PLANO DE ENSINO 2020: O ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL. 16/10/2019 .
2021: Neste espaço você encontra os Materiais de Apoio ao Currículo Paulista.
HABILIDADES ESSENCIAIS - REDE ESTADUAL 2021
CADERNOS DO ALUNO - 2021
CADERNOS DO PROFESSOR - 2021
MATERIAIS DE APOIO INOVA EDUCAÇÃO - 2021
HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA - 2020
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio-2/
______________
PLANO DE ENSINO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA DO BRASIL -
ANO 2020
PROFESSOR: JOSÉ JOÃO BOSCO PEREIRA2019 - Escola Estadual “Professor Hélio Penteado de Castro” - Parque Piracicaba – Piracicaba/SP
-CURSO: ENSINO MÉDIO
- LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
2º ANOS A, B e C (matutino) e D (noturno)
A ASSEMBLEIA GERAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU) DECLAROU 2020 COMO O ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE.
A DATA FOI PROCLAMADA A PARTIR DE ESFORÇOS CONJUNTOS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA (FAO) E DO SECRETARIADO DO INTERNATIONAL PLANT PROTECTION CONVENTION (IPPC).
A INICIATIVA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO DAS NAÇÕES, PARA GARANTIR A SAÚDE DAS PLANTAS, PROTEGENDO A BIODIVERSIDADE E O MEIO AMBIENTE. ALÉM DISSO, PROPÕE AÇÕES QUE FAVOREÇAM A SEGURANÇA ALIMENTAR E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL.
FONTE: HTTP://WWW.PEAUNESCOSC.COM.BR/2019/10/16/2020-SERA-O-ANO-INTERNACIONAL-DA-SAUDE-VEGETAL/
OMS – 2020: ANO INTERNACIONAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA. PUBLICADO EM 06/01/2020. A ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS) E A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) CELEBRARÃO EM 2020 O ANO INTERNACIONAL DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA.
FONTE: HTTPS://NACOESUNIDAS.ORG/OMS-DEFINE-2020-COMO-ANO-INTERNACIONAL-DOS-PROFISSIONAIS-DE-ENFERMAGEM-E-OBSTETRICIA/
CONTEÚDOS
1º bimestre
Linguagem e sociedade
Os sistemas de arte e de distração t O estatuto do escritor na sociedade t Como fazer para gostar de ler literatura? t O indivíduo e os pontos de vista e valores sociais t A crítica de valores sociais t A palavra e o tempo: texto e contexto social
Textos para leitura e escrita.
• Relatos de experiência, páginas de
internet, boletins informativos.
• Características do trabalho voluntário.
• Depoimento de experiência de trabalho
voluntário.
• Poemas.
• Linguagem verbal e linguagem visual
nos textos em quadrinhos.
. A literatura e a construção da
modernidade e do moderno.
. Linguagem e o desenvolvimento do olhar
crítico.
. A narrativa moderna.
. A lírica moderna.
. Resenha crítica.
Resenha Crítica.
• Antologia Poética.
• HQ.
. Texto de opinião.
Habilidades do Currículo
Ler, compreender, analisar e
interpretar: relatos de experiência,
páginas de internet, boletins
informativos, piadas, adivinhas,
verbetes de dicionário, diálogos,
cartum, HQ, resenha, entre outros,
inferindo traços característicos, bem
como finalidades e usos sociais.
. Relacionar diferentes produções
artísticas e culturais contemporâneas
com outras obras do passado,
procurando aproximações de tema e
sentido.
• Localizar e interpretar informações
em um texto para apresentar uma
opinião e construir argumentação.
Produzir um depoimento de
experiência de trabalho voluntário,
compreendendo a produção como um
processo em etapas de elaboração e
reelaboração.
• Produzir Antologia Poética, HQ,
resenha crítica, texto de opinião.
OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA:
ESOPO; LA FONTAINE. Histórias fabulosas. São Paulo: DCL, 2005. 39 p.
GRANATIC, Branca. Técnica básica de Redação. Scipione, 1995, 173 p.
GARCEZ, L. H. do C. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. Martins Fontes, 2002.
KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.
MAGALHÃES, M.; MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português Instrumental,
MEDEIROS, João Bosco, Correspondências: técnicas de comunicação criativa.
MEGID, Cristiane Maria. LTT: Linguagem, trabalho e tecnologia. Núcleo básico. Centro Paula Souza/ Governo de São Paulo/ Fundação Pe. Anchieta. São Paulo. 2011.
