Os amigos, quem são de fato? A quem se apegar?: Só a Deus, basta! Todos nós vacilamos e somos pecadores, precisamos da Sabedoria e de Jesus!
La fuerza más fuerte de todas.. Es un corazón Inocente.
Victor Hugo
Somos sim obras-primas de Deus. É verdade porque Deus se importa conosco desde antes da fundação do mundo, da natureza... Ele enviou seu Filho nascido de uma Mulher na Plenitude dos tempos ... Gal 4,4
Ave Maria em Latim - Cantado
https://www.youtube.com/watch?v=JWjWf7-fndM
____________
Recebi agora a sua auspiciosa mensagem natalina. Vinda de um coração bom e cristão, não há alegria maior. Deus contigo esteja onde estiver. Veja o bem a cada dia. Não deixa a poeira dominar seu coração como se manchasse o lenço de suor depois de um dia exaustivo. Deus nos fez para mais e melhor. Somos do Céu: lá é o nosso lugar. Aqui é uma escada para lá chegar. Senhor de nós se fez parceiro desta existência para nos dar o gosto e gostinho do Céu. As moradas celestiais nos aguardam do material que enviarmos: as casas teremos de triunfo, troféu, prêmio pelo bem e as sofrências sentidas, sem nos derrotarmos na lide cotidiana.
J B Pereira
_____________
Estou aqui, se precisar. Reze por mim para que continue a fazer o bem!
Como nós, os líderes e profissionais devem, prudente e eticamente, descobrir o sentido do relacionamento complexamente humano, cheio de imperfeições e no entanto, tão necessário para nossa saúde mental e social, profissional e espiritual ?
A vida dos santos e do Evangelho, a vida de S. João da Cruz e outros místicos e místicas nos ajudam a responder essa séria e grave questão de todos os tempos. "Quem é o verdadeiro amigo! Quem o encontrou - certamente, encontrou um grande tesouro raro!"
J B PEREIRA
Quando garoto era apegado a um menino, mas um dia do terraço do vizinho, triste dia! Ou melhor dia que pude ver quem eu era e com quem estava relacionando. E disse que não gotava de mim! Aquilo me incomodou dias e semanas. Só com o tempo, eu pude elaborar a angústia da falsidade e do medo de ainda confiar em alguém. O tempo e a sabedoria de meu pais, mestres, Bíblia, oração, missa, a vida dos santos e das santas (Hagiografia) e a filosofia, essas situações novas foram me dando novas luzes para entender a complexidade de quem sou e como são e se comportam as pessoas. Por que é difícil guardar segredo, se segredos são capazes de despertar a curiosidade humana? Soube perdoar a este amigo, aceitá-lo como é? Soube ganhar a sua simpatia, não guardei mais a mágoa porque já tinha perdoado. Quem ama ama gratuitamente. Quem dá de si esquece ou lembra com amor! Quem ama cuida, não vinga, não fala mau, não deseja, não pensa e nem julga mal o outro. Hoje somos verdadeiramente amigos, porque aquela simpatia infantil passou, amadurecemos no modo de ver, viver e ser. De aceitar a vida e cada qual ter a liberdade de buscar novos amigos. O apego e a desconfiança, o não perdoar não faz imaginar coisas, guardar ressentimentos. Isso doi na alma! Contudo, se ama de verdade, não exigimos o que o outro não nos pode dar e deixamos o outro livre para tomar suas decisões. Não se apegar e desapegar-se de si e até das nossas opiniões mais radicais, para descobrir a flexibilidade e a liberdade do amor é o melhor caminho da terapia do amor. Não que o amor não seja exigente e não exija renúncia e coragem para ser real, flexivel, bom, justo, honesto, frutífero e perene. "Aquele que perseverar até o fim será salvo." (Mateus 24:13) ___ "Quem ama nasce de Deus porque Deus é amor." 1 João 4 -- Almeida Corrigida Fiel - Bíblia Online
https://www.bibliaonline.com.br ___2. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo ... 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. ____ "Faça o bem, pois o bem vem de Deus." (3 carta de João).
Edite ou exclua isso
BIBLIAONLINE.COM.BR
Bíblia Online - ACF - Almeida Corrigida Fiel
Bíblia Online - ACF - Almeida Corrigida Fiel
Curtir
· Responder · Remover prévia · 1 min
Jose João Bosco Pereira
Jose João Bosco Pereira Sobre amigos, a prática do bem, o bem nos outros, o bem nas viagens, o bem na saúde, o bem de desejar o bem a todos em: Search Results
Web results
3 João 1 - ACF - Almeida Corrigida Fiel - Bíblia Online
https://www.bibliaonline.com.br › acf
Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim c… ... 3 João 1. Ouvir. 1 O presbítero ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo. ... teu amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás;.
Missing: pratique ‎| Must include: pratique
3 João 1 - NVI - Nova Versão Internacional - Bíblia Online
https://www.bibliaonline.com.br › nvi
Amado,
oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai … 3 ... 3 João 1. Ouvir.
1 O presbítero ao amado Gaio, a quem amo na verdade. ... Você fará bem se os encaminhar em sua viagem de modo agradável a Deus, ... 8 É, pois, nosso dever receber com hospitalidade a irmãos como esses, para ...
