Pequeno Teatro da Civilização Ocidental - IV Antiguidade, da cultura à barbárie

NARRADO

A civilização romana atingiu o seu ápice. Atravessou da Monarquia para a República e desta para o Império. Pela conquista e assimilação, lançou as bases da sociedade moderna, dominando do Atlântico à Arábia, da Bretanha à África. Tal magnitude e riquezas concederam poderes absolutos a governos cada vez mais populistas e totalitários. Uma sequência de políticas assistencialistas, interferências econômicas, redistribuição de terras produtivas, subsídios de alimentos, desvalorização monetária e, por fim, o colapso financeiro, debilitaram de maneira irreversível o Império. A guerra civil e as invasões bárbaras encerraram o rito de transição e o início da era medieval.

Descrição da cena:

Marcos entra em cena com semblante raivoso e carregando uma tocha. Seu filho Antonius o para, tentando entender a situação.

ANTONIUS

O que vai fazer, meu pai? Onde vai com essa tocha?

MARCOS

Venha, vou lançar fogo aos galhos secos! Não fico esta terra nem mais um segundo!

ANTONIUS

Vai queimar a colheita? (mãos à cabeça, sem acreditar)

MARCOS

Custa-me mais para colher do que o preço que e pagam por ela! E agora querem minhas terras? Que fiquem com as cinzas! (ateando fogo)

ANTONIUS

Do que viveremos, meu pai?

MARCOS

Vamos buscar do que comer nas filas de cereais! (apontando para longe) Se até o rico Cônsul Censorino vai fazer fila com os escravos e buscar o que lhe foi tirado à força, por que nós não podemos?

ANTONIUS

E por que não cobra as dívidas dos que te devem?

MARCOS

Eles não me devem mais… (cabisbaixo) O Imperador perdoou todas as dívidas. Não temos mais uma única moeda a receber.

ANTONIUS

Então eu me alistarei na Legião! Sei que não tenho idade mas não me importo, já aceitaram outros. Trarei comida...

MARCOS

Ah... a Legião… (pensativo) O último reduto da moral e da virtude romanas. Pois que sobraram apenas escravos e mercenários, logo estaremos dependendo dos bárbaros! (risada irônica)

ANTONIUS

Soube que muitos godos já o fazem, meu pai. Lá nas províncias do leste...

MARCOS

Tragam os bárbaros para defender Roma... e será o seu fim! (cerrando o punho) A República está desmoronando e os senadores disputando para ver quem dá mais pão e circo... Vamos, filho, ajude-me a juntar os galhos...