VIAJANDO ATRAVÉS DO TUNEL DO TEMPO NAS OLIMPÍADAS J J Bosco Pereira e Benedito Moreira da Silva Filho

ESCOLA ESTADUAL “PROF. HÉLIO PENTEADO DE CASTRO”

ELETIVA DA ESCOLA INTEGRAL – 1º ANO DE SUA IMPLANTAÇÃO: 2021

DIRETORA: PROF ª FLÁVIA MODULO

VICE-DIRETORA – PROF ª SANDRA GONÇALVES FERREIRA

Título: VIAJANDO ATRAVÉS DO TUNEL DO TEMPO

NAS OLIMPÍADAS:

PLURALIDADE DA HISTÓRIA,

CURIOSIDADES DA EVOLUÇÃO

E VIVENCIANDO CADA MODALIDADE EM SUAS PRÁTICAS

PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA ELETIVA

PROF. BENEDITO MOREIRA DA SILVA FILHO – PROF. DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PROF. JOSÉ JOÃO BOSCO PEREIRA – LINGUA PORTUGUESA

OBJETIVO: Apresentar diferentes abordagens teóricas e práticas sobre as olimpíadas como dimensão educacional aplicado ao mundo da escola e das demandas dos alunos.

EMENTA: Pode-se trabalhas também conceitos de paraolimpíadas. As modalidades são flexíveis dependendo dos recursos da escola e condições reais de cada aluno. O programa segue o mérito da Escola integral para formação do educando, podendo ser alterado o conteúdo, a ordem de apresentação e as modalidades desportivas.

PÚBLICO DE ALUNOS: 8º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ESCOLA INTEGRAL

CONTEÚDO

I. TEORIA SOBRE AS OLIMPÍADAS

A). HISTÓRIA

- Na Grécia e mundo da Antiguidade Clássica

- A mulher era, inicialmente, por séculos, excluídas. Até que uma se infiltrou e, a partir disso, houve novas possibilidades de participação feminina.

- Na Europa

- Na América Latina e Brasil

- Parolimpíadas

B). EVOLUÇÃO

- As modalidades foram acontecendo aos poucos.

- Noções sobre - Parolimpíadas

C. DIVERSIDADES OLIMPICAS

- Ver na dimensão prática abaixo as várias modalidades olímpicas que citaremos aqui para os alunos conhecer.

D). PARTICULARIDADES SOBRE:

- Badminton

- Quimbol

- NATAÇÃO

- JUDÔ

- TAI-KAIDON

- SKITE

GOLFE — Rede do Esporte. Uma das novidades nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, o golfe volta a ser um esporte olímpico depois de mais de um século de ausência. As primeiras e únicas participações da modalidade nos Jogos ocorreram em Paris-1900 e St. Louis-1904.

II. PRATICA DAS MODALIDADES OLIMPICAS

A). INICIANDO A PRÁTICA

1) Atletismo

2) Lançamento de dardos

3) Lançamento do martelo

4) Lançamento de disco

B). Corridas de:

- 100 metros

- 110 metros, com barreira

- 400 metros

- 1500 metros

- revezamento

- marcha

C). Salto

- em distância

- Triplo

D). Jogos de quadra:

- Futsal

- Vôlei

- Basquete

-Handebol

- Badminton

- Quimbol

- Tênis de campo ou de quadra

E). Tênis de mesa

F). Modalidades individuais:

1) Bocha

2) Boxe

3) Esgrima

REFERÊNCIA

EDUCAÇÃO FÍSICA – Badminton. Disponível em:<https://www.todamateria.com.br/badminton/ > . Acesso em: 05/02/2021.

Golfe: História. Disponível em:<http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/olimpiadas/modalidades/golfe#:~:text=Uma%20das%20novidades%20nas%20Olimp%C3%ADadas,Louis%2D1904. > . Acesso em: 05/02/2021.

PRIMEIRA AULA DE QUIMBOL FOI REALIZADA NO CCP - ATIVIDADE MISTURA TÉCNICAS DO VÔLEI, TÊNIS E FUTEBOL - PUBLICADO EM TERÇA-FEIRA, 30 DE JANEIRO DE 2018. Disponível em:<https://www.ccpnet.com.br/noticias/primeira-aula-de-quimbol-foi-realizada-no-ccp,30-01-2018#:~:text=O%20jogo%20re%C3%BAne%20duas%20equipes,que%20marcou%20o%20%C3%BAltimo%20ponto. > . Acesso em: 05/02/2021.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 10/02/2021
Código do texto: T7181416
Classificação de conteúdo: seguro