3 João 1:2 Amado, oro na expectativa de que tenhas boa ...
https://bibliaportugues.com › 3_john
Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim ... Que o SENHOR te responda no dia da angústia, que o Nome do Deus de Jacó te proteja! ... Pois senti extremo júbilo ao receber a visita de alguns irmãos que nos ... do amor fraternal abnegado e da perseverança que vem de uma convicta ...
Missing: pratique ‎| Must include: pratique
_________________________
Leia o livro de Augusto Cury:
Nunca desista de seus sonhos.
Preço: 20,00. __ Resumo em:
LIVRARIASFAMILIACRISTA.COM.BR
Nunca Desista De Seus Sonhos | Augusto Cury
Enquanto ódio tiver no mundo, /
infestado a guerra seguira
/rumo de mortes... /
Para mudar esse túmulo,/
não rumo:
/ assumo o não egoísmo /
e quero preciso /
a coragem de amar toda parte /
- vencer o mal em mim /
que age toda manha,
/noite e tarde.
J B Pereira
O grande poeta João da Cruz, místico espanhol do século 4º, perseguido não rivalizou: construiu uma obra entre as melhores.
_____
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_da_Cruz ____
João da Cruz, O.C.D. (em castelhano: Juan de la Cruz) foi um místico, sacerdote e frade carmelita espanhol venerado como santo pelos católicos. Nascido em Fontiveros, em Castela a Velha, foi um dos mais importantes expoentes da Contrarreforma.
Grande reformador da Ordem Carmelita, é considerado, juntamente com Santa Teresa de Ávila, o fundador dos Carmelitas Descalços. João também é conhecido por suas obras literárias e tanto sua poesia quanto suas investigações sobre o crescimento da alma são consideradas o ápice da literatura mística e se destacam entre as grandes obras da literatura espanhola.
João da Cruz foi canonizado em 1726 por Bento XIII e é um dos Doutores da Igreja Católica Apostólica Romana.
________
OBRAS DE SÃO JOÃO DA CRUZ:
____ANTOLOGIA DELE:
Obras completas de São João da Cruz, por São João da Cruz | 1 º jan 2000, R$157,04
______o "Cântico Espiritual" e "A Noite Escura da Alma" - são considerados obras-primas da poesia espanhola, tanto do ponto de vista estilístico formal quanto por seu rico simbolismo. Suas obras teológicas são majoritariamente comentários sobre estes poemas. Todas as suas obras forma escritas entre 1578 e sua morte em 1591, o que resultou numa grande consistência de ideias apresentadas neles.
____ A Noite Escura da Alma,poemas de São João da Cruz
______ O Amor Não Cansa nem se Cansa,
por São João da Cruz , 1º jul 1993, R$18,20 __- A "Ascensão do Monte Carmelo" é um estudo mais sistemático da empreitada asceta de uma alma buscando a união perfeita com Deus e dos eventos místicos que acontecem neste caminho.
___ Uma obra com apenas quatro stanzas', "Chama Viva do Amor", descreve uma intimidade maior conforme a alma responde ao amor divino. Ele foi escrito numa primeira versão em Granada entre 1585 e 1586, aparentemente em apenas duas semanas[42] e numa segunda versão quase idêntica em La Peñuela em 1591.
_____
FONTE DA PESQUISA: ___https://www.amazon.com.br/s... ____
Edite ou exclua isso
João da Cruz – Wikipédia, a enciclopédia livre
PT.WIKIPEDIA.ORG
João da Cruz – Wikipédia, a enciclopédia livre
"As obras de João juntamente com seu "Dichos de Luz y Amor" e as obras de Santa Teresa de Ávila são as mais importantes obras em espanhol e influenciaram profundamente os escritores espirituais posteriores no mundo todo. Entre eles, T. S. Eliot, Santa Teresinha do Menino Jesus, Edith Stein e Thomas Merton. João influenciou também filósofos como Jacques Maritain, teólogos como Hans Urs von Balthasar, pacifistas como Dorothy Day, Daniel Berrigan e Philip Berrigan e artistas como Salvador Dalí. A dissertação teológica de São João Paulo II versava sobre a teologia mística de São João da Cruz." ___https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_da_Cruz
Edite ou exclua isso
João da Cruz – Wikipédia, a enciclopédia livre
PT.WIKIPEDIA.ORG
João da Cruz – Wikipédia, a enciclopédia livre
Como os místicos avançamos no Amor de Jesus e coloquemos nossas vidas no sentido pleno do sentido da vida no Amor Maior: Deus. ___ " Nada te perturbe, Nada te espante,
Tudo passa, Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem, Nada lhe falta:
Só Deus basta.
Eleva o pensamento, Ao céu sobe,
Por nada te angusties, Nada te perturbe.
A Jesus Cristo segue, Com grande entrega,
E, venha o que vier, Nada te espante.
Vês a glória do mundo? É glória vã;
Nada tem de estável, Tudo passa.
Deseje às coisas celestes, Que sempre duram;
Fiel e rico em promessas, Deus não muda.
Ama-o como merece, Bondade Imensa;
Quem a Deus tem, Mesmo que passe por momentos difíceis;
Sendo Deus o seu tesouro, Nada lhe falta.
SÓ DEUS BASTA!
