Pequeno Teatro da Civilização Ocidental - V. Feudalismo, da barbárie às nações

NARRADOR

O Império despedaçou-se. Pilhagens e ataques bárbaros criaram uma época de total desagregação social. Não havia mais segurança nas rotas comerciais e as comunicações cessaram por completo. Era o início do feudalismo: as pessoas fugiram das cidades para o campo e encontraram abrigo ao redor das igrejas católicas espalhadas pelo território. Voltaram ao escambo, à agricultura de subsistência e completaram o processo de ruralização e de esvaziamento das cidades. As terras do antigo império viraram espólios de guerra, divididas entre os estrangeiros vitoriosos. O sistema feudal esfarelou o poder político de volta para as comunidades autônomas, baseadas em relações de dependência servil e de fidelidade entre os camponeses vassalos e os senhores feudais encastelados. A Alta Idade Média presenciou o assentamento desses povos e o surgimento das nações, bárbaras ou cristãs, pela espada e bravura dos seus reis.

Descrição da cena:

Ermesinda, esposa de Afonso I, terceiro rei das Astúrias, senta-se com seus filhos Fruela e Viamarano para contar-lhes mais uma vez sobre a origem visigoda da família e sobre como seu avô Pelayo expulsou os mouros da região e foi aclamado rei pelos asturianos.

FRUELA

Minha mãe! (abordando Ermesinda, que entra) Poderia contar mais uma vez a história da batalha de Covadonga? Por favor.

VIMARANO

Sim, minha mãe, por favor!

ERMESINDA

Vocês gostam da história de seu avô, não?

FRULEA

Sim, senhora, é fascinante! A minha preferida depois de Alarico 18.

VIMARANO

Eu gosto muito das duas!

ERMESINDA

Claro, meus filhos, eu conto. Sentem-se. (todos sentam)

FRUELA

Conte desde o início, desde Vitiza!

ERMESINDA

Tudo bem. Vitiza foi um rei visigodo que governou por apenas oito anos e morreu muito jovem.

VIMARANO

Vitiza morreu com apenas trinta anos, não é, mãe?

ERMESINDA

Isso. Quando o rei morreu, os nobres indicaram o nome do seu filho Áquila para o trono, mas Don Rodrigo, o Duque de Bética, não aceitou.

FRUELA

Sim, porque os reis visigodos não eram hereditários, eles eram eleitos.

VIMARANO

Ainda bem que os príncipes asturianos não têm esse problema, né, Fruela?

FRUELA

Nunca teremos, irmão. Certeza absoluta.

ERMESINDA

Bom, continuando. Os oponentes de Don Rodrigo contrataram soldados bérberes para tentar recuperar o trono...

FRUELA

Traidores! (cortando a história)

ERMESINDA

... na decisiva batalha de Guadalete.

FRUELA

Desculpe.

ERMESINDA

Quando o exército visigodo ainda era três vezes maior, os irmãos de Vitiza, Don Oppas e Sisberto, traíram seus colegas e passaram para o lado muçulmano.

FRUELA

Covardes... Além de não conseguirem o trono, ainda tornaram os muçulmanos senhores de quase toda a Andalus!

VIMARANO

Mas aí vem o vovô!

ERMESINDA

(rindo) Sim, meu querido. O governador mouro enviou o próprio Don Oppas, irmão de Vitiza, para negociar a rendição. Como não aceitaram, ele enviou uma expedição punitiva e eles fugiram para as montanhas.

FRUELA

Eu nunca faria acordo com esse traidor.

ERMESINDA

Seu avô Pelayo e um grupo pequeno de homens foram perseguidos e atraíram os mouros até as montanhas, para a entrada da gruta de Covadonga onde pediram proteção a uma imagem da Virgem Maria.

VIMARANO

Dizem que a intervenção divina foi decisiva! Eram apenas 300 asturianos contra 1400 mouros!

ERMESINDA

A entrada da gruta de Covadonga era estreita e difícil, o que anulou a vantagem numérica dos mouros. Seu avô liderou pessoalmente o contra-ataque descendo para o vale enquanto outras frentes atacavam com pedras e flechas de cima dos cumes e bloqueando a retirada.

VIMARIANO

E é verdade que só sobraram dez asturianos?

ERMESINDA

Sim, é verdade. Mas foi o suficiente para animar o povo que se rebelou e começou a expulsar os mouros das nossas terras.

FRUELA

E o vovô virou o primeiro rei das Astúrias! (levantando sua espada de madeira)

ERMESINDA

Isso mesmo. Os bravos asturianos, agora livres, proclamaram o seu avô Pelayo como o seu rei e assim teve início o Reino das Astúrias!

VIMARANO

Vovô é um herói! (palmas)

FRUELA

Bravo! Bravo! (palmas)