododia.com.br/curiosidades-olimpicas/237922-quem-participava-dos-jogos-olimpicos-da-grecia-antiga/ >. Acesso em: 07/03/2021.

"A participação das mulheres não podia acontecer nem na plateia. Apenas uma foi flagrada acompanhando de perto os Jogos.

Kallipatira entrou no estádio disfarçada de treinador, no ano de 404 a.C., na 94ª. Olimpíada, e não conteve a alegria de ver o filho, Psirodos, ser campeão no pugilato.

Empolgada, ela invadiu a arena e deixou a roupa cair, revelando-se a todos os presentes. Apesar de ter quebrado a lei, Kallipatira foi poupada por ser mãe, irmã e esposa de vencedores olímpicos."

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3ª Questão. Leia e responda abaixo, tenha atenção o texto sobre “As mulheres que desafiaram a lógica e mudaram a história do esporte...”

- Renata Mendonça. 08/03/2020 04h00,

- FONTE: Disponível em:

<https://dibradoras.blogosfera.uol.com.br/2020/03/08/as-mulheres-que-desafiaram-a-logica-e-mudaram-a-historia-do-esporte/>. Acesso em: 07/03/2021.

"O Dia Internacional da Mulher (08 de março) é para lembrar da luta que trouxe todas nós até aqui. No esporte, por muito tempo tentaram nos manter distantes, mas foi por causa de mulheres como as citadas abaixo que hoje temos nosso espaço.

Aqui estão seis histórias pouco conhecidas de mulheres (brasileiras e estrangeiras) que desafiaram as regras da época pela representatividade feminina no esporte. Em comum, elas têm o espírito de luta. Mulheres que nunca aceitaram a lógica que tentaram impor para elas e conseguiram provar que o esporte também é lugar para elas.

Stamata Revithi – A foto esta no site acima

Se o chamado 'pai da Olimpíada', Barão de Coubertin, um dia disse que "uma mulher nos Jogos Olímpicos seria algo impraticável, desinteressante, ruim para a estética, e incorreto.

Os Jogos devem ser reservados aos homens. O papel da mulher dever ser coroar os campeões", mal sabia ele que na própria primeira edição da competição que criou haveria uma mulher para desafiar isso.

A grega Stamata Revithi não aceitou a ideia de que nenhuma mulher poderia competir naqueles Jogos em 1896 e quis logo participar da maratona, a prova mais tradicional da Olimpíada.

Os organizadores a negaram como competidora, mas ela apareceu em meio aos atletas no local de largada, diante de uma igreja a espera da bênção do padre para que todos pudessem iniciar o percurso. O padre se recusou a benzê-la e ela acabou impedida de correr.

Pois no dia seguinte, Revithi decidiu que faria ela própria a rota da maratona, com ou sem o aceite dos organizadores. Conseguiu assinaturas de muitas pessoas para comprovar sua largada às 8h30 da manhã daquele dia. Às 11h30, ela chegou ao estádio Panathinaiko, o ponto de chegada oficial da maratona, mas também não a deixaram entrar.

Não há registros oficiais do feito de Stamata Revithi, talvez numa tentativa de apagar sua conquista da história.

Demoraria mais de 70 anos até que uma mulher pudesse correr oficialmente uma maratona – foi na Maratona de Boston de 1967, quando Kathrine Switzer quebrou as regras e conseguiu se inscrever – e somente em 1984 elas foram aceitas para competir essa prova nos Jogos Olímpicos."

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Responda a questão abaixo:

A). “Na Assembleia, (...) que se reunia mais ou menos 40 vezes por ano, os atenienses discutiam e votavam os principais problemas do Estado – declaravam guerra, firmavam tratados e decidiam onde aplicar os recursos públicos.

Do mais pobre sapateiro ao mais rico comerciante, todos tinham oportunidade de expressar a sua opinião, votar e exercer um cargo no governo.”

(Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, A escrita da história)

As mulheres atenienses:

a) tomavam parte dessa instância política, mas suas ações se limitavam aos temas relacionados com a família e a formação moral e militar dos filhos.

b) não detinham prerrogativas nas atividades públicas, mas possuíam direito de voto nessa Assembleia quando a decisão envolvia guerras externas.

c) participavam de todas as atividades públicas de Atenas, mas só tinham voz nessa Assembleia se estivessem acompanhadas pelo marido ou filho.

d) não podiam participar dessa Assembleia, da mesma forma como não tinham direito de exercer cargos administrativos, além da restrição à herança e à posse de bens.

e) ganharam o direito de voz e voto nessa Assembleia a partir das reformas de Sólon, e com Clístenes seus direitos foram ampliados.