Santa Tereza D Avila
___
Fonte: https://www.pensador.com/frase/NzQ3MTAy/
Edite ou exclua isso
Santa Tereza D Avila
PENSADOR.COM
Santa Tereza D Avila
Minha amiga, então, não nos prendamos às limitações da ingratidão e desconfiança dos outros e dificuldades. Pois sempre existirão na nossa vida terrena. As pessoas são limitadas. Podemos amá-las como são: assim mesmo em nome de Jesus.
Veja com carinho e atenção. Não perca tempo com o veneno e as fofocas, as maldades e ingratidões. Vá às fontes limpas que saciam sua sede de amor, amar, amizade: leia e busque amar a Deus. Penha paciência com a fragilidade dos seres humanos, corrige se preciso a si e ao outros com caridade e paciência, tolera acima de tudo, perdoe sempre. Não julgue, cada um tem sua história.
Deixe a Deus o julgar.
--- Procure crescer interiormente e na vida espiritual também.
Digo isso, você saberá por quê! Porque a vida é mais que aqui e agora, tudo começa como amamos e como amamos. Nosso tesouro é o que desejamos. "Onde está o teu Tesouro aí estará seu coração."
Ou seja, o modo como vive, pensa, sente, ama! Ou seja, o jeito de viver depende em que e como invente no seu Projeto de Vida.
Ora, o nosso Maior Tesouro é a vida que vem de Deus, O próprio Deus e seu Ungido: Jesus. Veja e leia os Evangelhos, Imitação de Cristo (de Kemps e outros), Retrato de uma alma e Castelo interior ou moradas Editora Paulus, por R$ 37,00, no sebo é mais em conta o preço),
de Santa Teresa de Jesus em: https://www.almadepoeta.com/livros/retratosalma.htm --- ou --- online, em PDF: http://www.documentacatholicaomnia.eu/.../1515-1582... ____, Cânticos espirituais de São João da Cruz. ______
A Imitação de Cristo - Tomás de Kempis
LIVRO PRIMEIRO
AVISOS ÚTEIS PARA A VIDA ESPIRITUAL
CAPÍTULO 1
Da imitação de Cristo e desprezo de todas as vaidades do mundo
1. Quem me segue não anda nas trevas, diz o Senhor (Jo 8,12). São
estas as palavras de Cristo, pelas quais somos advertidos que
imitemos sua vida e seus costumes, se verdadeiramente queremos
ser iluminados e livres de toda cegueira de coração. ___ http://www.culturabrasil.org/zip/imitacao.pdf
http://www.culturabrasil.org/zip/imitacao.pdf
Edite ou exclua isso
Curtir
· Responder · 25m
Jose João Bosco Pereira
Jose João Bosco Pereira São João da Cruz, presbítero carmelita Doutor da Igreja (Doctor Mysticus), contemporâneo de Santa Teresa de Ávila, Espanha (1542-1591)5
"Caritas Christ urget nos.": tema latino.
(II Coríntios 5, 14)
Tradução em português: "O amor de Cristo nos compele."
(2 Coríntios 5, 14)
______________
Anos finais e reconhecimento!
Fundador; Doutor da Igreja (Doctor Mysticus)
Nascimento 1542[1] em Fontiveros, Ávila, Espanha
Morte 14 de dezembro de 1591 (49 anos) em Úbeda, Jaén, Espanha
Veneração por Igreja Católica, Igreja Anglicana e Igreja Luterana
Beatificação 25 de janeiro de 1675 por Papa Clemente X
Canonização 27 de dezembro de 1726 por Papa Bento XIII
Festa litúrgica 14 de Dezembro
Padroeiro Vida contemplativa; consagrados; místicos; poetas espanhóis[2]
Padroeira Túmulo de São João da Cruz, em Segóvia, Espanha
___________
John of the Cross, Carmelite friar and priest of Marrano origin, is a major figure of the Spanish Counter-Reformation, a mystic and Roman Catholic saint. He is one of thirty-six Doctors of the Church. John of the Cross is known especially for his writings. Wikipedia
Born: June 24, 1542, Fontiveros, Spain
Died: December 14, 1591, Úbeda, Spain
Buried: Convento de los Carmelitas Descalzos, Segovia
Education: University of Salamanca
Movies: The Dark Night
_____________
João da Cruz, O.C.D. (em castelhano: Juan de la Cruz) foi um místico, sacerdote e frade carmelita espanhol venerado como santo pelos católicos. Nascido em Fontiveros, em Castela a Velha, foi um dos mais importantes expoentes da Contrarreforma.
Grande reformador da Ordem Carmelita, é considerado, juntamente com Santa Teresa de Ávila, o fundador dos Carmelitas Descalços.
João também é conhecido por suas obras literárias e tanto sua poesia quanto suas investigações sobre o crescimento da alma são consideradas o ápice da literatura mística e se destacam entre as grandes obras da literatura espanhola.
João da Cruz foi canonizado em 1726 por Bento XIII
e é um dos Doutores da Igreja Católica Apostólica Romana.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_da_Cruz
Do Cântico espiritual, de São João da Cruz, presbítero
(Red. B, str. 36-37, Edit. E. Pacho, S. Juan de la Cruz,
______________________
FONTE: https://www.recantodasletras.com.br/juvenil/6819014
Edite ou exclua isso
João da Cruz – Wikipédia, a enciclopédia livre
PT.WIKIPEDIA.ORG
João da Cruz – Wikipédia, a enciclopédia livre
____ JOÃO DA CRUZ. POETA MÍSTICO. ____ Um olhar na escuridão
Na penumbra da noite
atravesso a sala,
é impossível evitar os tropeços,
A luz da Lua
nem a tudo revela.
