VIAJANDO ATRAVÉS DO TÚNEL DO TEMPO NAS OLIMPÍADAS: PLURALIDADE DA HISTÓRIA, CURIOSIDADES DA EVOLUÇÃO E VICENCIANDO CADA MODALIDADE EM SUAS PRÁTICAS

Plano da Eletiva

Professor/Área de Conhecimento

PROF. BENEDITO MOREIRA DA SILVA FILHO – PROF. DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PROF. JOSÉ JOÃO BOSCO PEREIRA – LÍNGUA PORTUGUESA

Ementa

Podem-se trabalhar, também, conceitos de paraolimpíadas. As modalidades são flexíveis dependendo dos recursos da escola e condições reais de cada aluno. O programa segue o mérito da Escola integral para formação do educando, podendo ser alterado o conteúdo, a ordem de apresentação e as modalidades desportivas.

Justificativa

2021: ano da Olimpíada de Tokyio nos motiva a fazer nossa Mini Olimpíada escolar na Escola Estadual Prof. Hélio Penteado de Castro, com nossos alunos ainda em meio à biossegurança contra o Covid-19 e consciência social e sanitária da pandemia vinda de 2020. É, sem dúvida, o Evento ou acontecimento mundial, cuja origem está nas Antiguidade Clássica no período de Péricles (momento da história da Grécia, com o surgimento das Olimpíadas, da moeda, da Filosofia, da Democracia e do Teatro Grego, com as tréguas entre as cidades-Estados…) com ressonância nas culturas pela busca de valores da convivialidade entre os povos como paz, desarmamento, mais empreendimentos de alcance democrático, como: superação dos conflitos, ajuda mútua entre nações, respeito aos direitos humanos e das minorias, as olimpíadas se redimensionaram com as paraolimpíadas nas conquistas das inclusões e talentos entre os que têm alguma necessidade especial.

Objetivos

Apresentar diferentes abordagens teóricas e práticas sobre as olimpíadas como dimensão educacional aplicado ao mundo da escola e das demandas dos alunos.

Habilidades desenvolvidas

HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA

(EF03LP18) Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação, entre outros textos do campo da vida pública), considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

(EF03LP23) Analisar o efeito de sentido do uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital ...

(EF03LP20A) Planejar e produzir cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor, de reclamação, entre outros textos do campo da vida pública), com opiniões e críticas, de acordo com a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

(EF03LP20B) Revisar e editar cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (outros textos do campo da vida pública) produzidas, cuidando da apresentação final do texto.

(EF67LP26) Reconhecer a estrutura de hipertexto em textos de divulgação científica.

(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

(EF67LP21) Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

EF67LP24A) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo).

(EF67LP24B) Identificar as informações principais de apresentações orais, tendo em vista o apoio ao estudo

(EF67LP21) Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

HABILIDADES EM EDUCAÇÃO FÍSICA

(EF05EF17*) Experimentar e fruir diferentes tipos de esportes Paralímpicos, respeitando as diferenças individuais.

(EF06EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, e invasão, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.

(EF01EF06) Identificar as normas e regras das práticas lúdicas esportivas de marca e de precisão, e discutir a importância das mesmas para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.

(EF01EF12) Identificar os elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) de danças do contexto comunitário, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas.

EF05EF05A) Experimentar e fruir esportes de campo taco, rede/parede comparando seus elementos comuns, criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.

(EF08EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.

(EF09EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

(EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

Eixos temáticos – Indicar quais dos seguintes eixos serão trabalhados na Eletiva

Investigação científica Processos criativos

Mediação e intervenção sociocultural Empreendedorismo

Conteúdo programático

I. TEORIA SOBRE AS OLIMPÍADAS

A). HISTÓRIA

Histórico 2021: Jogos Olímpicos de Verão de 2020, conhecidos oficialmente como os Jogos da XXXII Olimpíada, mais comumente Tóquio 2020, será um evento multiesportivo realizado durante o verão de 2021, na região metropolitana de Tóquio, Japão. Wikipédia

Data: sex., 23 de jul. de 2021 – dom., 8 de ago. de 2021

Local: Tóquio, Japão

Estádio: Estádio Nacional de Japão

Países participantes: + 206 (estimado)

País anfitrião: Japão

https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/2021/01/21/jornal-por-covid-japao-acredita-que-olimpiada-em-2021-deve-ser-cancelada.htm

- Na Grécia e mundo da Antiguidade Clássica

- A mulher era, inicialmente, por séculos, excluídas. Até que uma se infiltrou e, a partir disso, houve novas possibilidades de participação feminina.

