PLANO DE ENSINO 2020: O ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL. 16/10/2019 .

2021: Neste espaço você encontra os Materiais de Apoio ao Currículo Paulista.

HABILIDADES ESSENCIAIS - REDE ESTADUAL 2021

CADERNOS DO ALUNO - 2021

CADERNOS DO PROFESSOR - 2021

MATERIAIS DE APOIO INOVA EDUCAÇÃO - 2021

HABILIDADES DO CURRÍCULO PAULISTA - 2020

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/materiais-de-apoio-2/

______________

PLANO DE ENSINO ANUAL DE LÍNGUA PORTUGUESA DO BRASIL -

ANO 2020

PROFESSOR: JOSÉ JOÃO BOSCO PEREIRA2019 - Escola Estadual “Professor Hélio Penteado de Castro” - Parque Piracicaba – Piracicaba/SP

-CURSO: ENSINO MÉDIO

- LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

2º ANOS A, B e C (matutino) e D (noturno)

A ASSEMBLEIA GERAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU) DECLAROU 2020 COMO O ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE.

A DATA FOI PROCLAMADA A PARTIR DE ESFORÇOS CONJUNTOS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA (FAO) E DO SECRETARIADO DO INTERNATIONAL PLANT PROTECTION CONVENTION (IPPC).

A INICIATIVA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO DAS NAÇÕES, PARA GARANTIR A SAÚDE DAS PLANTAS, PROTEGENDO A BIODIVERSIDADE E O MEIO AMBIENTE. ALÉM DISSO, PROPÕE AÇÕES QUE FAVOREÇAM A SEGURANÇA ALIMENTAR E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL.

FONTE: HTTP://WWW.PEAUNESCOSC.COM.BR/2019/10/16/2020-SERA-O-ANO-INTERNACIONAL-DA-SAUDE-VEGETAL/

OMS – 2020: ANO INTERNACIONAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA. PUBLICADO EM 06/01/2020. A ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS) E A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) CELEBRARÃO EM 2020 O ANO INTERNACIONAL DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA.

FONTE: HTTPS://NACOESUNIDAS.ORG/OMS-DEFINE-2020-COMO-ANO-INTERNACIONAL-DOS-PROFISSIONAIS-DE-ENFERMAGEM-E-OBSTETRICIA/

CONTEÚDOS

1º bimestre

Linguagem e sociedade

Os sistemas de arte e de distração t O estatuto do escritor na sociedade t Como fazer para gostar de ler literatura? t O indivíduo e os pontos de vista e valores sociais t A crítica de valores sociais t A palavra e o tempo: texto e contexto social

Textos para leitura e escrita.

• Relatos de experiência, páginas de

internet, boletins informativos.

• Características do trabalho voluntário.

• Depoimento de experiência de trabalho

voluntário.

• Poemas.

• Linguagem verbal e linguagem visual

nos textos em quadrinhos.

. A literatura e a construção da

modernidade e do moderno.

. Linguagem e o desenvolvimento do olhar

crítico.

. A narrativa moderna.

. A lírica moderna.

. Resenha crítica.

Resenha Crítica.

• Antologia Poética.

• HQ.

. Texto de opinião.

Habilidades do Currículo

Ler, compreender, analisar e

interpretar: relatos de experiência,

páginas de internet, boletins

informativos, piadas, adivinhas,

verbetes de dicionário, diálogos,

cartum, HQ, resenha, entre outros,

inferindo traços característicos, bem

como finalidades e usos sociais.

. Relacionar diferentes produções

artísticas e culturais contemporâneas

com outras obras do passado,

procurando aproximações de tema e

sentido.

• Localizar e interpretar informações

em um texto para apresentar uma

opinião e construir argumentação.

Produzir um depoimento de

experiência de trabalho voluntário,

compreendendo a produção como um

processo em etapas de elaboração e

reelaboração.

• Produzir Antologia Poética, HQ,

resenha crítica, texto de opinião.

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA:

ESOPO; LA FONTAINE. Histórias fabulosas. São Paulo: DCL, 2005. 39 p.

GRANATIC, Branca. Técnica básica de Redação. Scipione, 1995, 173 p.

GARCEZ, L. H. do C. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. Martins Fontes, 2002.

KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.

MAGALHÃES, M.; MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.

MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português Instrumental,

MEDEIROS, João Bosco, Correspondências: técnicas de comunicação criativa.

MEGID, Cristiane Maria. LTT: Linguagem, trabalho e tecnologia. Núcleo básico. Centro Paula Souza/ Governo de São Paulo/ Fundação Pe. Anchieta. São Paulo. 2011.