Levanto-me
e miro um rosto
que em meio às trevas me desnuda.
Onde já teria visto estes olhos?
Via-os tristes e distantes,
Velejando em mar bravio
extenuados na luta.
Naqueles olhos fixos em mim
vi urgência de respostas,
vi dor, vi revolta.
Certa é a linguagem do olhar,
conta tudo
sem meias palavras.
Quis tocar aquele rosto,
dar-lhe colo, consolo,
ensiná-lo a ser feliz.
Pena eu não olhar pra mim.
Minhas mãos tocaram em algo frio.
Doce ilusão,
o que eu via na escuridão,
era um espelho de prata,
com meu rosto refletido
e minha alma escancarada.
Voltar
Só você
Doce aroma que dos lábios derrama
Linda flor em perfume e nobreza
Energia que me deixa em chamas
Diamante de intensa pureza
Como é bom o seu leve tocar
Tão sublime seu jeito de amar
Voz macia que me toca na alma
Colo quente para todas as horas
Só você tem a magia das fadas
A certeza de saber o que quer
Melodia de seus olhos transborda
O amor... é você... Mulher
Voltar
O toque
Ela
Com suas curvas sensuais
Navega em meu corpo
Revela os contornos
Que nem eu mesmo sabia
Fria
Me retalha em dor
E em fatias desiguais
Vivo saudades invernais
De seu calor ausente
Quente
Sinto em seu toque conforto
Ardente como sol de magia
Que afaga, ampara, arrepia
Colhendo em mim pétalas de amor
Por favor
Não me deixe a imagem do aceno
Pois se longe, me foge a razão
Quero a voz da palavra dos dedos
Tua linguagem é o toque, mão
Voltar
Luz que não se apaga
Na vida conhecemos tanta gente,
tantas personalidades diferentes.
A maioria a gente nem sente,
são como fantasmas, transparentes.
Alguns são como luz,
acendem, apagam,
sua inconstância nada produz.
Outros, bem poucos,
nos deixam marcas profundas,
trazem a sensibilidade que abunda
e um coração repleto de amor.
Que Deus conceda por favor,
todo o perfume de uma flor,
a quem na vida deixa marcas,
que é gente,
que é luz que não se apaga.
Que se destaca,
e nos banha de calor,
pois é represa,
a transbordar
de tanto amor.
Voltar
Fragmentos das flores
Quisera saber a razão de um raio de sol,
quando faltam sorrisos,
flores de mim mesmo.
Arco-íris de belezas que já não me tocam,
são raios sem luz,
trovões sem estrondo.
Quisera meu peito pulsar retumbante,
mas falta o som do tambor,
que se esconde e vai longe.
Pôr de sol a fechar minhas pálpebras,
em lágrimas cor de sangue.
Lua cheia em sensações brancas,
mansas, brandas até de mais.
Se eu voar tão alto quanto as nuvens,
talvez veja ao longe
detalhes de meu ser,
fragmentos, marcasferidas, desamor.
Quem dera,
alguém se importar com as dores,
que matam as esperanças das flores,
mas que ainda assim, elas insistem,
com seus perfumes e suas cores.
mesmo que não caia a chuva,
ainda que o Sol se esconda.
Pois mesmo indiferentes,
deixam no ar o clamor da espera,
o brilho da alma em pequena semente,
o adubo do amor que alimenta a terra.
fonte: https://www.almadepoeta.com/livros/retratosalma.htm
Edite ou exclua isso
Retratos da Alma
ALMADEPOETA.COM
Retratos da Alma
____
Santa Teresa de Jesus: Moradas ou Castelo Interior. Jesus vai à alma e a alma busca Jesus nas Moradas Celestiais... ____ Santa Teresa de Jesus
CASTELO INTERIOR
Este tratado, chamado Castelo interior, escreveu Teresa de
Jesus, freira de nossa Senhora do Carmo, para suas irmãs è
filhas, as freiras Carmelitas Descalças.
JHS
Jesus Salvador dos Homens e das Mulheres
1. Poucas coisas, das que me tem mandado a obediência, se
tornaram tão dificultosas para mim como escrever agora coisas de
oração; primeiro, porque me parece que o Senhor não me dá nem
espírito nem desejo para o fazer; depois, por ter a cabeça, há três
meses, com um zumbido e fraqueza tão grande, que, até sobre
negócios urgentes, escrevo a custo. Mas, entendendo que a força da
obediência costuma facilitar coisas que parecem impossíveis, a
vontade determina-se a fazê-lo de muito bom grado, ainda que a
natureza se aflija muito; porque o Senhor não me deu tanta virtude,
para que o pelejar com a enfermidade contínua e com muitas e
variadas ocupações se possa fazer sem grande contradição sua.
Faça-o Ele, que tem feito outras coisas mais dificultosas para me
fazer mercê, e em cuja misericórdia confio.
