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modulo 2 - Ensino Híbrido: Práticas de orientação de estudos - 1ª Edição/2020

"O módulo 2 vamos conhecer as plataformas e as ferramentas que servirão como “caixa de ferramentas” do Professor Orientador de Estudos (POE) para auxiliar e acompanhar os estudantes.


[Quais são os recursos digitais na Rede do Estado da Educação de SP ? ]


Algumas dessas ferramentas já vinham sendo adotadas pela Rede Estadual, porém a fase de teletrabalho ( ano 2020) decorrente da pandemia do novo coronavírus fez com que nossas escolas acelerassem o processo de incorporação desses tipos de tecnologia ao trabalho pedagógico.

Outras delas, como o Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), surgiram depois do início da pandemia, em abril de 2020.



Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP);

Currículo +;

Google Classroom;

Microsoft Teams;

Zoom.


             Essas ferramentas contribuem para que o professor possa:

obter e disponibilizar conteúdo;

criar salas de aula virtuais;

organizar rotinas;

facilitar a comunicação com os estudantes;

facilitar a localização das atividades;

facilitar o recebimento e a guarda das atividades;

organizar a documentação pedagógica e o registro do histórico do processo, entre outros.

Pode ser que sua escola já utilize uma ou duas dessas ferramentas, ou não utilize nenhuma. Por isso, apresentaremos as cinco.

Ao final deste módulo, esperamos que possa escolher para sua prática cotidiana a ferramenta que mais corresponder aos seus objetivos e à sua prática pedagógica."

__________


O Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) que proporciona experiências de aprendizagem mediadas por tecnologia. Seu objetivo principal é gerar conhecimentos educacionais, com interação, ampliando as oportunidades de aprendizagem.

Você estudou, no módulo 1, um pouco sobre como os professores que atuam no CMSP planejam suas aulas, lembra?

É bem provável que você já tenha visto uma aula, uma palestra ou uma live no CMSP. Você sabia que o CMSP tem um site? Se ainda não o visitou, que tal navegar por todas as seções para conhecer melhor esse ambiente? Acesse aqui o CMSP.

Conteúdo dentro de um box de destaque

HORA DE CRIAR!
Agora, propomos um exercício. Escreva, no seu Diário de Aprendizagem, quatro palavras-chave sobre o que o CMSP propõe oferecer para professores e estudantes, na sua opinião.

O que propõe o CMSP?
Vamos ver o que Bruna Waitman, coordenadora do CMSP, tem a dizer sobre a proposta desta ferramenta.

Podemos definir o CMSP, então, como uma ferramenta de apoio ao ensino, com o intuito de possibilitar alternativas aos professores e profissionais da educação, além de promover a interatividade entre os estudantes, dos estudantes com os professores e das famílias com a escola.

Para isso, o CMSP faz a transmissão ao vivo de atividades educacionais e disponibiliza sua gravação, tanto por aplicativo quanto pela televisão, para estudantes e seus familiares, professores, gestores e outros profissionais da Educação. A interatividade é possibilitada pelo aplicativo (que pode ser acessado sem que o usuário gaste seu pacote de dados de internet), que disponibiliza chat e participação por meio de vídeo, durante as aulas transmitidas ao vivo.

Conteúdo dentro de um box de destaque

VOCÊ SABIA?
O primeiro centro de mídias educacional do país foi lançado em 2007 no Amazonas, visando ampliar a oferta e a diversidade de atendimento aos estudantes daquele Estado. Em 2018, entrou no ar o Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME), uma iniciativa do MEC para fortalecer a implementação do Novo Ensino Médio.

Em São Paulo, o Centro de Mídias tem como objetivo atender à consolidação de nosso Plano Estratégico; por isso, ele possui um comitê gestor ligado à Coordenadoria Pedagógica (Coped) e à Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape).

Como o CMSP se relaciona com outros projetos da Seduc-SP
Conteúdo dividido em abas
2019

O CMSP começou a ser desenhado em 2019 como um pilar para todas as ações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), entre elas o programa de recuperação, o novo Currículo Paulista, a implementação do Inova Educação, a formação continuada dos profissionais da Educação e a expansão do Programa Ensino Integral.

