Referências e Texto da questão

Referências DE ELETIVA

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BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 01/07/2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (LDB) Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 02/07/2019.

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GALERIA DE ESTUDOS E AVALIAÇÃO DE INICIATIVAS PÚBLICAS. As causas da evação e abandono escolar. Disponível em: http://gesta.org.br/tema/engajamento-escolar/#fatores. Acesso em: 01/07/2019.

HABIGZANG, Luisa Fernanda; DINIZ, Eva; KOLLER, Sílvia H. (org.). Trabalhando com adolescentes: teoria e intervenção psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2014.

PORVIR. A escola que os jovens querem. Disponível em: http://porvir.org/nossaescola/. Acesso em: 1 jul. 2019.

PORVIR. Nossa Escola:Relatório 2019. Disponível em: http://porvir.org/nossaescolarelatorio. Acesso em: 2 jul. 2019.

PORVIR. Participação dos estudantes na escola. Disponível em: http://porvir.org/especiais/participacao/. Acesso em: 2 jul. 2019.

PROJETO FAZ SENTIDO.Adolescentes. Disponível em: http://fazsentido.org.br/wp-content/uploads/2016/06/est_adolescentes_geral-1-1.pdf. Acesso em: 2 jul. 2019.

PROJETO FAZ SENTIDO.Diversidade, equidade e inclusão na escola. Disponível em: http://fazsentido.org.br/wp-content/uploads/2018/12/ESTUDO_DIVERSIDADES_rev.pdf. Acesso em: 2 jul. 2019.

PROJETO FAZ SENTIDO.Juventudes e Ensino Médio. Disponível em: http://fazsentido.org.br/wp-content/uploads/2017/08/20190111_RelatorioEstudoJovem_Fazsentido.pdf. Acesso em: 2 jul. 2019.

SÃO PAULO (Estado). Currículo do Estado de São Paulo. São Paulo: Secretaria da Educação, 2012. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/curriculo>. Acesso em: 2 jul. 2019.

SÃO PAULO (Estado). Diretrizes do Programa Ensino Integral. São Paulo: Secretaria da Educação, s/d. Disponível em: <https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf>. Acesso em: 2 jul. 2019.

SÃO PAULO (Estado). Ensino Integral:Formação para Aprofundamento nas Metodologias do Programa Ensino Integral (Curso AVA/EFAPE) – Eletivas. São Paulo: Secretaria da Educação, 2018.

VIRAÇÃO. Guia de participação cidadã para educadores. Disponível em:http://s3.amazonaws.com/porvir/wp-content/uploads/2017/09/12114107/2017-Viracao-Guia-Participacao-Cidada-para-Educadores.pdf. Acesso em: 2 jul. 2019.

Última atualização: quarta, 7 Ago 2019, 17:18

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Referências DE PROJETO DE VIDA

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Última atualização: quarta, 7 Ago 2019, 17:18

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Referências de TECNOLOGIA

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CIEB. Guia Edutec. Centro de Inovação para a Educação Brasileira. São Paulo. Disponível em: http://guiaedutec.com.br/escola. Acesso em: 15 jul. 2019.

CIEB. Nota Técnica 8 do CIEB: competências de professores e multiplicadores para uso de TICs na educação. Centro de Inovação para a Educação Brasileira. São Paulo. Disponível em: http://cieb.net.br/wp-content/uploads/2019/06/CIEB-Notas-T%C3%A9cnicas-8-COMPET%C3%8ANCIAS-2019.pdf. Acesso em: 7 jul. 2019.

CIEB. Nota Técnica 15 do CIEB: autoavaliação de competências digitais de professores. Centro de Inovação para a Educação Brasileira. São Paulo. Disponível em: http://cieb.net.br/wp-content/uploads/2019/05/CIEB_NotaTecnica15_06-de-maio-de-2019.pdf. Acesso em: 7 jul. 2019.

INSTITUTO AYRTON SENNA. BNCC: construindo um currículo de educação integral. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/BNCC/desenvolvimento.html#desenvolvimento. Acesso em: 16 jul. 2019.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Descubra como competências socioemocionais podem melhorar a Educação brasileira. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/meu-educador-meu-idolo/materialdeeducacao/descubra-como-competencias-socioemocionais-podem-melhorar-a-educacao-brasileira.html. Acesso em: 16 jul. 2019.

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RESNICK, Mitchel. Lifelong kindergarten: cultivating creativity through projects, passion, peers, and play. Massachusetts: MIT Press, 2017.

