Pequeno Teatro da Civilização Ocidental - II. Mesopomâmia – Das letras às leis

NARRADOR

Sem precisar deslocar-se para buscar alimentos, o homem deixou de ser nômade e fixou raízes no solo. Nas terras do “Crescente Fértil”, ele aperfeiçoou as técnicas de irrigação e ampliou a agricultura. A produção de excedentes favoreceu o crescimento populacional e o florescimento do comércio. A crescente urbanização e os avanços tecnológicos levaram ao estabelecimento de sociedades cada vez mais complexas, organizadas em cidades-estado politeístas com suas leis, classes sociais e governantes divinos.

Descrição da cena:

Sacerdote Pársis caminha e encontra Fedímia a gritar. Ártos e Améstris caminham próximos e se aproximam.

FEDÍMIA

(entra desconsolada) Agamenon morreu! Agamenon está morto!

PÁRSIS

O que houve? Como foi que Agamenon morreu?

FEDÍMIA

A casa dele desmoronou, caiu sobre ele! Ele ainda gritou por socorro, mas quando o retiraram de lá, ele... (em prantos) já estava morto.

PÁRSIS

Eu conheço Agamenon. A casa dele foi levantada pelo mushkenu Bardiron ou por seu ajudante wardu?

FEDÍMIA

Bardiron. Foi o próprio Bardiron.

PÁRSIS

Pois tragam a mim Bardiron, o que construiu a casa de Agamenon!

ÁRTOS/AMESTRIS

Sim, meu sacerdote! (ambos fazem referência e saem, retornando com Bardiron)

BARDIRON

Aqui estou meu sacerdote, mandou me chamar?

PÁRSIS

Sim, Bardiron. Diga-me: foi você quem construiu a nova casa de Agamenon?

BARDIRON

Sim, meu sacerdote. Apesar das nossas brigas, tornamo-nos grandes amigos, tal qual Enkidu e Gilgamesh. Mas por que a pergunta?

PÁRSIS

Agamenon está morto.

BARDIRON

Que tragédia!!! (mãos à cabeça) Como ele morreu?

FEDÍMIA

A casa que você fez caiu sobre ele!

BARDIRON

(desconsolado) Não! Não...

PÁRSIS

Bardiron, conheces teu castigo?

BARDIRON

Sim... (respira fundo, pausa longa) “Se a casa que o construtor levantou caiu e causou a morte de seu dono, o construtor será morto. Caso o filho do dono morra, o filho do construtor será morto”...

PÁRSIS

Apenas Agamenon morreu?

FEDÍMIA

Sim, meu sacerdote.

PÁRSIS

Pois levem Bardiron. Antes de dar a sentença, eu quero ver o corpo frio de Agamenon.

ÁRTOS/AMESTRIS

Sim, meu sacerdote. (Ártos e Améstris saem, carregando Bartiron)