2020

No primeiro semestre de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus e da necessidade da suspensão de aulas presenciais nas instituições de ensino, o CMSP tornou-se também uma maneira de as escolas darem continuidade ao seu trabalho pedagógico, por meio da oferta de aulas para todos os anos e séries. Esse conteúdo-base, alinhado às habilidades do Currículo Paulista, caracteriza-se como o ponto de partida para as escolas desenvolverem suas atividades didáticas.

Nesse contexto, o CMSP também é a forma de as escolas retomarem as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivas (ATPCs) e a formação continuada, com transmissão direta dos estúdios instalados na Efape e interação em tempo real.

Como são as aulas?
Agora, assista a aula “O Personagem”, transmitida para o 5° ano, acesse o repositório do CMSP e confira os materiais disponíveis.

Conteúdo dentro de um box de destaque

HORA DE REFLETIR!
Vamos observar e analisar alguns pontos importantes no vídeo:

De que forma foram abordadas as competências e habilidades?
Como foram trabalhados os conteúdos da aula?
Pensando na estratégia e na metodologia utilizada, será que a abordagem desses conteúdos seria diferente se fosse trabalhada de forma presencial?
Observar estes pontos é fundamental para refletirmos e aprimorarmos o fazer pedagógico!

Como as aulas são exibidas?
Atualmente, as aulas são oferecidas da seguinte maneira:

Para os estudantes: programação de acordo com ano/série/termo (Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA).

Para os profissionais da Educação: os conteúdos para os profissionais da Educação são disponibilizados nos seguintes canais:

Formação de professores: conteúdos informativos.
Formação continuada: formações continuadas, como ATPC.
Formação de gestores: temas ligados ao trabalho do grupo gestor das escolas.
Treinamento 1: formações em ferramentas digitais.
Canais de TV e redes sociais: o conteúdo do CMSP também pode ser visto na TV Educação, na TV Univesp, no YouTube e no Facebook. Nestes dois últimos, você pode rever alguns vídeos já exibidos nos outros canais.
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DICA!
Confira as participações de Mario Sergio Cortella, O que aprenderemos ao final da pandemia, e de Leandro Karnal, Reflexões para o pós-pandemia disponíveis no canal CMSP Formação de Professores, no YouTube.

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SAIBA MAIS!
Para saber mais sobre o CMSP, acesse o site e navegue pelas abas:

Programação, para encontrar informações diárias sobre as disciplinas, o horário e o canal em que o conteúdo será transmitido.
Materiais de orientação, que contêm tutoriais dos aplicativos (App), materiais de parceiros e documentos informativos para ajudar você no dia a dia.
A interação no CMSP
Para cada aula ou programa, há uma área de interação com o público, denominada chat (bate-papo, em inglês). Esse espaço se destina a coletar dúvidas, comentários ou outras formas de participação dos estudantes, que os professores em palco podem ir respondendo durante a aula.

Esta funcionalidade também está disponível nos canais de formação de professores e pode ser usada para você interagir com os formadores, da mesma forma que os estudantes fazem nas aulas.

Nos chats com participação dos estudantes, espera-se uma atuação educadora de cada professor que esteja por lá. Veja algumas dicas de como atuar em espaços virtuais compartilhados no CMSP:

Incentivar que os estudantes participem da aula;

Buscar estratégias para que os participantes se mantenham ativos;

Incentivar e organizar as discussões, estimulando o diálogo entre os participantes;

Esclarecer o participante quanto às dúvidas pedagógicas e orientá-lo a procurar a equipe de suporte para esclarecer dúvidas técnicas;

Intervir no caso de comportamentos que não contribuam para a qualidade da aula e da conversa no chat;

Manter presença constante;

Escrever com precisão, correção e adequação;

Tratar os participantes com polidez e cordialidade;

Ser gentil na recepção;

Dar reforço positivo à participação dos colegas e estudantes;

Respeitar a atuação dos colegas e garantir o espírito de equipe;

Não compartilhar materiais no ambiente: utilizar apenas documentos oficiais ou validados;

Não replicar informações antes de checá-las (nem as recebidas no próprio chat, nem aquelas vindas de fora do CMSP);

Ficar sempre atento a novas orientações.