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SANTOS, Daniel; PRIMI, Ricardo. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2014.

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Última atualização: sexta, 2 Ago 2019, 17:29

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Iniciado em quinta, 29 Ago 2019, 12:44

Estado Finalizada

Concluída em quinta, 29 Ago 2019, 13:18

Tempo empregado 34 minutos 31 segundos

Notas 19,50/20,00

Avaliar 97,50 de um máximo de 100,00

Questão 1CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcada

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questão

Texto da questão

Hoje acredita-se que, para atender às necessidades de aprendizagem do estudante do século 21, é preciso pensarmos em uma escola com atividades que coloquem o estudante no centro do processo educativo, de forma que todas as suas potencialidades e capacidade de criação sejam potencializadas.

Quais metodologias são conhecidas por colocar o estudante no centro do processo educativo? Marque a alternativa correta.

a. Metodologias passivas e ensino baseado em aulas isoladas.

b. Metodologias passivas, estudante apenas como reprodutor de conteúdos, ensino centrado nas disciplinas de tecnologia.

c. Ensino baseado em aulas isoladas; conteúdos com bases sólidas, rígidas e normativas.

d. Metodologias ativas; problematização; aprendizagem baseada em projetos, design thinking e Ensino Híbrido. CorretoA aprendizagem para o século 21 está fora da redoma da escola e da família; a figura do professor mudou muito ao longo das décadas. Ele não é mais visto como alguém que detém todo o conhecimento disponível na área em que atua. Trata-se de um processo amplo que possui como principal característica a inserção do estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. A tecnologia está em nossa vida e veio para ficar; sendo assim, as metodologias ativas, a problematização, os projetos construídos em conjunto, o Ensino Híbrido são características essenciais para a Educação do século 21.

e. Educação baseada no projeto que o estudante traz consigo, sem avaliação; metodologia do amor.

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Sua resposta está correta.

Questão 2Parcialmente corretoAtingiu 0,50 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Com base no Programa de Inovação Educação Conectada, foram desenhados níveis de adoção de tecnologia: emergente, básico, intermediário e avançado. A partir disso, faça a associação entre cada um dos níveis e sua definição na coluna da direita:

A tecnologia inspira o processo de ensino, permitindo o acesso a conteúdo e recursos e o planejamento de aulas. Facilita o aprendizado, com o uso frequente em sala de aula. Gestores utilizam a tecnologia para ganhos de eficiência e planejamento da gestão. Resposta 1 Correto

A tecnologia é transformadora dos processos pedagógicos e de gestão, estando presente no dia a dia de todos os atores da escola. Estudantes tornam-se protagonistas de sua aprendizagem por meio de metodologias ativas. A tecnologia apoia a tomada de decisão da equipe escolar, contribuindo para a melhoria dos processos. Resposta 2 Incorreto

A tecnologia é aplicada como ferramenta de forma esporádica e limitada por professores e estudantes. Gestores utilizam a tecnologia como ferramenta básica de gestão e comunicação.

Resposta 3 Incorreto

É caracterizado pela falta de infraestrutura para tecnologia para fins pedagógicos. Resposta 4 Correto

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Sua resposta está parcialmente correta.

Você selecionou corretamente 2.

Questão 3CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Tendo em vista a conceituação e a multiplicidade de competências socioemocionais, assinale a alternativa correta.

a. As competências socioemocionais estão relacionadas à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades de se relacionar consigo mesmo e com os outros. CorretoAs competências socioemocionais são aquelas que preparam o estudante para reconhecer e trabalhar com suas emoções, lidar com conflitos, resolver problemas, relacionar-se com os outros, cultivar a empatia, estabelecer e manter relações positivas, fazer escolhas seguras e éticas, tomar decisões responsáveis, contribuir com a sociedade e estabelecer e atingir metas de vida.

b. As competências socioemocionais estão relacionadas exclusivamente à compreensão de um texto, à resolução de um problema de Matemática e à rapidez para calcular.

c. Competências como abertura ao novo, autogestão, engajamento com os outros, amabilidade e resiliência emocional estão desconectadas do desenvolvimento socioemocional dos estudantes.

d. Dada a complexidade das competências socioemocionais, ainda não foi possível formular uma proposta para a organização dessas competências em modelos empíricos.

e. As competências socioemocionais são conceituadas como opostas às cognitivas, não cabendo entendê-las de forma inter-relacionada ou articulada.