MUNDO JOVEM: um jornal de ideias. Porto Alegre: assinaturas.mundojovem@pucrs.br (51) 3320388

NEVES, M. H. de M. Gramática de usos do português. São Paulo: Ed. da UNESP, 2000.

OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA. Coletânea: artigos de opinião. MEC/ PDE. 16 p.

POE, Edgar Allan. A carta roubada. Adaptação Ana Carolina Vieira Rodriguez. Ed. Rideel, 2007, 30 p.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado das letras, 1996.

RAMOS, Rogério de Araújo. (Org.) Ser protagonista: língua portuguesa. V. 2, Editora SM. 2013. 504 p.

SAVIOLI, F. P.; FIORIN, J. L. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.

TAHAN, Malba. Os melhores contos. Rio de Janeiro: Record, 1994.

TERRA, Ernani. Minigramática. Scipione, 560 p. 2011.

VANOYE, F. Usos da linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

PROJETOS DA ESCOLA 2020:

1 - Ética e Cidadania;

2 – Aluno consciente: Gentileza gera gentileza;

3 - Rádio interna da Escola

4 - Prevenção também se aprende: sexualidade humana;

5 - Semana cultural: consumo consciente;

6 - Horta da Escola;

7 - Bullying: valorize o outro!

8 - Dengue: sem chance ao mosquito. Prevenção d da Dengue/ Chicungunha/Zica;

9 - Setembro Amarelo;

10 – Outubro Rosa: J B Pereira;

11 - Alimentação saudação;

12 - Arborização: aposte nessa ideia: O verde faz parte da vida: plantio de árvores na escola e entorno (J B Pereira, Adriano e Jaime);

13 - Show de talentos; estilos da moda; passarela em ação de beleza em cores e formatos: jogral e teatro que tal?

14 - Experimentação: música;

15 – Preparatório de ENEM, Vestibulares: redação e produções textuais de alunos (J B Pereira)

16 – Formatura 2020: luzes, câmera e celebração: Escola em festa pois a vitória dos alunos é nossa também!

SUGESTÃO – UMA VISÃO DE FUTURO DO PRESENTE

SE POSSÍVEL DE FILMES E LIVROS (PARA)DIDÁTICOS e PEDAGÓGICOS

Leitura em sala de aula – espaço de conexão cultural e visão de si no espelho do livro e da viagem pela literatura e criatividade

FUNDO MUSICAL BAIXINHO: desenhos dos alunos/ Partilha do Livro ou dos fragmentos lidos.

1º bimestre: “Dom Quixote” – Miguel de Cervantes, - Adaptação de José Angeli Sobrinho – Ed. Scipione

O Cachorrinho Samba- Maria Jose Dupre

“O mistério do 5 estrelas” – Marcos Rey – Editora Fundamento

O Menino do Pijama Listrado – FILME E LIVRO

2º bimestre: “Crescer é perigoso” – Márcia Kruptas – Editora Moderna

“A cadeira do dentista e outras crônicas” – Para gostar de Ler – Carlos Eduardo Novaes. Ed. Ática

A menina que roubava livros. FILME E LIVRO - Ao perceber que a pequena Liesel Meminger, uma ladra de livros, lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. A mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. http://www.livrariacultura.com.br/p/a-menina-que-roubava-livros-1859015

3º bimestre: “O grande desafio” – Pedro Bandeira – Editora Ática

“Cuidado, não olhe para trás” – Stella Carr – Editora Moderna

O pequeno príncipe - Antonie Saint-Exupery.

4º bimestre: ”A ilha do tesouro” – Jim Hawkins, adaptação de Ary Quintella – Editora Scipione

“O menino sem imaginação” – Carlos Eduardo Novaes – Editora Ática

A vida secreta das abelhas. A autora tece um conjunto notável de personagens femininas e traz à tona sentimentos que revelam as falhas humanas, os preconceitos raciais, a beleza e sabedoria do dia-a-dia e os segredos que cada um traz dentro de si. http://www.livrariacultura.com.br/p/a-vida-secreta-das-abelhas-3160328

DATA: 03/02/2020.

ASSINATURA DO DOCENTE

_____________________________________________

PARECER DA COORDENAÇÃO

___________________________________________

PARECER DA DIREÇÃO

__________________________________________________

FONTE DO CURRÍCULO PAULISTA DO ENSINO MÉDIO: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/Prop_LP_COMP_red_md_20_03.pdf

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 01/03/2021
Reeditado em 10/03/2021
Código do texto: T7196010
Classificação de conteúdo: seguro