Grêmio Estudantil --- Apoio às aprendizagens: uma abordagem interdisciplinar - Percurso - 2019 - EFAP
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Formação Aprofundada – Eletivas – 1ª Edição/2019 -
Formação Aprofundada – Projeto de Vida – 1ª Edição/2019 -
Formação Aprofundada – Tecnologia e Inovação – 1ª Edição/2019 -
Percurso - Valorização da Vida: Considerações sobre o Suicídio
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/grade/report/overview/index.php
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Sua resposta
Respondente: Jose João Bosco Pereira (Grupo: D.E.REG. PIRACICABA) Enviada em: quarta, 4 Dez 2019, 21:58
Pesquisa de avaliação
Questão #1
1
Resposta obrigatóriaResposta obrigatória
Este percurso foi útil para sua atuação na rede?
X Sim Não
Questão #2
2
Resposta obrigatóriaResposta obrigatória
Justifique sua resposta à questão 1.
Sempre a Escola Hélio Penteado de Castro, de Piracicaba, SP, realiza atividades em conjunto para rever sua proposta pedagógica e os professores se articulam com a Direção e a Coordenação pedagógica para re/planejar suas atividades docentes e avaliar o percurso do ano letivo.
Questão #3
3
Resposta obrigatóriaResposta obrigatória
Classifique a relevância do material apresentado ao longo do percurso, sendo 1 o menos importante e 5 o mais importante. Selecione “não se aplica” caso você não tenha feito uso deste roteiro:
1 2 3 4 5 N/A
Apresentação
Etapas da avaliação
Princípios, finalidades e etapas
Análise de dados e resultados
Material Complementar Questão #4
4
Resposta obrigatóriaResposta obrigatória
Você utilizou algum material complementar disponível no percurso?
X Sim Não
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Detalhes do curso: Cursos inscritos
Formação Aprofundada – Eletivas – 1ª Edição/2019
Formação Aprofundada – Projeto de Vida – 1ª Edição/2019
Formação Aprofundada – Tecnologia e Inovação – 1ª Edição/2019
Percurso - Direitos Autorais
Percurso - Gestão da heterogeneidade na sala de aula
Percurso - Tecnologias Institucionais
Percurso - Valorização da Vida: Considerações sobre o Suicídio
Percurso - Apoio às aprendizagens: uma abordagem interdisciplinar
Percurso - Apoio às Aprendizagens: Sequências Didáticas de Matemática
Percurso - Currículo em Foco: Matemática – EF
Percurso - Currículo em Foco: Matemática – EM
Percurso - SPdoc: Sistema de gestão documental
Percurso - Gestão do Patrimônio Escolar
Percurso - Conselho de Escola, APM e Grêmio Estudantil
Percurso - Gestão financeira da escola
Percurso - Gestão de Sala de Aula
Percurso - Autoavaliação institucional
Percurso - Pauta Formativa: Saeb
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quarta, 4 Dez 2019, 22:06 (agora)
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/user/view.php?id=94649&course=69
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Pesquisa de Opinião Percurso – Pauta Formativa: Saeb
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=69
Material complementar
A pauta não se encerra nesses tópicos; são apenas sugestões.
Para ampliar a pauta, sugerimos que sejam utilizados também os seguintes materiais:
Cartilha SAEB 2019
http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6734620
Página do Saeb
http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb
Página do Ideb
http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb
Portaria Inep Nº 366, de 29 de abril de 2019
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeir
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Autoavaliação Institucional
A autoavaliação é um processo participativo e democrático e todos precisam se responsabilizar sobre todas as etapas e ações.
Para isso, são propostas quatro atividades:
Atividade 1 – Sondagem
Atividade 2 – Princípios, finalidades e etapas da autoavaliação
Atividade 3 – Definindo as dimensões, as categorias e os aspectos a serem avaliados
Atividade 4 – Mobilização da comunidade escolar
Acesse o arquivo e conheça os detalhes destas atividades.
