Ensino Híbrido: Práticas de orientação de estudos - 1ª Edição/2020
EFAPE (www.escoladeformacao.sp.gov.br)
"Concepções Pedagógicas
"Alguns pressupostos na formação do Professor Orientador de Estudos podem fazer toda a diferença para o bom andamento de seu trabalho junto aos estudantes:
Todo aluno tem potencial para aprender
"O que pode variar é a forma e o ritmo como cada um aprende melhor. Há teorias nessa área que defendem a existência de estilos de aprendizagem e de inteligências múltiplas quando se trata de aprender. Proporcionar um convívio com interação e colaboração entre os estudantes é muito favorável para que cada um possa ensinar e aprender com os demais.
Relação de confiança com os estudantes
O desenvolvimento de uma relação de confiança entre o estudante e o professor orientador é fundamental para o fortalecimento do vínculo do estudante com a escola e para a melhoria no processo de aprendizagem.
Os orientadores que estabelecem essa relação tornam o ambiente confortável para os estudantes se expressarem sem temores.
O erro faz parte do processo de aprendizagem
Essa certeza, aliada ao estabelecimento de uma relação de confiança entre POE e estudantes forma um vínculo precioso para superar frustrações e adversidades, e aumentar a autoestima e a confiança dos estudantes.
Faz parte da cultura escolar tomar o erro como fracasso e algo a ser evitado quando, na verdade, pode revelar e possibilitar a reconstrução de hipóteses equivocadas.
Ouvir não é julgar
Já sabemos que ouvir é diferente de escutar e, agora, complementamos com o entendimento de que ouvir requer dispensa da manifestação de julgamento por parte do POE, principalmente quando o estudante manifestar uma inadequação ao fazer uma exposição de seu entendimento, suas dificuldades, sentimentos e interpretações. A relação dialógica, que é a base para uma interação verdadeira, exige atenção sem julgamento.
Conteúdo dentro de um box de destaque
SAIBA MAIS!
Assista ao vídeo “Múltiplas Inteligências na Educação” e conheça melhor cada uma delas.
VIDEO Multiplas inteligencias na Educação
33.673 visualizações•10 de mai. de 2018
Instituto Crescer
"Veja essa animação para se aprofundar na teoria das múltiplas inteligências e conhecer um pouco mais de cada uma delas!
https://www.youtube.com/watch?v=oJ85PMYqHqg
Desenvolvimento do trabalho
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"A aprendizagem dos estudantes, em sintonia com as tendências atuais de aproximação da escola, e as demandas e possibilidades que emergem da cultura digital."
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O papel do Professor Orientador de Estudos (POE)
O POE é o profissional que terá todas as informações do estudante, inclusive levantamento de suas dificuldades a partir escuta ativa e que vai acompanhá-lo e apoiá-lo na busca de estratégias para desenvolver melhor sua rotina de atividades escolares e seus hábitos de estudo.
Veja na imagem as características inerentes ao POE.
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(promover) ... um diálogo que favoreça avanços qualitativos e a superação da condição comumente presente:
Baixa autoestima: perceber-se com aproveitamento aquém daqueles apresentados pelos colegas de turma pode representar um destaque negativo no grupo. Para adolescentes e jovens, o pertencimento e a aceitação dos colegas é especialmente importante. Sentir-se à margem de um grupo pode abalar a confiança e a vontade para aprender.
Condições adversas fora do espaço escolar: a dinâmica diferenciada presente nas aulas remotas ou o desenvolvimento de atividades fora do ambiente escolar exigem uma organização pessoal diferenciada. Tal organização envolve estratégias para estudar e disciplina na administração do tempo. As pesquisas confirmam que é uma das dificuldades mais apontadas pelos estudantes no período de isolamento social. Dificuldades podem surgir ou serem intensificadas a partir dessas condições adversas. Esse estudante precisa receber atenção para desenvolver a confiança e acreditar que poderá superar seus desafios.
