Grêmio Estudantil --- Apoio às aprendizagens: uma abordagem interdisciplinar - Percurso - 2019 - EFAP

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Formação Aprofundada – Eletivas – 1ª Edição/2019 -

Formação Aprofundada – Projeto de Vida – 1ª Edição/2019 -

Formação Aprofundada – Tecnologia e Inovação – 1ª Edição/2019 -

Percurso - Valorização da Vida: Considerações sobre o Suicídio

https://avaefape.educacao.sp.gov.br/grade/report/overview/index.php

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Sua resposta

Respondente: Jose João Bosco Pereira (Grupo: D.E.REG. PIRACICABA) Enviada em: quarta, 4 Dez 2019, 21:58

Pesquisa de avaliação

Questão #1

1

Resposta obrigatóriaResposta obrigatória

Este percurso foi útil para sua atuação na rede?

X Sim Não

Questão #2

2

Resposta obrigatóriaResposta obrigatória

Justifique sua resposta à questão 1.

Sempre a Escola Hélio Penteado de Castro, de Piracicaba, SP, realiza atividades em conjunto para rever sua proposta pedagógica e os professores se articulam com a Direção e a Coordenação pedagógica para re/planejar suas atividades docentes e avaliar o percurso do ano letivo.

Questão #3

3

Resposta obrigatóriaResposta obrigatória

Classifique a relevância do material apresentado ao longo do percurso, sendo 1 o menos importante e 5 o mais importante. Selecione “não se aplica” caso você não tenha feito uso deste roteiro:

1 2 3 4 5 N/A

Apresentação

Etapas da avaliação

Princípios, finalidades e etapas

Análise de dados e resultados

Material Complementar Questão #4

4

Resposta obrigatóriaResposta obrigatória

Você utilizou algum material complementar disponível no percurso?

X Sim Não

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Detalhes do curso: Cursos inscritos

Formação Aprofundada – Eletivas – 1ª Edição/2019

Formação Aprofundada – Projeto de Vida – 1ª Edição/2019

Formação Aprofundada – Tecnologia e Inovação – 1ª Edição/2019

Percurso - Direitos Autorais

Percurso - Gestão da heterogeneidade na sala de aula

Percurso - Tecnologias Institucionais

Percurso - Valorização da Vida: Considerações sobre o Suicídio

Percurso - Apoio às aprendizagens: uma abordagem interdisciplinar

Percurso - Apoio às Aprendizagens: Sequências Didáticas de Matemática

Percurso - Currículo em Foco: Matemática – EF

Percurso - Currículo em Foco: Matemática – EM

Percurso - SPdoc: Sistema de gestão documental

Percurso - Gestão do Patrimônio Escolar

Percurso - Conselho de Escola, APM e Grêmio Estudantil

Percurso - Gestão financeira da escola

Percurso - Gestão de Sala de Aula

Percurso - Autoavaliação institucional

Percurso - Pauta Formativa: Saeb

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Último acesso ao curso

quarta, 4 Dez 2019, 22:06 (agora)

https://avaefape.educacao.sp.gov.br/user/view.php?id=94649&course=69

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Pesquisa de Opinião Percurso – Pauta Formativa: Saeb

https://avaefape.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=69

Material complementar

A pauta não se encerra nesses tópicos; são apenas sugestões.

Para ampliar a pauta, sugerimos que sejam utilizados também os seguintes materiais:

Cartilha SAEB 2019

http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6734620

Página do Saeb

http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb

Página do Ideb

http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb

Portaria Inep Nº 366, de 29 de abril de 2019

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeir

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Autoavaliação Institucional

A autoavaliação é um processo participativo e democrático e todos precisam se responsabilizar sobre todas as etapas e ações.

Para isso, são propostas quatro atividades:

Atividade 1 – Sondagem

Atividade 2 – Princípios, finalidades e etapas da autoavaliação

Atividade 3 – Definindo as dimensões, as categorias e os aspectos a serem avaliados

Atividade 4 – Mobilização da comunidade escolar

Acesse o arquivo e conheça os detalhes destas atividades.