Roteiro 1
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=93
Análise de dados e resultados
São sugeridas quatro atividades:
Atividade 1 – Compartilhamento de experiência
Atividade 2 – A escola que tínhamos! - releitura de dados de anos anteriores
Atividade 3 – A escola que temos! – leitura e análise dos dados obtidos na autoavaliação institucional do ano em curso
Atividade 4 – Delineamento de ações com base nos resultados da autoavaliação
Acesse o arquivo a seguir e os detalhes das atividades.
Roteiro 2
Material complementar
A EFAPE vem dispendendo esforços para coletar, no acervo da SEDUC, materiais de apoio que possam ser utilizados por toda a rede ao longo do ano letivo.
Para este percurso, foram separados os seguintes materiais:
Exemplo de roteiro de relatório do processo de avaliação institucional.
Exemplos de questões considerando marcos do calendário escolar e ações estratégicas da rede escolar.
Minutas de cartas para o engajamento da comunidade escolar.
Marcos para a definição do calendário do processo de autoavaliação institucional.
Exemplos de questões para reflexão sobre a escola a partir das perspectivas individual, coletiva e territorial.
Fundamentos da autoavaliação na escola.
Conceito e relevância da autoavaliação.
Prêmio gestão escolar – Instrumento de 3 - autoavaliação - versão 2018.
Tutorial do plano de ação participativo – volume 2 - 2012.
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=93
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Como desenvolver a autoavaliação?
Podemos sugerir um fluxo das estratégias de envolvimento da comunidade nesta fase:
1. Discutem-se no GT as grandes dimensões e categorias de análise e os aspectos de
cada categoria.
2. Escolhem-se em torno de três pessoas para coordenar a elaboração do instrumento.
3. Essa equipe de três elabora um “boneco” do questionário, como versão preliminar,
com base nas categorias e aspectos estabelecidos pelo GT.
4. A equipe de coordenação incorpora as sugestões dos vários segmentos e elabora a
versão mais definitiva.
5. Após aprovação, os instrumentos são testados por amostragem, isto é, são
respondidos por um número reduzido de pessoas de cada segmento (três, por
exemplo), que relatarão eventuais dificuldades e/ou darão sugestões de melhoria.
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/456583/mod_label/intro/seduc_percurso_autoavaliacao_como_desenvolver.pdf
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PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DE SALA DE AULA
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/456607/mod_label/intro/gsaula_protocolo_acompanhamento_final.pdf
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'Observação em sala de aula
Um dos propósitos da observação de sala de aula é auxiliar o professor no planejamento, na gestão da sala de aula e nas estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula é um locus estratégico de observação para que dela surjam as reais necessidades de formação continuada dos professores.
Acesse os arquivos a seguir para saber mais sobre esta etapa e como utilizar o instrumento de acompanhamento da sala de aula.
Observação de sala de aula
Protocolo de Acompanhamento de Sala de Aula
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=95
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".... é fundamental que o professor faça um planejamento cuidadoso,
levando em conta o que conhece de cada aluno e a intencionalidade do que se
pretende ensinar em cada uma das aulas. Com isso, a interação professor-aluno fica
mais dinâmica e o professor pode acompanhar mais de perto o processo de
aprendizagem de seus alunos. "
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/456605/mod_label/intro/4_gsaula_aspectos_pedagogicos_h3.pdf
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Material complementar
A EFAPE vem despendendo esforços para coletar, no acervo da SEDUC, materiais de apoio que possam ser utilizados por toda a rede ao longo do ano letivo.
Para este percurso, foram separados os seguintes materiais:
Relação professor/aluno;
Base Nacional Comum Curricular e currículos;
Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Edição atualizada até março de 2017;
Caderno do Gestor. Gestão do Currículo na Escola / Volume 1 / Zuleika de Felice Murrie – São Paulo: SEE, 2008;
Resolução SE nº 56, de 14-10-2016 – Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos diretores de escola da rede estadual de ensino
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Promover não é empurrar para a frente
É necessário frisar que a qualidade da escola se evidencia por meio de aprendizagens
efetivas. Não se trata de corrigir o fluxo e adequar a idade à série “empurrando” os
alunos para a frente. Isso seria uma tragédia pedagógica porque titularia sem formar e
teria como consequência a perda de oportunidades futuras justamente porque se
perdeu, no presente, a ocasião de aprender.