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O participante do Programa estará ciente de que terá como responsabilidade:
Estar presente às sessões agendadas previamente pelo Professor Orientador de Estudos (POE) e comprometer-se a seguir as orientações dadas por ele, assim como os combinados feitos em grupo.
Buscar apoio do Professor Orientador de Estudos (POE) e dos demais professores, a fim de superar as dificuldades no desenvolvimento do plano de estudo ou nas questões relacionadas a conteúdos específicos.
Manter uma relação de respeito e diálogo com o Professor Orientador de Estudos (POE) e os demais colegas de grupo.
Manter-se ativo e corresponsável pelo próprio processo de estudos.
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público-alvo:
Neste momento, há um público-alvo prioritário a ser atendido:
Estudantes de 6º, 7º, 8º e 9o anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Diurno, que desenvolverão 1 hora e 45 minutos de atividades no Programa, além do horário já destinado aos estudos regulares. Com esse acréscimo, o estudante desenvolverá aproximadamente 7 horas de estudos por dia, compostas por atendimento escolar e orientação para o desenvolvimento de atividades de estudo. Isso caracteriza, pela abordagem e duração do período de estudos, o que será denominado de “Ensino Integral Híbrido”.
Estudantes do Ensino Médio Noturno terão, pelo Programa, 1 hora e 15 minutos a mais de dedicação aos estudos, o que totalizará 5 horas e 15 minutos por dia de atividades. Esse acréscimo poderá fazer grande diferença para aqueles que frequentam o período noturno, mas que terão acompanhamento pelo POE de forma remota, o que será denominado “Ensino Médio Noturno Ampliado”.
https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/mod/resource/view.php?id=231&forceview=1
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Quais são essas características do Ensino Híbrido?
Conteúdo dividido em abas
Reorganização dos espaços e dos planos pedagógicos
Metodologias diversificadas
Os momentos presenciais são reservados para interações, questionamentos e aprendizagens coletivas. No trabalho mediado por tecnologias, o estudante controla sua dinâmica, quando e onde deseja estudar, embora haja sempre uma proposta, uma problematização ou um projeto a desenvolver.
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Saiba Mais!
Que tal conhecer mais sobre algumas metodologias ativas?
METODOLOGIAS ATIVAS
Metodologia Ativa Caraterísticas
Aprendizagem
Baseada em Problemas
Metodologia incentiva a habilidade de investigar, refletir e criar perante a uma situação.
O professor atua como mediador da aprendizagem, oferece uma reflexão e construção do conhecimento pelo estudante.
Aprendizagem entre Times
Sua finalidade é a formação de equipes dentro da turma, estimula o fazer em conjunto.
Através de exercícios de estudo de caso, para formar pensamentos críticos por meio de discussões e reflexões em grupo.
Aprendizagem por Gamificação
São estratégias importantes de encantamento e motivação para uma aprendizagem mais rápida e próxima da vida real. Os jogos colaborativos e individuais; de competição e
colaboração; de estratégia, com etapas e habilidades bem definidas se tornam cada vez mais presentes nas diversas áreas de conhecimento e níveis de ensino.
Aprendizagem Sala de Aula Invertida
A sala de aula invertida é uma modalidade na qual os objetos de conhecimento e as instruções são estudadas antes do estudante frequentar a sala de aula, que agora passa a
ser o local para trabalhar o que já foi estudado previamente e realizar também atividades práticas como resolução de problemas e projetos, discussões em grupos, laboratórios, etc...
Aprendizagem Ensino Híbrido
É uma mescla de aulas presenciais e online intercalando os conteúdos que ao final se complementam. O papel do professor é de guiar o estudante neste processo, o tempo é personalizado a sua necessidade.
Aprendizagem Mão na Massa
Essa metodologia tem como eixo central fazer com que o estudante participe dadescoberta de fenômenos em estudo, colocando-os em contato com os objetos de
observação e de experimentação, estimulando a imaginação e a criação.
