Axiologia ou crítica dos valores morais saudáveis... axiologia ou crítica dos valores morais saudáveis... Aula de Frei Seráfico nos anos 1970
"Pois onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração." Mateus 6:21
- Este tesouro é Jesus, Filho de Deus nosso Mestre e Salvador.
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Mateus 13, 51
"Então lhes perguntou Jesus:
“- Entendestes todas estas parábolas?” Ao que eles responderam: “Sim, Senhor”.
52 E Jesus lhes disse:
“- Portanto, todo mestre da lei, bem esclarecido quanto ao Reino dos céus, é semelhante a um pai de família que sabe tirar do seu tesouro coisas novas e coisas velhas”. O profeta não é honrado pelos seus compatriotas e sua gente e sua terra...
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"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine."
1 Coríntios 6:12
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"As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam."
Cânticos 8:7
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Eis o fundamento da ética como axiologia ou crítica dos valores morais saudáveis... "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine." 1 Coríntios 6:12
Houve o axioma ontológico da consciência sobre o bem (ética) e como viver a prática do bem (moral).
A sã ou consciência que tem lógica sudável sem impedimentos de doença mental pode inferir os valores éticos e práticas morais.
Nela há o que se chama de lei natural (conceito agostiniano e tomista e dos gregos...).
A lei natural é dedicar-se ao bem (força ou vis ou vitalidade das opções que edificam os projetos de vida pessoal e social) e evitar o mal, raiz do sofrimento e dos percalços pessoais e coletivos.
Sócrates priorizava os bens da alma sobre a matéria... O oidós... sobre o mundo como realidade reflexo do divino...
Fedro é o diálogo platônico sobre o sentido do bem e como viver se escolhe o bem...
Confúcio e outros filósofos orientais nos alertam sobre o risco do bem por provocar o mal...
E o bem viver está na capacidade de administrar os bens no mundo como os bens da interior vida para participar da vida pancósmica.
O bem é uma escolha e não imposição. Mas há de se dedicar com arador quando se quer fazer o bem tão bem... Essa é a diferença:
- Faça aos outros como gostaria que lhe fizessem igualmente.
Essa premissa ou regra de ouro está nos Evangelhos orientando a conduta do rabino e dos cristãos.
Há alguns confundem a ética e o bem com o acumular bens e a felicidade em possuir. Ter... Ora antes ter para ser mais, melhor ser mais e ter melhor uso das coisas para a superação do mal e o domínio de si... O homem que não se domina é um risco e inimigo para si mesmo.
Dentro do clima de discussões sobre o bem na grecia como cultura e filosofia, destacam-se a maiêutica (socrática) e seus desdobramentos: platonismo e o aristotelismo.
Os epicuristas querem a felicidade para ser capazes de viver o prazer de viver, raiz do bem estar de si no mundo... e com os deuses.
Os estoicos desejam ser heróis da resiliência pela nobreza de tudo suportar como coragem de viver para ser melhor para provar a si que vale a pena viver sem inutilidade. Não ser fraco é evitar o mal que corrói a virtude de escolher o bem pela dominação ou mortificação dos sentidos.
Se todos que vivem juntos /
Se amassem,/
A terra brilharia mais que o sol!
J B Pereira ____https://www.recantodasletras.com.br/poesiasrecordativas/6453886
"O estoicismo é uma escola de filosofia helenística fundada na Grécia, em Atenas, por Zenão de Cítio no início do século III a.C.."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estoicismo#:~:text=Ali%2C%20seus%20continuadores%20foram%20Marco,do%20platonismo%2C%20aristotelismo%20e%20epicurismo.
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MOMENTOS POÉTICOS - J B PEREIRA - 2006 - Divinópolis, MG. 64 p. Poemas e sonetos. Ref. bibliográfic
Autor: J B Pereira
Formato: rtf
Tamanho: 74 KB
Ano: 2006
Enviado por: J B Pereira
Enviado em: 12/01/2019
Classificação: seguro
Sinopse: O GENTIO E A ORAÇÃO Certa vez um grego rezou! Em Fedro 279 b, Platão nos recorda essa sublime alma: “Ao céu implorou um pagão, do seu peito fluiu uma oração:
‘Senhor,
concede-me chegar
a ser belo interiormente,
e o que venha ter
e acumular exteriormente,
esteja em harmonia
com o meu interior.
Ainda consintas que rico seja o sábio e,
quanto à riqueza material,
tenha em tal quantidade,
que seja ideal
para a posse e prática do bem,
Como um homem sóbrio.
’ - Como Deus não ouviria essa prece?”
https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6549153
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