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4ª Questão:

Artigo de opinião: o doping (o uso de medicamentos e drogas nos esporte é proibido).

Escreva um artigo sobre essa questão.

Continue a ler: quem lê sabe mais: Confira cinco temas relacionados com as Olimpíadas que podem cair no Enem. Matérias de Biologia, Física, Matemática, Química e História podem aproveitar o tema para as questões do Enem.Publicado por Érica Caetano.

Fonte: Disponível em:

https://vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/enem/confira-cinco-temas-relacionados-olimpiadas-que-podem-cair-no.htm>. Acesso em: 07/03/2021.

QUÍMICA

- Substâncias químicas – Dopping

"Várias são as modalidades esportivas que competem em uma Olimpíada.

Os atletas, de uma forma geral, sempre buscam melhorar o seu desempenho ao máximo.

Infelizmente, alguns deles buscam melhorar seu desempenho por meio do dopping, que é um ponto diretamente relacionado com a Química.

O dopping é o termo empregado em referência ao indivíduo que utiliza uma ou mais substâncias químicas para adquirir vantagens físicas.

Apesar de proibido nos Jogos Olímpicos, ainda são muitos os casos de dopping entre atletas Muitas são as substâncias que podem atuar como dopantes.

Alguns exemplos são: Estimulantes (substâncias que ampliam a atividade cerebral e aumentam o limiar da dor do atleta e o metabolismo das células);

Esteroides (substâncias que ativam o metabolismo de proteínas que promovem o aumento da massa muscular);

Hormônios (substâncias que podem promover aumento da produção de energia, ampliando a potência muscular, por exemplo) e Diuréticos (substâncias que favorecem a eliminação de líquido por meio do sistema urinário)."

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Veja a explicação do professor João Bosco:

O que é ARTIGO DE OPINIÃO ?

ARTIGO DE OPINIÃO é uma redação argumentativa.

Os argumentos são escolhidos cuidadosamente para estar coerentes ao tema.

Na conclusão, faça uma retomada ou uma intervenção de como podemos ajudar as famílias enlutadas, de modo direto e ético.

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• 15 linhas. 10 pontos.

• Dê um título.

• Faça introdução, desenvolvimento e conclusão.

• Reveja seu texto, antes de passar a limpo.

• Passe a limpo, finalmente.

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ANEXO DOS EXERCÍCIOS

04 OBSERVAÇÕES:

Continue a ler: quem lê sabe mais:

Só leitura:

1. HISTÓRIA. GRÉCIA ANTIGA.

Redação Beduka 27/09/192. Views.

_ https://beduka.com/blog/exercicios/historia-exercicios/exercicios-sobre-grecia-antiga/

2. http://cantinhomaissaber.blogspot.com/2016/07/a-grecia-antiga-exercicios-com-gabarito.html

3. A MULHER E OS JOGOS OLÍMPICOS NA ANTIGUIDADE

Carla Ribeiro Luciani (PIC) Unespar Campus / Fafipa, fafipa@fafipa.pr.gov.br Meire Aparecida Lóde Nunes

(Orientadora), meirelode@hotmail.com Unespar Campus / Fafipa,

fafipa@fafipa.pr.gov.br

Palavras-chave: Educação. Educação Física. Mulher no esporte.

Introdução

"O nosso objetivo, neste texto, é refletir sobre a participação da mulher nos Jogos Olímpicos da Antiguidade por meio da investigação do papel social feminino naquela sociedade. (...)

Erasmo de Rotterdam (1476-1536) fundamenta essa ideia ao entender que é a educação que transforma o homem em homem.

Bracht (1999) é o autor que nos auxilia a entender o corpo nesse processo de educação ao mencionar que a educação corporal é educação do comportamento, a qual não é corporal, mas humano. Isso nos direciona a entender que o comportamento do corpo revela a educação do próprio homem."

FONTE:http://www.fecilcam.br/eventos/index.php/eaic/iieaic/paper/viewFile/4183/1278

4. O Portal Tecnolegis: Nosso "slogan", como corolário de nossa definição é: tecnologia a serviço de sua preparação.

https://www.tecnolegis.com/provas/comentarios/137206

J B Pereira e http://cantinhomaissaber.blogspot.com/2016/07/a-grecia-antiga-exercicios-com-gabarito.html
Enviado por J B Pereira em 07/03/2021
Reeditado em 07/03/2021
Código do texto: T7200776
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