Agora é com você! Navegue pelo CMSP (pelo celular ou pelo comput

_________________

Um importante recurso na “caixa de ferramentas” do POE é a plataforma Currículo +, onde você e os estudantes poderão encontrar atividades, simuladores, vídeos e videoaulas, elaborados por professores e até mesmo alunos da Rede.

A iniciativa Currículo + foi lançada em 2014, uma plataforma on-line de conteúdos digitais ofertada pela Secretaria. Nesta plataforma, você poderá encontrar diversas ferramentas educacionais e recursos digitais para aprendizagem dos estudantes.

Construída de forma colaborativa, a plataforma Currículo + dispõe de um acervo aberto, ou seja, conteúdo de acesso gratuito com licença aberta nos termos da Lei de Direito Autoral – 9.610/98, selecionados e sugeridos e/ou construídos por professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Esta construção coletiva permite que os professores façam suas adaptações e adequações à sua necessidade escolar, bem como contribuam com ideias para análise da equipe responsável pelas sugestões de conteúdo.

Clique aqui e saiba mais sobre como recomendar conteúdos digitais para seleção do Currículo Mais.

Na página principal do site do Currículo +, você poderá:

Realizar buscas dos conteúdos por diferentes filtros – nível de ensino, disciplina e tema curricular – ou ainda filtrar por categorias, aplicativos, áudio, aula digital, infográfico, jogos, livro digital, mapa, simulador, software, vídeo e videoaula.

Acessar as ações que nasceram a partir do Currículo +. São elas:

Conteúdo dividido em abas
Aventuras do Currículo +
Atividades Currículo +
Um importante recurso na “caixa de ferramentas” do POE é a plataforma Currículo +, onde você e os estudantes poderão encontrar atividades, simuladores, vídeos e videoaulas, elaborados por professores e até mesmo alunos da Rede.

A iniciativa Currículo + foi lançada em 2014, uma plataforma on-line de conteúdos digitais ofertada pela Secretaria. Nesta plataforma, você poderá encontrar diversas ferramentas educacionais e recursos digitais para aprendizagem dos estudantes.

Construída de forma colaborativa, a plataforma Currículo + dispõe de um acervo aberto, ou seja, conteúdo de acesso gratuito com licença aberta nos termos da Lei de Direito Autoral – 9.610/98, selecionados e sugeridos e/ou construídos por professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Esta construção coletiva permite que os professores façam suas adaptações e adequações à sua necessidade escolar, bem como contribuam com ideias para análise da equipe responsável pelas sugestões de conteúdo.

Clique aqui e saiba mais sobre como recomendar conteúdos digitais para seleção do Currículo Mais.

Na página principal do site do Currículo +, você poderá:

Realizar buscas dos conteúdos por diferentes filtros – nível de ensino, disciplina e tema curricular – ou ainda filtrar por categorias, aplicativos, áudio, aula digital, infográfico, jogos, livro digital, mapa, simulador, software, vídeo e videoaula.

Acessar as ações que nasceram a partir do Currículo +. São elas:

Conteúdo dividido em abas
Aventuras do Currículo +
Atividades Currículo +
Videoaulas+
Objetos digitais de aprendizagem
Para criar
Atividades Currículo +
Neste espaço estão disponibilizadas atividades com o uso de conteúdos e ferramentas digitais para estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, para apoio ao trabalho docente inclusive em ações de reforço e recuperação.

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Assista ao vídeo com depoimentos de professores e estudantes sobre o Currículo + e o uso da plataforma em sua prática cotidiana.


Videoaulas+
Um importante recurso na “caixa de ferramentas” do POE é a plataforma Currículo +, onde você e os estudantes poderão encontrar atividades, simuladores, vídeos e videoaulas, elaborados por professores e até mesmo alunos da Rede.

A iniciativa Currículo + foi lançada em 2014, uma plataforma on-line de conteúdos digitais ofertada pela Secretaria. Nesta plataforma, você poderá encontrar diversas ferramentas educacionais e recursos digitais para aprendizagem dos estudantes.