- Na Europa

- Na América Latina e Brasil

- Parolimpíadas

B). EVOLUÇÃO

- As modalidades foram acontecendo aos poucos.

- Noções sobre - Parolimpíadas

C. DIVERSIDADES OLIMPICAS

- Ver na dimensão prática abaixo as várias modalidades olímpicas que citaremos aqui para os alunos conhecer.

D). PARTICULARIDADES SOBRE:

- Badminton

- Quimbol

- NATAÇÃO

- JUDÔ

- TAI-KAIDON

- SKITE

GOLFE — Rede do Esporte. Uma das novidades nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, o golfe volta a ser um esporte olímpico depois de mais de um século de ausência. As primeiras e únicas participações da modalidade nos Jogos ocorreram em Paris-1900 e St. Louis-1904.

II. PRATICA DAS MODALIDADES OLIMPICAS

A). INICIANDO A PRÁTICA

1) Atletismo

2) Lançamento de dardos

3) Lançamento do martelo

4) Lançamento de disco

B). Corridas de:

- 100 metros

- 110 metros, com barreira

- 400 metros

- 1500 metros

- revezamento

- marcha

C). Salto

- em distância

- Triplo

D). Jogos de quadra:

- Futsal

- Vôlei

- Basquete

-Handebol

- Badminton

- Quimbol

- Tênis de campo ou de quadra

E). Tênis de mesa

F). Modalidades individuais:

1) Bocha

2) Boxe

3) Esgrima

Metodologia

Investigação bibliográfica, biografia dos atletas olímpicos e parolímpicos, listas das olimpíadas e parolimpíadas, conflitos e gregas suspensas, a justiça e o racismo nelas, fatos surpreendentes, anexação ou inclusão de modalidades modernas e outras estranhas. Filmes, narrativas da origem das olimpíadas na Grécia, modalidades antigas ou clássicas, pesquisa na internet de imagens e hipertextos alusivos, desenhos, cartazes, livros didáticos específicos, jogos lúdicos, teoria e prática na escola nas quadras, gramados (se possível, o campo de futebol da Balbo, contíguo à nossa escola), oralidade dos alunos com necessidades especial e inclusão deles em modalidades adaptadas e saudavelmente organizadas pelo professor com o apoio e participação de todos os alunos (claro, se a pandemia e a vacinação contra o Covid-19 nos permitirem a presença física dos professores e alunos nos exercícios e modalidades aqui elucidas.).

Recursos didáticos

Em comum apoio da direção e da coordenação pedagógica e dos outros professores, há planejamento de utilização dos espaços de sala de aula para a teoria das olimpíadas e parolímpiadas, instrumentos, materiais e espaços da área verde e quadras da escola e gramado para as aulas práticas. Acesso à internet, à sala de leitura para pesquisas ou trabalhos em sites e livros específicos sob orientação dos professores. Uso dos materiais de esporte e insumos desportivos da nossa escola.

Combinados em sala de aula e prática externa em pátio, quadras, gramado, talvez no campo de futebol da Balbo, se conseguirmos a licença ou permissão para corrida e outras práticas desportivas alusivas deste projeto.

Eixos temáticos

Culminância

Culminância será em 02 de julho (sexta-feira) ou seja, como os estudantes podem apresentar simulados ou treinos abertos às turmas, lançamentos de disco etc como demonstrações visíveis desses esportes e lutas esportivas, ao longo desta Eletiva, incluindo ainda: cartazes e desenhos, etc. nos corredores ou em sala de aula. Talvez teremos surpresas como a gastronomia ou bolos e sucos no encerramento entre os professores e alunos, porque o cuidado ainda deve acontecer durante a pandemia do coronavírus 2021.