Roteiro 1

https://avaefape.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=93

Análise de dados e resultados

São sugeridas quatro atividades:

Atividade 1 – Compartilhamento de experiência

Atividade 2 – A escola que tínhamos! - releitura de dados de anos anteriores

Atividade 3 – A escola que temos! – leitura e análise dos dados obtidos na autoavaliação institucional do ano em curso

Atividade 4 – Delineamento de ações com base nos resultados da autoavaliação

Acesse o arquivo a seguir e os detalhes das atividades.

Roteiro 2

Material complementar

A EFAPE vem dispendendo esforços para coletar, no acervo da SEDUC, materiais de apoio que possam ser utilizados por toda a rede ao longo do ano letivo.

Para este percurso, foram separados os seguintes materiais:

Exemplo de roteiro de relatório do processo de avaliação institucional.

Exemplos de questões considerando marcos do calendário escolar e ações estratégicas da rede escolar.

Minutas de cartas para o engajamento da comunidade escolar.

Marcos para a definição do calendário do processo de autoavaliação institucional.

Exemplos de questões para reflexão sobre a escola a partir das perspectivas individual, coletiva e territorial.

Fundamentos da autoavaliação na escola.

Conceito e relevância da autoavaliação.

Prêmio gestão escolar – Instrumento de 3 - autoavaliação - versão 2018.

Tutorial do plano de ação participativo – volume 2 - 2012.

https://avaefape.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=93

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Como desenvolver a autoavaliação?

Podemos sugerir um fluxo das estratégias de envolvimento da comunidade nesta fase:

1. Discutem-se no GT as grandes dimensões e categorias de análise e os aspectos de

cada categoria.

2. Escolhem-se em torno de três pessoas para coordenar a elaboração do instrumento.

3. Essa equipe de três elabora um “boneco” do questionário, como versão preliminar,

com base nas categorias e aspectos estabelecidos pelo GT.

4. A equipe de coordenação incorpora as sugestões dos vários segmentos e elabora a

versão mais definitiva.

5. Após aprovação, os instrumentos são testados por amostragem, isto é, são

respondidos por um número reduzido de pessoas de cada segmento (três, por

exemplo), que relatarão eventuais dificuldades e/ou darão sugestões de melhoria.

https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/456583/mod_label/intro/seduc_percurso_autoavaliacao_como_desenvolver.pdf

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PROTOCOLO DE ACOMPANHAMENTO DE SALA DE AULA

https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/456607/mod_label/intro/gsaula_protocolo_acompanhamento_final.pdf

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'Observação em sala de aula

Um dos propósitos da observação de sala de aula é auxiliar o professor no planejamento, na gestão da sala de aula e nas estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula é um locus estratégico de observação para que dela surjam as reais necessidades de formação continuada dos professores.

Acesse os arquivos a seguir para saber mais sobre esta etapa e como utilizar o instrumento de acompanhamento da sala de aula.

Observação de sala de aula

Protocolo de Acompanhamento de Sala de Aula

https://avaefape.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=95

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".... é fundamental que o professor faça um planejamento cuidadoso,

levando em conta o que conhece de cada aluno e a intencionalidade do que se

pretende ensinar em cada uma das aulas. Com isso, a interação professor-aluno fica

mais dinâmica e o professor pode acompanhar mais de perto o processo de

aprendizagem de seus alunos. "

https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/456605/mod_label/intro/4_gsaula_aspectos_pedagogicos_h3.pdf

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Material complementar

A EFAPE vem despendendo esforços para coletar, no acervo da SEDUC, materiais de apoio que possam ser utilizados por toda a rede ao longo do ano letivo.

Para este percurso, foram separados os seguintes materiais:

Relação professor/aluno;

Base Nacional Comum Curricular e currículos;

Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Edição atualizada até março de 2017;

Caderno do Gestor. Gestão do Currículo na Escola / Volume 1 / Zuleika de Felice Murrie – São Paulo: SEE, 2008;

Resolução SE nº 56, de 14-10-2016 – Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos diretores de escola da rede estadual de ensino

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Promover não é empurrar para a frente

É necessário frisar que a qualidade da escola se evidencia por meio de aprendizagens

efetivas. Não se trata de corrigir o fluxo e adequar a idade à série “empurrando” os

alunos para a frente. Isso seria uma tragédia pedagógica porque titularia sem formar e

teria como consequência a perda de oportunidades futuras justamente porque se

perdeu, no presente, a ocasião de aprender.