Construída de forma colaborativa, a plataforma Currículo + dispõe de um acervo aberto, ou seja, conteúdo de acesso gratuito com licença aberta nos termos da Lei de Direito Autoral – 9.610/98, selecionados e sugeridos e/ou construídos por professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Esta construção coletiva permite que os professores façam suas adaptações e adequações à sua necessidade escolar, bem como contribuam com ideias para análise da equipe responsável pelas sugestões de conteúdo.

Clique aqui e saiba mais sobre como recomendar conteúdos digitais para seleção do Currículo Mais.

Na página principal do site do Currículo +, você poderá:

Realizar buscas dos conteúdos por diferentes filtros – nível de ensino, disciplina e tema curricular – ou ainda filtrar por categorias, aplicativos, áudio, aula digital, infográfico, jogos, livro digital, mapa, simulador, software, vídeo e videoaula.

Acessar as ações que nasceram a partir do Currículo +. São elas:

Conteúdo dividido em abas
Aventuras do Currículo +
Atividades Currículo +
Videoaulas+
Objetos digitais de aprendizagem
Para criar
Videoaulas+
Um convite para fazer um curso composto por dez episódios com dicas práticas para criar as suas próprias videoaulas. O curso é gratuito e você aprenderá como construir o roteiro, quais equipamentos usar, como gravar videoaula e como editar.

Última aba. Voltar para aba anterior.Ir para próxima aba.
Assista ao vídeo com depoimentos de professores e estudantes sobre o Currículo + e o uso da plataforma em sua prática cotidiana.

Objetos digitais de aprendizagem
Um importante recurso na “caixa de ferramentas” do POE é a plataforma Currículo +, onde você e os estudantes poderão encontrar atividades, simuladores, vídeos e videoaulas, elaborados por professores e até mesmo alunos da Rede.

A iniciativa Currículo + foi lançada em 2014, uma plataforma on-line de conteúdos digitais ofertada pela Secretaria. Nesta plataforma, você poderá encontrar diversas ferramentas educacionais e recursos digitais para aprendizagem dos estudantes.

Construída de forma colaborativa, a plataforma Currículo + dispõe de um acervo aberto, ou seja, conteúdo de acesso gratuito com licença aberta nos termos da Lei de Direito Autoral – 9.610/98, selecionados e sugeridos e/ou construídos por professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Esta construção coletiva permite que os professores façam suas adaptações e adequações à sua necessidade escolar, bem como contribuam com ideias para análise da equipe responsável pelas sugestões de conteúdo.

Clique aqui e saiba mais sobre como recomendar conteúdos digitais para seleção do Currículo Mais.

Na página principal do site do Currículo +, você poderá:

Realizar buscas dos conteúdos por diferentes filtros – nível de ensino, disciplina e tema curricular – ou ainda filtrar por categorias, aplicativos, áudio, aula digital, infográfico, jogos, livro digital, mapa, simulador, software, vídeo e videoaula.

Acessar as ações que nasceram a partir do Currículo +. São elas:

Conteúdo dividido em abas
Aventuras do Currículo +
Atividades Currículo +
Videoaulas+
Objetos digitais de aprendizagem
Para criar
Objetos Digitais De Aprendizagem
São recursos de aprendizagem que apoiam a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula, jogos, animações, simuladores e videoaulas, podendo ser utilizados diretamente pelo estudante e por seus familiares.

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Assista ao vídeo com depoimentos de professores e estudantes sobre o Currículo + e o uso da plataforma em sua prática cotidiana.

Para criar
Um importante recurso na “caixa de ferramentas” do POE é a plataforma Currículo +, onde você e os estudantes poderão encontrar atividades, simuladores, vídeos e videoaulas, elaborados por professores e até mesmo alunos da Rede.

A iniciativa Currículo + foi lançada em 2014, uma plataforma on-line de conteúdos digitais ofertada pela Secretaria. Nesta plataforma, você poderá encontrar diversas ferramentas educacionais e recursos digitais para aprendizagem dos estudantes.

