Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Novembro Azul 2020: Campanha destaca importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata


           https://www.cliccamaqua.com.br/noticia/59394/novembro-azul-2020-campanha-destaca-importancia-da-prevencao-e-diagnostico-precoce-do-cancer-de-prostata.html

____________

                    Pessoal, façam um vídeo, um artigo de opinião sobre o Novembro Azul.

                    Condições para você fazer o trabalho:

1. Vídeo de 5 minutos. Com os cuidados e os exames para prevenção do câncer me homens, jovens e meninos.

2. Artigo de opinião com 15 linhas, com título, introdução, desenvolvimento, proposta de intervenção com 3 medidas ou recursos específicos do Novembro Azul.

                 Para isso, leia o texto abaixo que explica como prevenir contra o câncer nos homens.

                  Rever o texto, corrigir, passar a limpo,
enviar no Whats para o professor

ou e-mail: joseboscolpp@bol.com.br

3. Entregar o mais rápido possível
                                              até o dia 13 de novembro, sexta-feira.

                 Grato.

                 O professor João Bosco
                                                      - português e literatura

Data da postagem, hoje é o 04/11/2020

_____________

                      Neste domingo 1 de novembro iniciou uma das campanhas mais importantes de câncer e conscientização sobre doenças masculinas.

                O novembro Azul visa conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

                Novembro Azul alerta para a importância da prevenção ao câncer de próstata

            No Brasil, a campanha do Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino e incentivar os homens de ir ao médico.

               Procurar auxílio médico, realizar exames de rotina e fazer o exame de toque se for necessário, são as recomendações de todas as organizações que passaram a realizar a campanha.

                Existem dois exames iniciais, que têm grande importância para o diagnóstico do câncer: o exame de sangue, por meio do Antígeno Prostático Específico (PSA), e o exame de toque retal.

                Quando associados, esses exames podem dar uma segurança de cerca de 90% ou mais, auxiliando no diagnóstico precoce da doença.

                  De acordo com o Inca, em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata - dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

            A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

             Ainda segundo o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

CÂNCER DE PÊNIS - Por Instituto Lado a Lado pela Vida
 

                     Você sabia que todos os anos 1.600 brasileiros têm o pênis amputado por causa do câncer de pênis?

 A principal causa do câncer de pênis é a má higiene íntima.  Por isso, fazer a limpeza adequada do órgão genital durante o banho é um hábito importante, que deve ser ensinado pelos pais desde a infância.

Isso impede o acúmulo de esmegma, secreção alojada na pele que cobre a cabeça do pênis.

 

               Para conscientizar os homens e erradicar o câncer de pênis do Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou o perfil Lave o Dito Cujo no Instagram, uma ação da campanha Novembro Azul, em parceria com m parceria com os criativos Leonardo Telles, Guilherme Serato, Marcelo Marui e Saulo Vinheiro. Desde o dia 1º de janeiro, estão sendo publicadas ilustrações e sinônimos de pênis no perfil @laveoditocujo .

 

                 Para saber mais sobre o câncer de pênis, clique aqui.

 

PESQUISA SAÚDE DO HOMEM
 

                Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia do novo coronavírus e a saúde passou a ser o centro de todas as discussões e preocupações. Segundo o Ministério da Saúde, a Covid-19 é mais letal entre os homens pardos que têm mais de 60 anos e que apresentam comorbidades (ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo).

 

             Por ter a saúde do homem como uma de suas bandeiras, o Instituto Lado a Lado pela Vida resolveu investigar como a pandemia afetou a saúde da população masculina brasileira. Ao responder a pesquisa "Você e a Covid-19 - A saúde do homem na pandemia", você ajudará o Instituto LAL a contribuir mais ainda com a discussão de políticas públicas voltadas para a população masculina brasileira.

 

Participe da pesquisa aqui !

 

#AZULTITUDE
 

           Desde sua fundação, em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) realiza a iniciativa para promover a mudança de comportamento dos homens em relação à saúde. Em 2011, a campanha Novembro Azul foi lançada pelo LAL no país, para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
 
           A campanha Novembro Azul de 2019, #azultitude , foi desenvolvida pela agência 4Barra12 para conscientizar os homens brasileiros sobre a importância de serem protagonistas de sua saúde, cuidando dela de maneira integral.

          Durante todo o mês de novembro, serão realizadas inúmeras ações para alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata.
 

                 Deixe seu comentário

https://www.cliccamaqua.com.br/noticia/59394/novembro-azul-2020-campanha-destaca-importancia-da-prevencao-e-diagnostico-precoce-do-cancer-de-prostata.html

_________________

              Quem ama não faz mal a si, não mata, mas conserva a vida em primeiro lugar!

            J B PEREIRA


               Efésios 5,28 "Sendo assim, o marido deve amar sua esposa como ama o seu próprio corpo. Quem ama sua esposa, ama a si mesmo!
29 Pois ninguém jamais odiou o próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, assim como Cristo zela pela Igreja, 30 pois somos membros do seu Corpo."

              Meus amigos, a saúde é um dom e desafio diário.

Quem ama cuida de si e dos que amam!

             "Ninguém odeia a própria carne, antes cuida do corpo... " (Efésios 5,29) cuida também da saúde da mente e da alma."

              Deus nos concedeu o médico para cuidar de nós!

           "Recorre depois ao médico, pois foi o Senhor que o criou;
e não esteja longe de ti, porque necessitas de seu serviço."
            Médico e Doença (Eclesiástico 38, 1-15)
... não deixe de cuidar bem da sua saúde! Ela é um presente dado por Deus!

https://pt.aleteia.org/2017/04/28/sabia-que-a-biblia-nos-aconselha-a-ir-ao-medico/

J B Pereira e https://www.cliccamaqua.com.br/noticia/59394/novembro-azul-2020-campanha-destaca-importancia-da-prevencao-e-diagnostico-precoce-do-cancer-de-prostata.html
Enviado por J B Pereira em 04/11/2020
Reeditado em 04/11/2020
Código do texto: T7103618
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2826 textos (1569553 leituras)
35 e-livros (529 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/04/21 15:21)
J B Pereira