Avaliação

Avaliação a cada semanas com perguntas na lousa sobre teoria e prática conforme o conteúdo programático acima (já esmiuçado) e observações diárias de motivados alunos e incentivo aos desmotivados. Apresentar imagens e modalidades desportivas para os alunos legendar. Identificar atletas e suas modalidades específicas. Além dessas estratégias serão utilizadas para monitorar e acompanhar o processo de aprendizagem do estudante, a prática no campo ou quadras, gramado com segurança dos alunos, com orientação e avaliação semanal dos professores. Estuda ativa dos alunos e grupos e aulas invertidas ou previamente planejadas pelos professores e alunos com seminários e roda de conversas. Cartaz e desenhos. Livros didáticos e filmes. Leituras compartilhadas. Aulas alternativas em educação física e diversificadas em Língua portuguesa.

Referências

As Olimpíadas são uma oportunidade para o congraçamento de um grande número de países, sem discriminação política ou racial... Disponível em:<https://brainly.com.br/tarefa/6283064> . Acesso em: 05/02/2021.

Comitê diz que Olimpíada vai ocorrer 'independentemente da pandemia'

Por France Presse. 02/02/2021 07h38. Yoshiro Mori afirmou que discussão não é 'se vamos organizar ou não, é sobre como vamos fazer'. Declaração foi dada no dia em que estado de emergência foi prorrogado em Tóquio e mais 10 regiões.

A história do doping nos esportes olímpicos. 05 Aug. 2016. https://pebmed.com.br/a-historia-do-doping-nos-esportes-olimpicos/

EDUCAÇÃO FÍSICA – Badminton. Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/badminton/ > . Acesso em: 05/02/2021.

ESPECIAIS/JOGOS OLÍMPICOS. A ORIGEM E HISTÓRIA DAS PARALIMPÍADAS, por Bruno Santos / 07/09/2016. https://blogstartsports.com.br/a-origem-e-historia-das-paralimpiadas/

Golfe: História. Disponível em: <http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades/golfe#:~:text=Uma%20das%20novidades%20nas%20Olimp%C3%ADadas,Louis%2D1904. > . Acesso em: 05/02/2021.

História das Olimpíadas. A história das Olimpíadas remonta à Antiguidade, apesar de tais jogos terem se popularizado mesmo na Idade Contemporânea. Disponível em:<https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica/historia-das-olimpiadas.htm > . Acesso em: 05/02/2021.

Jornal: Por covid, Japão acredita que Olimpíada em 2021 deve ser cancelada... - Disponível em:< https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/2021/01/21/jornal-por-covid-japao-acredita-que-olimpiada-em-2021-deve-ser-cancelada.htm?cmpid=copiaecola> . Acesso em: 05/02/2021.

Olimpíadas: As Olimpíadas constituem um dos maiores eventos de massa do mundo e a sua origem remonta à Antiga Grécia, quando eram praticados jogos esportivos na cidade de Olímpia. Disponível em:<https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/olimpiadas.htm#:~:text=As%20Olimp%C3%ADadas%20constituem%20um%20dos,esportivos%20na%20cidade%20de%20Ol%C3%ADmpia. > . Acesso em: 05/02/2021.

Olimpíadas da paz - Dij – CEEAK. Disponível em:<www.dij.ceeak.ch › dinmicas › olimpíadas_da_paz. https://www.dij.ceeak.ch/dinmicas/olimpadas_da_paz/index.html> . Acesso em: 05/02/2021.

PRIMEIRA AULA DE QUIMBOL FOI REALIZADA NO CCP - ATIVIDADE MISTURA TÉCNICAS DO VÔLEI, TÊNIS E FUTEBOL - PUBLICADO EM TERÇA-FEIRA, 30 DE janeiro DE 2018. Disponível em:<https://www.ccpnet.com.br/noticias/primeira-aula-de-quimbol-foi-realizada-no-ccp,30-01-2018#:~:text=O%20jogo%20re%C3%BAne%20duas%20equipes,que%20marcou%20o%20%C3%BAltimo%20ponto. > . Acesso em: 05/02/2021.