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Sua resposta está correta.

Questão 4CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

A adolescência e juventude também são uma etapa sensível a muitas vulnerabilidades. Qual é a melhor forma de lidar com elas?

a. Partir apenas daquilo que se sabe dos adolescentes e jovens nos momentos em que estão na escola, não levando em consideração características das suas vidas na família e na comunidade.

b. Tomar decisões apenas baseadas naquilo que adolescentes e jovens ativamente falam sobre os seus sentimentos e questões.

c. Evitar oportunidades em que adolescentes e jovens se expressem e reflitam sobre os seus sentimentos.

d. Concentrar todos os esforços dentro da escola, criando mecanismos e redes compostos apenas por professores e gestores da unidade escolar.

e. Conhecer a realidade familiar do estudante, observar atentamente o seu comportamento, criar oportunidades para que reflitam e expressem seus sentimentos, criar um ambiente inclusivo e acolhedor dentro da escola e uma rede de proteção fora dela. CorretoOs adolescentes e jovens nem sempre falam sobre as suas vulnerabilidades. Por isso, é importante observar seus comportamentos e saber sobre a sua realidade familiar. Além disso, abrir espaço para que reflitam e expressem os seus sentimentos é importante para se sentirem acolhidos na escola. Vale lembrar que é importante contar com uma rede de proteção fora da escola também.

Questão 5CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

O Programa de Inovação Educação Conectada do Ministério da Educação tem o objetivo de:

a. Fornecer às Secretarias de Educação conectividade para ampliar a comunicação da Secretaria com suas escolas.

b. Oferecer às Secretarias cursos de formação continuada para todos os técnicos responsáveis pelo desenvolvimento de currículo e avaliação.

c. Fornecer a professores e gestores tablets e/ou notebooks para preparação de aulas e também para a comunicação entre toda a comunidade escolar.

d. Enviar para as escolas estaduais tablets e notebooks para uso dos estudantes durante as aulas.

e. Apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satelital, e fomentar o uso de tecnologia digital na Educação Básica. CorretoO objetivo do programa é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade para escolas, para melhor utilização da tecnologia digital na Educação Básica.

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Sua resposta está correta.

Questão 6CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

De acordo com o que você estudou, o professor como mediador da aprendizagem assume o papel de mediador e pesquisador.

Assumindo o papel de professor pesquisador, o professor estará:

a. Exclusivamente buscando informações na Web e em plataformas educacionais.

b. Exclusivamente em contato com o Núcleo Pedagógico de sua Diretoria de Ensino, recebendo materiais para desenvolvimento em suas salas de aula.

c. Exclusivamente em contato com a universidade, buscando leituras diferenciadas, participando de congressos e seminários e buscando atualizar-se.

d. Constantemente avaliando a dinâmica da sala de aula para compreender o andamento das atividades e identificar o que pode ser melhorado, tendo oportunidade para refletir com os colegas, trocar experiências com professores de outras escolas e obter acesso a diferentes referências. CorretoA alternativa está correta, uma vez que o professor pesquisador tem como característica avaliar constantemente a dinâmica da sala de aula para compreender o andamento das atividades e identificar o que pode ser melhorado, tendo assim a oportunidade para refletir com os colegas, trocar experiências com professores de outras escolas e ter acesso a diferentes referências.

e. Exclusivamente em contato com outros professores de sua Unidade Escolar para troca de experiências durante ATPC.

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Sua resposta está correta.

Questão 7CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

O uso de tecnologias na educação enfatiza a inserção da escola no contexto digital. Esse cenário requer ações direcionadas em quatros dimensões: Visão, Formação, Recursos educacionais digitais e Infraestrutura.

Quando essas quatro dimensões atuam em equilíbrio, NÃO temos como resultado:

a. Uma aprendizagem significativa.

b. Uma escola conectada.

c. Estudantes autores de projetos.

d. Uma escola distante dos interesses dos estudantes do século 21. CorretoO equilíbrio das quatro dimensões tende a criar práticas pedagógicas mais conectadas com a realidade dos estudantes e que, portanto, são mais significativas par eles.

e. Uma escola com visão estratégica e planejada para incorporação da inovação e da tecnologia em seu currículo e nas práticas pedagógicas.

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Sua resposta está correta.