MUNDO JOVEM: um jornal de ideias. Porto Alegre: assinaturas.mundojovem@pucrs.br (51) 3320388
NEVES, M. H. de M. Gramática de usos do português. São Paulo: Ed. da UNESP, 2000.
OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA. Coletânea: artigos de opinião. MEC/ PDE. 16 p.
POE, Edgar Allan. A carta roubada. Adaptação Ana Carolina Vieira Rodriguez. Ed. Rideel, 2007, 30 p.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado das letras, 1996.
RAMOS, Rogério de Araújo. (Org.) Ser protagonista: língua portuguesa. V. 2, Editora SM. 2013. 504 p.
SAVIOLI, F. P.; FIORIN, J. L. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.
TAHAN, Malba. Os melhores contos. Rio de Janeiro: Record, 1994.
TERRA, Ernani. Minigramática. Scipione, 560 p. 2011.
VANOYE, F. Usos da linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
PROJETOS DA ESCOLA 2020:
1 - Ética e Cidadania;
2 – Aluno consciente: Gentileza gera gentileza;
3 - Rádio interna da Escola
4 - Prevenção também se aprende: sexualidade humana;
5 - Semana cultural: consumo consciente;
6 - Horta da Escola;
7 - Bullying: valorize o outro!
8 - Dengue: sem chance ao mosquito. Prevenção d da Dengue/ Chicungunha/Zica;
9 - Setembro Amarelo;
10 – Outubro Rosa: J B Pereira;
11 - Alimentação saudação;
12 - Arborização: aposte nessa ideia: O verde faz parte da vida: plantio de árvores na escola e entorno (J B Pereira, Adriano e Jaime);
13 - Show de talentos; estilos da moda; passarela em ação de beleza em cores e formatos: jogral e teatro que tal?
14 - Experimentação: música;
15 – Preparatório de ENEM, Vestibulares: redação e produções textuais de alunos (J B Pereira)
16 – Formatura 2020: luzes, câmera e celebração: Escola em festa pois a vitória dos alunos é nossa também!
SUGESTÃO – UMA VISÃO DE FUTURO DO PRESENTE
SE POSSÍVEL DE FILMES E LIVROS (PARA)DIDÁTICOS e PEDAGÓGICOS
Leitura em sala de aula – espaço de conexão cultural e visão de si no espelho do livro e da viagem pela literatura e criatividade
FUNDO MUSICAL BAIXINHO: desenhos dos alunos/ Partilha do Livro ou dos fragmentos lidos.
1º bimestre: “Dom Quixote” – Miguel de Cervantes, - Adaptação de José Angeli Sobrinho – Ed. Scipione
O Cachorrinho Samba- Maria Jose Dupre
“O mistério do 5 estrelas” – Marcos Rey – Editora Fundamento
O Menino do Pijama Listrado – FILME E LIVRO
2º bimestre: “Crescer é perigoso” – Márcia Kruptas – Editora Moderna
“A cadeira do dentista e outras crônicas” – Para gostar de Ler – Carlos Eduardo Novaes. Ed. Ática
A menina que roubava livros. FILME E LIVRO - Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. http://www.livrariacultura.com.br/p/a-menina-que-roubava-livros-1859015
3º bimestre: “O grande desafio” – Pedro Bandeira – Editora Ática
“Cuidado, não olhe para trás” – Stella Carr – Editora Moderna
O pequeno príncipe - Antonie Saint-Exupery.
4º bimestre: ”A ilha do tesouro” – Jim Hawkins, adaptação de Ary Quintella – Editora Scipione
“O menino sem imaginação” – Carlos Eduardo Novaes – Editora Ática
A vida secreta das abelhas. A autora tece um conjunto notável de personagens femininas e traz à tona sentimentos que revelam as falhas humanas, os preconceitos raciais, a beleza e sabedoria do dia-a-dia e os segredos que cada um traz dentro de si. http://www.livrariacultura.com.br/p/a-vida-secreta-das-abelhas-3160328
DATA: 03/02/2020.
ASSINATURA DO DOCENTE
_____________________________________________
PARECER DA COORDENAÇÃO
___________________________________________
PARECER DA DIREÇÃO
__________________________________________________
FONTE DO CURRÍCULO PAULISTA DO ENSINO MÉDIO: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_LP_COMP_red_md_20_03.pdf