Reportagem e “Mar Portuguez” etc.

Peço a orientação;

material para trabalhar nas aulas;

sensores e motores para a Tecnologia e Inova / ação;

separar e autorizar um canteiro para decomposição de material orgânico ou parte dos alimentos para compostagem na Horta Escolar.

2 cadernos para Diário de trabalhos para registro de compostagem nas Eletivas ou Tecnologia;

Blog e ambiente ou empresa virtual profissional para Tecnologia em MiX - preciso de acesso à internet ou Wifi

OBSERVAÇÃO 1

- Vou deixar os alunos escolherem em grupo os Temas ou miniprojetos:

EM PROCESSO DE ESCOLHA ENTRE OS ALUNOS: ELETIVA & TECNOLOGIA ABAIXO - J B Pereira:

1. - Estudos dos Métodos de contracepção: a sexualidade humana segura – palestra de agentes de saúde convidados

2. – Alimentação saudação – Exposição de folders e cartazes. Arquivo X da Alimentação Saudável.com.escola.br - Video e blog próprios

3. - MURAL DE PRODUÇÕES, PROFISSÕES E ARTIGOS DE ALUNOS – Exposição na Feira Cultural

4. - Bullying: Não ao desprezo do outro. Caixa de surpresa e enquete com resultado no corredor daescola.

5. – Arborização e Ecologia – ciência Divertida em ação! Espaço à parte da Horta Escolar” Um canteiro!

6. – Compostagem do lixo orgânico na escola e Agrodiário de acompanhamento I - produção de vídeo A

7. – Sementeira de plantas e Arvores: Agrodiário de acompanhamento II - produção de vídeo B

8. - Estudo de Espanhol a estudantes: atividade ilustrada em sala:

fazer blog e vídeo: Mural de Línguas @

9. – Latim e grego para iniciantes: Atividades e conversação e escrita

em sala de aula. Mural de Línguas #

-----

Dia 09/06/2020 – Prof. João Bosco

– EE Hélio Penteado de Castro -- -

Aluno: _______________________________________

Atividades sobre Gênero textual:

1. Pesquisar sobre Reportagem:

a). O que é reportagem ?

b). O que é Notícia ?

c). Quais são as partes da reportagem quando aparece em Primeira Página no Jornal ?

O que é a Manchete? O que é Lead ?

d. O que é realise, reliease ou release ( veja qual a forma inglesa correta: pegadinha ) ?

2. Quantas colunas têm o jornal.impresso ?

Qual a diferença entre jornal, telejornais e o formato de mídia denominado: news ?

3. Procure um artigos de opinião em jornal ou na internet.

Depois, resuma seu tema e apresente os argumentos .

Copie: a introdução e a conclusão do autor desse artigo de opinião.

--------

Bom Teletrabalho.

Observações:

Para corrigir e dar sua Nota, por favor enviar para o e-mail:.

joseboscolpp@bol.com.br ou 19981715156 Vivo ou Shatsapp. --

---+ Muito obrigado! Valor total:10 pontos!

Se precisar, pode entrar em conto comigo!

JESUS e a Mãe de Jesus te amam muito mesmo!

Para sempre, evite o mal e pratique o Bem!

_____________

3ª. Aula:

Roteiro de Estudos: Quarentena em Fique em 🏠

casa: devido o Coronavirus. 30/04/2020.

Professor João Bosco. Português e Literatura.

1ª. Questão. Pesquise:

a). “Mar Portuguez” (escrita antiga ou arcaísmo em “Portuguez”), em Mensagem (1934), de Fernando Pessoa.

Quem foi este poeta?

Por que escreveu assim sobre Portugal: em que época ou século

ele se refere a história dos Lusitanos?

b). Os Lusíadas, poema épico de L. Vaz de Camões descreve o expansionismo do Povo Português.

Leia a primeira estrofe de Lusíadas.

Responda: Quem foi Camões?

Quem são os “barões da praia lusitana” ?

A quem Camões dedicou essa obra?

C). Que analogias ou comparações ou outras figuras de linguagem aparecem no poema "Mar Portuguez" e Lusíadas ( neste na primeira estrofe) ?

2ª. Questão. Adélia Prado é viva, poeta que fala da participação da mulher na vida social e política, com coragem...

a). “ Vai ser porta-bandeira ...” em Bagagem, sua primeira obra nos anos 1970. O que significa essa imagem? Para isso localize o poema dela com a metáfora ou citação: “... vai ser porta-bandeira...”.

b). Ela retoma o Gauche ( termo francês que significa ser do contra...). Qual é o poema de Carlos Drummond de Andrade, aparece este termo? Por que Adélia fez essa retomada?

