Ação pela Igreja que sofre (e chora!) é a CNI. Missionários a partir de casa

https://www.acn.org.br/quem-somos/

https://www.acn.org.br/contato/

https://www.acn.org.br/seja-um-benfeitor/

Papa Francisco

“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças.”

A ACN, como Fundação Pontifícia, não pede para si nenhum recurso, mas para milhares de projetos realmente necessários na Igreja e sociedade. São pessoas como você, verdadeiros missionários a partir de suas casas, que realizam o milagre do encontro entre uma Igreja em saída com o Cristo ferido e abandonado pelo mundo.

https://www.acn.org.br/seja-um-benfeitor/

A ACN te convida a conhecer a face missionária da Igreja Católica por meio dos seus milhares de projetos. Ao preencher o formulário abaixo, você passa a receber o informativo ‘Eco do Amor’ gratuitamente e, por ele, poderá se tornar um missionário(a) a partir da sua casa, contribuindo com projetos pelo mundo todo.

______________

PALAVRA VIVA

8 DE SETEMBRO DE 2020

Abre a mão em favor do teu irmão

versão para impressão

Abre a mão em favor do teu irmão

8 de setembro de 2020

Tags: ACN, eco do amor, palavra viva

O povo de Deus passou por um longo período de formação e, nas diversas fases de seu aprendizado, teve que fazer memória do passado em busca de respostas para a vida contemporânea em família, em sociedade e religiosa. “Reconheça hoje e medite em seu coração: Javé é o único Deus, tanto no alto céu, como aqui em baixo, na terra. Não existe outro! Observa seus estatutos e mandamentos que eu hoje te ordeno, para que tudo corra bem a ti e aos teus filhos depois de ti, prolongando teus dias sobre a terra que Javé teu Deus lhe dará para todo o sempre” (Deuteronômio 4, 39-40).

Esta é a riqueza que a Igreja no Brasil vai aprofundar neste mês de setembro – o livro do Deuteronômio, cuja palavra significa “Segunda Lei”, ou seja, uma reapresentação da Lei em vista da vida do povo na Terra Prometida. É um livro pouco lido, mas que nos exorta a não esquecer o passado, a fim de usá-lo na construção de um amanhã melhor, gerando vida digna para todos. Olhando bem, é um espelho que nos ajuda a contemplar a nossa realidade atual e valorizar os grandes ensinamentos daqueles que nos precederam.

Eis a nossa vez: respondamos ao apelo de Deus

O inspirado lema escolhido pela CNBB para o estudo do Deuteronômio é: “Abra tua mão para o teu irmão.” Um apelo sempre atual, que nos pede uma contínua conversão. Sabemos que em tempos difíceis, Deus suscita novos profetas para ajudar ao povo. Assim foi para nós o Padre Werenfried e a sua obra ACN, em meio às feridas no corpo e na alma daquele exigente ano de 1947. De lá pra cá muitas respostas foram dadas e outros apelos nos desafiaram e desafiam. Toca a todos nós a exigência amorosa de não fecharmos o ouvido, mas de abrirmos o coração e nossas mãos para os que necessitam. Eis a nossa vez, escutemos e respondamos com coragem.

Concluo esse nosso momento enviando a você a minha bênção, enfatizando a passagem que abarca o lema de incentivo ao estudo do Deuteronômio. Palavras que falam para mim e para você: “Nunca deixará de haver pobres na terra; é por isso que eu te ordeno: abre a mão em favor do teu irmão, do teu humilde e do teu pobre em tua terra.” (Dt 15,11).

Fr. Rogério Lima, O. Carm.

Assistente Eclesiástico Nacional

One Comment

Marízia Costa Carmo Lippi 28 de setembro de 2020 at 22:09 - Reply

Na realidade perante o Bom Deus , somos todos pobres!

Dependemos d’Ele em tudo.

Quando socorremos um irmão, somos solidários para com ele,

Leave A Comment

Comment

https://www.acn.org.br/abre-a-mao-em-favor-do-teu-irmao/

"Fiz da ACN uma escola do amor, no qual aprendemos juntos a ajudar os pobres e a nos tornarmos nós mesmos melhores."

PADRE Werenfried Straaten

UM GIGANTE DA CARIDADE

PADRE WERENFRIED VAN STRAATEN

Philippus Johannes Hendricus van Straaten, mais tarde conhecido como Werenfried, nasceu em 17 de Janeiro de 1913 em Mijdrecht, perto de Amsterdã, na Holanda.

Chegou a receber formação para ser professor como o seu pai, tendo começado a estudar filosofia clássica em 1932, na Universidade de Utrecht.

Mas Deus tinha outros planos para ele.

https://www.acn.org.br/werenfried/

https://www.acn.org.br/
Enviado por J B Pereira em 08/10/2020
Código do texto: T7082512
Classificação de conteúdo: seguro