Construída de forma colaborativa, a plataforma Currículo + dispõe de um acervo aberto, ou seja, conteúdo de acesso gratuito com licença aberta nos termos da Lei de Direito Autoral – 9.610/98, selecionados e sugeridos e/ou construídos por professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Esta construção coletiva permite que os professores façam suas adaptações e adequações à sua necessidade escolar, bem como contribuam com ideias para análise da equipe responsável pelas sugestões de conteúdo.

Clique aqui e saiba mais sobre como recomendar conteúdos digitais para seleção do Currículo Mais.

Na página principal do site do Currículo +, você poderá:

Realizar buscas dos conteúdos por diferentes filtros – nível de ensino, disciplina e tema curricular – ou ainda filtrar por categorias, aplicativos, áudio, aula digital, infográfico, jogos, livro digital, mapa, simulador, software, vídeo e videoaula.

Acessar as ações que nasceram a partir do Currículo +. São elas:

Conteúdo dividido em abas
Aventuras do Currículo +
Atividades Currículo +
Videoaulas+
Objetos digitais de aprendizagem
Para criar
Para Criar
Nesta seção, você vai encontrar sugestões de ferramentas com descrição, para criar seus próprios objetos digitais de aprendizagem, como produção de jogos, animações, vídeos e mapas interativos.

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Assista ao vídeo com depoimentos de professores e estudantes sobre o Currículo + e o uso da plataforma em sua prática cotidiana.

Aventuras Do Currículo +
O Aventuras Currículo+ é um projeto de recuperação da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. As aulas são desenvolvidas com o auxílio de atividades didáticas para tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e interativo. O projeto ocorre nas escolas estaduais mediante participação espontânea. Contate o núcleo pedagógico de sua Diretoria de Ensino e saiba como participar.

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Assista ao vídeo com depoimentos de professores e estudantes sobre o Currículo + e o uso da plataforma em sua prática cotidiana.

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Currículo+ transforma a utilização da tecnologia em sala de aula
2 de fev. de 2015
Secretaria da Educação

A plataforma reúne sugestões de jogos, animações, vídeos, simuladores, áudios e infográficos.
https://www.youtube.com/watch?v=tnMROnGbJJM

Recurso interativo entre alunos, com ou sem o professor, ou só com o aluno e seus estudos para rever conteúdos e preparação de cursos etc. Parabéns pelo vídeo acima... joseboscoljpp@bol.com.br

___________

UNIDADE 1
Google Classroom


Outra ferramenta que se encontra disponível para a Rede Estadual que permite a criação de salas de aula virtuais é o Google Classroom ou Google Sala de Aula. Ele oferece um sistema de troca de informações e conteúdos entre os professores e seus estudantes, no qual é possível:

Criar atividades utilizando textos em qualquer formato;

Apresentações multimídia;

Planilhas;

Formulários;

Vídeos;

Objetos de aprendizagem variados;

Fazer provas e testes;

Lançar perguntas;

Comunicar-se com os estudantes.

Além disso, o conteúdo pode ser organizado em tópicos, módulos ou unidades. A Rede Estadual tem escolas que já usam o Google Classroom!

Conteúdo dentro de um box de destaque

SAIBA MAIS
Clique aqui para conhecer com mais detalhes o Google Classroom.

Ferramentas de produtividade, comunicação e Google Drive
O Google Classroom faz parte de um conjunto de recursos integrados, chamados de G-Suíte ou Google Suíte, que já são populares no meio educacional.

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ATENÇÃO
Todos os professores e estudantes da Rede Estadual têm uma conta do Google e isso facilita o acesso a esses recursos. Basta usar a senha e o login de costume. Se você ou seu estudante não sabem qual é o seu login e senha da conta Google da Seduc. Lembre-se que essa informação está disponível na Secretaria Escolar Digital.

Agora, vamos começar relembrando as principais ferramentas desse pacote e como elas funcionam. Isso ajudará, mais adiante, a potencializar o uso do Google Classroom.

CONTEÚDO DIVIDIDO POR ACCORDION
Ferramentas de produtividade
Ferramentas de comunicação
Google Drive
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SAIBA MAIS
Caso você queira saber mais sobre as ferramentas de produtividade do Google, acesse o Teacher Center do Google, onde você encontra cursos de educação a distância, que abordam essas e outras funcionalidades.