Quais tipo de recurso usou para literária mente?

3ª. Questão. Quais são os autores e obras do Pré-modernismo ?

Qual foi a proposta de cada autor?

4ª. Questão. Quais são as vanguardas europeias ?

Resuma cada uma delas.

Quais são as vanguardas modernistas da primeira fase do Modernismo ?

Descreva objetivamente cada fase do Modernismo.

Qual foi a proposta modernismo e do Pós-Modernismo ?

5ª. Questão Existe afinidade de temas com a Literatura Africana.

A). Pesquise sobre quais são essas afinidades temáticas.

Que autores são estudados no Brasil sendo da literatura Africana sua origem ? Quem escreveu Mayombe ?

Fale do autor de. Mayombe. Resuma Mayombe. Por que este livro está no ENEM e Vestibulares ?

Obs.: Que autores morreram em abril de 2020 ?

Escreva sobre a vida e a obra deles.

-

----------------

Boa pesquisa! Enquanto tiver um brasileiro fora ou sem escola o Brasil não será justo com seu povo. Por isso e muito sério votar: colocar políticos no poder.

E o povo

continuar sem escola, sem saúde, sem emprego, sem segurança e sem comida e sem casa. Os

ricos com tudo e os pobres sem nada! O que você acha disso: __________.

----- Estudo é magia e realidade dura. Muitos não têm escolas no mundo. Elas foram feitas na

Grécia e no mundo antigo para reis, sacerdotes e nobres. Com o tempo, os endinheirados

continuaram dominando o espaço escolar para ter poder sobre os não endinheirados. Só recentemente a escola tem sido para as camadas populares.

Agora, os afrodescendentes podem e devem lutar pela escola deles.

Que escola queremos? Que educadores fazem parte da nossa história? Que deixaremos para os nossos filhos sobre o que e para que serve escola, estudar? De sua opinião sobre as críticas sobre governo e o povo.

Escreva um artigo de opinião com 20 linhas. Valor 10 pontos.

Boa escrita, reescrita ou revisão de seu texto.

Passe a limpo e coloque junto com as respostas das 5 questões acima, para serem respondidas aqui no FIM.

Certo! Saudades.

Amo a vocês todos!

Com estudo a gente vence: sem estudo, ficamos para trás. Você concorda? Coloque seu ponto de vista no artigo de opinião, que pedi acima.

Bom trabalho, boa pesquisa. Faça a caneta.

Letra legível. Obrigado, por favor.

Coloque seu nome, turma ou classe, período de estudo, data.

Por favor! Grato!!!

___________

Assunto: 1a. Aula programada 27 de abril + Coord. Profa. Maria Elizabete Campos:

Aulas na quarentena Coronavirus 2020

De: joseboscolpp@bol.com.br

Enviado em: 28 de abril de 2020 00:43

Para: coordenacaohpc2013@hotmail.com

Imprimir ou enviar para Alunos do 2°. Anos A B C D e 3 °. Anos A e B. -- Roteiro de Estudos de Língua Portuguesa e Literatura -- Aula n° 001 ----- Prof. J Bosco Perera. Data: 27 de abril de 2020.

-------- Habilidades do currículo Paulista atual do Ensino Médio:

interpretar textos e imagens, realizar resumos e sínteses críticas, contextualizar fatos e opiniões para elaboração de artigo de opinião como condição aos vestibulares e o Enem 2020/2021.

------ Instrumentos de Verificação de Aprendizagem: Pesquisa online com resumo, recorte ou síntese de dados objetivos ou informações solicitadas, análise crítica dos dados em internet ou telejornal, livros ou áreas das ciências humanas ou da linguagem, produção de artigo de opinião (diferença de fato e opinião).

+----+------+-----+------------

1° a). Questão: Pesquise quem foi Platão e Aristóteles.

b). Faça uma relação objetiva sobre o mito da caverna e a quarentena por causa do Coronavirus.

c). "Nada chega à inteligência sem antes passar pelos sentidos do corpo humano..." ( Aristóteles, Obras gregas). Comente essa proposição ou pensamento a parir de sua experiência de compra você consegue conhecer e entender!