Apoia-se em produções dos estudantes a partir de kits de montagens para as experimentações.
Aprendizagem personalizada,
colaborativa e orientada
São equilibrados entre três movimentos principais: a construção individual – em que cada estudante percorre seu caminho; a grupal – em que o estudante aprende com os
semelhantes; e a orientada, em que aprendemos com alguém mais experiente, com um especialista (professores, tutores, mentores).
Aprendizagem Baseada em Projetos
Os estudantes se envolvem com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que também tenha ligação com sua vida fora da sala de aula. É um processo que inicia a mudança do estudante, engajando-os e sensibilizando-os.
Estudos de Caso
No estudo de caso o estudante parte de alguma proposta inicial e procura analisá-la, sendo que o caso pode ser real, fictício ou adaptado da realidade. Assim o estudante utiliza conhecimentos prévios sobre o assunto e, posteriormente, descobre algo novo.
https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/420007/mod_resource/content/17/hibrido_anexo_m1_metodologiasativas_v2.pdf
Rotação por estações
https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem
Laboratório rotacional
A metodologia ativa de laboratório rotacional consiste basicamente em dividir
os estudantes em duas turmas, A e B, para realizarem atividades diferenciadas
simultaneamente. Enquanto a turma A realiza a sequência de atividades X, a
turma B realiza a sequência de atividades Y.
O tempo de realização das atividades deve ser estabelecido e controlado pelo
professor.
Ao encerrar o primeiro ciclo de atividades, as turmas trocam de atividades, ou
seja, a turma A irá realizar a sequência de atividades Y e a turma B irá realizar a
sequência de atividades X.
É importante ressaltar que as atividades podem ser complementares entre si,
porém devem ser independentes, no sentido de não ser obrigatório realizar um
conjunto de atividades antes do outro.
https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/420007/mod_resource/content/17/hibrido_anexo_m1_laboratoriorotacional_v2.pdf
Sala de aula invertida
https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida
Presença importante das tecnologias
Personalização do ensino
Estudante como protagonista em seu processo de aprendizagem:
Professor como mediador
Reorganização Dos Espaços E Dos Planos Pedagógicos
O processo de ensino e aprendizagem não se restringe à sala de aula e ao contexto presencial das interações. Há possibilidade de flexibilização de tempos e espaços, de relações síncronas e assíncronas, e os planos pedagógicos precisam levar em conta essas novas possibilidades e enfatizar orientações para a organização do tempo pelos estudantes.
https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/mod/resource/view.php?id=230&forceview=1
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14/01/2021 a 18/01/2021 20/01
"Programa de Ensino Híbrido, que se apresenta como possibilidade para contribuir no processo de resgate dos estudantes vulneráveis que se encontram em defasagem na realização das atividades e no desenvolvimento de competências e habilidades previstas para o ano escolar."
... entre 19/01/2021 e 12/02/2021, participarão, assim,
do 2º bloco de alocação das aulas do Programa.
IMPORTANTE!
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo “Fale conosco”.
As dúvidas serão encaminhadas via Portal de Atendimento, que é o canal de comunicação da Secretaria de Estado da Educação.
Nesse canal é possível visualizar perguntas e respostas mais frequentes, tutoriais, abrir ocorrências para esclarecer problemas, solicitar dados e outros.
Curso finalizado até 12/02
– Segundo bloco*
"OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM
Promover ao cursista discussões sobre possíveis metodologias para auxiliar na recuperação das aprendizagens em defasagens dos estudantes;
Subsidiar os docentes cursistas que poderão atuar como professores-orientadores de estudo com os estudantes de nossa Rede."
Sobre o curso ( EM vídeos, textos e links)
Com carga horária de 30 horas, o curso Ensino Híbrido: práticas de orientação de estudos está estruturado em três módulos:
Módulo 1: Contextualização e características do programa;
Módulo 2: Caixa de ferramentas do Professor Orientados de Estudos (POE) – instrumentos e plataformas
Módulo 3: Interação e ação – A orientação no ensino híbrido.