É preciso levar os professores a mudarem o seu olhar. Na óptica de grande parte deles,
os alunos são os principais culpados pelo fracasso escolar: desnutridos, mal-amados,
repletos de problemas emocionais, com déficits cognitivos cada vez mais acentuados,
constituem um grupo que melhor seria se fosse retirado da escola, mas não é bem
assim, pois os principais problemas são os de ensino, e não os de aprendizagem."
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/456609/mod_label/intro/gsaula_avaliacao_aprendizagem_final.pdf
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Grêmio Estudantil
O Grêmio Estudantil é a representação de todos os estudantes matriculados na escola. O Grêmio se organiza por meio de uma diretoria e, como funciona na unidade escolar, segue as regras da instituição, que se refletem no seu estatuto. Tem por objetivo defender os direitos dos estudantes e promover a participação estudantil deles na vida escolar, ampliando esse universo cultural e social tanto no ambiente escolar quanto na comunidade.
Atribuições do Grêmio Estudantil:
Discutir com os estudantes a importância de sua inserção nos órgãos colegiados.
As decisões tomadas pelos estudantes devem ser sempre respeitadas, desde que não contrariem os objetivos e as normas das unidades escolares.
O diálogo deve ser sempre a mola mestra das relações entre os estudantes, a equipe gestora, o Conselho de Escola e a Associação de Pais e Mestres para a organização de ações do Grêmio Estudantil.
É preciso que fiquem claras para os estudantes as suas responsabilidades e os seus direitos.
Promover o protagonismo dos estudantes, envolvendo-os na vida escolar e na corresponsabilidade da tomada de decisões.
Acesse os arquivos a seguir para saber mais sobre esta etapa.
Orientações sobre Grêmio Estudantil – 2017
Relatório geral sobre Grêmio Estudantil - 2017
Relatório geral sobre Grêmio Estudantil – 2016
Curso de formação em gestão democrática: Grêmio Estudantil – 2ª edição – 2017
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Material complementar
A EFAPE vem despendendo esforços para coletar, no acervo da SEDUC, materiais de apoio que possam ser utilizados por toda a rede ao longo do ano letivo.
Para este percurso, foram selecionados os seguintes materiais:
Gestão democrática e participativa:
Constituição da República Federativa do Brasil, publicada em 5 de outubro de 1988.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Plano Nacional de Educação (PNE), de 15 de dezembro de 2010.
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), publicado em 13 de julho de 1990.
Relatório da situação da adolescência brasileira. Brasília: Unicef, 2002. Acesso em: 20 ago. 2018.
O direito de ser adolescente: oportunidade para reduzir vulnerabilidades e superar desigualdades. Brasília: Unicef, 2011. Acesso em: 20 ago. 2018.
Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais.
Decreto nº 57.571, de 2 de dezembro de 2011. Institui o Programa “Educação: Compromisso de São Paulo”.
Projeto Gestão Democrática da Educação – Questionário de Gestão Democrática – Relatório de resultados – março 2017.
Gestão Escolar. Entrevista do professor Vitor Paro concedida a Ocimara Balmant. Acesso em: 10 jul. 2017.
CARVALHO, M. C. B. Curso de Especialização em Política de Assistência Social e Gestão do SUAS. 2011.
SIQUEIRA, L. O. P. – Sociedade, Escola e Família. 2015.
Conselho de Escola e APM:
Grêmio Estudantil e protagonismo dos estudantes:
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Material Complementar
A EFAPE vem dispendendo esforços para coletar, no acervo da SEDUC, materiais de apoio que possam ser utilizados por toda a rede ao longo do ano letivo.