----

2° a). Que atuais presidentes do Brasil sofreram o processo de impeachment? Cite três.

b). Que época aconteceram esses impeachments? E por quê?

c). Por que o atual pode sofrer ou não impeachment?

-----

3°). Pesquise sobre o avanço do Coronavirus no Brasil. Faça um texto ou artigo de opinião! -----

Para isso, levar em consideração: 3 fontes de telejornais; citar os 3 telejornais; não fugir do tema.

--- Pesquisar para escrever sua conclusão no seu artigo de opinião: Como fazer a proposta de intervenção conforme pede o ENEM. ( atenção: as universidades não pedem a mesma intervenção do ENEM).

---- 20 a 25 linhas do artigo de opinião e o valor dele: 10 pontos. ----

Dê título como Os desafios contra o Coronavirus no Brasil

--- Bons estudos!

----- Boa produção textual do seu artigo de opinião.

E tenha paciência em suas pesquisas.

----- Veja os Telejornais todas as noites. _______

________ Ler é abrir porta da vida e ter coragem de abrir as janelas do conhecimento e dos saberes !

Assunto: Coordenadora Professora Bete -

Veja pra mim: Projeto 2019: A Escola faz poesia

(Prof. João Bosco e Professora Libete)

De: joseboscolpp@bol.com.br

Enviado em: 8 de fevereiro de 2020 03:11

Para: coordenacaohpc2013@hotmail.com

Coordenadora Professora Bete,

Por acaso, nos arquivos pessoais, exite ainda o Projeto que fiz em 2019: A Escola faz poesia (Prof. João Bosco e Professora Libete)

Se tiver, repasse-me por gentileza!

_____________

De: "josebosco"

Enviada: 2020/02/08 02:16:31

Para: coordenacaohpc2013@hotmail.com

Assunto: PLANO DE AÇÃO COM TEMAS PARA ELETIVA & TECNOLOGIA 2020: aos Coordenadores Professor Ricardo e Profª. Bete

Coordenadores Professor Ricardo e Prof ª. Bete

Peço a orientação;

material para trabalhar nas aulas;

sensores e motores para a Tecnologia e Inova / ação;

separar e autorizar um canteiro para decomposição de material orgânico ou parte dos alimentos para compostagem na Horta Escolar.

2 cadernos para Diário de trabalhos para registro de compostagem nas Eletivas ou Tecnologia;

Blog e ambiente ou empresa virtual profissional para Tecnologia em MiX - preciso de acesso à internet ou Wifi

OBSERVAÇÃO 1

- Vou deixar os alunos escolherem em grupo os Temas ou miniprojetos:

EM PROCESSO DE ESCOLHA ENTRE OS ALUNOS: ELETIVA & TECNOLOGIA ABAIXO - J B Pereira:

1. - Estudos dos Métodos de contracepção: a sexualidade humana segura – palestra de agentes de saúde convidados

2. – Alimentação saudação – Exposição de folders e cartazes. Arquivo X da Alimentação Saudável.com.escola.br - Video e blog próprios

3. - MURAL DE PRODUÇÕES, PROFISSÕES E ARTIGOS DE ALUNOS – Exposição na Feira Cultural

4. - Bullying: Não ao desprezo do outro. Caixa de surpresa e enquete com resultado no corredor daescola.

5. – Arborização e Ecologia – ciência Divertida em ação! Espaço à parte da Horta Escolar” Um canteiro!

6. – Compostagem do lixo orgânico na escola e Agrodiário de acompanhamento I - produção de vídeo A

7. – Sementeira de plantas e Arvores: Agrodiário de acompanhamento II - produção de vídeo B

8. - Estudo de Espanhol a estudantes: atividade ilustrada em sala: fazer blog e vídeo: Mural de Línguas @

9. – Latim e grego para iniciantes: Atividades e conversação e escrita em sala de aula.

2º e 3º Anos do Ensino Médio de 2020

_____________

De: josebosco <joseboscolpp@bol.com.br>

Enviado: terça-feira, 28 de abril de 2020 17:58

Para: coordenacaohpc2013@hotmail.com <coordenacaohpc2013@hotmail.com>

Assunto: Re: 2a. Aula programada 28 de abril + Coord. Profa. Maria Elizabete Campos: Aulas na quarentena Coronavirus 2020

1 Questão. Pesquise Retrato, de Cecília Meireles, na internet ou Google. Assista ao filme no YouTube: O Retrato de Dorian Grein, de Oscar Wilde e e o conto de Machado de Assis: O Espelho, na Internet ou Google. -----

a). Em que se assemelham ou se diferenciam.

b). Agora, vá ao seu espelho e olhe bem de frente. Coloque a cadeira em frente ao espelho e fique 5 a 10 minutos se contemplando. Nada diga. Veja apenas a si e sua imagem.

c). Se você fosse a imagem do espelho como ela o veria?