Ao final de cada módulo, será disponibilizado um questionário com 6 questões objetivas avaliativas para aferir seu aproveitamento.
https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/mod/resource/view.php?id=225
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Neste curso, serão desenvolvidas as atividades de Contextualização das Metodologias e Princípios e Premissas do Ensino Híbrido.
A saber:
• Compreensão do processo de planejamento, execução, avaliação, resultado e ajustes para apoiar os estudantes nas horas de
estudo online;
• Assimilação do Protagonismo como metodologia, princípio e
premissa (respeito à individualidade, promoção do protagonismo juvenil e protagonismo sênior).
5. O presente curso será direcionado a todos os servidores do Quadro
do Magistério (QM) e os diretores do Núcleo Pedagógico (QSE), conforme a base da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos
(CGRH) do mês de novembro de 2020.
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ESTRATÉGIAS DE LEITURA
PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10 | Potencial dos alunos
Não existe assunto difícil demais para os alunos
Confiar no potencial dos alunos foi a atitude que guiou os trabalhos de Ana Cláudia, Mikael e Elenir. Eles deram oportunidades para que os estudantes valorizassem seus saberes e a própria capacidade de avançar
É possível desfrutar da leitura na escola?
NOVA ESCOLA juntou um time de especialistas que compartilham estratégias para você usar com a garotada dos anos finais do Ensino
Histórias de leitura sem fim
Clique para ler mais sobre Graciliano Ramos O melhor jeito de formar leitores é deixar as crianças livres para investigar, folhear e escolher o que quiserem
Para Isabel Solé, a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias
Para a especialista, o professor ajuda a formar leitores competentes ao apresentar, discutir e exercitar as principais ações para a interpretação
Histórias de professores
Com um lençol fiz uma cabana, e ler virou brincadeira
Professora do Rio conta como uma prática de sua infância inspirou um projeto para alunos do Fundamental 1
Cultura e Lazer
Pedro Bandeira, eu e os leitores de todo o Brasil
O escritor participou de transmissão ao vivo no Facebook de Nova Escola
Blog de Alfabetização
Conselho de classe: o que avaliar antes de reprovar um aluno
Literatura
O que é literatura para você? Veja a resposta de três grandes escritores
Pensadores na Prática
Pensadores na Prática: Delia Lerner, professora de professores
Consciência Negra
Seis leituras essenciais para lidar com o racismo na Educação Infantil
glossário do aluno
O que é comportamento leitor
Práticas Inovadoras
Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem
A metodologia prevê a criação de um circuito dentro da sala de aula, com atividades diferentes em cada canto
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O processo de ensino e aprendizagem não se restringe à sala de aula e ao contexto presencial das interações. Há possibilidade de flexibilização de tempos e espaços, de relações síncronas e assíncronas, e os planos pedagógicos precisam levar em conta essas novas possibilidades e enfatizar orientações para a organização do tempo pelos estudantes.
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Os momentos presenciais são reservados para interações, questionamentos e aprendizagens coletivas. No trabalho mediado por tecnologias, o estudante controla sua dinâmica, quando e onde deseja estudar, embora haja sempre uma proposta, uma problematização ou um projeto a desenvolver.
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Saiba Mais!
Que tal conhecer mais sobre algumas metodologias ativas?
Rotação por estações
Laboratório rotacional
Sala de aula invertida
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As tecnologias estão presentes para favorecer a pesquisa, a comunicação e a interação entre professores e estudantes, além de viabilizar a produção das atividades de diferentes formas e linguagens.
Os estudantes e educadores podem se tornar produtores e disseminadores de conteúdo na web.
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A forma como cada um aprende é diferente. Desenvolver os estudos e as atividades a partir da escolha de cada um torna possível respeitar as particularidades e os estilos de aprendizagem pessoais.
