Eletivas: é o nome da disciplina do currículo extra do Estado SP. 2019
1.1. O processo de criação de uma Eletiva
1.1.5. Como você criaria sua Eletiva?
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/mod/lesson/view.php?id=1899&pageid=1299
___________
ESTA DISCIPLINA ESCOLAR tem conexão com projeto de vida...
CANTO
MÚSICA
TEATRO
PLANEJAMENTO FAMILIAR
dança
horta
mecânica
robótica em geral
O que fazer com os produtos
do Acolhimento
◉ São insumos para a continuidade do trabalho com o PROJETO DE VIDA e
ELETIVAS.
◉ Sistematização – Equipe Gestora
◉ Deve ser trabalhado em ATPC com todos os professores e ser a referência
dos Professores de Projeto de Vida
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/510497/mod_lesson/page_contents/1295/acolhimento_eletivas_HC2.pdf
___________
ACOLHIMENTO
A primeira ação protagonista do estudante
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/510497/mod_lesson/page_contents/1295/acolhimento_eletivas_HC2.pdf
__________
Eletivas: é o nome da disciplina do currículo extra do Estado SP 2019
Dando sequência aos cursos de Formação Básica do Inova Educação, a SEDUC, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”
(EFAPE), apresenta os cursos de Formação Aprofundada. São eles:
• Formação Aprofundada – Projeto de Vida – 1ª Edição/2019;
• Formação Aprofundada – Eletivas – 1ª Edição/2019;
• Formação Aprofundada – Tecnologia e Inovação – 1ª Edição/2019.
__________
O curso possui carga horária de 30 horas e será realizado no período...
-
do de 24 de outubro a 16 de dezembro de 2019.
16. O curso Formação Aprofundada – Eletivas – 1ª Edição/2019 está
previsto nesta estrutura:
Formação Aprofundada – Eletivas – 1ª Edição/2019
Módulos Início Término Carga
horária
1. Diretrizes e Criação 24/10/2019 16/12/2019
30 horas
2. Prática 31/10/2019 16/12/2019
3. Mão na Massa 07/11/2019 16/12/2019
4. Avaliação e Monitoramento 14/11/2019 16/12/2019
__________________
Bem-vindo ao curso Aprofundamento: Eletivas.
No curso de Formação Básica, você viu que as Eletivas são um novo componente curricular que será oferecido semestralmente para estudantes de Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo a partir de 2020.
Em dois tempos por semana, os estudantes terão a oportunidade de diversificar sua trajetória escolar, aproximando-a dos seus desejos, das suas necessidades e aspirações, enfim, do seu projeto de vida, o que possibilitará variar e enriquecer as experiências escolares.
Depois de ter feito o curso de Formação Básica: Eletivas, convidamos você a aprofundar sua compreensão e reflexão, ouvindo estudantes que mudaram suas vidas a partir das Eletivas e dicas de professores e gestores que já ofertam Eletivas em suas escolas.
Sobre o curso
Com carga horária de 30 horas, o curso Aprofundamento: Eletivas está estruturado em quatro módulos:
Módulo 1: Diretrizes e criação
Módulo 2: Prática
Módulo 3: Mão na massa
Módulo 4: Avaliação e monitoramento
Assim como no curso básico, as questões objetivas serão disponibilizadas ao final dos quatro módulos.
Dica
Recomendamos que você registre em um bloco de notas os pontos principais de cada módulo, definindo suas reflexões. Isso facilitará os seus estudos e uma possível revisão de conteúdo.
Para começar o curso, assista ao vídeo em que Naomy de Oliveira, Técnica do Órgão Central Seduc-SP, apresenta os principais conceitos e objetivos deste curso de aprofundamento em Eletivas.
Versão para impressão
Objetivos de aprendizagem
Aprofundar o conceito das Eletivas no âmbito do Programa Inova Educação.
Apresentar as etapas do planejamento das Eletivas.
Reconhecer, no planejamento das Eletivas, a importância da articulação com a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista.
Associar de forma coerente os elementos que compõem o planejamento da Eletiva aos objetivos finais da proposta.
Compreender a importância de elementos da gestão escolar para a viabilidade das Eletivas.
Desejamos sucesso em sua formação!
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/mod/page/view.php?id=1851&forceview=1
______________
Olá, educador! Seja bem-vindo ao módulo 1.
Neste módulo, vamos retomar nossa discussão sobre as Eletivas, ampliar nossos conhecimentos sobre o tema e explorar o alcance e a relevância desse componente curricular para o trabalho escolar e o processo de aprendizagem dos estudantes.