Escreva essa percepção ou sensação em 10 linhas.

Eu vejo a você: estou dentro do espelho e sinto você assim agora: (escrever ...) ....

--- 2ª Questão a). Copie o soneto: Língua Portuguesa, de Olavo Bilac.

b). Que palavras não conhece ? Circule. Procure, no dicionário, o significado das palavras.

c) . Por que o poema é um soneto do tipo camoniano? Para responder: pesquise quem foi Luiz Vaz de Camões e Olavo Bilac.

_---+++------

3ª Questão Pesquise e leia: O homem nu, de Fernando Sabino, contista mineiro.

a). Quem foi Fernando Sabino?

b). O que é o Conto na literatura?

c) Fale da parte mais engraçada do conto O homem nu. ------

4 Questão. Encontro marcado: veja o filme de 1998.

a). Que parte do filme foi mais interessante para você.

Escreva seu comentário.

Cuidado: faça sua correção, para evitar os erros.

Pontue as frases ou as orações (conjunto de frases) e acentue corretamente as palavras.

b). Resenha o filme em forma de texto, comendo com breve resumo, depois seu comentário crítico e ético, finalmente, a quem indica o filme?

c). Leia o resumo na internet ou veja filme (se tiver) chamado

O Encontro Marcado, de Fernando Sabino.

a). Pesquise sobre a resenha ou como fazer uma resenha.

b). Faça sua breve resenha do livro do Fernando Sabino. -------

5ª Questão. Produza ou elabore artigo de opinião sobre o pensamento:

"Viver é muito perigo. As pessoas, senhor doutor, não estão prontas ... Estão sendo construídas... Isso é angústia e como dor de parto...

- diz o sertanejo de Minas Gerais Fabiano, em Grande Sertão: Veredas, obra de Guimarães Rosa.

(Pesquise: como fazer um artigo de opinião?)

b). Pesquisar o resumo da obra acima e seu autor.

c). Fausto, de Goethe, um poema alemão já com tradução ao Português.

a). Leia e procure o resumo de Fausto, de Goethe.

b). Quem foi W. Goethe ? Escreva sua vida e obra.

c). Qual o objetivo de Fausto ? Resuma com suas palavras.

d). Qual a conexão entre Fausto e Fabiano de Grande Sertão: Veredas ?

Escreva em 5 linhas, objetivamente. --------

-------------- Instrumento de Avaliação de aprendizagem:

------Artigo de opinião, acesso a dados para interpretar informações essenciais para articular resumo e resenha.

Pesquisa bibliográfica de ficção. Escrita, revisão e correção de textos. Uso do dicionario, perceber diferentes acepções ou significado das palavras ou verbetes.-

++-+++ Acesso a literatura feminina crítica, analogia de textos afins de gêneros diferentes como de cinema, de YouTube, midiáticos, contos, poemas nacional e Internacional, romances brasileiros.

+----++

Visão crítica, ponderação ética do pensamento ou citação de outrem.

++++++ Diferenciar o eu ou ego do escritor dos personagens narrativos ou eu lírico ou poético como vozes que pululam ou fluem dos textos e estão em outros gêneros textuais ou literários.

_-----_---++----------+-----+---+--+-

Nota das atividades ou avaliação 10 Pontos.

Obrigado.

Professor

J B Pereira

-------+ Leia meus artigos, contos, poemas, etc. em Recanto das Letras.

Obrigado! Eu amo muito vocês todos!!! 28/04/2020 +++++++ Nota das atividades ou avaliação 10 Pontos. Obrigado. Professor J B Pereira-------

+ Leia meus artigos, contos, poemas, etc. em Recanto das Letras. Obrigado!

Eu amo muito vocês todos!!! 28/04/2020 +++++++ ----------------------

Bons Estudos. Não se constrói a cidadania sem leitura, livros e saberes ou conhecimento teórico e prático.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 14/07/2020
Reeditado em 17/07/2020
Código do texto: T7006085
Classificação de conteúdo: seguro