É preciso levar os professores a mudarem o seu olhar. Na óptica de grande parte deles,

os alunos são os principais culpados pelo fracasso escolar: desnutridos, mal-amados,

repletos de problemas emocionais, com déficits cognitivos cada vez mais acentuados,

constituem um grupo que melhor seria se fosse retirado da escola, mas não é bem

assim, pois os principais problemas são os de ensino, e não os de aprendizagem."

https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/456609/mod_label/intro/gsaula_avaliacao_aprendizagem_final.pdf

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Grêmio Estudantil

O Grêmio Estudantil é a representação de todos os estudantes matriculados na escola. O Grêmio se organiza por meio de uma diretoria e, como funciona na unidade escolar, segue as regras da instituição, que se refletem no seu estatuto. Tem por objetivo defender os direitos dos estudantes e promover a participação estudantil deles na vida escolar, ampliando esse universo cultural e social tanto no ambiente escolar quanto na comunidade.

Atribuições do Grêmio Estudantil:

Discutir com os estudantes a importância de sua inserção nos órgãos colegiados.

As decisões tomadas pelos estudantes devem ser sempre respeitadas, desde que não contrariem os objetivos e as normas das unidades escolares.

O diálogo deve ser sempre a mola mestra das relações entre os estudantes, a equipe gestora, o Conselho de Escola e a Associação de Pais e Mestres para a organização de ações do Grêmio Estudantil.

É preciso que fiquem claras para os estudantes as suas responsabilidades e os seus direitos.

Promover o protagonismo dos estudantes, envolvendo-os na vida escolar e na corresponsabilidade da tomada de decisões.

Acesse os arquivos a seguir para saber mais sobre esta etapa.

Orientações sobre Grêmio Estudantil – 2017

Relatório geral sobre Grêmio Estudantil - 2017

Relatório geral sobre Grêmio Estudantil – 2016

Curso de formação em gestão democrática: Grêmio Estudantil – 2ª edição – 2017

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Material complementar

A EFAPE vem despendendo esforços para coletar, no acervo da SEDUC, materiais de apoio que possam ser utilizados por toda a rede ao longo do ano letivo.

Para este percurso, foram selecionados os seguintes materiais:

Gestão democrática e participativa:

Constituição da República Federativa do Brasil, publicada em 5 de outubro de 1988.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Plano Nacional de Educação (PNE), de 15 de dezembro de 2010.

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), publicado em 13 de julho de 1990.

Relatório da situação da adolescência brasileira. Brasília: Unicef, 2002. Acesso em: 20 ago. 2018.

O direito de ser adolescente: oportunidade para reduzir vulnerabilidades e superar desigualdades. Brasília: Unicef, 2011. Acesso em: 20 ago. 2018.

Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais.

Decreto nº 57.571, de 2 de dezembro de 2011. Institui o Programa “Educação: Compromisso de São Paulo”.

Projeto Gestão Democrática da Educação – Questionário de Gestão Democrática – Relatório de resultados – março 2017.

Gestão Escolar. Entrevista do professor Vitor Paro concedida a Ocimara Balmant. Acesso em: 10 jul. 2017.

CARVALHO, M. C. B. Curso de Especialização em Política de Assistência Social e Gestão do SUAS. 2011.

SIQUEIRA, L. O. P. – Sociedade, Escola e Família. 2015.

Conselho de Escola e APM:

Grêmio Estudantil e protagonismo dos estudantes:

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Material Complementar

A EFAPE vem dispendendo esforços para coletar, no acervo da SEDUC, materiais de apoio que possam ser utilizados por toda a rede ao longo do ano letivo.