As tecnologias possibilitam a flexibilidade no programa de estudos; cada estudante pode progredir de acordo com seu ritmo, o que pode favorecer o engajamento e a melhoria do desempenho dos estudantes.
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A conjugação das metodologias diversificadas, as viabilidades das tecnologias e a possibilidade de o estudante selecionar o percurso que mais atende às suas necessidades resultam em oportunidades para o estudante ser o protagonista de seu processo de aprendizagem, superar uma educação padronizada e desenvolver autonomia para tomar as decisões na escola e na vida.
Segundo Antônio Carlos Gomes da Costa, uma pessoa está agindo com "autonomia" quando já tem consciência das regras e normas da sociedade onde vive, seguindo-as, e suas ações são feitas por iniciativa própria sem a influência e a necessidade de alguém ficar mandando fazer, tendo a liberdade de escolha entre as ações, seja para fazer alguma coisa, para pensar ou para utilizar seus juízos morais. A sociedade considera que uma pessoa está nessa etapa almejada quando desenvolveu o autocontrole, a autocrítica (não absorve passivamente as informações, mas as transforma) e tem consciência do certo e do errado, tomando as decisões sobre quais comportamentos deve ter.
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PROFESSOR MEDIADOR
O professor assume um papel diferenciado nesta proposta de Ensino Híbrido. Ele provoca, desafia, medeia, estimula relações, e organiza e orienta processos de estudos junto aos estudantes.
As tecnologias, sem sombra de dúvida, têm um importante papel para viabilizar as novas expectativas para se fazer a educação que é necessária para um mundo diferente.
E que mundo diferente é esse?
Esse mundo é pautado pelas mudanças constantes e rápidas, que exigem muita iniciativa para que cada um se mantenha “no jogo” das oportunidades, do mercado de trabalho e da apropriação de todos os cenários no exercício de uma cidadania digital nesse mundo contemporâneo.
Para o sociólogo Zygmunt Bauman, vivemos na era da pós-modernidade, ou modernidade líquida, que ele define como “(...) uma época de liquidez, de volatilidade, de incerteza e insegurança”.
A instituição escolar precisa repensar o seu papel e a sua atuação diante deste novo cenário. Os conhecimentos científicos não são mais suficientes para assegurar uma formação de qualidade; é necessário também o desenvolvimento de outras dimensões humanas, de habilidades para a resolução de problemas e para a convivência, pois elas promovem a autonomia dos jovens e adolescentes, preparando-os para viver neste mundo tão complexo e cheio de incertezas.
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Saiba Mais!
Leia também o texto sobre a Quarta Revolução Educacional, de Ulisses F. Araújo, no qual trata das mudanças deste século e do novo papel que a escola deve assumir na formação dos seus estudantes. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/
etd/article/view/1202/pdf_68.
Cinco clubes de leitura e uma super novidade de NOVA ESCOLA
Trabalho integrado para ensinar a ler
Numa escola que põe a leitura em primeiro plano, o coordenador e o professor de Língua Portuguesa são centrais
"O ato de ler exige motivação, objetivos claros e estratégias"
Para a especialista, o professor ajuda a formar leitores competentes ao apresentar, discutir e exercitar as principais ações para a interpretação
Captar o que o corpo produz
Ao interpretar esportes, jogos, lutas e danças, a turma consegue entender como essas manifestações se inserem na cultura e cria diferentes maneiras de adaptá-las ao ambiente escolar
Duas atividades permanentes de leitura para chacoalhar a rotina
Ler é poder interpretar o mundo, imaginar e ter autonomia para viver em sociedade!