Organização e objetivos de aprendizagem
Para desenvolver melhor esses conceitos e objetivos, o módulo 1 está organizado em três temas:
Eletivas e diretrizes curriculares.
Como você criaria sua Eletiva?
Planejamento inicial.
O que esperamos que você alcance neste módulo
Compreender a definição das Eletivas no âmbito do Programa Inova Educação.
Associar as Eletivas às escolhas, às necessidades e aos projetos de vida dos estudantes alinhados ao contexto de vida de sua comunidade.
Compreender as Eletivas como uma forma de ampliar o sentido das práticas escolares, criando vínculos entre os estudantes, entre eles e os professores e entre os professores e a escola.
Reconhecer, no planejamento das Eletivas, a importância da articulação com a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista (Ensino Fundamental – Anos Finais).
Refletir sobre a relação entre Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil e
Eletivas.
https://avaefape.educacao.sp.gov.br/mod/lesson/view.php?id=1899&forceview=1
___________
O processo de criação de uma Eletiva
1.1.2. Eletivas e diretrizes curriculares
Conceitos orientadores
Os principais conceitos orientadores das Eletivas são definidos nas diretrizes curriculares do componente.
Livre escolha
A frequência é obrigatória. O estudante:
Decide por uma Eletiva entre as opções oferecidas;
Exercita sua capacidade de escolha com base num repertório ampliado;
Aprende a estabelecer critérios valorizando o que lhe interessa e o que lhe importa naquele momento de sua vida escolar;
Entende que sua escolha não o impede nem o limita a aprender sobre as demais áreas do conhecimento e componentes curriculares;
Conecta as suas escolhas ao seu projeto de vida.
Diversificação e experiência escolar
A possibilidade de fazer escolhas em meio à oferta de Eletivas pela escola durante o processo de ensino-aprendizagem permite que cada estudante vá criando, sob orientação dos educadores, seu percurso escolar. É no exercício da escolha que o estudante toma consciência de sua formação, constrói critérios para compor sua experiência e se aproxima daquilo que é de seu interesse. Percebe, também, o que se faz necessário para garantir o conhecimento que o leve a dar continuidade à sua escolaridade e ao seu projeto de vida.
Interdisciplinaridade
As Eletivas propõem um estudo interdisciplinar dos objetos de conhecimento. Elas consideram que a compreensão das questões contemporâneas requer abordagens interdisciplinares e, em muitos casos, multidisciplinares, que coloquem os saberes de cada área do conhecimento em diálogo.
Metodologias ativas
Os estudantes participam ativamente do processo de aprendizagem, tornam-se protagonistas dos seus estudos com o apoio dos educadores. O educador, atuando como mediador do conhecimento, estimula os estudantes a desenvolverem habilidades de refletir, investigar, criar e se corresponsabilizar pela aprendizagem.
Culminância
É realizada no final do semestre, em uma semana específica para esta atividade, e expressa a síntese do trabalho realizado. Os estudantes têm a oportunidade de mostrar o que aprenderam, que saberes construíram e que valores agregaram às suas vidas. Os estudantes expõem o que produziram ao longo do processo para aqueles que comparecem à culminância.
___________________
O processo de criação de uma Eletiva
1.1.3. Adolescências, juventudes e Eletivas
Para iniciar nossa conversa sobre a relação dos adolescentes e jovens com as Eletivas, assista ao depoimento da estudante Giulia Lopes Dias, da E. E. Milton da Silva Rodrigues, que relata sua experiência com três Eletivas: Educação Financeira, Mundo da Comunicação e Linguagens Artísticas e Contemporâneas.
Hora do podcast
Ouça a seguir as histórias de outros dois estudantes que cursaram Eletivas e tiveram suas vidas transformadas!
Áudio 1: Pedro H. Araújo, ex-estudante da E. E. Alexandre Von Humboldt.
Áudio 2: Wesley Bueno, ex-estudante da E. E. Alexandre Von Humboldt.
Atenção!
Educador, no ano de 2020, as Eletivas serão oferecidas pela primeira vez para todas as escolas de Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio. Por isso, a escuta e a reflexão sobre as demandas dos estudantes e da comunidade deverão ser feitas com base nas produções realizadas no Acolhimento. Na formação básica, tratamos do Acolhimento, lembra?
Veja a seguir um material para organizar o Acolhimento na escola em que você atua.
Acolhimento: A primeira ação protagonista do estudante
_____________