Pequeno Teatro da Civilização Ocidental - Introdução

Prólogo

(Narrado)

Para que inventamos os números e as letras? De onde surgiu a ideia de justiça e as primeiras leis? Quem definiu o conceito de ética e moral, certo e errado? E o conceito de democracia? De onde vieram os reis? Como surgiu o comércio e como o comércio do excedente gerou a riqueza, incitou revoluções e moldou o nosso mundo? Moldou quem nós somos?

Este "Pequeno Teatro" propõe estimular o imaginário dos alunos por meio de dramatizações de alguns dos mais importantes eventos da humanidade. Tudo aquilo que um dia foi o presente e em cujo tempo presente está enraizado.

Nós somos o resultado de um processo evolucionário de conhecimento, hábitos e cultura - e ao mesmo tempo – apenas um pequeno elo em uma sequência infindável de pessoas que trilhou o seu caminho até aqui. Apesar de sua extrema importância, as idades de ouro das grandes civilizações são apenas "cumes que emergem do infinito oceano dos tempos primitivos". Entre esses rochedos íngremes, há a vastidão da penúria ingênua e o grande hiato dos tempos.

A proposta desta peça é fazer do espectador uma testemunha da sua própria história, no sentido original do termo grego HISTOR: aquele que vê, o sábio ou conhecedor, como fonte primária do próprio conhecimento. Uma vez testemunha dos processos originários, ele poderá correlacioná-los ao sentido da palavra HISTORIE, termo grego cunhado por Heródoto para o caminho do conhecimento advindo da indagação e da pesquisa.

Somos a única espécie a pensar no imaterial e nas considerações metafísicas da própria existência. Tal tenacidade permitiu à nossa espécie não apenas sobreviver a quatro eras glaciais de quase 100.000 anos cada mas também garantir as bases da própria civilização ocidental. Temperança e resiliência são características exclusivas da motivação pela convicção – a mesma convicção coletiva cuja superioridade moral e de ideais conduziram os gregos às extraordinárias vitórias em Maratona e Salamina contra o colossal império persa.

Tudo isto fez parte das escolhas de nossos antepassados, faz parte do que nós somos hoje e será parte do que decidiremos ser amanhã. É essa travessia pela HISTÓRIA que nos permite buscar responder às célebres perguntas: “Quem somos?”, “De onde viemos?” e “Para onde vamos?”.