2. Creio bem que pouco mais hei-de saber dizer do que já disse em
outras coisas, que me mandaram escrever, antes temo que hão-de
ser quase sempre as mesmas: porque, como os pássaros a quem
ensinam a falar, não sabem mais do que lhes ensinam ou eles
ouvem, e isto repetem muitas vezes, assim sou eu ao pé da letra. Se
o Senhor quiser que eu diga algo de novo, Sua Majestade o fará ou
será servido trazer-me à memória o que de outras vezes disse, e que
até com isto me contentaria, por tê-la tão má que folgaria em atinar
com algumas coisas, que dizem que estavam bem ditas, caso se
tivessem perdido. Se nem mesmo isso me der o Senhor, com me
cansar e acrescentar o mal de cabeça, por obediência, ficarei com
lucro, embora do que disser, não se tire nenhum proveito?
3. E assim começo a cumpri-la hoje, dia da Santíssima Trindade, ano
de 1577, neste mosteiro de S. José do Carmo em Toledo, onde estou
file:///D|/Documenta%20Chatolica%20Omnia/99%20-%20P...bs%20Library/001%20-Da%20Fare/STeresaMoradas0-1.htm (1 of 2)2006-06-01 15:00:25
Santa Teresa de Jesus
CASTELO INTERIOR: L.0, C.1.
presentemente, sujeitando-me em tudo o que disser ao parecer de
quem mo manda escrever, que são pessoas de grandes letras. Se
alguma coisa disser que não vá conforme ao que ensina a Santa
Igreja Católica Romana, será por ignorância e não por malícia. Isto
se pode ter por certo e que sempre estou e estarei sujeita, por
bondade de Deus, e o tenho estado, à Santa Igreja. Seja para sempre
bendito e glorificado! Amen!
4. Disse-me quem me mandou escrever, que estas freiras destes
mosteiros de Nossa Senhora do Carmo têm necessidade de que
alguém lhes declare algumas dúvidas de oração, e lhe parecia que
melhor entendem as mulheres a linguagem umas das outras. Com o
amor que me têm, lhes faria mais ao caso o que eu lhes dissesse e,
por esta razão, entendia ter alguma importância se se acertasse a
dizer alguma coisa e, por isso, irei falando com elas naquilo que
escrever, porque parece desatino pensar que pode fazer ao caso a
outras pessoas. Grande mercê me fará o Senhor, se a alguma delas
aproveitar para O louvar um poucochinho mais. Bem sabe Sua
Majestade que eu não pretendo outra coisa; e é bem claro que,
quando atinar a dizer alguma coisa, elas entenderão que não é meu,
pois não há razão para isso, nem tão-pouco tivera eu entendimento e
habilidade para coisas semelhantes; se o Senhor, por Sua
misericórdia não mos desse.
____ FONTE: http://www.documentacatholicaomnia.eu/.../1515-1582...
Santa Cristina de Bolsena (virgem e mártir do séc. 4) - Protetora contra a depressão psicológica: veja suas relíquias no Brasil na Basílica Nossa Senhora do Carmo, no centro da cidade, no dia 23 de outubro de 2010.
Santa Cristina de Bolsena - Santa do dia 24 de Julho
https://www.youtube.com/watch?v=wwwhykuY6DI
Vídeo em italiano: Santa Cristina
https://www.youtube.com/watch?v=fFfVWQrMZsg
Video em espanhol:
https://www.youtube.com/watch?v=Vt7PY7isv1I
_________________
Enquanto ódio tiver no mundo, /
infestado a guerra seguira /
rumo de mortes... /
Para mudar esse túmulo,/
não rumo:/
assumo o não egoísmo /
e quero preciso /
a coragem de amar toda parte /
- vencer o mal em mim /
que age toda manha, /
noite e tarde.
J B PEREIRA
__________
"Deixar a vida não me custa;
abandonar minha fé, isto nunca".
Santa Cristina (virgem e mártir do séc. IV)
Pressionada pelo pai, ela respondeu:
" - Tolo é vosso medo, tola a vossa advertência;
diante de um deus cego aos sofrimentos do povo,
surdo ao clamor dos fracos,
eu não peço favores
e não acendo uma vela.
Ao Deus vivo, ao Senhor do céu e da terra
que nos enviou seu Filho Jesus,
a Este, sim, apresento sacrifícios de verdade e amor".
Santa Cristina (virgem e mártir do séc. IV)
__________
Oração a Santa Cristina
Santa Cristina (virgem e mártir do séc. 4)
“Nós vos suplicamos, Senhor, ouvi as súplicas de Santa Cristina, virgem e mártir que intercede por nós diante de vosso trono.
Nós cremos na comunhão dos santos, que nos ajudam porque Vós permitis.
Que ela, que sempre vos agradou pelo mérito de sua castidade e pela sua grande fé que a levou a testemunhar vosso poder pelo martírio, possa alcançar de Vós a graça de que tanto necessito:
(fazer o pedido).
Eu vos peço por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.”
Rezar:
1 Pai Nosso,
1 Ave Maria
e o Glória ao Pai.
Santa Cristina, virgem e mártir, rogai por nós.
Santa Cristina (virgem e mártir do séc. 4)
____________
Edite ou exclua isso
YOUTUBE.COM
"Nada te perturbe, Nada te espante,
Tudo passa, Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem, Nada lhe falta:
Só Deus basta.
