Pequeno Teatro da Civilização Ocidental - VI. Idade Média, das Nações ao Absolutismo
NARRADOR
O status social da nova aristocracia estava baseado em valores como lealdade, coragem e honra. Dona das armas e das terras onde servos e os vassalos podiam cultivar e habitar em troca de tributos, proteção militar e econômica, seu poder cresceu exponencialmente, eliminando a intermediação do sacerdócio e culminando na fundação das monarquias absolutistas. Essas dinastias familiares disputavam e unificavam grandes territórios da Europa através das guerras ou de laços consanguíneos ao mesmo tempo em que tornavam-se cada vez mais dependentes do Terceiro Estado, os chamados “burgueses livres”.
Descrição da cena:
Guilhaume e Jacques lideram os camponeses que protestam diante do senhor feudal Jean, protegido pelos portões. O imposto extra é a gota d’água e partem para invadir e saquear o castelo.
GUILHAUME
Por Deus, passamos fome!
JEAN
Calma, calma! O Rei já ordenou novo empréstimo para compra de víveres e de grãos nos burgos vizinhos.
JACQUES
Minha filha tem fome! Os doentes estão morrendo!
JEAN
Daremos o que comer aos famintos e inválidos. Acalmem-se de uma vez!
GUILHAUME
O clima ruim estragou a colheita e matou nossos porcos. Não sobrou nada!
JACQUES
Que se distribua o estoque dos nobres! Pelo menos, deem de comer aos órfãos e viúvas! (empurrando o portão) Queremos comida!
JEAN
Escutem! Os estoques reais não duram muito. A talha 24 tampouco foi suficiente para alimentar a nobreza ou os clérigos, quiçá o povo!
GUILHAUME
Por que Deus nos abandonou? Como permitiu que seu povo passasse fome? Não é divino o Rei? Não é?!? (começam a empurrar o portão)
JEAN
Acalmem-se, estão fora de si!
JACQUES
Não queremos mais desculpas! Queremos comida! Onde está a comida???
JEAN
Esperem! O Rei já vem tentando resolver a situação!
GUILHAUME
Mas como? (param, atentos)
JEAN
Os recursos logo estarão aqui e, com uma... taxa extra, logo pagaremos a obrigação...
JACQUES
Mais impostos?!? Basta!!! (enfurecidos) Não vamos tolerar mais abusos!
GUILHAUME
Chega de fome! (o povo derruba os portões e invade o castelo)
JACQUES
Vamos tomar o que é nosso! (saem de cena perseguindo Jean)