Questão 8CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Uma escola que trabalha com as quatro dimensões (Visão, Formação, Infraestrutura, Recursos educacionais digitais) em equilíbrio é uma escola que pode ser considerada conectada. Para isso, ela deve apresentar uma visão

a. Focada em garantir que apenas as atividades de gestão da escola contem com o uso da tecnologia

b. Estratégica e planejada para incorporação da inovação e da tecnologia em seu currículo e nas práticas pedagógicas, com equipe capacitada para uso de tecnologia, que utiliza recursos educacionais digitais selecionados e dispõe de equipamentos e conectividade adequados. CorretoA visão esperada para uma escola conectada envolve estratégias planejadas para incorporação da inovação e da tecnologia em seu currículo e nas práticas pedagógicas, com equipe capacitada para uso de tecnologia, que utiliza recursos educacionais digitais selecionados e dispõe de equipamentos e conectividade adequados.

c. Casual para incorporação da tecnologia no currículo e em algumas práticas pedagógicas pontuais.

d. Reducionista sobre os recursos educacionais digitais selecionados, equipamentos e conectividade adequados, tendo professores com percepção da potencialidade da tecnologia na Educação e estudantes engajados e ativos.

e. Que busca mudar quando possível as práticas docentes com a inclusão de recursos educacionais digitais e de dispositivos de ponta.

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Sua resposta está correta.

Questão 9CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

A adolescência e juventude são uma etapa muito peculiar do desenvolvimento humano. Indique as principais características desta etapa.

a. Dedicação de tempo e atenção nas consequências de cada decisão e ato a ser tomado, e variações de humor.

b. Estabilização de comportamentos e de transformações no corpo, foco e falta de curiosidade.

c. Cérebro maleável a mudanças, impulsividade, questionamentos, variações de humor, dificuldade de atenção e organização. CorretoOs adolescentes e jovens estão vivendo uma etapa de transformação. Seu cérebro tem plasticidade e eles dedicam pouco tempo para calcular as consequências de seus atos. O humor varia e o tempo de concentração em um mesmo assunto não é alto.

d. Alto poder de concentração, passividade e frequente aceitação das regras.

e. Humor pouco variável, concentração e atenção nas consequências de cada decisão e ato.

Questão 10CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Assinale a alternativa correta a respeito do desenvolvimento de competências socioemocionais.

a. As competências socioemocionais são melhor desenvolvidas nos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática.

b. A escola tem papel insignificante no desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes.

c. A primeira infância é o único estágio propício ao desenvolvimento de competências socioemocionais.

d. As competências socioemocionais são fixas e inatas.

e. As competências socioemocionais podem ser desenvolvidas ao longo da vida. CorretoEvidências científicas atestam que o desenvolvimento humano é complexo e permanente e que as competências socioemocionais são possíveis de ser desenvolvidas em diferentes idades.

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Sua resposta está correta.

Questão 11CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Para apoiar os docentes na avaliação de suas competências, foi criada a ferramenta on-line Autoavaliação de Competências Digitais de Professores. Essa ferramenta tem dois objetivos principais.

I. Promover a reflexão dos docentes sobre os próprios conhecimentos e o uso de tecnologias digitais.

II. Informar as redes de ensino sobre o perfil agregado das competências digitais dos professores, de forma que possam desenvolver formações docentes mais efetivas.

III. Promover a disputa entre docentes para levar ao uso adequado da tecnologia na Unidade Escolar.

IV. Informar o docente sobre o uso adequado das tecnologias com finalidade pedagógica.

V. Reunir informações sobre a formação de professores voltadas para o uso de tecnologias em todo o país.

Levando isso em conta, escolha a alternativa correta:

a. Apenas I é correta.

b. Apenas IV e V são corretas.

c. Apenas I e II são corretas. CorretoCorreto. As afirmativas I e II são verdadeiras. A ferramenta auxilia o docente a refletir sobre os próprios conhecimentos no uso de tecnologias digitais e também apoia as redes a diagnosticarem a formação adequada que deve ser oferecida para que os docentes possam continuar desenvolvendo suas competências e habilidades no uso de tecnologias digitais.

d. Apenas I e III são corretas.

e. Apenas III é correta.

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Sua resposta está correta.

