Como a minha Escola Estadual “Prof. Hélio Penteado de Castro” está abordando o Projeto de Vida (no tempo da pandemia) ?

Sonhar junto não é só um sonho é transformar um sonho em realidade. Fábio Leissmann Prof. - dedicado à causa dos educadores há muito tempo em Piracicaba, SP.

Da melhor maneira, porque há, de um lado, o apoio total da Direção

e coordenação pedagógica; de outro, os professores competentes

e elegantes se dedicam com empenho com seus alunos.

Assim, os temas são focados online e revisados a cada encontro e atualizado com leituras e troca de experiência nos ATPC’s e disponibilizados em Classroon (dentre outros virtuais possíveis) e plataformas digitais e assistindo vídeos do CMSP e da DE PIRACICABA, SP.

Da minha parte, prof. de Português e Literatura, José João Bosco Pereira, a interação e criatividade se ampliam com às dos colegas, cuja experiência é maior do que a minha. E, após os cursos online de 2019, agora é a práxis educativa e interativa.

O método de abordagem segue em pauta com estratégias adotadas pela nossa escola com o ritmo do MMR, o acesso ao Caderno do professor e do aluno, temáticas afins dos estudantes e testes vocacionais, palestras e convidados, leituras compartilhadas, debates, mesa-redonda, cartazes e desenhos dos alunos, dança, exposição de trabalhos em 2019.

Este ano de 2020, são todas atividades seletivas e focadas em teletrabalhos dos alunos e pesquisas online dos estudantes em celulares, computadores nas casas deles ( se os alunos tiverem...) e o photo printing enviados aos professores e/ou secretaria escolar ou coord. Pedagógicos. Visualizado tudo, há o retorno ou devolutiva aos alunos.

Neste ano 2020: atípico na História da educação brasileira e paulista, devido à pandemia do Coronavírus – estas e outras atividades estão sendo planejadas por professores em teletrabalhos e executadas online, segundo normas de segurança e saúde determinadas pelo isolamento social e Fique em casa! , medidas protetivas contra contágios vindas das autoridades sanitárias e decretos do Gov. Dória de SP.

Havia, ainda, em 2019, os encontros nas áreas verdes ou livres de campo da escola ou pátio, acesso às pesquisas sobre projetos de vida como fazer e o que fazer com o mundão de profissões, testes de amadurecimento profissional, consulta a guias de profissão como

Guia Estudantil - Abril Cultural em:

guiadoestudante.abril.com.br

– ver Profissões em:

https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ ; LOMONACO, Beatriz Penteado, et allii.

Mundo jovem: desafios e possibilidades: uma proposta de trabalho com adolescentes. São Paulo: Fundação Tide Setubal, 2008. 148 p. (CEP: 04536-000 Telefax (11) 3168-3655 www.ftas.org.br

- ver: p. 101 em: https://fundacaotidesetubal.org.br/midia/publicacao_265.pdf

- veja: encarte das profissões, também ações que estamos investindo sempre: manuais das universidades sobre escolha da profissão, o Projeto Cuco: Venha para a Unicamp e provas do Cuco 2019 e 2020, visitas (encaminhadas e agendas) de divulgadores das faculdades e institutos locais, como: Cefet, Etec’s, informativos e exames ou provas Senai, etc.

_________

consulta a guias de profissão como

Guia Estudantil - Abril Cultural em:

guiadoestudante.abril.com.br

Se preferir, ligue grátis para 0800 775 2193 (ou na Grande São Paulo: 3347-2193). Ao ligar, informe o código: FXR4.

Após os 6 meses de assinatura, você pode continuar com este pacote de assinatura pelo tempo que quiser.*

https://www.assine.abril.com.br/portal/paginasEstaticas!showPromocao.action?codPromocao=paywall_EN&origem=google_GuiadoEstudantePlay_Generico&gclid=EAIaIQobChMI7O6CtryT6wIVEAWRCh0w9Qb_EAAYASAAEgI7r_D_BwE

___________

Mundo jovem: desafios e possibilidades: uma proposta de trabalho com adolescentes. São Paulo: Fundação Tide Setubal, 2008. 148 p. (CEP: 04536-000 Telefax (11) 3168-3655

J B Pereira e www.ftas.org.br
Enviado por J B Pereira em 11/08/2020
Reeditado em 11/08/2020
Código do texto: T7032408
Classificação de conteúdo: seguro