TECNOLOGIA: Faça seu próprio queijo (caseiro) na Escola integral – Produção do queijo frescal.

ESCOLA ESTADUAL HÉLIO PENTEADO DE CASTRO

PROF JOSÉ JOÃO BOSCO PEREIRA

PUBLICO ALUNOS DAS TURMAS 9º Ano A e 9º Ano B - FEV 2021 -

PRODUÇÃO DO QUEIJO NA ESCOLA

Introdução e proposta

O queijo faz parte da alimentação diária ou semanal dos brasileiros desde os tempos coloniais. Há diferentes tipos e formatos. A sofisticação tem proposta industrial e comercial, mas o intuito pedagógico da tecnologia aplicada à produção de queijo frescal merece atenção para o domínio de sua produção doméstica e para fins no contexto formativo escolar, não lucrativo.

Cabe o clima de curiosidade e o ápice da disciplina proposta se materializará na produção de queijo frescal em casa e na escola (se possível, do ponto de vista prático-econômico dos alunos interessados).

Com isso, percorremos a origem e a história do queijo frescal brasileiro. Sua atualidade e economia ou valor na alimentação cotidiana das famílias. Alimento saudável e aconselhável dentro de condições dos consumidores que não tenham restrições ao seu consumo ou problemas com a lactose ou outros contra indicativos.

Objetivo: conhecer e aplicar as técnicas de produção de queijo frescal para casa e na escola a partir de orientações do professor e das pesquisas na internet.

Metodologia:

1. Aulas expositivas com imagens e processos da produção de queijo frescal.

2. Palestra de especialista sobre o tema.

3. Pesquisa dos alunos no Google sobre a orientação do professor João Bosco

4. Desenhos que demonstrem as etapas do processo de produção do queijo frescal.

5. Leitura de data de validade e orientação nutricional de embalagens dos queijos em supermercados.

6. Aquisição de insumos para a produção de queijo em casa e na escola pelos alunos.

Resultado teórico e/ou prático:

1. Pesquisas em si no Google, nos supermercados: data de validade e orientação nutricional;

2. Anotações em si no caderno em sala de aula;

3. Cartaz ou desenhos;

4. Produção do queijo se possível, se o lado econômico nos permitir;

5. Seleção de trabalhos dos alunos em fôlder;

6. Culminância do projeto conforme o calendário escolar.

Referência eletrônica

COMO FAZER SEU QUEIJO FRESCO? Disponível em: <https://novonegocio.com.br/como-fazer/como-fazer-queijo-fresco/ >. Acesso em: 15/02/2021.

FETINA DE FORMAIO: “Valbrenta non si frabrica, si fá !” - Rua Rio Branco, 167 - ¬ CEP 95185-000

Carlos Barbosa, RS. Fone: 54-3461-1966. Contato: Fetinade formaio@fetinadeformaio.com.br

PASSO A PASSO: FAÇA SEU QUEIJO. Disponível em: <https://novonegocio.com.br/sbv143z/ >. Acesso em: 15/02/2021.

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE LEITE PARA FABRICAÇÃO DE QUEIJOS CASEIROS. Disponível em: < https://www.cpt.com.br/dicas-cursos-cpt/tire-suas-duvidas-sobre-leite-para-fabricacao-de-queijos >. Acesso em: 15/02/2021.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 03/03/2021
Código do texto: T7197598
Classificação de conteúdo: seguro