Questão 12CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

A relação dos adolescentes e jovens com a escola é ambígua. Eles gostam da escola, mas desejam mudanças. O que os estudantes querem?

a. Regras claras e que tenham sido desenvolvidas pela gestão da escola e pelos professores. Atividades prontas, que sigam sempre a mesma dinâmica e que os estudantes não precisem se preocupar em fazer escolhas quanto ao que aprender.

b. Aulas expositivas, com conteúdos sempre determinados pelos professores e que aconteçam constantemente dentro de um mesmo espaço, como a sala de aula.

c. Poder fazer escolhas em relação ao que vão aprender, atividades mais práticas, diversificadas e realizadas em diferentes ambientes dentro e fora da escola, mais tecnologia, quadras esportivas, áreas verdes, acolhimento e participação. CorretoOs adolescentes e jovens querem participar da criação de regras da escola, bem como poder decidir aquilo que vão aprender. Eles se sentem estimulados com atividades que aconteçam em diversos espaços. A tecnologia é importante para eles, assim como as atividades que trabalhem não só a mente, mas também o corpo.

d. Apesar de fazer parte da sua vida, adolescentes e jovens querem atividades que não utilizem a tecnologia.

e. Atividades focadas na mente e não no corpo. Por isso, querem aulas expositivas, seguindo sempre a mesma dinâmica e que aconteçam constantemente dentro de um mesmo espaço, como a sala de aula.

Questão 13CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

O currículo americano: Next Generations Science Standards, estrutura-se em:

a. Interdisciplinaridade, incentivando professores de diferentes disciplinas a trabalharem conjuntamente em todas as séries ao longo do Ensino Fundamental.

b. Interdisciplinaridade, favorecendo o uso da tecnologia no Ensino Fundamental.

c. Transdisciplinaridade, integrando todas as disciplinas curriculares e valorizando o ensino da língua inglesa como língua mundial, que deve ser compreendida em diferentes ambientes e países.

d. Interdisciplinaridade, integrando o ensino de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, e entendendo o ensino de Tecnologia como mais uma linguagem a ser ensinada na escola, desde o Ensino Fundamental.

e. Interdisciplinaridade, práticas (Ciência e Engenharia) e conceitos principais. As dimensões são articuladas de forma a levar o estudante a melhor compreender conceitos de Ciências e de Engenharia ao longo do Ensino Fundamental. CorretoA interdisciplinaridade entre práticas e conceitos principais formam a estrutura do currículo Next Generations Science Standards.

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Questão 14CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

O componente Tecnologia está estruturado para atender:

a. Somente turmas do Ensino Médio.

b. Todas as turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. CorretoO componente Tecnologia será oferecido para todas as turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio

c. Somente turmas do Ensino Fundamental I.

d. Todas as turmas do Ensino Fundamental I e II.

e. Somente turmas do Ensino Fundamental II.

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Questão 15CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Como mediador, o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a apoiar os estudantes na implementação dos seus projetos pessoais.

O ideal é que o mediador da aprendizagem desenvolva características de um professor

a. Criativo, avaliador e expositor de diversos conteúdos aleatórios.

b. Facilitador da aprendizagem, colaborativo, criativo e reflexivo. CorretoO professor mediador do conhecimento se relaciona com os estudantes de modo a desenvolver suas competências de modo integral e interage colaborativamente, sendo criativo e facilitando a aprendizagem.

c. Controlador do processo de ensinar e aprender.

d. Persuasivo, autocentrado, exaurido e autoritário.

e. Reflexivo, autocentrado no ensino e arbitrário.

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Questão 16CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

A aprendizagem criativa propõe a criação de ambientes que incentivem os 4 Ps: Projetos, Paixão, Pares e Pensar brincando, estimulando uma aprendizagem que ocorra em meio a vivências e experimentação.

Com base no conceito dos 4 Ps (Projetos, Paixão, Pares, Pensar brincando) visto no curso, leia as afirmações a seguir.

I. Em Projetos, a ideia é incentivar os estudantes na construção de produtos compartilháveis, como construções de objetos com sucata, jogos digitais, poemas, peças de teatro.

II. A Paixão vai levar os estudantes a se conectarem de forma superficial com os temas em exploração.

III. A Paixão é essencial para que os estudantes se sintam inspirados a explorar e se permitam realizar projetos pessoais, trocando ideias e colaborando uns com os outros.

IV. O Pensar brincando aborda a importância de permitir aos estudantes que “brinquem” com os materiais e as temáticas da atividade de forma bem livre.

V. O Pensar brincando não incentiva a percepção do “erro” como parte do processo de aprendizagem nem como elemento essencial para o desenvolvimento da criatividade.