Vamos, então, conhecer agora o Google Classroom? Lembre-se que todos os profissionais e estudantes da Rede Estadual têm acesso a uma conta Google e, além das ferramentas de produtividade, podem utilizar o Google Classroom.

Assista a este vídeo, que aborda as principais funcionalidades do Google Classroom.

Depois de assistir ao vídeo, você deve estar ansioso para navegar pelo Google Classroom. Para facilitar essa navegação, organizamos uma série de tutoriais de acesso rápido com resumos das principais funcionalidades e etapas de acesso ao Google Classroom. Faça uso deles para lembrar-se dos principais procedimentos e comandos, criar turmas e trazer seus estudantes para elas. Caso queira, ao final deste conteúdo você pode fazer download do arquivo completo com esses tutoriais ilustrados.

Conteúdo dividido em abas
Como acessar
Como criar uma turma pelo Google Classroom?
Como convidar os estudantes para entrarem na turma?
Como e quando utilizar o “Mural”
Como postar atividades?
Como fazer uma avaliação?
Como dividir a atividade em tópicos?
Como integrar o Google Classroom ao Google Meet?
Como Acessar
Baixe e instale o aplicativo correspondente (Google Classroom) na sua loja de aplicativos (Google Play ou App Store) ou digite “Google Classroom” na busca do Google ou vá até este endereço. Se solicitado pelo sistema, identifique-se.

Logo após esses procedimentos, aparecerá a tela inicial do Google Classroom, na qual você poderá criar suas turmas. No canto superior esquerdo da tela, clique no símbolo “+” para criar sua nova turma.

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DICA
Você pode acessar esta ferramenta pelo aplicativo CMSP. Para isso:

Abra o aplicativo do CMSP.
Vá até a aba “Outros”. Clique em “Google Classroom”.
Procure por uma de suas turmas (elas foram geradas automaticamente). Logo após esses procedimentos, aparecerá a tela inicial do Google Classroom, na qual você poderá criar outras turmas.
Ir para próxima aba.
Faça o download do tutorial do Google Classroom.

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SAIBA MAIS
Se você deseja se aprofundar ainda mais na utilização do Google Classroom, sugerimos este site de suporte com perguntas e respostas, com tutoriais elaborados pelo Google.

Temos certeza de que, à medida que você for se apropriando desses primeiros comandos, vai querer descobrir novas possibilidades. Esse é um assunto que não se esgota! Pesquise e lembre-se de que nada é melhor para isso do que a troca de informação com os colegas, num movimento contínuo de construção de conhecimento.

https://edu.google.com/teacher-center/training/?modal_active=none

Google Classroom integrado ao CMSP
Ao navegar pelo aplicativo (app) do CMSP, você notará que pode haver salas previamente criadas. Elas foram feitas por meio da sincronização da SED, com base nos dados de matrícula na Seduc-SP e da solicitação de sincronização pelo professor. Isso ocorre porque a Seduc estabeleceu uma parceria com a Google para possibilitar que, ao utilizar uma dessas turmas por meio do aplicativo, professores e estudantes não gastem os dados de suas conexões particulares.

Já antecipamos aqui que a entrada nesse ambiente pode acontecer de duas formas: pelo Google e pelo CMSP.

Sugerimos que você crie uma nova turma manualmente, na sua conta do Google da Seduc. Como explicado anteriormente, você pode compartilhar o código com seus estudantes para que eles acessem a sala da turma ou inseri-los manualmente.

No site do Centro de Mídias, na seção “Materiais de Orientação”, há recursos que podem ajudar nesse processo. Não deixe de ver o vídeo que está na página!

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LEMBRE-SE!
Estudantes devem acessar o Classroom com conta Google da Seduc – como explicamos, eles precisam habilitar o e-mail, fazendo um primeiro acesso na SED.