Eleva o pensamento, Ao céu sobe,
Por nada te angusties, Nada te perturbe.
A Jesus Cristo segue, Com grande entrega,
E, venha o que vier, Nada te espante.
Vês a glória do mundo? É glória vã;
Nada tem de estável, Tudo passa.
Deseje às coisas celestes, Que sempre duram;
Fiel e rico em promessas, Deus não muda.
Ama-o como merece, Bondade Imensa;
Quem a Deus tem, Mesmo que passe por momentos difíceis;
Sendo Deus o seu tesouro, Nada lhe falta.
SÓ DEUS BASTA!
Santa Tereza D Avila
________________
FONTE: https://www.pensador.com/frase/NzQ3MTAy/
Edite ou exclua isso
Santa Tereza D Avila
PENSADOR.COM
Santa Tereza D Avila
https://www.pensador.com/frase/NzQ3MTAy/
Edite ou exclua isso
Santa Tereza D Avila
PENSADOR.COM
Santa Tereza D Avila
IMITAÇÃO DE CRISTO, OBRA MEDIEVAL, CITAÇÕES BÍBLICAS: ___ Seja, pois, o
nosso principal empenho meditar sobre a vida de Jesus Cristo.
2. A doutrina de Cristo é mais excelente que a de todos os santos, e
quem tiver seu espírito encontrará nela um maná escondido.
Sucede, porém, que muitos, embora ouçam frequentemente o
Evangelho, sentem nele pouco enlevo: é que não possuem o
espírito de Cristo. Quem quiser compreender e saborear
plenamente as palavras de Cristo é-lhe preciso que procure
conformar à dele toda a sua vida.
3. Que te aproveita discutires sabiamente sobre a SS. Trindade, se
não és humilde, desagradando, assim, a essa mesma Trindade?
Na verdade, não são palavras elevadas que fazem o homem justo;
mas é a vida virtuosa que o torna agradável a Deus. Prefiro sentir a
contrição dentro de minha alma, a saber defini-la. Se soubesses de
cor toda a Bíblia e as sentenças de todos os filósofos, de que te
serviria tudo isso sem a caridade e a graça de Deus? Vaidade das
vaidades, e tudo é vaidade (Ecle 1,2), senão amar a Deus e só a
ele servir. A suprema sabedoria é esta: pelo desprezo do mundo
tender ao reino dos céus.
4. Vaidade é, pois, buscar riquezas perecedoras e confiar nelas.
Vaidade é também ambicionar honras e desejar posição elevada.
Vaidade, seguir os apetites da carne e desejar aquilo pelo que,
depois, serás gravemente castigado. Vaidade, desejar longa vida
e, entretanto, descuidar-se de que seja boa. Vaidade, só atender à
vida presente sem providenciar para a futura. Vaidade, amar o que
passa tão rapidamente, e não buscar, pressuroso, a felicidade que
sempre dura.
5. Lembra-te a miúdo do provérbio: Os olhos não se fartam de ver,
nem os ouvidos de ouvir (Ecle 1,8). Portanto, procura desapegar
teu coração do amor às coisas visíveis e afeiçoá-lo às invisíveis:
pois aqueles que satisfazem seus apetites sensuais mancham a
consciência e perdem a graça de Deus.
_____________________
FONTE: ___ http://www.culturabrasil.org/zip/imitacao.pdf
http://www.culturabrasil.org/zip/imitacao.pdf
IMITAÇÃO DE CRISTO:
____ Do humilde sentir de si mesmo
1. Todo homem tem desejo natural de saber; mas que aproveitará a
ciência, sem o temor de Deus? Melhor é, por certo,
o humilde camponês que serve a Deus, do que o filósofo soberbo que
observa o curso dos astros, mas se descuida de si mesmo. Aquele que
se conhece bem se despreza e não se compraz em humanos louvores.
Se eu soubesse quanto há no mundo, porém me faltasse a caridade, de
que me serviria isso perante Deus, que me há de julgar segundo minhas
obras?
. Renuncia ao desordenado desejo de saber, porque nele há muita
distração e ilusão. Os letrados gostam de ser vistos e tidos por
sábios. Muitas coisas há cujo conhecimento pouco ou nada
aproveita à alma. E mui insensato é quem de outras coisas se
ocupa e não das que tocam à sua salvação. As muitas palavras
não satisfazem à alma, mas uma palavra boa refrigera o espírito e
uma consciência pura inspira grande confiança em Deus.
2. Quanto mais e melhor souberes, tanto mais rigorosamente serás
julgado, se com isso não viveres mais santamente. Não te
desvaneças, pois, com qualquer arte ou conhecimento que
recebeste. Se te parece que sabes e entendes bem muitas coisas,
lembra-te que é muito mais o que ignoras. Não te presumas de alta
sabedoria (Rom 11,20); antes, confessa a tua ignorância. Como tu
queres a alguém te preferir, quando se acham muitos mais doutos
do que tu e mais versados na lei? Se queres saber e aprender
coisa útil, deseja ser desconhecido e tido por nada.
