Pequeno Teatro da Civilização Ocidental - I. Pré-História, das pedras às letras

NARRADOR

Há 2,5 milhões de anos, o Homo abilis aprendia que usar a pedra lascada é bom para cortar e caçar. Pouco mais de 1 milhão de anos atrás, com uma cabeça 50% maior, o Homo erectus controlava o fogo e deixava a África para encontrar o mundo. O Homo sapiens moderno surgiu há 200 mil anos e evoluiu rapidamente. Há 40 mil anos, já se comunicava como nós; há 35 mil anos, criava esculturas e pintava deusas femininas; há 8 mil anos, dominava a fundição dos metais mais fortes e resistentes para logo depois, há 4 mil anos, fixar-se definitivamente à terra. Deixou de viver em pequenos grupos caçadores-coletores para criar animais, cultivar plantas e.... escrever! Eis o início de nossa história.

Descrição da cena:

Entra Dário, com uma tábua de argila contendo anotações, e se encontra com Ciro, que carrega um cesto de ração para dar aos leitões.

DÁRIO

Ei, Ciro, você me deve um leitão!

CIRO

Mas, Dário, eu já lhe dei dois leitões, como combinamos.

DÁRIO

O combinado é que metade da ninhada da porca marrom seria minha.

CIRO

Sim, foi o combinado.

DÁRIO

Veja, está anotado aqui na tábua de argila (mostrando a tábua).

CIRO

Deixe-me ver (observando atentamente).

DÁRIO

Veja aqui, fizemos quatro marcas para a porca de Aurélio e fizemos outras seis marcas para a nossa porca.

CIRO

Sim, eu me lembro.

DÁRIO

Nossa porca teve seis leitões! Veja (passando as marcações com o dedo): uma, duas, três, quatro, cinco, seis marcas!

CIRO

Acho que me confundi contando as falanges, eu marquei a porca errada.

DÁRIO

Tudo bem! Fizemos bem em marcar a quantidade de leitões de cada animal.

CIRO

Foi uma excelente ideia essa de fazer marcas na argila!

DÁRIO

Só pensei num modo de controlar a criação e calcular a quantidade de ração a cada 4 danna (8 horas).

CIRO

Venha comigo Dário, vamos falar com Aurélio e buscar o seu leitão!