Para saber quais são os e-mails de seus estudantes e também quem já habilitou, acesse o “Diário de classe -> Minhas turmas”. Selecione a turma. Os estudantes que tiverem e-mail em branco ainda não foram habilitados na SED. Se a turma que estava sendo criada automaticamente vier a aparecer, você pode arquivá-la e ela some.

https://support.google.com/edu/classroom/?hl=pt-BR#topic=6020277

O Google disponibiliza recursos similares: Google Docs, Google Sheets e Google Slides (e você pode utilizá-los com sua conta da Seduc), porém eles não ficam instalados num meio físico, como a memória do computador, por exemplo. Ficam disponíveis na internet e podem ser acessados como um site. Ou seja, para usarmos um termo mais técnico, ficam armazenados em nuvem.

aefape2.educacao.sp.gov.br/mod/resource/view.php?id=243&forceview=1

Veja, a seguir, o passo a passo de como abrir e utilizar o Google Meet:

Como abrir: baixe e instale o aplicativo correspondente (Meet) na sua loja de aplicativos (Google Play ou App Store) ou digite meet.google.com no navegador do seu computador e procure pelo ícone se já estiver utilizando alguma funcionalidade do Google.

Como utilizar: ao acessar, você será direcionado às mesmas opções:

“Digite um código ou link”: se você já tiver recebido um código para reunião previamente marcada, adicione-o em “Digite um código ou link”. Com isso, você será direcionado à reunião.
“Nova reunião”: para marcar uma reunião, clique nesta opção. Esse comando abrirá opções. Escolha a que mais atender às suas necessidades.
“Participar Agora”: essa é a tela principal do Meet. Por ela, você pode convidar mais pessoas para participar da reunião, participar do chat e compartilhar conteúdo.

__

Toda vez que você gera um documento da suíte Google (por exemplo, um texto no Google Docs), ele fica arquivado no arquivo virtual, o Google Drive, que também pode receber arquivos externos (por exemplo, um texto feito no seu computador). Ele é como um pen-drive virtual.

Veja, a seguir, como acessar e utilizar o Google Drive:

1
Baixe e instale o aplicativo correspondente (Drive) na sua loja de aplicativos (Google Play ou App Store) ou digite drive.google.com no seu navegador ou procure pelo ícone se já estiver utilizando alguma funcionalidade da Google.

2
Em qualquer uma das opções acima, para criar um documento do Google (formulário, texto, planilha etc.), clique em “Novo” e, depois, no sinal de “+”. Isso abrirá um menu para você escolher o formato que desejar.

3
Clique em “Compartilhar”, no canto superior esquerdo da tela, para definir como você quer que outras pessoas interajam com o documento. Você pode adicionar o endereço de e-mail de quem vai receber uma notificação para acessá-lo ou “Obter um link” para encaminhar a uma ou várias pessoas. Você também pode moderar a permissão das pessoas que receberão o link, determinando se elas podem apenas ver ou se também podem editar o documento.

Faça o download deste tutorial ilustrado.
https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/470947/mod_resource/content/12/EFAPE_TEC-M2U4_DRIVE%20PDF2%20-Tutorial.pdf

____________

UNIDADE 1
Microsoft Teams

O Microsoft Teams também é disponibilizado gratuitamente aos profissionais e estudantes da Rede Estadual. É bastante utilizado para reuniões remotas, mas também apresenta a possibilidade de criação e gerenciamento de salas de aula. Assim como no Google, é possível ver o e-mail por meio da SED. Embora não seja integrado ao CMSP, oferece possibilidades igualmente ricas e que merecem ser exploradas.

O Microsoft Teams integra um conjunto de recursos da suíte Microsoft Office 365, da qual fazem parte várias ferramentas de produtividade, comunicação e armazenamento em nuvem. Entre essas ferramentas, estão algumas muito difundidas na Rede, como o Word, o Excel e o Powerpoint, por exemplo.

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SAIBA MAIS
Nesta página você pode ter informações para aprofundar seus conhecimentos sobre as ferramentas de produtividade da Microsoft.

Como acessar o Microsoft Teams?
Você pode acessar o Microsoft Teams pelo navegador de internet (versão on-line) ou pode instalá-lo em seu computador ou celular.

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ATENÇÃO!
Nem todas as funcionalidades do Teams estão disponíveis na versão on-line. Por isso, aconselhamos que, se possível, você instale o aplicativo em seu dispositivo.

