Paulinas e Tiago Alberione, em italiano padre fundador das Paulinas e editora católica Paulinas.

O Beato Tiago Alberione, em italiano Giacomo Alberione (San Lorenzo di Fossano, Itália, 4 de Abril de 1884 - Roma, 26 de Novembro de 1971), foi um padre italiano, católico, editor e fundador da Família Paulista (no Brasil: Família Paulina), que agrupa várias congregações religiosas. Foi beatificado em Roma, no dia 27 de Abril de 2003, pelo papa João Paulo II.

Compreendendo muito cedo a importância dos media na missão evangélica, Tiago Alberione publicou em 1912 a revista Vita Pastorale (Vida Pastoral), destinada aos sacerdotes, depois lançou em 1921 o jornal La Domenica (O Domingo), um periódico para uso das paróquias.

Em 1931, nasceu a revista semanal Famiglia Cristiana (Família Cristã) e a 15 de Agosto de 1932, a revista La Madre di Dios (A Mãe de Deus), para revelar às almas a beleza e a grandeza de Maria. Seguiu-se em 1937 Pastor Bonus, uma revista mensal publicada em latim. Depois em 1952 a revista mensal Via, Verità e Vita (Caminho, Verdade e Vida), para o conhecimento e ensinamento da doutrina cristã; depois a revista La Vita in Cristo e nella Chiesa (A vida em Cristo e na Igreja), para dar a conhecer a liturgia. Enfim, já havia criado em 1924 a revista para os jovens, Il Giornalino (O Jornalzinho).

Paralelamente, escreveu para os seus discípulos e discípulas ‘Abundantes divitiae gratiae suae’ (A Incomparável Riqueza da Sua Graça), que será considerado como a história da Família Paulista. Publicou ainda numerosas obras, por exemplo: ‘Via humanitatis’ em 1947, assim como uma obra inacabada, o projecto de uma enciclopédia sobre Jesus Mestre, em 1959.

Outros escritos: Appunti di teologia pastorale (1912) e La donna associata allo zelo sacerdotale (1911-1915) (Apontamentos de Teologia Pastoral e A Mulher Associada ao Trabalho Sacerdotal).

Os últimos anos

Entre 1962 e 1965 Tiago Alberione acompanhou os trabalhos e participou no Concílio Vaticano II. No dia 4 de Dezembro de 1963, quando foi promulgado o decreto conciliar Inter mirifica sobre os meios de comunicação social como instrumentos de evangelização, o Padre Alberione comentou com alegria: “Agora já não podeis duvidar. A Igreja falou.” Em 28 de Junho de 1969, o Padre Alberione foi recebido pelo papa Paulo VI que lhe manifestou uma grande admiração.

Depois de ter chorado o desaparecimento dos seus dois primeiros colaboradores, Timoteo Giaccardo falecido em 1948 (beatificado a 22 de Outubro de 1989 por João Paulo II) e Teresa Merlo, primeira Superiora geral das Filhas de São Paulo, falecida em 1964, o Padre Tiago Alberione faleceu na idade de 87 anos, no dia 26 de Novembro de 1971, em Roma.

Beatificação e veneração

A 4 de Maio de 1981 foi aberto o processo com vista à beatificação de Tiago Alberione.

Foi declarado ‘Venerável’ a 25 de Junho de 1996 pelo papa João Paulo II.

Foi beatificado em Roma no dia 27 de Abril de 2003 pelo papa João Paulo II.

Foi fixada a sua festa no dia 26 de Novembro.

________________

Oração do dia: Bem-aventurado Tiago Alberione

Envie este link a um amigoCompartilhe em: Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Compartilhe no Orkut

Senhor, glorificai na vossa Igreja o bem-aventurado Tiago Alberione.

Que ele seja para nós exemplo e intercessor no caminho de nossa santificação e de nosso apostolado.

Ajudai-nos em nosso trabalho de evangelização, a fim de que a presença de Jesus Mestre, se irradie no mundo por meio de Maria, Mãe e Rainha dos Apóstolos.

Concedei-me a graças que agora vos peço...

(Pede-se a graça...)

Reze Pai-Nosso e Ave-Maria e Glória ao Pai...

Salve-Rainha

pelo Papa

Pelo Clero

Pelos missionários

Pela comunicação e editora católicas

Pelos leitos das pastorais eclesiais e movimentos sociais e políticos

https://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2015/11/26/7363-oracao-do-dia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiago_Alberione
Enviado por J B Pereira em 15/02/2020
Reeditado em 07/07/2020
Código do texto: T6866447
Classificação de conteúdo: seguro