3. Não há melhor e mais útil estudo que se conhecer perfeitamente e
desprezar-se a si mesmo. Ter-se por nada e pensar sempre bem e
favoravelmente dos outros, prova é de grande sabedoria e
perfeição. Ainda quando vejas alguém pecar publicamente ou
cometer faltas graves, nem por isso te deves julgar melhor, pois
não sabes quanto tempo poderás perseverar no bem. Nós todos
somos fracos, mas a ninguém deves considerar mais fraco que a ti
mesmo.
CAPITULO 3
Dos ensinamentos da verdade ____________________________
FONTE: ___ http://www.culturabrasil.org/zip/imitacao.pdf
Edite ou exclua isso
IMITAÇÃO DE CRISTO: _____ 5. Ah! Se se empregasse tanta diligência em extirpar vícios e implantar virtudes como em ventilar questões, não haveria tantos males e escândalos no povo, nem tanta relaxação nos claustros.
De certo, no dia do juízo não se nos perguntará o que lemos, mas
o que fizemos; nem quão bem temos falado, mas quão
honestamente temos vivido. Dize-me: onde estão agora todos
aqueles senhores e mestres que bem conheceste, quando viviam e
floresciam nas escolas? Já outros possuem suas prebendas, e
nem sei se porventura deles se lembram. Em vida pareciam valer
alguma coisa, e hoje ninguém deles fala.
6. Oh! Como passa depressa a glória do mundo! Oxalá a sua vida
tenha correspondido à sua ciência; porque, destarte, terão lido e
estudado com fruto. Quantos, neste mundo, descuidados do
serviço de Deus, se perdem por uma ciência vã! E porque antes
querem ser grandes que humildes, se esvaecem em seus
pensamentos (Rom 1,21). Verdadeiramente grande é aquele que a
seus olhos é pequeno e avalia em nada as maiores honras.
Verdadeiramente prudente é quem considera como lodo tudo o que
é terreno, para ganhar a Cristo (Flp 3,8). E verdadeiramente sábio
aquele que faz a vontade de Deus e renuncia a própria vontade.
CAPÍTULO 4
Da prudência nas ações
1. Não se há de dar crédito a toda palavra nem a qualquer impressão,
mas cautelosa e naturalmente se deve, diante de Deus, ponderar
as coisas. Mas, ai! Que mais facilmente acreditamos e dizemos
dos outros o mal que o bem, tal é a nossa fraqueza. As almas
perfeitas, porém, não creem levianamente em qualquer coisa que
se lhes conta, pois conhecem a fraqueza humana inclinada ao mal
e fácil de pecar por palavras.
2. Grande sabedoria é não ser precipitado nas ações, nem aferrado
obstinadamente à sua própria opinião; sabedoria é também não
acreditar em tudo que nos dizem, nem comunicar logo a outros o
que ouvimos ou suspeitamos. Toma conselho com um varão sábio
e consciencioso, e procura antes ser instruído por outrem, melhor
que tu, que seguir teu próprio parecer. A vida virtuosa faz o homem
sábio diante de Deus e entendido em muitas coisas. Quanto mais
humilde for cada um em si e mais sujeito a Deus, tanto mais
prudente será e calmo em tudo.
CAPÍTULO 5
Da leitura das Sagradas Escrituras __________________________
FONTE: ___ http://www.culturabrasil.org/zip/imitacao.pdf
IMITAÇÃO DE CRISTO:
___
6. Dizia-me há pouco um grande letrado, que as almas, que não têm
oração são como um corpo paralítico ou tolhido que, embora tenha
pés e mãos, não os podem mexer; e são assim: há almas tão
enfermas e tão habituadas às coisas exteriores, que não há remédio
nem parece que possam entrar dentro de si mesmas; porque é tal o
costume de tratarem sempre com as sevandijas e alimárias que
estão à roda do castelo, que já quase se tornaram como elas e,
sendo de natureza tão rica e podendo ter a sua conversação nada
menos do que com Deus, não têm remédio. E se estas almas não
procuram entender e remediar sua grande miséria, ficarão feitas em
estátuas de sal por não voltarem a cabeça para si mesmas, assim
como ficou a mulher de Lot por voltar a cabeça para trás. _________ FONTE: http://www.culturabrasil.org/zip/imitacao.pdf
corrija acima a fonte de IMITAÇÃO DE CRISTO É: http://www.documentacatholicaomnia.eu/.../1515-1582...
AQUI ESTÁ O PONTO DA NOSSA CONVERSA: LEIA COM ATENÇAO: ___________ Não se apegar às pessoa, e sim a Jesus tão somente: __________ http://www.culturabrasil.org/zip/imitacao.pdf _____
CAPÍTULO 7: Como se deve fugir à vã esperança e presunção
1. Insensato é quem põe sua esperança nos homens ou nas
criaturas. Não te envergonhes de servir a outrem por Jesus Cristo,
e ser tido como pobre neste mundo. Não confies em ti mesmo, mas
põe em Deus tua esperança. Faze de tua parte o que puderes, e
Deus ajudará tua boa vontade. Não confies em tua ciência, nem na
sagacidade de qualquer vivente, mas antes na graça de Deus, que
ajuda os humildes e abate os presunçosos.