Considerando as afirmações, escolha a alternativa correta:

a. Apenas I, III e IV são corretas. CorretoCorreto. As afirmativas I, III e IV são corretas segundo os conceitos de Projetos, Paixão e Pensar brincando.

b. Apenas I é correta.

c. Apenas V é correta.

d. Todas estão corretas.

e. Apenas II é correta

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Questão 17CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

O componente Tecnologia está estruturado em 3 eixos:

I. Letramento Digital, Pensamento Computacional, Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação.

II. Cultura Digital, Letramento Digital, Mundo Digital.

III. Cultura Digital, Mídias Digitais, Pensamento Computacional.

IV. Multiletramento, Mídias Digitais, Tecnologias Computacionais.

V. Letramento Digital, Mundo Digital, Pensamento Computacional.

Indique a alternativa correta:

a. Apenas IV é correta.

b. Apenas III é correta.

c. Apenas I é correta. CorretoCorreto. O componente Tecnologia se constitui por três eixos. São eles: Letramento Digital e Pensamento Computacional, Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação.

d. Apenas V é correta.

e. Apenas II é correta.

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Questão 18CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Os Padrões de Competências em TDIC para Professores (ICT-CST), publicados em 2008, são importantes, pois apresentam como o desenvolvimento profissional docente ocorre, enquanto os países reorganizam seus currículos, voltando-os para o desenvolvimento de competências necessárias ao século 21, extrapolando assim os limites das TDIC ao incluir seis novos componentes. São eles:

a. Política, currículo e avaliação, pedagogia, uso da tecnologia, integração de plataformas educacionais e facilidade de comunicação com a comunidade escolar.

b. Política, currículo e avaliação, pedagogia, uso da tecnologia, disponibilização de recursos educacionais abertos e aplicativos para desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

c. Política, currículo e avaliação, pedagogia, uso da tecnologia, organização e administração da escola e comunicação institucional.

d. Política, currículo e avaliação, pedagogia, uso da tecnologia, organização e administração da escola e desenvolvimento profissional. CorretoOs Padrões de Competências em TDIC para Professores (ICT-CST) apresentam seis componentes que extrapolam os limites das TDIC. São eles: política, currículo e avaliação, pedagogia, uso da tecnologia, organização e administração da escola e desenvolvimento profissional.

e. Política, currículo e avaliação, pedagogia, uso da tecnologia, uso de plataformas adaptativas e recuperação da aprendizagem.

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Questão 19CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Adolescentes e jovens têm muito entusiasmo, criatividade e desejo de participação. Como aproveitar melhor esse potencial?

a. Incentivando que reproduzam soluções já prontas para responder aos desafios que enfrentam em sua vida pessoal, escola e comunidade.

b. Apresentando soluções prontas e únicas para problemas que afetam a sua vida pessoal, a sua comunidade e a sua própria escola.

c. Evitando criar espaços e possibilidades de discussão e criação de propostas para enfrentamento de questões que impactam o seu dia a dia.

d. Acreditando em sua capacidade e envolvendo-os de forma intensa e genuína na discussão e resolução de problemas que afetam a sua vida pessoal, a sua comunidade e a própria escola. CorretoOs adolescentes e jovens são potencializados quando se sentem capazes de criar e implementar soluções para os problemas com os quais se deparam em sua vida pessoal, escola e comunidade.

e. Estimulando que criem soluções para os problemas que acontecem apenas na escola e trazendo soluções prontas para as questões da sua escola e comunidade.

Questão 20CorretoAtingiu 1,00 de 1,00Não marcadaMarcar questão

Texto da questão

Os Padrões de Competências em TDIC para Professores (ICT-CST), publicados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), foram organizados em módulos, considerando três abordagens, que apresentam a evolução da:

a. Alfabetização em tecnologia, letramento digital e multiletramentos.

b. Alfabetização em tecnologia, seu aprofundamento do conhecimento e os novos letramentos.

c. Alfabetização em tecnologia, letramento digital e experiências no mundo digital.

d. Alfabetização em tecnologia, seu aprofundamento do conhecimento e a criação de conhecimentos. CorretoOs Padrões de Competências em TDIC para Professores (ICT-CST), publicados pela Unesco, apresentam a evolução do letramento docente e seu aprofundamento ao longo do tempo, extrapolando os limites das TDIC e a criação de novos conhecimentos.

e. Alfabetização em tecnologia, multiletramentos e novos letramentos.

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http://avaefap.escoladeformacao.sp.gov.br/mod/quiz/review.php?attempt=4632647
Enviado por J B Pereira em 29/08/2019
Reeditado em 29/08/2019
Código do texto: T6732140
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