Ler a versão original da história de Alice
Vá além das adaptações para o público infantojuvenil. A moçada dá conta do recado
É preciso combater o preconceito linguístico na escola
Inspiração para o incentivo à leitura na escola
Leitura | Matéria de capa
Livres para ler
Quando toda a comunidade se torna leitora, o aprendizado dos alunos ganha um final feliz
Associação NOVA ESCOLA
https://novaescola.org.br/tag/1181/estrategias-de-leitura
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Seções | Espaço de Convivência
Comunicação construtiva entre professor e aluno
Telma Vinha comenta os desafios da Educação moral
POR:
NOVA ESCOLA
Telma Vinha,
Telma Vinha,
professora de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Você já falou algo para alguém com boa intenção, mas não foi bem interpretado e o sujeito não reagiu como esperado? Mal-entendidos como esse podem ocorrer pois há diferença entre o que se quer dizer e como o receptor compreende o que foi dito. Toda vez que nos dirigimos a outra pessoa, transmitimos mensagens que afetam as emoções e os sentimentos dela, para melhor ou pior. Por isso, nós, educadores, precisamos ir além da boa intenção e aprender a nos comunicar de modo construtivo, usando procedimentos que auxiliem a estabelecer diálogos efetivos, mesmo nas difíceis condições da sala de aula.
A conversa com um aluno sobre determinado acontecimento ou comportamento dele, como uma postura inadequada, é mais eficiente quando não há julgamentos, culpabilizações ou desconfianças. O ideal é falar da situação, e não do caráter do envolvido. Em vez de dizer Vocês são bagunceiros, o melhor é Vocês estão saindo da classe, mas vejo carteiras fora do lugar e papéis no chão. A linguagem assim formulada, de maneira descritiva, favorece a colaboração e dá oportunidade para ele concluir o que fazer.
Evite acusar ou atacar. Isso faz com que o ouvinte canalize a energia em se defender ou se justificar, e não em solucionar o problema. Reprimendas somente incitam a raiva e diminuem a autoestima. Comentários negativos, como Você derruba tudo, que desajeitada!, também não ajudam. Já a linguagem sem crítica atrai a cooperação: A tinta caiu. Depois de limpar, vamos pensar em o que fazer para ela não cair mais?.
Quando é preciso usar a autoridade, seja firme e opte por falas curtas e objetivas, deixando de lado os sermões e as lições de moral: As mesas não foram feitas para subir nelas. Desça. E não grite, pois demonstra perda do controle. O confronto é desgastante e pode resultar em enfrentamentos. Em vez de ordenar ou ameaçar, ofereça opções, mesmo que as alternativas não sejam agradáveis. Por exemplo, dê ao aluno que grita a possibilidade de falar em voz baixa ou berrar sozinho na quadra, onde não incomoda a turma.
Quando o problema envolve o professor e os alunos, como a bagunça em classe, vale demonstrar o próprio ponto de vista, descrevendo o fato e o sentimento: Não estou conseguindo ouvir o que o Bruno está dizendo. O que podemos fazer para escutar uns aos outros?.
Caso a intenção seja acalmar alguém ou demonstrar compreensão, uma boa estratégia é a escuta ativa, em que o adulto repete resumidamente o que foi dito pela criança, sem censuras ou críticas, procurando clarear os sentimentos dela e estimulá-la a encontrar uma solução para a questão. Vale ressaltar que não existem sentimentos bons ou ruins, e todos devem ser reconhecidos. As ações que poderiam decorrer deles é que devem ser limitadas. Por exemplo: Você ficou chateada com o que a Ana fez e quer bater nela. Mas, não se bate nas pessoas. Como resolver isso sem agredir?. Assim, o aluno pode refletir sobre outras possibilidades de ação.
Claro que ninguém é paciente sempre! Essa raiva pode ser valiosa quando expressa apropriadamente e sem causar danos. Em vez de dizer Você é irritante!, o melhor é falar Quando você fica insistindo assim, vou me irritando. Aprender outra forma de se comunicar transforma as relações e requer paciência, prática e treinamento. Os alunos cooperam mais e resistem menos ao educador quando o diálogo é pautado no respeito e a dignidade de cada um é resguardada.
Em colaboração com ADRIANA RAMOS, coordenadora do curso de pós-graduação A Convivência Ética na Escola do ISE Vera Cruz.
Foto: Ramón Vasconcelos
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