2. Se tens riquezas, não te glories delas, nem dos amigos, por serem
poderosos, senão em Deus, que dá tudo, além de tudo, deseja darse a si mesmo. Não te desvaneças com a airosidade ou formosura
de teu corpo, que com pequena enfermidade se quebranta e
desfigura. Não te orgulhes de tua habilidade ou de teu talento, para
que não desagrades a Deus, de quem é todo bem natural que
tiveres.
3. Não te reputes melhor que os outros para não seres considerado
pior por Deus, que conhece tudo que há no homem. Não te
ensoberbeças pelas boas obras, porque os juízos dos homens são
muito diferentes dos de Deus, a quem não raro desagrada o que
aos homens apraz. Se em ti houver algum bem, pensa que ainda
melhores são os outros, para assim te conservares na humildade.
Nenhum mal te fará se te julgares inferior a todos; muito, porém, se
a qualquer pessoa te preferires. De contínua paz goza o humilde;
no coração do soberbo, porém, reinam inveja e iras sem conta.
CAPÍTULO 8 Como se deve evitar a excessiva familiaridade
1. Não abras teu coração a qualquer homem (Eclo 8,22); mas trata de
teus negócios com o sábio e temente a Deus. Com moços e
estranhos conversa pouco. Não lisonjeies os ricos, nem busques
aparecer muito na presença dos potentados. Busca a companhia
dos humildes e simples, dos devotos e morigerados, e trata com
eles de assuntos edificantes. Não tenhas familiaridade com mulher
alguma; mas, em geral, encomenda a Deus todas as que são
virtuosas. Procura intimidade com Deus apenas, e seus anjos, e
foge de seres conhecidos dos homens.
2. Caridade se deve ter para com todos; mas não convém ter com
todos a familiaridade. Sucede, freqüentemente, gozar de boa
reputação pessoa desconhecida que, na sua presença, desagrada
aos olhos dos que a vêem. Julgamos, às vezes, agradar aos outros
com a nossa intimidade, mas antes os aborrecemos com os
defeitos que em nós vão descobrindo.
CAPÍTULO 9
Da obediência e submissão
1. Grande coisa é viver na obediência, sob a direção de um superior,
e não dispor da própria vontade. Muito mais seguro é obedecer
que mandar. Muitos obedecem mais por necessidade que por
amor: por isso sofrem e facilmente murmuram. Esses não
alcançarão a liberdade de espírito, enquanto não se sujeitarem de
todo o coração, por amor de Deus. Anda por onde quiseres: não
acharás descanso senão na humilde sujeição e obediência ao
superior. A imaginação dos lugares e mudanças a muitos tem
iludido.
2. Verdade é que cada um gosta de seguir seu próprio parecer e mais
se inclina àqueles que participam da sua opinião. Entretanto, se
Deus está conosco, cumpre-nos, às vezes, renunciar ao nosso
parecer por amor da paz. Quem é tão sábio que possa saber tudo
completamente? Não confies, pois, demasiadamente em teu
próprio juízo; mas atende também, de boa mente, ao dos demais.
Se o teu parecer for bom e o deixares, por amor de Deus, para
seguires o de outrem, muito lucrarás com isso.
3. Com efeito, muitas vezes ouvi falar que é mais seguro ouvir e
tomar conselho que dá-lo. É bem possível que seja acertado o
parecer de cada um: mas não querer ceder aos outros, quando a
razão ou as circunstâncias o pedem, é sinal de soberba e
obstinação.
CAPÍTULO 10
Como se devem evitar as conversas supérfluas
1. Evita, quanto puderes, o bulício dos homens, porque muito nos
perturbam os negócios mundanos ainda quando tratados com reta
intenção; pois bem depressa somos manchados e cativos da
vaidade. Quisera eu ter calado muitas vezes e não ter conversado
com os homens. Por que razão, porém, nos atraem falas e
conversas, se raras vezes voltamos ao silêncio sem dano da
consciência? Gostamos tanto de falar, porque pretendemos, com
essas conversações, ser consolados uns pelos outros e desejamos
aliviar o coração fatigado por preocupações diversas. E
ordinariamente sentimos prazer em falar e pensar, ora nas coisas
que muito amamos e desejamos, ora nas que nos contrariam.
2. Mas ai! Muitas vezes é em vão e sem proveito, pois essa
consolação exterior é muito prejudicial à consolação interior e
divina. Cumpre, portanto, vigiar e orar, para que não passe o
tempo ociosamente. Se for lícito e oportuno falar, seja de coisas
edificantes. O mau costume e o descuido do nosso progresso
espiritual concorrem muito para o desenfreamento de nossa língua.
Ajudam muito, porém, ao aproveitamento espiritual os devotos
colóquios sobre coisas espirituais, mormente quando se associam
em Deus pessoas que pensam e sentem do mesmo modo.
CAPÍTULO 11
Da paz e do zelo em aproveitar
1. Muita paz podíamos gozar, se não nos quiséssemos ocupar com
os ditos e fatos alheios que não pertencem ao nosso cuidado.
Como pode ficar em paz por muito tempo aquele que se intromete
em negócios alheios, que busca relações exteriores, que raras
vezes e mal se recolhe interiormente? Bem-aventurados os
simples, porque hão de ter muita paz!
1. Por que muitos santos foram tão perfeitos e contemplativos?
continua no texto na fonte indica a seguir: ________
FONTE: http://www.culturabrasil.org/zip/imitacao.pdf