PROJETO 6: OLIMPÍADA DA PAZ. P. LXXXI-XCI. In: ROCHA, Regina Braz. Identidade e suas tecnologias. Manual do Professor. São Paulo: Moderna. 2020. 208 p.

__________

Desvendando: sites, artigos, vídeos, música, imagens dentre outras curiosas

Segunda Chance. Filmes australianos, Filmes para toda a família, Dramas, Dramas sobre esportes, Filmes sobre esportes. 2011 | 10 | 1h 35min | Filmes para toda a família. Uma ginasta não tem a confiança necessária para chegar ao topo, mas sua nova técnica vai ajudá-la a conseguir uma vaga na equipe nacional de ginástica olímpica.

Estrelando: Nina Pearce,Adam Tuominen, Emily Morris. Disponível em:< https://www.netflix.com/br/title/70290905> . Acesso em: 05/02/2021.

GINÁSTICA ARTÍSTICA. LISTA: 7 filmes e documentários esportivos para ver na Netflix. Na terceira edição do OTD Cultural no Youtube, Olimpíada Todo Dia lista sete filmes e documentários esportivos para você ver no Netflix; tem técnico com muitas irmãs, perdedores, vencedores, ataques de tubarão, escândalos do esporte. muito mais... por Rafael Freitas.

A pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente as nossas rotinas. Para evitar a propagação do vírus e ajudar no isolamento social, criamos, em março, o OTD Cultural, com indicações de livros, documentários e filmes esportivos para você aproveitar nessa quarentena. 22 de agosto de 2020.

Disponível em:< https://www.olimpiadatododia.com.br/otd-cultural/260584-lista-7-filmes-e-documentarios-esportivos-na-netflix/> . Acesso em: 05/02/2021.

_________

Jogos Olímpicos. Confira os melhores momentos da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos 2016. 24 min Exibição em: 5 ago 2016. Disponível em:< https://globoplay.globo.com/v/5215709/> . Acesso em: 05/02/2021.

________

Jogos Olímpicos da Era Moderna: uma proposta de periodização CDD. 20.ed. 796.08 796.48 Kátia RUBIO* *Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo.

Resumo Os Jogos Olímpicos da Era Moderna foram recriados por Pierre de Coubertin e tiveram sua primeira edição no ano de 1896. Respeitando o calendário grego, no qual foi espelhado, os Jogos de Olímpicos de Verão realizam-se de quatro em quatro anos, período de uma Olimpíada, e atravessaram o século XX sofrendo de perto toda intensa dinâmica de um momento histórico marcado por profundos conflitos sociais de ordem mundial. A partir da análise desses momentos, é possível observar as transformações vividas pelo Movimento Olímpico.

A partir de então, pretende-se nesse artigo discutir e caracterizar esses momentos históricos propondo uma periodização para os Jogos Olímpicos. Intenta-se com isso criar parâmetros de análise para os acontecimentos olímpicos a partir de seu contexto histórico-social.

UNITERMOS: Jogos Olímpicos; Periodização; Esporte; História. A periodização é um recurso amplamente utilizado pelos estudiosos para facilitar a compreensão histórica da humanidade, uma vez que analisando o passado é possível observar que há porções da história que se distinguem de outras em períodos distintos.

Segundo WISHART (2004), periodizar é parte e parcela da arte de escrever narrativas, tão integral para o processo como identificar e selecionar fatos e organizá-los em uma síntese. É uma estratégia usada para dar formato a narrativa, produzindo uma superestrutura para o progressivo desenvolvimento da interpretação. Sobre a divisão da história em períodos,

CROCE (1962) faz sua ressalva sobre a importância de não se perder o todo da história (seu significado) em função das divisões que se propõem.