Para instalar, seja pelo celular ou pelo computador (notebook ou desktop), acesse a loja de aplicativos e pesquise o “Microsoft Teams” ou acesse este endereço. Depois, clique em “Baixar agora” para instalá-lo.

Para acessar, utilize sua senha e login de e-mail da Microsoft.

Funcionalidades do Microsoft Teams
A seguir, você conhecerá as funcionalidades do Microsoft Teams e como utilizá-las.

CONTEÚDO DIVIDIDO POR ACCORDION
Como criar uma sala de aula virtual no Teams
Como designar uma tarefa e criar rubricas de avaliação
Como o aluno pode acessar uma tarefa atribuída a ele
Como corrigir as tarefas dos estudantes
Abra o Teams (versão on-line ou aplicativo instalado);
Localize a sala de aula (equipe) desejada;
Na parte superior da tela, clique na guia “Tarefas” e aguarde o processo de ativação da tarefa;
Clique na tarefa desejada;
Automaticamente será disposta uma lista com os estudantes, indicando quem entregou e quem não entregou a tarefa;
Para avaliar a tarefa, basta clicar no nome do estudante, e o que o estudante fez ficará visível;
Na tela com a tarefa feita pelo estudante, você pode intervir, inserindo comentários ou observações, atribuindo uma nota etc.;
No final, clique em “Devolver” para que o estudante receba a correção;
Na parte superior esquerda da tela da sala (equipe), você pode consultar as notas dos estudantes.
Conteúdo dentro de um box de destaque

SAIBA MAIS
O Centro de Mídias veiculou, no Canal de Formação Continuada, uma série de vídeos sobre o Microsoft Teams e outras ferramentas da suíte Microsoft Office 365. Após explorar esses recursos básicos, acesse esta página com dicas e material de aprofundamento para conhecer ainda mais a ferramenta Microsoft Teams. Para mais informações sobre o Microsoft Teams, sugerimos este tutorial.

Semelhanças e diferenças entre o Google Classroom e o Microsoft Teams
Os objetivos e as principais funcionalidades dos ambientes Google Classroom e Microsoft Teams são os mesmos. Mas algumas diferenças entre eles precisam ser entendidas. Veja a seguir:

Conteúdo dividido em abas

Semelhanças
 
1. As principais funcionalidades do Google Classroom e do Microsoft Teams são equivalentes e podem ser acessadas em qualquer dispositivo (computadores, celulares ou tablets) e gratuitamente, porém, no CMSP, apenas o Google Classroom tem acesso por celular sem cobrança de dados móveis (consumo de internet).

Diferenças

Há uma diferença entre os dois ambientes à qual você precisa estar atento: o Google Classroom, quando usado pelo celular de forma integrada ao CMSP, é livre de cobrança de dados móveis (consumo de internet). Até o momento, isso ainda não se aplica aos recursos da Microsoft, como o Teams.

Outra observação é que o Google Classroom e o Google Meet funcionam normalmente no navegador de internet dos celulares, porém o Microsoft Teams somente instalando o App.

Veja na tabela a seguir:

Funcionalidade Google Microsoft
Conjunto de ferramentas de produção de conteúdo: textos, apresentações, planilhas G Suite Office 365
Reunião e comunicação remota Meet Teams
Salas de aula virtuais Classroom Teams
Armazenamento em nuvem Drive One Drive
Conjunto de ferramentas de produção de conteúdo: textos, apresentações, planilhas
Reunião e comunicação remota
Salas de aula virtuais
Armazenamento em nuvem
Funcionalidade
Funcionalidade Google Microsoft
2. Os dois ambientes oferecem endereço de e-mail para todos os profissionais e estudantes da Rede Estadual.

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https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/mod/resource/view.php?id=244&forceview=1
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Zoom Support LogoCentro de Ajuda
https://support.zoom.us/hc/pt-br
___________

Como são as aulas?
Agora, assista a aula “O Personagem”, transmitida para o 5° ano, acesse o repositório do CMSP e confira os materiais disponíveis.





https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/mod/resource/view.php?id=241&forceview=1
Enviado por J B Pereira em 21/01/2021
Reeditado em 21/01/2021
Código do texto: T7165353
Classificação de conteúdo: seguro

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Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
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J B Pereira