Para este percurso, foram separados os seguintes materiais:

FNDE - Fundo nacional de desenvolvimento da educação

Guia de implementação da Base Nacional Comum Curricular - Orientações para o processo de implementação da BNCC - Um Guia feito por gestores, para gestores Agosto de 2017

Legislação básica federal e estadual voltada à área orçamentaria e financeira

Manual de Instrução APM/FDE

Manual de Liquidação de custos:

Manual de Orientações para as escolas PDDE

Manual do Usuário:

Modelos de Documentos para Prestação de Contas PEME

Orientação de Empenho – vídeo conferência Bloco 1

Orientação de Empenho – vídeo conferência Bloco 2

PDDE – Guia de Orientações PDDE

Planilha de Liquidação de Custos com Limpeza

Planilhas para Liquidação de Custos de Merenda

PORTARIA Nº 331, DE 5 DE ABRIL DE 2018

Programa de Enriquecimento de Merenda Escolar – PEME

Resolução SE 56, de 14-10-2016

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Roteiros de Língua Portuguesa

Material complementar

A EFAP vem dispendendo esforços para coletar, no acervo da SEE-SP, materiais de apoio que possam ser utilizados por toda a rede ao longo do ano letivo.

Para este percurso, foram separados os seguintes materiais:

Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo - Caderno do Aluno.

Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo - Caderno do Professor.

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Nesta etapa você encontra roteiros de Língua Portuguesa com sugestões de atividades que apoiam e orientam o desenvolvimento de habilidades estruturantes. Clique nas indicações de roteiros a seguir e conheça as atividades disponíveis.

Roteiros Ensino Fundamental – Anos finais

Roteiro 1: Este roteiro sugere atividades que apoiem o trabalho docente no desenvolvimento da habilidade de “Estabelecer relações entre textos verbais e/ou textos não verbais”, presente na Matriz de Avaliação Processual do 6º e 7º anos. É preciso ressaltar ainda que, no caso específico de Língua Portuguesa, a habilidade aparece associada aos gêneros crônica, conto, letra de música, trecho de romance, romances e contos policiais. No entanto, essa é uma habilidade essencial no desenvolvimento da competência leitora nas mais diversas situações comunicativas.

Clique aqui e acesse o roteiro!

Roteiros Ensino Médio

Roteiro 1: Este roteiro sugere atividades que permitam discutir como apoiar os estudantes no desenvolvimento da habilidade “Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la”, presente na Matriz de Avaliação Processual da 2ª e 3ª séries do EM. O roteiro também guarda forte relação com a H19 do Saresp: “Inferir a tese de um texto argumentativo com base na argumentação construída pelo autor”.

Clique aqui e acesse o roteiro!

Roteiro 2: Este roteiro sugere atividades que apoiem o desenvolvimento da habilidade “Inferir informação implícita em um texto [trecho de romance, conto, crônica, fábula, teatro, poema, convite (batizado, aniversário, formatura, casamento), notícia, quadro, foto, notícia]”, presente na Matriz de Avaliação Processual de Língua Portuguesa do EM, 1ª série – 2º bimestre. É preciso ressaltar, por outro lado, que a habilidade aparece em todos os anos do EF e nas demais séries do EM, associada a diferentes gêneros. No entanto, essa é uma habilidade essencial no desenvolvimento da competência leitora nas mais diversas situações comunicativas.

Clique aqui e acesse o roteiro!

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matemática

Material Complementar

A EFAP vem despendendo esforços para coletar, no acervo da SEE-SP, materiais de apoio que possam ser utilizados por toda a rede ao longo do ano letivo.

Para este percurso, foram separados os seguintes materiais:

Equação de primeiro grau

Multiplicação e divisão

Propriedades métricas – figuras semelhantes congruentes

Semelhança de triângulos e teorema de Pitágoras

Área se superfícies planas

Probabilidade

Unidades de medida padronizadas

Tratamento da informação e cálculo de porcentagem

Análise combinatória

Porcentagem

https://avaefape.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=89

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https://avaefape.educacao.sp.gov.br/course/view.php?id=95
Enviado por J B Pereira em 04/12/2019
Reeditado em 04/12/2019
Código do texto: T6811039
Classificação de conteúdo: seguro