Para este percurso, foram separados os seguintes materiais:
FNDE - Fundo nacional de desenvolvimento da educação
Guia de implementação da Base Nacional Comum Curricular - Orientações para o processo de implementação da BNCC - Um Guia feito por gestores, para gestores Agosto de 2017
Legislação básica federal e estadual voltada à área orçamentaria e financeira
Manual de Instrução APM/FDE
Manual de Liquidação de custos:
Manual de Orientações para as escolas PDDE
Manual do Usuário:
Modelos de Documentos para Prestação de Contas PEME
Orientação de Empenho – vídeo conferência Bloco 1
Orientação de Empenho – vídeo conferência Bloco 2
PDDE – Guia de Orientações PDDE
Planilha de Liquidação de Custos com Limpeza
Planilhas para Liquidação de Custos de Merenda
PORTARIA Nº 331, DE 5 DE ABRIL DE 2018
Programa de Enriquecimento de Merenda Escolar – PEME
Resolução SE 56, de 14-10-2016
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Roteiros de Língua Portuguesa
Material complementar
A EFAP vem dispendendo esforços para coletar, no acervo da SEE-SP, materiais de apoio que possam ser utilizados por toda a rede ao longo do ano letivo.
Para este percurso, foram separados os seguintes materiais:
Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo - Caderno do Aluno.
Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo - Caderno do Professor.
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Nesta etapa você encontra roteiros de Língua Portuguesa com sugestões de atividades que apoiam e orientam o desenvolvimento de habilidades estruturantes. Clique nas indicações de roteiros a seguir e conheça as atividades disponíveis.
Roteiros Ensino Fundamental – Anos finais
Roteiro 1: Este roteiro sugere atividades que apoiem o trabalho docente no desenvolvimento da habilidade de “Estabelecer relações entre textos verbais e/ou textos não verbais”, presente na Matriz de Avaliação Processual do 6º e 7º anos. É preciso ressaltar ainda que, no caso específico de Língua Portuguesa, a habilidade aparece associada aos gêneros crônica, conto, letra de música, trecho de romance, romances e contos policiais. No entanto, essa é uma habilidade essencial no desenvolvimento da competência leitora nas mais diversas situações comunicativas.
Clique aqui e acesse o roteiro!
Roteiros Ensino Médio
Roteiro 1: Este roteiro sugere atividades que permitam discutir como apoiar os estudantes no desenvolvimento da habilidade “Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la”, presente na Matriz de Avaliação Processual da 2ª e 3ª séries do EM. O roteiro também guarda forte relação com a H19 do Saresp: “Inferir a tese de um texto argumentativo com base na argumentação construída pelo autor”.
Clique aqui e acesse o roteiro!
Roteiro 2: Este roteiro sugere atividades que apoiem o desenvolvimento da habilidade “Inferir informação implícita em um texto [trecho de romance, conto, crônica, fábula, teatro, poema, convite (batizado, aniversário, formatura, casamento), notícia, quadro, foto, notícia]”, presente na Matriz de Avaliação Processual de Língua Portuguesa do EM, 1ª série – 2º bimestre. É preciso ressaltar, por outro lado, que a habilidade aparece em todos os anos do EF e nas demais séries do EM, associada a diferentes gêneros. No entanto, essa é uma habilidade essencial no desenvolvimento da competência leitora nas mais diversas situações comunicativas.
Clique aqui e acesse o roteiro!
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matemática
Material Complementar
A EFAP vem despendendo esforços para coletar, no acervo da SEE-SP, materiais de apoio que possam ser utilizados por toda a rede ao longo do ano letivo.
Para este percurso, foram separados os seguintes materiais:
Equação de primeiro grau
Multiplicação e divisão
Propriedades métricas – figuras semelhantes congruentes
Semelhança de triângulos e teorema de Pitágoras
Área se superfícies planas
Probabilidade
Unidades de medida padronizadas
Tratamento da informação e cálculo de porcentagem
Análise combinatória
Porcentagem
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=89
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