Diz o autor: “-Processes and events, not symbols, are the only substantives, and ‘time’ is a symbol, not a process event. Furthermore, ‘every change in “space” is a change in “time”; (and) every change in “time” (is) a change in “space” ’. (ELIAS, 1992)1. v24n1a06.pdf. Disponível em:< https://www.scielo.br/pdf/rbefe/v24n1/v24n1a06.pdf. > . Acesso em: 05/02/2021.

Março

05,12,19, 26 Abril

09, 30 Maio

07,14,21,28 Junho

11,18,25 Julho

02

1ª semana Aula inicial: Olimpíadas da Grécia. Narrativa mítica e o cidades-Estados. Péricles.

Modalidades olímpicas clássicas.

Não clássicas. Modernas.

Recentes.

Na quadra, orientação do professor sobre como serão as apresentações e a culminância.

Pesquisa online ou no celular sobre os/as atletas.

Pesquisa na sala de leitura de modalidades e atletas de cada modalidade

seleção de alunos e livros

Orientação de professores deste projeto sobre cada grupo de aluno e o que se pode e deve ler em função das modalidade e o que a sala de leitura tem disponibilizado no momento da consulta e pesquisa e trabalhos dos alunos por grupo

Treino ao ar livro pelo professor de educação física, se possível acompanhado pelo professor de Português.

Orientação dos alunos por modalidade e curiosidades em que escolheram suas modalidades para a culminância.

Novos treinos e adaptações para os alunos e incentivos a duplas, trios e quartetos de alunos conforme modalidades ou esportes modernos.

Dia da Culminância

Apresentação em cada grupo, de cada pessoa, equipes etc.

2ª semana

Olimpíadas da paz

Parolimpíadas. Modalidades.

Inclusão e regras

O comitê parolímpico.

Origem das parolimpiadas.

Ficha do livro, resumos ou resenhas.

Treino de modalidades e orientação aos alunos em contextos práticos…

Fixação dos grupos e pessoas por modalidades.

Definição de materiais, percursos, lugares e objetos de cada modalidade quando necessários como bola, rede, etc.

Observar aos alunos quanto ao conhecimento e desempenho em cada modalidade e os treinos...

Jogos específicos e formação de turmas e grupos, alunos para cada modalidades na culminância final.

Ver se é do interesse e se há aprovação da direção e coordenação o lanche ou bolo ou sucos para culminância ...

3ª semana

Primeiras modalidades: aulas teóricas e práticas.

Organização dos alunos para realizarem tais modalidades

Acesso à informática: música, mascotes, atletas que se destacaram nas modalidades: ver na internet e sites especializados

Anotar e organizar imagens e hipertextos

Sínteses dos alunos por grupos.

Seleção de alunos em várias modalidades e regras de cada um delas: com a teoria e prática juntas na preparação dos alunos em vista da culminância.

Continuação de treinos e alternância de praticas e teóricas em cada grupos de alunos para sequenciação de novas observações e formatação da apresentação da culminância

Pré-culminância

da semana de culminância

organização - circuitos de treinos, formato das turmas, integração dos jogos, identificação dos alunos que apresentaram cada modalidade olímpica e parolímpica.

4ª semana

Outras modalidades, aulas teóricas e práticas

Organização dos alunos e preparação para apresentação de exercícios

Em sala, novas explicações de conclusão ou jogos ou atividades de desenho ou cartaz conforme as demandas e curiosidades dos alunos.

Mais treinos em campos e área verde sob orientação dos alunos…

E os que não tiverem definido atividades e modalidades, serão orientados em sala pelo professor quanto aos conteúdos programáticos.

Novos treinos para conclusão das apresentações com desempenho quase perfeito dos alunos em cada modalidade e inclusão de alunos especiais em suas respectivas modalidade.

SEMANA DE CULMINÂNCIA

REGISTROS DE FOTOS

FORMATAÇÃO DO PORTÍFÓLIO DA ESCOLA

ANEXÃO DE FOTOS E FILMAGEM NO SITE ESCOLAR

J B Pereira e PROF. BENEDITO MOREIRA DA SILVA FILHO – PROF. DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Enviado por J B Pereira em 03/03/2021
Código do texto: T7197636
Classificação de conteúdo: seguro